Primeiro, parabens pela sua conquista. Como seu pai deu entrada direto em portugal, eu gostaria de saber se precisou da presenca dele la em portugal para isso. Eu tambem tenho a oportunidade de ir a portugal e acredito que dando entrada na atribuicao direto la sai mais rapido e gostaria de saber se eu posso ir pessoalmente dar entrada no do meu pai. Assim, depois que o dele sair eu vou novamente para dar entrada no meu.
Oi Débora, não, foi somente eu que dei entrada no meu processo pessoalmente em Portugal. O processo do meu pai foi feito através do correio. Mas se vc quer dar entrada pessoalmente no processo de seu pai, basta ele te passar um procuração! Tem um modelo oficial, é bastante simples.
Lara, vou enfrentar o mesmo q vc! vou pra pt tirar minha cidadania. Minha mãe ja tem a certidão portuguesa dela registrada, vc sabe se posso entrar ja com o meu pedido em pt? se eu fosse pedir pelo brasil, eu teria q esperar a transcrição do casamento e divorcio dela, isso demoraria ainda mais tres meses.
Bia, a transcricao de casamento eh necessaria qdo nao foi o portugues o declarante do nascimento. Voce disse que sua mae eh portuguesa, foi ela quem declarou seu nascimento ou seu pai ?
Se foi ela, pode sim fazer a sua atribuicao desde ja, se foi seu pai, primeiro tera que fazer a transcricao de casamento para depois fazer o seu pedido de atribuicao de nacionalidade. E eh necessario a transcricao de qualquer forma, tanto pra fazer pelo consulado quanto pessoalmente em Lisboa, eh uma exigencia da lei.
Se precisar fazer mesmo a transcricao, te passo a conservatoria que eu fiz a minha em Lisboa, foi rapido.
Lara Acho que farei isso entao, para reduzir o tempo, nao eh mesmo?? Eh uma procuracao de plenos poderes normal??Tem que ser modelo portugues e ai autenticar no consulado?? Saberia me dizer exatamente como funciona??
1) Pega o modelo que envio abaixo (é o modelo oficial da CRC). É só colocar em um arquivo Word e editar. Vc ou seu pai preenche tudo e imprime. Em freguesia vc coloca a cidade e em concellho o estado. Por exemplo: freguesia de Salvador, concelho da Bahia.
2) Seu pai vai a um cartório com a procuração pronta e assina a mesma presencialmente, o cartório coloca um selo de firma reconhecida por autenticidade. Ele precisa levar o RG.
3) Depois é só legalizar essa procuração no consulado de Portugal.
4) Tá pronta pra ser usada na CRC!
=========================================
P R O C U R A Ç Ã O
F (nome completo)__________________, no estado de (casado/solteiro/divorciado/viúvo)____________ natural da freguesia de ___________concelho de _____________, filho de _______________e de ________________, com residência habitual em___________, de nacionalidade___________ portador do passaporte (ou outro documento de identificação equivalente) n.º___________ emitido em (data de emissão) ____/____/_____, por (entidade emissora) ___________, constitui seu procurador o Senhor _____________________(nome completo do procurador), portador do bilhete de identidade (ou outro documento de identificação equivalente) n.º___________ emitido em (data de emissão) ___________, por (entidade emissora) ___________, com residência habitual em ___________, a quem confere poderes especiais para o registar como português, na Conservatória dos Registos Centrais, podendo para o efeito declarar, praticar e assinar tudo o que seja necessário ao indicado fim, nomeadamente a declaração para fins de inscrição de nascimento ou de atribuição da nacionalidade, podendo, se necessário, substabelecer os poderes que lhe forem conferidos.__________________________________________ Em (local) ___________aos (dia) ___________, de (mês) ___________de (ano)
vc já sabe os dados de registro de nascimento de seu avô português (é seu avô que é português, né? rss)? Número de assento, freguesia, conselho? Ou vc tem a certidão de nascimento dele? Foi ele que declarou o nascimento de seu pai?
