Informações para dar entrada direto em Lisboa.

Oi Paulo,
Preciso que você me oriente em o que está faltando na minha papelada.
Já tenho em mãos:
1. Certidão de nascimento de minha avó Portuguesa (pedi direto em Funchal)
2. Minha certidão de nascimento com inteiro teor
3. Certidão de nascimento de minha mãe com inteiro teor
4. Histórico escolar
5. Atestado Criminal tirado na PF.
6. Requerimento de pedido já peenchido e autenticado no cartório.

Me falaram que preciso mandar os documentos brasileiros para o Consulado aqui em São Paulo para que eles autentiquem. É isso mesmo?

Li nos foruns que deveria mandar as certidões brasileiras para o Itamaraty. É isso mesmo?

Como pagar a taxa de 175 Euros daqui do Brasil?

Bom, acho que são várias as dúvidas.....

Obrigada desde já pela paciência.
«13

Comentários

• Gabi

SIM... voce precisa mandar os documentos brasileiros PRIMEIRO para o Itamaraty e depois para o Consulado em São Paulo para que eles autentiquem.

Para pagar a taxa de 175 Euros dai do Brasil, voce so tem que converter o valor e ir ao Correio e fazer um Vale Posta.
    Tem um topico aqui que uma pessoa explica direitinho e da todas dicas.

Ate mais.
  • Item 6

Esqueci de dizer que o Requerimento nao tem que ser autenticada sua assinatura no Cartorio e sim no Consulado.
    Vai com o requerimento sem assinar e assina na frente do funcionario.

Leve tambem documentos de identificacao, como Passaporte (se tiver) RG, titulo de eleitor, se tiver tambem carteira de motorista leve.

Leve os originais e xerox,,,, ai eles colocam um selo banco nas copias autenticando conforme os originais.

Abraco.
  • Paulo

Obrigada pelas dicas, vou providenciar as autenticações do Itamaraty e depois agendamento no Consulado.
    Qualquer dúvida volto a contactá-lo.
    Até lá.....
  • Gabi

Estamos a disposicao pra ajudar.
    Sua unica missao e Nao desistir e divulgar nossa comunidade pra que mais pessoas sejam beneficiadas e aumentem nossa lista de amigos.
  • Paulo

Fique tranquilo quanto a divulgação, já estou fazendo desde o primeiro dia.....
    E aproveitando, você sabe quanto tempo depois de enviar para Lisboa o processo tem demorado?
    Obrigada mais uma vez e até breve.....
  • Gabi

Anota o telefone la da CRC de Lisboa, depois que vc mandar e souber que eles ja receberam, vc pode rastrear pelo correio, vc espera uma semana e começa a ligar, primeiro para pedir o numero do processo, depois para acompanhar. 0021 351 213817647
  • Sandra

Obrigada por mais essa dica..... já tô devendo várias.....
    Anotei o número e assim que postar os documentos para Portugal iniciarei o rastreamento.....
    Por enquanto estou esperando as certidões chegarem do Itamaraty....
    Consegui da minha vó o bilhete de identidade dela e um Passaporte que ela tinha que venceu em 2005, acho que vou mandar uma cópia desses documentos dela junto ao processo. Ela tem 93 anos e tá tão animada quanto eu.....
  • Gabi

Que otimo, eu estou fazendo a daminha mãe ainda,os documentos chegaram la segunda, da semana passada, vou ligar amanhã para saber o numero do processo e depois ligar toda semana ate sair e dpois faço a minha.
    Beijos
  • Paulo

Oi Paulo, acabo de chegar do Consulado Portugues aqui de São Paulo. Primeiro as minhas certidões demoraram mais de um mes para serem devolvidas pelo Itamaraty.
    Aí fui ao Consulado para fazer a "assinatura presencial", fiz mas as legalizações terão que ser feitas pelo correio. Terei que ir a um cartório para tirar xerox com autenticação de todos os documentos pessoais para depois poder enviar pelo correio para que o Consulado legalize a documentação.
    Para piorar o valor do Selo Consular aumentou , agora custa R$ 45,00.
    Além de tudo isso, o cara ainda me disse que pelo fato da minha mãe ainda ser viva o pessoal em Lisboa vai encrencar, vão querer entender porque não quero fazer através dela. E se encrencar aí não conseguirei tirar nem por aquisição e nem por naturalização.
    Você acha que pelo fato da minha mãe estar viva o processo pode encrencar ou isso não tem nada a ver?
    Aí vem o papo , mas você não poderá passar para os seus filhos. Mas meus filhos já herdaram do meu marido que é filho de Portugues e já tirou a cidadania dele.
    O que devo fazer, continuo a batalha pela documentacão para tirar por Lisboade avó para neta ou o fato da minha mãe estar viva direciona para fazer por ela?
    Fiquei completamente perdida e a impressão que tive é que era isso que o cara do Consulado tinha como objetivo, me confundir.
    Um abraço,
  • Gabi

