Preencher o formulário C1

olá,
já faz muito tempo que não passo aquí desde que a minha mãe conseguiu a cidadania dela. agora eu vou dar inicio à minha, bem, já tenho todos os documentos necessários e talz, mas só q tô com uma dúvida sobre o preenchemento do formulário c1.
como a minha mãe conseguiu a nacionalidade dela por atribuição, vou fazer o mesmo.

bem, na parte do quadro 2, em q eu tenho q colocar a freguesia e o conselho de nascimento eu devo colocar assim: freguesia: Rio de Janeiro , concelho: Rio de Janeiro ?

afinal, ela nasceu na cidade do Rio de Janeiro.

no meu caso, tenho 17 anos, os declarantes são os meus pais, né? ou somente a minha mãe, pois só ela é portuguesa?

muito obrigado :D
«1

Comentários

• Felipe

Voce tem que ver na sua certidão de nascimento, quem foi o declarante de seu nascimento, caso tenha sido sua mãe, beleza, mas se foi seu pai, que não é o portugues, vc vai ter que transcreve e averbar o casamento deles primeiro.
  • tá tranquilo :D
    o casamento deles já está averbado :)
  • oi Felipe

legal que o casamento já tá averbado!

então, freguesia e concelho é isso mesmo, não muda. é a cidade e o estado onde sua mãe nasceu no Brasil.

e declarante do seu nascimento é a pessoa que foi no cartório e declarou seu nascimento. Provavelmente foi seu pai brasileiro, por isso era mesmo necessário transcrever o casamento de seus pais em Portugal.

Agora é so mandar seu pedido pra CRC!
  • Finalmente chegou a certidão do meu pai, agora tenho uma dúvida. Para a minha irmã.
    como ela casou e mudou de nome e registrou os meus sobrinhos com o nome de casada, é melhor ela manter o nome de casada para não dificultar a cidadania dos meus sobrinhos, certo?
    E para ela manter o nome de casada ela precisará enviar a certidão de casamento junto com os documentos para atribuição da cidadania dela?
  • Serginho,

sua irma deve preencher o formulario 1C, no quadro 1, o nome de casada, e no quadro 2, ela deve assinalar o item 2 onde pergunta se pretende manter a composicao originaria do seu nome, ela pode dizer que sim ou que nao. O que ela decidir estara valendo, nao se preocupe.

E nao precisa da certidao de casamento ainda, eles entendem ! Eu mesma preenchi meu nome de casada no formulario 1C, sendo que apos o casamento fiquei sem NENHUM sobrenome de solteira ( o que esta registrado na minha certidao de nascimento ) e deu tudo certo, ja sou portuguesa, detalhe: em Portugal, transcreveram meu casamento e registraram meu nome de casada diferente do Brasil, colocaram TODOS os meus sobrenomes de solteira de volta e mais o de casada, vai entender a lei !

E outro detalhe: meus filhos sao registrados com meu nome do Brasil, apenas um sobrenome e agora pra atribuicao deles eu sou aquela portuguesa com mais 3 sobrenomes, confusao total !
  • gente, muito obrigado por tudo mais uma vez :D
    já fui ao consulado e coloquei tudo o q tinha q colocar.
    bem, vai ser bem fácil para mim esse lance da freguesia e conselho, afinal eu nascí no rio de janeiro, então é só tacar rio de janeiro nas duas coisas, e a minha mãe tbm :)
    bem, agora é mandar pelo correio amanhã e esperar.
    trarei notícias

muito obrigado por tudo, vcs são 10 :)
  • Obrigado Cibele

Boa explicação, por essas e outras que essa comunidade é excelente.
  • Cibele

No formulario (na atribuiçâo dos seus filhos) vc colocou qual nome (o seu)? O do registro no Brasil ou de Portugal?
  • Ale,

coloquei o do Brasil, porque na certidao de nascimento e nos passaportes dos meus filhos, meu nome esta como no Brasil, perguntei na conservatoria se nao teria problemas, eles disseram que nao, que eles entendem !
  • Serginho e Ale,

esqueci de um detalhe, eu costumo averbar tudo nas certidoes la de casa, ou seja, em todos os processos que fiz de atribuicao da miha avo, mae e meu eu averbei o casamento na certidao de nascimento. Entao, o nome depois de casada esta la sendo justificado.

