Iniciando processo de Naturalização.
Ola!!! Estou com algumas dúvidas com relação a naturalização portuguesa que segue abaixo:
Avô (Português) --> filho, que seria meu pai já falecido, (Brasileiro) --> eu
Sou neto de português e a minha mãe e a segunda esposa do meu pai, pois a primeira veio a falecer, isso tem algum impedimento? Pois vou tentar a naturalização pelo meu pai que tem o meu avô como português.
A certidão de nascimento do meu avô, eu tenho a que a Conservatória me enviou contendo a certidão narrativa com as informações de assento, ano etc, porém terei que pedir outra pois já se passaram os 6 meses, isso é o suficiente ?
A certidão do meu pai eu solicitei direto no cartório em SP onde ele foi registrado, só isso já basta ou precisa de alguma confirmação de autenticidade.
Em consulta na internet é informado que se você reside num país de língua portuguesa basta o diploma de conclusão do 2 grau ou superior para não ser necessário fazer o teste de conhecimento da língua portuguesa, isso é verdade ?
E necessário ter algum parente morando lá em Portugal para obter a naturalização ?
O processo vai mais rápido se eu der entrada direto em Lisboa ?
Obrigado!
Avô (Português) --> filho, que seria meu pai já falecido, (Brasileiro) --> eu
Sou neto de português e a minha mãe e a segunda esposa do meu pai, pois a primeira veio a falecer, isso tem algum impedimento? Pois vou tentar a naturalização pelo meu pai que tem o meu avô como português.
A certidão de nascimento do meu avô, eu tenho a que a Conservatória me enviou contendo a certidão narrativa com as informações de assento, ano etc, porém terei que pedir outra pois já se passaram os 6 meses, isso é o suficiente ?
A certidão do meu pai eu solicitei direto no cartório em SP onde ele foi registrado, só isso já basta ou precisa de alguma confirmação de autenticidade.
Em consulta na internet é informado que se você reside num país de língua portuguesa basta o diploma de conclusão do 2 grau ou superior para não ser necessário fazer o teste de conhecimento da língua portuguesa, isso é verdade ?
E necessário ter algum parente morando lá em Portugal para obter a naturalização ?
Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Não, desde que seu pai seja declarante na sua certidão de nascimento, e que ele tenha te registrado
Só essa certidão é suficiente, você só vai precisar desses dados, ano, numero do assento, local de nascimento
A certidão deve ser emitida em inteiro teor, e deve ter selo do Itamaraty e Consulado
Qualquer documento que prove que você domina a lingua portuguesa é valido...até mesmo o histórico escolar da escola
Não, mas se tiver laços afetivos com portugal, pode colocar na hora de preencher o formulário para naturalização..
Tanto dando entrada direto em Lisboa como pelo consulado, leva o mesmo tempo
os documentos valem por um ano (não sei como funciona domcumentos portugueses)
Pelo que sei a Certidão do seu pai deve ser de Inteiro Teor e com firma reconhecida.
Sobre o diploma acho melhor um do 2º grau que conte a matéria PORTUGUÊS
Não precisa nem um parente morando lá. Só mandar pelos Correios
O processo em Lisboa demora de 6 a 8 meses.
Bom, é nisso que posso te ajudar.
daqui a pouco aparece mais genta pra acrescentar e me corrigir se necessário for.
Abraços e sorte!
seu historico escolar foi legalizado no Consulado ? E a certidao de antecedentes criminais ? Precisou ser legalizada tambem ?
Tanto dando entrada direto em Lisboa como pelo consulado, leva o mesmo tempo
PS: eu quis dizer CORREIO
Então..eu tb to fazendo o processo por naturalização mas fico nessa dúvida de mandar legalizar o historico escolar ou nao..pq pra mandar legalizar eu tenho q reconhecer firma de quem assinou o documento na faculdade...e isso é super complicado, já q a minha faculdade é uma burocracia q só vendo mesmo
Pode ser o histórico escolar do ensino médio, ou ensino fundamental. Escolha a opção que é menos burocrática.
se vc quiser reconhecer a fimar de quem assinou seu documento escolar, basta ligar na secretaria e perrguntar onde essa pessoa tem firma aberta, em geral costuma ser em um cartório perto da faculdade/escola. É muito comum as pessoas precisarem reconhecer as firmas em docs escolares, então eles já costumam fazer isso. A pessoa em si que assinou não teria que fazer nada...
Eu nao legalizei nem o historico escolar e nem o antecedentes criminais pois os mesmos nao precisam assim me disse a atendente da conservatoria.
E a certidao do meu avo (portugues a narrativa esta com a data de 2007 porem tambem nao há problema pois eles mesmo se necessario arrumam por lá.
Bom ja faz mais de 1 mes e ate agora nao consigui o numero de processo acredito que nessa semana ja tenho.
Outra coisa nenhum de meus documentos foram carimbados por o Itamaraty, que tambem me disse a atendente que nao necessitava.
Valeu pessoal pelas dúvidas esclarecidas...agora me diga...