Do Brasil, para economizar idas ao cartório e consulado, já providencie os demais documentos:
Pro pedido do seu pai:
- certidão de nascimento de inteiro teor de seu pai (precisa legalizar no Itamaraty e no consulado) - xerox autenticada do RG de seu pai (precisa legalizar no consulado depois) - a procuração (autenticada no cartório/legalizada no consulado)
Para o seu pedido:
- sua certidão de nascimento de inteiro teor (legalizada no Itamaraty e consulado)
==== E só mais uma pergunta pra confirmar: foi seu pai que declarou seu nascimento?
Oi Lara. Nossa, muito obrigada mesmo. Voce tem nao so ajudado muito a mim como a todos da comunidade. Obrigada mesmo. Ja peguei o modelo da procuracao e farei isso mesmo. O meu avo eh o portugues, foi declarante do nascimento de meu pai, assim como meu pai foi do meu. Por conta disso nao preciso averbar nenhum casamento..Ufa, trabalho a menos. Nao estou ainda com a certidao de meu avo, nao sei o numero de assento tambem, apenas tenho o nome dos meus bisavos completo e o local e data de nascimento de meu avo. Pedi atraves do portal do cidadao, pelo correio azul e diz que o pedido ainda esta em processamento, mas ainda fara uma semana, segunda. As nossas certidoes (minha e de meu pai) ja foi enviada para o itamaraty. Agora so tenho que esperar tudo voltar, mas vou dando noticias. Eh demorado para autenticar no consulado, sera?? Sou do SP.
A ultima vez que legalizei em SP levou apenas 1 semana, embora isso nao e uma regra pois eles sempre inventam alguam coisa pra justificar o atraso, mas acho que nao demora nao. Tbem tenho que fazer do meu filho proximo mes... espero que seja rapido tanto pra mim como pra voce.
Bom, entao so para informar os prazos. Pedi pelo portal do cidadao a certidao de meu avo no dia 16, ontem ja chegou em minha casa. Em compensacao a do meu pai para o itamaraty foi enviada no dia 22 e so recebida no dia 26. Ainda esta por la. Vamos aguardando, espero que nao demore! Obrigada pela ajuda.
Dei uma sumidinha mas estou aqui de volta. Estava no Brasil....muito bom. Bom, hoje chegou em minha casa a certidao d emeu pai legalizada pelo itamaraty. Agora o proximo passo sera enviar para o consulado em Sao Paulo e assim que autenticar tudo minha mae me enviara pelo correio e rumo a portugal. Ainda ha algumas duvidas, preciso do cpf de meu pai tambem ou apenas o rg basta?? Quanto preciso enviar para o consulado autenticar?? Lembrando que farei a do meu pai por procuracao.
de seu pai vc precisa apenas cópia xerox do RG (autenticada e legalizada). No site do consulado de SP tem uma tabelinha de precos, o valor depende da quantidade de docs que vc vai enviar. Vc ja poderia enviar os docs do seu pai e tb os seus, assim vc economiza tempo e dinheiro. Faz uma lista dos docs que vc já tem e a gente confere e confirma http://www.consuladoportugalsp.org.br/legs.htm
Oi Lara! Estava acompanhando o outro topico no qual voce narra o trajeto para obtencao da sua certidao, do bi e do passaporte. Nao esquece de nos contar passo-a-passo e os custos que teve. Logo mais eu estarei fazendo o mesmo! Olha, o meu pai foi autenticar a copia do RG dele, mas nao o quiseram fazer pois alegaram que o documento eh muito antigo e ele teria que fazer um novo. Fala serio, so coisinhas para atrasar o processo. Ele ligou para o consulado e disseram que ele podia fazer por meio da carteira de motorista, ja que servia como documento de identificacao, com foto e todos os dados. Pedi que ele ligasse novamente e perguntasse para outra pessoa, que disse que nao eh possivel, faz-se necessario o RG. Bom, ele ja providenciou o rg novo e agora sera enviado ao consulado de sao paulo para legalizacao: RG, Certidao de Nascimento e Procuracao Portuguesa (para que eu possa dar entrada em nome dele diretamente em portugal). Todos autenticados em cartorio. Tenho a certidao de nascimento de meu avo tambem. Agora, voltando legalizado do consulado, sera enviado aqui para Irlanda e entao eu embarco para Portugal para tirar a do meu pai. Entao eh isso que preciso, RG, Certidao de Nascimento e procuracao do meu pai, e a certidao de nascimento do meu avo portugues. Tudo certo???