Eu nao tive problema algum em averbar, foi super rapido e sem burocracias, mas como a gente sabe, cada caso eh um caso, tentem averbar e se for complicado, entao manda uma certidao de casamento pra justificar o nome, melhor mais do que menos.
  • Cibele

Averbar o casamento eu vou ter mesmo porque não fui eu a declarante do meu filho, mas como já vou preencher toda a documentação agora (minha e do meu filho) fiquei na duvida.....
    Obrigada
  • E nao precisa da certidao de casamento ainda, eles entendem ! Eu mesma preenchi meu nome de casada no formulario 1C, sendo que apos o casamento fiquei sem NENHUM sobrenome de solteira ( o que esta registrado na minha certidao de nascimento ) e deu tudo certo, ja sou portuguesa, detalhe: em Portugal, transcreveram meu casamento e registraram meu nome de casada diferente do Brasil, colocaram TODOS os meus sobrenomes de solteira de volta e mais o de casada, vai entender a lei !

Será que tem jeito de evitar isso? Minha mãe se chamava X Y Z quando solteira, e virou X Y A depois de casada. Eu estou fazendo a atribuição dela agora com o nome de casada. Quando eu averbar o casamento dos meus pais, ela pode continuar sendo X Y A? Ou obrigatoriamente eles mudam o nome dela para X Y Z A?
  • Matheus,

o meu caso eh diferente porque apos o casamento tirei todos os sobrenomes de solteira, mas a lei em Portugal nao permite isso, eh necessario que ao menos um sobrenome de solteira seja mantido, eu nao sabia disso, e quando fiz a transcricao a funcionaria nao me perguntou nada e supos que, porque eu nao disse nada, seria pra manter todos os sobrenomes de solteira mais o de casada.

Se a sua mae tem ao menos um sobrenome de solteira nao vai mudar nada, eles irao manter o nome de casada, o meu caso eh que eu nao tinha nenhum, por isso a bagunca !
  • Ale,

sobre o averbamento, eu quis dizer que eu averbo nas certidoes brasileiras.
  • Dúivida...totalmente leiga!

Gente,
    tudo bom?
    Eu sou nova na comunidade e também estou tirando a minha cidadania através do meu avô que é português..liguei diversas vezes ao CRC de Lisboa para pedir informações sobre a documentação que devo enviar.
    E eles me informaram o seguinte
    - Certidao de Nascimento do meu avô ( que é português)
    - Certidao de nascimento de inteiro teor do meu pais ( que é filho de portugues) legalizada pelo consulado portugues em São Paulo
    - Certidao de Nascimento minha de inteiro teor legalizada pelo consulado
    - Antecedentes Criminais legalizado pelo consulado
    - Comprovante que eu falo o idioma portugues( pedi o historico escolar da minha Universidade e esse eles informaram que não deve ser legalizad)
    - Requerimento preenchido e deve ir até o consulado de portugal para assinar e ser carimbado

Porém estou com uma grande dúvida..lendo o que vocês escrevem..todos mandaram as certidões para o Itamaraty para depois enviar para a CRC...porém eu liguei diversas vezes para a CRC e eles falaram que somente é necessário a legalização pelo consulado.
    Agora estou na dúvida o que fazer..
  • Mari

Para não ter problemas envie para Brasília tbm, é de graça (fora a postagem) e vc perderá uns 15 dias em média, acho que não vale a pena arriscar já que se o consulado recusar ou a própria CRC o gasto será bem maior.
  • Mari

esses docs que vc listou são para o processo de NATURALIZAÇÃO em que vc "pula" seu pai ou mãe e pega a nacionalidade direto de seu avô. Porém, vc tem outra opção, que é fazer por ATRIBUIÇÃO, que envolve menos documentos é a mais rápido. Primeiro seu pai ou mãe (o filho de seu avô portuga, desde que ainda esteja vivo) obtém a nacionalidade e em seguida transmite a vc. Cada processo de atribuição demora em média 2 meses. Cada processo de naturalização demora no mínimo de 6 a 8 meses.