Pelo que entendo, lei e lei. Se a lei existe ninguem vai encrencar. Ainda por cima eles la em Lisboa nunca perguntam se sua mae(Filha do portugues) esta viva. Ninguem perguntou se meu Pai estava vivo ou morto. dei entrada, cumpri as exigencias documentais e reforcei meu laco afetivo com PT, so isso. O resto e papo para ganhar duas vezes. Vai ver que tem brasileiro filho de portugues dirigindo o Consulado Portugues, kkkkkk...brasileiro sempre quer levar vantagem em alguma coisa (Lei de Gerson). Salvo as execoes como, quem reclamar da minha critica, heheheheh...Sai bem...Mas e papo para ganhar duas vezes.

Isso serve para tirar as duvidas do Paulo quando eu disse pro Wess que em SP tb e uma porcaria, kkkkkkkkkkk...Tai a resposta. Igualzinho em BH, cheio de marra. Rio agora so agendando, putz...Salve o Rei Manuel III
  • Alex

E para piorar a situação, para legalizar os documentos eles querem que até o Histórico Escolar tenha a assinatura reconhecida em Cartório. Vou acabar tendo que fazer outro pedido de antecedentes na PF porque se não chegará em Lisboa quase vencendo.
    Parece piada, mas é a pior das burocracia.
    Eu estava sentada no próprio Consulado e os caras não legalizaram a documentação que já estava toda lá.... pode?
  • eu nao posso entao assinar o requerimento e reconhecer em cartorio para depois enviar pro consulado !?
    tenho q ir pessoalmente?!
  • Se vc for de Sampa, vc vai ter q ir no cartório e reconhecer firma presencialmente e depois enviar por correio para o consulado.
  • Gabi

Pois e, a gente aconselha tirar antecedentes depois, por ultimo. Mas firma da assinatura do historico escolar e burocracia trivial. Sempre existiu. Alias, quando a gente tira ja vai direto no cartorio para autenticar. Sao ossos do oficio
  • Gabriel

Depende do Coonsulado, cada um dita uma coisa. Liga pra la. melhor saida. Se for de Sampa o Serginho sabe o caminhos da Indias
  • caramba o cara falou pra ela o mesmo que falou pra mim....naturalização com pai/mãe vivo...sem chance....no meu caso nem a certidão de nascimento do meu avô vou enviar..agora esse lance de assinar o requerimento na frente do cara do consulado como vou fazer isso...se eles mesmo me aconselharam a reconhecer firma e depois enviar pra alguem reconhecer firma no cartório de BH e depois levar lá....falaram que nem precisa ser eu.....estranho...
    é presencial a assinatura ou não???
    eu hein
    bota burocracia nisso
  • Percebi que o negócio do Consulado é só atravancar o processo. Segundo me foi informado no Consulado aqui de São Paulo (eu sou aqui de São Paulo) nesse tipo de documento a assinatura é presencial. Eu assinei na frente de um funcionário do Consulado, aí ele e mais uns três olharam o documento e depois carimbaram e preencheram um carimbo. (Aqui em São Paulo dá pra ver porque o escritório é todo de vidro, você vê o cara falando com as pessoas).
    Mas eles fazem de tudo para te convencer a não fazer. Segundo o cara , se eu trabalhasse lá no Consulado saberia que o que eu quero fazer é mais difícil e que a chance de não dar certo é muito grande.E se não der certo eu inavalidaria qualquer outra possibilidade(palavras do funcionário).
    Se eu não tivesse essa Comunidade para trocar informações com certeza teria desistido.
    Até a informação do preço da legalização ele me passou errada, ele me falou que eu pagaria R$45,00 por cada documento legalizado. Olhando no site do Consulado a gente vê que não é esse o valor custa em média R$28,00 cada legalização.
    Resumo da ópera, acho que nem os caras do Consulado sabem o que dizem.....
  • Gabi

A assinatura poderia ter sido reconhecida presencialmente em um cartório e depois enviada junto com os outros documentos certo?
    Ou eu estou totalmente errado e terei q ir pessoalmente no consulado assinar o requerimento da frente dos caras?
    Uma outra dúvida que surgiu é, quanto vc pagou para eles carimbarem o seu requerimento, vc teve q agendar um dia?

valeu
  • obrigado maestro

mas o serginho tem as mesmas duvidas q tenho no momento ! rs
    aguardarei as respostas junto com ele
    :)
    até
  • Eu acho que nã há necessidade de ir ao consulado já que no cartório existem dois tipos de reconhecimento de firma, por semelhança e por presença.
    O consulado só certificará que esse reconhecimento é verdadeiro e colocar o selo de aprovação.