soh isso mesmo, nao esquece de imprimir o formulario 1C colorido e levar com voce preenchido, sendo voce a procuradora do seu pai, voce assina na hora, na frente do funcionario da CRC.
no fim de semana eu vou colocar aqui sim o trajeto completo + custos da certidão+BI+passaporte!
que bom que seu pai conseguiu o RG novo rapidinho!
então, sobre os docs, é isso mesmo: cópia do RG do seu pai, certidão de nascimento de seu pai, procuração + a certidão de nascimento de seu avô portuga. Aproveita e já manda pro consulado sua certidão de nascimento de inteiro teor tb, assim sua família já te manda toda documentação completa!!
o formulário 1C é como a Cibele já adiantou, vc imprime e preenche em casa e deixa só pra assinar na CRC.
Bom, continuo esperando para receber os documentos aqui, por isso nao postei nenhuma atualizacao ainda. Tenho mais uma duvida...sei que nao preciso da copia autenticada de um documento meu, alem da certidao, porque irei pessoalmente e apresentarei o meu passaporte la. O que eu gostaria de saber eh em relacao ao meu irmao, tambem darei entrada na dele, apos sair o assento do meu pai. Acho que preciso da copia autenticada do rg dele, nao??
seu irmao vai sim precisar da copia do RG dele autenticada e legalizada no Consulado.
Se voce for dar entrada pra ele, ele tera apenas que preparar a documentaco como se fosse enviar pelo correio, que eles aceitam. Nao precisa de procuracao, mas pra isentar a procuracao eh necessario que o formulario 1C seja assinado presencialmente no cartorio e legalizado no Consulado.
Bom, obrigada pela ajuda. Apesar de todos os probleminhas no tramite das documentacoes finalmente recebi tudo que preciso. Terca-feira embarco rumo a Lisboa para dar entrada na atribuicao de meu pai, todos os documentos acima em maos. Agora eh sorte e torcer para que venha logo. A minha ultima duvida eh, terei que pagar os 175 la, como faco para pagar essa quantia, tendo em vista que irei pessoalmente e nao possuo cheque?? Posso dar em dinheiro ou usar cartao??hehehe
A transcricao de casamento deve ser feita na Av. Fontes Pereira de Melo, 7-13, eh um predio beeeem grande onde estao concentradas mais de 15 conservatorias.
Para a atribuicao de nacionalidade voce deve ir ao CNAI, que fica na Rua Alvaro Coutinho.
Agora, se voce quer dar entrada na sua nacionalidade, teria que fazer tudo na primeira conservatoria, eles aceitam pedido de nacionalidade, quem te informou que faz tudo junto ?
no Rio eh mais facil, acorda cedo que da pra fazer tudo no mesmo dia, primeiro vai no Itamaraty ( atendimento 10:30hs as 12:30hs ) e depois corre para o Consulado.
Comentários
SOU A MAIS NOVA PORTUGA DA COMUNIDADE!!!!!!!!!!!! VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
MEU PROCESSO JA FOI DESPACHADO!!!! Acabei de falar na CRC!
eu nao sei se grito, se pulo, se choro..... isso significa muito MUUUITO pra mim!!!!!! TO FELIZ DEMAISSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Demorou um 1 mes.... dei entrada dia 11 de dezembro! Tivemos Natal e Ano Novo no meio!!!
