o primeiro passo eh encontrar a certidao do seu pai.
Voce ja pode entrar com seu pedido de atribuicao direto, vai precisar:
1. Sua certidao de nascimento de Inteiro Teor reconhecida firma legalizada no Itamaraty e Consulado. 2. Xerox autenticada do seu RG ( legalizar no Consulado ) 3. Formulario 1C de atribuicao preenchido e assinado no Consulado ( no seu caso eh no Consulado pq vc eh do Rio, certo ? ) 4. Certidao do seu pai.
Com esses documentos em maos, enviar para a CRC em Lisboa, o custo da atribuicao eh de 175 euros e leva em media 2 meses.
Pessoal acabo de lgar na CRC e ja saiu meu numero de processo, chegou como todos sabem dia 6 de fevereiro e me disseram que os documentos que foram citados acima foram aceitos sem nenhum problema, e que agora é so aguardar o tao esperado 6 mese como disse a mulher, pois devido a informatizaçao estao saindo mais rapido.
Thiago, q ótima notícia saber que o seu foi aceito sem a legalização do Itamaraty. Enfim eu consegui autenticar a assinatura do meu historico escolar e acabei mandando legalizar no consulado. Entao ta sendo autenticado a certidao do meu pai, a minha, o historico e o atencedente criminal. Agora eu preciso só tirar xerox da certidao do meu avô e do B.I dele pra mandar junto...
Agora so o formulário que eu vi milhoes e nao sei bem ao certo qual q é pra mandar no site cada link q eu entro de nacionalidade e fazer por nacionalização tem um formulário diferente
Obrgad Cibele pelo link agora só me falta esperar o querido consulado ter hora disponivel para eu ir assinar o papel e pronto!! O pior é que eles vao entrar em recesso...
Mari, quando você recebe o numero do processo nâo significa que a documentaçâo está correta, há vários relatos de pessoas, que mandam o documento pra lá, receberam o numero do processo...e no meio...recebem carta da CRC pedindo novos documentos, ou algum tipo de alteração, é claro que a gnt espera que de tudo certo..mas pode acontecer....tem gnt que mandou sem selo do Itamaraty e consegue, tem gente que mandou o Antecedentes Criminais sem selo do consulado, e adocumentaçâo voltou...enfim, cada caso é um caso...
Vc esta corretissimo velho, tenho certeza que me iram me mandar uma cartinha, nao creio que sera por itamaraty mas com certeza por o antecendentes criminais. Enfim o jeito é esparar se acaso passar algo colocarei aqui.
Meu caso é exatamente igual ao seu, mas moro na Italia, estou com todos os documentos jà... Como vc fez com a assinatura do requerimento? vc mandou pro consulado? e outra coisa vc foi ate lisboa ou enviou pelo correio?
se puder me ajudar, ficarei muito grata
me deu um alivio saber que o antecendente foi aceito o on line!!!! muito obrigada pela informaçao
nao eh certo que o antecedentes que o Thiago pegou online foi aceito nao, o Thiago apenas recebeu o numero que indica que a documentacao deu entrada na CRC, mas ainda nao analisaram em detalhes os documentos. Eu acho que eh provavel que vao pedir outro atestado pra ele. Se for o caso, dai a CRC manda uma cartinha pedindo os docs necessarios que precisam ser reenviados.
Comentários
o primeiro passo eh encontrar a certidao do seu pai.
Voce ja pode entrar com seu pedido de atribuicao direto, vai precisar:
1. Sua certidao de nascimento de Inteiro Teor reconhecida firma legalizada no Itamaraty e Consulado.
2. Xerox autenticada do seu RG ( legalizar no Consulado )
3. Formulario 1C de atribuicao preenchido e assinado no Consulado ( no seu caso eh no Consulado pq vc eh do Rio, certo ? )
4. Certidao do seu pai.
Com esses documentos em maos, enviar para a CRC em Lisboa, o custo da atribuicao eh de 175 euros e leva em media 2 meses.
Duvidas, vai perguntando !
Pessoal acabo de lgar na CRC e ja saiu meu numero de processo, chegou como todos sabem dia 6 de fevereiro e me disseram que os documentos que foram citados acima foram aceitos sem nenhum problema, e que agora é so aguardar o tao esperado 6 mese como disse a mulher, pois devido a informatizaçao estao saindo mais rapido.
abraços a todos
estoy muy contento
que bom que deu tudo certo. 6 meses vao voar !
q ótima notícia saber que o seu foi aceito sem a legalização do Itamaraty.
Enfim eu consegui autenticar a assinatura do meu historico escolar e acabei mandando legalizar no consulado.
Entao ta sendo autenticado a certidao do meu pai, a minha, o historico e o atencedente criminal.
Agora eu preciso só tirar xerox da certidao do meu avô e do B.I dele pra mandar junto...
Agora so o formulário que eu vi milhoes e nao sei bem ao certo qual q é pra mandar
no site cada link q eu entro de nacionalidade e fazer por nacionalização tem um formulário diferente
pra voce eh o formulario verde de naturalizacao, segue o link, imprimi colorido !
[http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_reg
agora só me falta esperar o querido consulado ter hora disponivel para eu ir assinar o papel e pronto!!
O pior é que eles vao entrar em recesso...
Mari, quando você recebe o numero do processo nâo significa que a documentaçâo está correta, há vários relatos de pessoas, que mandam o documento pra lá, receberam o numero do processo...e no meio...recebem carta da CRC pedindo novos documentos, ou algum tipo de alteração, é claro que a gnt espera que de tudo certo..mas pode acontecer....tem gnt que mandou sem selo do Itamaraty e consegue, tem gente que mandou o Antecedentes Criminais sem selo do consulado, e adocumentaçâo voltou...enfim, cada caso é um caso...
Vc esta corretissimo velho, tenho certeza que me iram me mandar uma cartinha, nao creio que sera por itamaraty mas com certeza por o antecendentes criminais.
Enfim o jeito é esparar se acaso passar algo colocarei aqui.
voce vai pessoalmente em PT dar entrada no processo ou vai mandar pelo correio ?
Meu caso é exatamente igual ao seu, mas moro na Italia, estou com todos os documentos jà...
Como vc fez com a assinatura do requerimento? vc mandou pro consulado?
e outra coisa vc foi ate lisboa ou enviou pelo correio?
se puder me ajudar, ficarei muito grata
me deu um alivio saber que o antecendente foi aceito o on line!!!! muito obrigada pela informaçao
desde ja agredeço
bjs
nao eh certo que o antecedentes que o Thiago pegou online foi aceito nao, o Thiago apenas recebeu o numero que indica que a documentacao deu entrada na CRC, mas ainda nao analisaram em detalhes os documentos. Eu acho que eh provavel que vao pedir outro atestado pra ele. Se for o caso, dai a CRC manda uma cartinha pedindo os docs necessarios que precisam ser reenviados.
Ah! entendi...
muito obrigada! vou esperar mesmo porque em maio volto ao brasil ai faço tudo direitinho...
Assim que enviar os meus eu aviso a todos
bjs
Obrigada