Estou certo ou errado?
  • Serginho

Acredito q sim
    Eu tbm acho q se for assinar pessoalmente no cartorio nao teremos problema em enviar por correio pro consulado ou como no meu caso, irei entregar para um primo levar no consulado para mim...
  • Olha Serginho,

Acho que o consulado esta querendo complicar cada dia mais a situacao. Quanto mais se pergunta para eles, mais dificuldades eles criam.

Eu reconheci firma do Formulario 1C no cartorio, presencialmente, e mandei junto com os demais documentos para o consulado via sedex.
    Paguei a taxa no correio (via postal) nao pode ser dinheiro certo, e depois de 10 dias eles me devolveram com todos os documentos contendo o selo branco.
    Nao tive esse tive de problema, alias nem cheguei a perguntar ou telefonar para la, para saber se podia ou nao.
    Segui as orientacoes daqui da comunidade, e gracas a Deus deu certo.
    Bom agora ja emcaminhei para a CRC de Lisboa, e estou no aguardo.

Ana Maria
  • Ana

Em breve seras uns dos portugas aqui e la na outra comunidade. Estou orando por voce. Valeu pela forca aqui
  • Obrigado mais uma vez Ana
  • Ana

Como funciona essa taxa no correio (via postal) como devo fazer?

Agradeço desde já
  • AFFE

bom pessoal, acabei de ligar novamente no consulado...pra saber sobre esse lance de assinar o requerimento presencial....como eu moro em Poços de Caldas, MG e é bem longe de BH, isso seria bem complicado, ter que ir lá para assinar e os custos são maiores....a senhorinha do consulado me disse o seguinte...eles colocam o selo em tudo, menos no requerimento, isso pra pedido feito pra dar entrada em Portugal, caso o pedido seja feito por aqui, eu tenho que ir até lá e assinar o requerimento..e o processo ser feito via Brasil, que é bem lento...além dos gastos de passagem de avião até BH....
    como que eu faço pra conseguir o selo no requerimento sem ter que ir lá assinar? existe algum meio de assinar aqui e enviar pra BH? poxa que povo complicado...
  • Oi Gente,
    Acho que a Ana foi a mais esperta aqui. Pra mim a informação dada era que precisava ir pessoalmente no Consulado, mas acho melhor fazer como a Ana fez...
    Com relação ao vale Postal é só ir ao Correio com o valor em Dinheiro e pedir que eles emitam um vale nominal ao Consulado Geral de Portugal em São Paulo ( no caso de ser o daqui de SP) e enviar o comprovante dentro do Sedex.
    Eu paguei R$ 45,00 para legalizar o requerimento. Mas se forem mais documentos a serem legalizados são valores diferentes. No site do Consulado é só entrar em Serviços Consulares e depois em Legalização de documentos, lá tem todas as informações e todos os valores.
    Boa sorte pra todos nós....
  • Obrigado à todos

Será q o consulado não está precisando de ninguém pra trabalhar lá? Vou enviar o meu curriculum e ajudar corretamente as pessoas.
  • isso mesmo Serginho...e de preferencia no consulado de BH
    hauhauhaa
    sem querer ser bem egoista né...hauahuaa
  • TODOS

Pessoal aqui voces teem todo tipo de informacao sobre processos e documentos.
    Caso voces tenham que ir ao Consulado fazer alguma coisa, antes se informem pra nao terem o problema de ouvir BESTEIRAS dos funcionarios que parecem terroristas dando informacoes erradas.
    Se voces forem la tendo base no que estao falando nao terao problemas.
    O mais importante ainda e saber dos seus direitos e das Leis de nacionalidade.

Ou tambem poderao fazer como a Ana ... nao "dar corda" pra eles !!!.

abraco.

Desculpe que as vezes nao consigo responder, pois o trabalho aqui em Londres me toma muito tempo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.