Eh isso!!! Vou comemorar agora, ligar pra todo mundo!!!! Que alegria!!!!!!!!!!!!!!!
OBRIGADA A TODOS AQUI!!!!!!!!!!!!!
Primeiro, parabens pela sua conquista.
Como seu pai deu entrada direto em portugal, eu gostaria de saber se precisou da presenca dele la em portugal para isso.
Eu tambem tenho a oportunidade de ir a portugal e acredito que dando entrada na atribuicao direto la sai mais rapido e gostaria de saber se eu posso ir pessoalmente dar entrada no do meu pai. Assim, depois que o dele sair eu vou novamente para dar entrada no meu.
Obrigada.
se eu fosse pedir pelo brasil, eu teria q esperar a transcrição do casamento e divorcio dela, isso demoraria ainda mais tres meses.
Beijinhos, e desculpe a aporrinhação, hehe
a transcricao de casamento eh necessaria qdo nao foi o portugues o declarante do nascimento. Voce disse que sua mae eh portuguesa, foi ela quem declarou seu nascimento ou seu pai ?
Se foi ela, pode sim fazer a sua atribuicao desde ja, se foi seu pai, primeiro tera que fazer a transcricao de casamento para depois fazer o seu pedido de atribuicao de nacionalidade. E eh necessario a transcricao de qualquer forma, tanto pra fazer pelo consulado quanto pessoalmente em Lisboa, eh uma exigencia da lei.
Se precisar fazer mesmo a transcricao, te passo a conservatoria que eu fiz a minha em Lisboa, foi rapido.
Acho que farei isso entao, para reduzir o tempo, nao eh mesmo??
Eh uma procuracao de plenos poderes normal??Tem que ser modelo portugues e ai autenticar no consulado??
Saberia me dizer exatamente como funciona??
Muito obrigada.
a procuração vc faz assim:
1) Pega o modelo que envio abaixo (é o modelo oficial da CRC). É só colocar em um arquivo Word e editar. Vc ou seu pai preenche tudo e imprime. Em freguesia vc coloca a cidade e em concellho o estado. Por exemplo: freguesia de Salvador, concelho da Bahia.
2) Seu pai vai a um cartório com a procuração pronta e assina a mesma presencialmente, o cartório coloca um selo de firma reconhecida por autenticidade. Ele precisa levar o RG.
3) Depois é só legalizar essa procuração no consulado de Portugal.
4) Tá pronta pra ser usada na CRC!
========================================
P R O C U R A Ç Ã O
F (nome completo)__________________, no estado de
(casado/solteiro/divorciado/viúvo)______
___________concelho de _____________, filho de _______________e de
________________, com residência habitual em___________, de
nacionalidade___________ portador do passaporte (ou outro documento de
identificação equivalente) n.º___________ emitido em (data de emissão)
____/____/_____, por (entidade emissora) ___________, constitui seu procurador
o Senhor _____________________(nome completo do procurador), portador do
bilhete de identidade (ou outro documento de identificação equivalente)
n.º___________ emitido em (data de emissão) ___________, por (entidade
emissora) ___________, com residência habitual em ___________, a quem
confere poderes especiais para o registar como português, na
Conservatória dos Registos Centrais, podendo para o efeito declarar, praticar e
assinar tudo o que seja necessário ao indicado fim, nomeadamente a declaração
para fins de inscrição de nascimento ou de atribuição da nacionalidade, podendo, se
necessário, substabelecer os poderes que lhe forem
conferidos._____________________________
Em (local) ___________aos (dia) ___________, de (mês) ___________de (ano)
vc já sabe os dados de registro de nascimento de seu avô português (é seu avô que é português, né? rss)? Número de assento, freguesia, conselho? Ou vc tem a certidão de nascimento dele? Foi ele que declarou o nascimento de seu pai?