Eu tb tenho avós portugueses como vc é fiz por Atribuição e já sou portuga.

Bom, só pra vc saber que tem outra opção
  • Lara

É eu pensei em tirar pro meu pai e depois pra mim..só que como eu e o meu pai não nos falamos faz mais de 2 anos e ele se recusa a tirar a cidadania portuguesa, pois ele nao ve motivo algum para ter...entao terei q tirar pulando pelo meu avô mesmo.
    Meu grande medo é mandar as certidoes e perderem..to pensando em mandar pra minha prima q mora em Lisboa e é portuguesa mesmo..e mandar uma procuracao pra ela para q ela possa fazer.
    q q vcs acham?
  • Mari,

a CRC nao vai perder os documentos, mas fica a seu criterio se quer mandar direto ou fazer a procuracao para a sua prima, se fizer por procuracao, vai custar um pouco mais ( ja que a procuracao eh publica e precisa de selo consular ), por outro lado, sua prima indo pessoalmente ela ja sai com o seu numero de processo.

Voce esta em SP ? Se sim, tem umas mudancas de organizacao para o processo de naturalizacao.
  • Mari

é uma boa sim se sua prima puder dar entrada pessoalmente em Lisboa.

Sobre o lance do seu pai, ele só precisaria te ajudar com uma única assinatura. Ele poderia passar uma procuração pra sua prima, por exemplo. Ou assinar o formulário 1C. Ah e vc precisaria de uma cópia autenticada do RG dele. Seria só isso mesmo da parte dele. Todos os demais documentos necessários vc poderia agilizar por conta própria. Ele se tornaria português, mas na prática não mudaria nada pra ele, pq ele não seria obrigado a tirar os docs (BI, passaporte, etc) nem nada. Só com o número de assento de nascimento dele vc já conseguiria iniciar sua atribuição. Mas se for muito difícil, então vc tem a opção de fazer por naturalização.
  • Mari

Realmente o seu pai só precisa assinar o requerimento... quem sabe isso tbm não seria um bom motivo para vc falar com o seu pai?
    Sem querer me meter em assuntos familiares, mas já me metendo... Eu perdi a minha mãe há quase nove anos, sempre tive um bom relacionamento com ela, mas gostaria de ter dito muitas coisas que não disse e que agora não posso mais. Não sei o motivo que te fez ficar 2 anos sem falar com o seu pai, mas o que eu lhe digo é que vc não deve perder oportunidades de falar com ele. Depois que o ciclo da vida se manifestar vc poderá se arrepender aí não terá mais a oportunidades. O orgulho nos tira grandes oportunidades, pense nisso.

Boa sorte
  • Olaa
    Nossa agradeco muito a ajuda de vcs...entao eu to em São Paulo sim, vou mandar por aqui ..somente a dúvida ainda se mando pela minha prima ou nao..me informaram que eu podia fazer uma procuracao normal...mas tenho medo de dar alguma coisa errado
    Realmente eu to preocupada pq é um alto dinheiro e tenho medo de fazer alguma coisa errada e nao conseguir tirar..vou fazer por naturalizaacao mesmo..a situacao com o meu pai infelizmente nao é facil de resolver, sei que é mais demorado mass infelizmente se o proprio pai nao quer ajudar nao tenho o que fazer.
    Acho que ainda essa semana eu ja envio os papeis. e vou dando noticias para voces..

Cibele, quais sao as mudancas??

Obrigada a todossss!!
  • Mari

Eu acho que vc deveria mandar direto sem passar pela sua prima.

Vc precisará.