No meu caso a naturalização é mais fácil pelo lado do meu pai, eu preciso somente da documentação dele ou da minha mãe também, tipo certidão de casamento, etc..
Como vou levantar todos os dados do meu avô eu necessito de alguma documentação da minha avó ?
No site do consulado pelo que eu entendi do meu avô eu preciso somente da sua certidão, não preciso da sua certidão de casamento, óbito, etc..
Do meu pai seria somente à certidão de nascimento ?
No caso do diploma de 2º grau pleo que eu entendi então não basta autenticação no cartório faz necessário mandar para o Itamaraty, como tem que fazer com a certidão de nascimento..
Esse processo de reconhecer no consulado seria após a autenticação do cartório / Itamaraty e depois consulado..é isso, me desculpa a pergunta e que quero entender todos os detalhes...é como é esse processo do consulado...
Obrigado!!!
Do nacional portugues e do seu pai, soh mesmo a certidao de nascimento. E da sua avoh nao precisa de nenhum documento.
O diploma nao eh para mandar para o Itamaraty, basta ter firma reconhecida.
O Consulado eh o ultimo lugar para mandar as certidoes, primeiro autenticacoes do cartorio, depois do Itamaraty e depois Consulado. Lembrando que para o Itamaraty soh devem ser enviadas as certidoes de nascimento brasileiras.
Vai aqui um resumo dos documentos para o processo de Naturalizacao:
- Certidão de nascimento do seu avo portugues.
- Certidão de nascimento de Inteiro Teor do seu pai.
- Sua Certidão de nascimento de Inteiro Teor.
* As certidões brasileiras tem que ser de INTEIRO TEOR e ter a assinatura do Itamaraty e selo branco do Consulado Português no Brasil.
- Certificado de Conclusão Escolar de qualquer serie com aproveitamento. Nao precisa de selo consular nem da legalizacao do Itamaraty.
- Antecedentes Criminais da Policia Federal. Não precisa de selo consular.
- Xerox autenticada do RG ( Legalizar no Consulado ).
- Requerimento preenchido e assinado presencialmente em cartorio e legalizado no Consulado.
- O valor é de 175€. Pode Fazer pessoalmente em Lisboa, atraves do Consulado ou pelo correio.
Muito obrigado pelos esclarecimentos, em breve estarei dando entrada.
Obrigado!
O antecedente Criminal não pode ser aquele emitido online, ele tem que ser pedido direto no DPF
Isso siguinifica que irao negar a a minha? como faço pra conseguir o atestado entao sou de sao paulo so que vivo em madrid???¿¿¿¿
Thiago, sendo voce de Sao Paulo, sua mae ou seu pai podem ir tirar um pra voce, eles implicam um pouco, mas se disser que voce esta no exterior, provar que sao seus pais eles "fazem favor" de emitir.
Li alguma vez nao se se aqui ou ainda na comunidade urubu que poderia enviar esses dois documentos sem necessitar as devidas assinaturas e que o mesmo poderia ser o de internet por isso enviei.E fiz o mesmo com meu estorico escolar no qual o agente consular me disse que nao precisava...putz tomara que passe veremos e logo posto aqui o que passou.
Você deve levar os documentos CPF e RG...geralmente não fica pronto na hora..leva em média 3 dias...você faz o pedido..e depois volta pra buscar...
Pode ser feito também por procuração..que é como eu fiz...o antecedentes online não tem valor nenhum para cidadania...
Dá uma olhada...situação parecida com a sua!
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.as
Acho que para quem mora no exterior, tambem precisa do antecedente criminal de onde vc esta morando.
Wes muito obrigado por a ajuda cara.
Sandra meu caso é um pouco complicado,pois vivo ilegalmente em Madrid portanto vc somente precisa do antecedentes quando vive legalmente no pais que nao é meu caso, mas mesmo assim na hora de preencher o formulario de naturalizaçao o agente consular me disse que para colocasse como alternativa para que portugal com o meu numero de passaporte solicitassem um antecedentes criminais do mesmo ja que aqui meu unico documento é o passaporte que serve para qualquer lugar da europa assim me disse ele.
Ja liguei hj mesmo para meu pai solicitar o meu na policia federal, quero ter tudo que possa estar pendente antes de chegar qualquer noticia da CRC.
muito obrigado por la ajuda de todos.
Abraços
minha mae conseguiu tirar uma certidao pra mim sem procuracao, na PF da Lapa em SP, primeiro ela ligou la e deu uma chorada dizendo q precisava disso, que eu estava no exterior e a funcionaria disse que daria pra ela por ela ser minha mae, nao lembro se ela levou algum documento meu pra provar, mas ela foi buscar e saiu na hora.
Thiago,
se um dos seus pais forem la, pede para ligar antes.
bom dia pessoal
gostaria da ajuda de vcs/
já perguntei e agora vou tomar vergonha e fazer tudo em relação a minha cidadania
eu tenho pais portugueses e meu pai foi meu declarante na minha certidão de nascimento
por favor qual o primeiro passo pois sei que temos prazos
obrigada abs helena rj
mhelenatangara@yahoo.com.br