Do Brasil, para economizar idas ao cartório e consulado, já providencie os demais documentos:
Pro pedido do seu pai:
- certidão de nascimento de inteiro teor de seu pai (precisa legalizar no Itamaraty e no consulado)
- xerox autenticada do RG de seu pai (precisa legalizar no consulado depois)
- a procuração (autenticada no cartório/legalizada no consulado)
Para o seu pedido:
- sua certidão de nascimento de inteiro teor (legalizada no Itamaraty e consulado)
====
E só mais uma pergunta pra confirmar: foi seu pai que declarou seu nascimento?
Nossa, muito obrigada mesmo. Voce tem nao so ajudado muito a mim como a todos da comunidade.
Obrigada mesmo.
Ja peguei o modelo da procuracao e farei isso mesmo.
O meu avo eh o portugues, foi declarante do nascimento de meu pai, assim como meu pai foi do meu. Por conta disso nao preciso averbar nenhum casamento..Ufa, trabalho a menos.
Nao estou ainda com a certidao de meu avo, nao sei o numero de assento tambem, apenas tenho o nome dos meus bisavos completo e o local e data de nascimento de meu avo. Pedi atraves do portal do cidadao, pelo correio azul e diz que o pedido ainda esta em processamento, mas ainda fara uma semana, segunda.
As nossas certidoes (minha e de meu pai) ja foi enviada para o itamaraty. Agora so tenho que esperar tudo voltar, mas vou dando noticias.
Eh demorado para autenticar no consulado, sera?? Sou do SP.
Muito obrigada.
A ultima vez que legalizei em SP levou apenas 1 semana, embora isso nao e uma regra pois eles sempre inventam alguam coisa pra justificar o atraso, mas acho que nao demora nao.
Tbem tenho que fazer do meu filho proximo mes... espero que seja rapido tanto pra mim como pra voce.
Nos de noticias....
vc já está no caminho certo!!
no consulado de SP o prazo é esse mesmo, 1 semana / 5 dias úteis!
O Filipe Portuga? I dont believe. Vai comer bacalhau com a gente. KKKKKKK
Pedi pelo portal do cidadao a certidao de meu avo no dia 16, ontem ja chegou em minha casa.
Em compensacao a do meu pai para o itamaraty foi enviada no dia 22 e so recebida no dia 26. Ainda esta por la.
Vamos aguardando, espero que nao demore!
Obrigada pela ajuda.
a procuracao acima eh para pedido de atribuicao nao para casamento, a procuracao pra casamento esta no topico do Serginho sobre duvidas e respostas.
A transcricao de casamento soh pode ser feita atraves do Consulado ou pessoalmente em Lisboa, nao pode ser feita pelo correio !
Bom, hoje chegou em minha casa a certidao d emeu pai legalizada pelo itamaraty.
Agora o proximo passo sera enviar para o consulado em Sao Paulo e assim que autenticar tudo minha mae me enviara pelo correio e rumo a portugal.
Ainda ha algumas duvidas, preciso do cpf de meu pai tambem ou apenas o rg basta?? Quanto preciso enviar para o consulado autenticar?? Lembrando que farei a do meu pai por procuracao.
Obrigada.
de seu pai vc precisa apenas cópia xerox do RG (autenticada e legalizada).
No site do consulado de SP tem uma tabelinha de precos, o valor depende da quantidade de docs que vc vai enviar. Vc ja poderia enviar os docs do seu pai e tb os seus, assim vc economiza tempo e dinheiro. Faz uma lista dos docs que vc já tem e a gente confere e confirma
http://www.consuladoportugalsp.org.br/le
Oi Lara! Estava acompanhando o outro topico no qual voce narra o trajeto para obtencao da sua certidao, do bi e do passaporte. Nao esquece de nos contar passo-a-passo e os custos que teve. Logo mais eu estarei fazendo o mesmo!