-Certidão de nascimento do português ou do número e ano do assento.
    -Certidão de nascimento de inteiro teor do seu pai com firma reconhecida da escrevente e legalizada no Itamaraty e no consulado.
    -Sua certidão de nascimento de inteiro teor com firma reconhecida da escrevente e legalizada no Itamaraty e no consulado.
    -Antecedentes criminais com firma reconhecida do escrivão e legalizada no consulado.
    -Fotocopia do Histórico escolar com firma reconhecida e legalizada no Itamaraty e no consulado.
    -Fotocopia do RG ou passaporte com firma reconhecida e legalizada no Itamaraty e no consulado.
    -Formulário de naturalização com a sua firma reconhecida presencialmente e legalizada no consulado.
    -Pagamento da taxa via "Dinheiro Certo" de 175 Euros.

Com tudo isso são tem como dar errado, desde que todos os documentos sejam verdadeiros e tbm que vc não tenha sido condenada com pena de 2 anos.

Como acredito que vc não roubou, não falsificou e não matou ninguém tudo dará certo.

Em relação ao número do processo, quando mandei os documentos do meu pai eu enviei um e-mail para a CRC uma semana depois e me passaram o número do processo.

Pessoal, leiam os documentos que eu indiquei e me corrijam se faltou algo.
  • Mari,

o que mudou no Consulado, nos processos de naturalizacao, eh que agora voce precisa preparar a documentacao e com tudo pronto voce envia para o Consulado de SP, e ai eles vao te ligar ( em 30 dias ) para marcar um horario pra voce assinar o formulario.

Junto com os documentos voce precisa enviar um cheque para pagamento ao Consulado, tem duas opcoes, se voce quer que o Consulado envie a documentcao para a CRC custa 470,00 reais, se voce mesma quer enviar para a CRC custa 220,00 reais, alem desses valores tem a taxa de 175 euros referente a naturalizacao.

O que o Serginho passou esta correto, somente o formulario nao precisa assinar em Cartorio, voce envia apenas preenchido ao Consulado e as legalizacoes do Consulado eh que nao sao necessarias preparar, ja que essas serao feitas quando voce enviar todo o conjunto de documentos pra eles.

No site do Consulado de SP esta tudo explicado.
  • Serginho,
    Muito obrigada pelas informações...já mandei para o consulado, acho que amanhã os papéis já estao comigo e mandarei para o Itamaraty...ai logo que estiver pronto já enviarei a Lisboa....

Cibele, eu nao vou mandar pelo consulado, pois toda as vezes q eu ligo lá eles me passam informações diferentes...entao pra arriscar gastar 1000 reais com o consulado..acho q vou enviar direto
    Até pensei como eu vou para Madrid dentro de 3 semanas em ir ate Lisboa enviar..mas como eu volto, pois somente vou ficar 1 semana..talvez seja mais facil enviar pelo correio mesmo.

Aviso voces quando enviar meus papéiss..espero que seja rápidoo!!!!
    E agradeço de novo a ajuda de vcss!!!

Ps: mais um pedido..nao achei o endereco do Itamaraty..
  • Da uma olhada no guia de respostas para as maiores dúvidas. Lá tem o endereço.
  • vcs acreditam q eu envie os meus documentos para legalização no consulado e eles devolveram pq o meu historico escolar nao estava com a firma reconheciida
    vcs sabem me informar se o historico escolar deve ser legalizado ou nao??
    pq a minha faculdade é um saco e já vi q para eles me passarem aonde a mulher q assinou tem firma vai ser um saco....
  • Mari

Todos os documentos devem ter o selo do consulado.
  • Mari,

o Maestro Alex ( moderador ) deu entrada na naturalizacao e nao passou o historico escolar e nem os antecendentes criminais pra legalizar no Consulado e deu tudo certo. Ja nao sei !

Veremos se alguem que fez por naturalizacao pode te ajudar !
  • No formulário 1c por atribuição no quadro2, item 2 e 3 pretende manter a composição originaria do seu nome? aí eu pergunto é do sobrenome ou nome?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.