Olha, o meu pai foi autenticar a copia do RG dele, mas nao o quiseram fazer pois alegaram que o documento eh muito antigo e ele teria que fazer um novo.
Fala serio, so coisinhas para atrasar o processo.
Ele ligou para o consulado e disseram que ele podia fazer por meio da carteira de motorista, ja que servia como documento de identificacao, com foto e todos os dados. Pedi que ele ligasse novamente e perguntasse para outra pessoa, que disse que nao eh possivel, faz-se necessario o RG.
Bom, ele ja providenciou o rg novo e agora sera enviado ao consulado de sao paulo para legalizacao: RG, Certidao de Nascimento e Procuracao Portuguesa (para que eu possa dar entrada em nome dele diretamente em portugal). Todos autenticados em cartorio.
Tenho a certidao de nascimento de meu avo tambem.
Agora, voltando legalizado do consulado, sera enviado aqui para Irlanda e entao eu embarco para Portugal para tirar a do meu pai.
Entao eh isso que preciso, RG, Certidao de Nascimento e procuracao do meu pai, e a certidao de nascimento do meu avo portugues. Tudo certo???
Obrigada!
soh isso mesmo, nao esquece de imprimir o formulario 1C colorido e levar com voce preenchido, sendo voce a procuradora do seu pai, voce assina na hora, na frente do funcionario da CRC.
no fim de semana eu vou colocar aqui sim o trajeto completo + custos da certidão+BI+passaporte!
que bom que seu pai conseguiu o RG novo rapidinho!
então, sobre os docs, é isso mesmo: cópia do RG do seu pai, certidão de nascimento de seu pai, procuração + a certidão de nascimento de seu avô portuga. Aproveita e já manda pro consulado sua certidão de nascimento de inteiro teor tb, assim sua família já te manda toda documentação completa!!
o formulário 1C é como a Cibele já adiantou, vc imprime e preenche em casa e deixa só pra assinar na CRC.
Tenho mais uma duvida...sei que nao preciso da copia autenticada de um documento meu, alem da certidao, porque irei pessoalmente e apresentarei o meu passaporte la.
O que eu gostaria de saber eh em relacao ao meu irmao, tambem darei entrada na dele, apos sair o assento do meu pai. Acho que preciso da copia autenticada do rg dele, nao??
Obrigada.
seu irmao vai sim precisar da copia do RG dele autenticada e legalizada no Consulado.
Se voce for dar entrada pra ele, ele tera apenas que preparar a documentaco como se fosse enviar pelo correio, que eles aceitam. Nao precisa de procuracao, mas pra isentar a procuracao eh necessario que o formulario 1C seja assinado presencialmente no cartorio e legalizado no Consulado.
Bom, obrigada pela ajuda.
Apesar de todos os probleminhas no tramite das documentacoes finalmente recebi tudo que preciso.
Terca-feira embarco rumo a Lisboa para dar entrada na atribuicao de meu pai, todos os documentos acima em maos. Agora eh sorte e torcer para que venha logo.
A minha ultima duvida eh, terei que pagar os 175 la, como faco para pagar essa quantia, tendo em vista que irei pessoalmente e nao possuo cheque?? Posso dar em dinheiro ou usar cartao??hehehe
Obrigada
sao dois lugares diferentes.
A transcricao de casamento deve ser feita na Av. Fontes Pereira de Melo, 7-13, eh um predio beeeem grande onde estao concentradas mais de 15 conservatorias.
Para a atribuicao de nacionalidade voce deve ir ao CNAI, que fica na Rua Alvaro Coutinho.
Agora, se voce quer dar entrada na sua nacionalidade, teria que fazer tudo na primeira conservatoria, eles aceitam pedido de nacionalidade, quem te informou que faz tudo junto ?
no Rio eh mais facil, acorda cedo que da pra fazer tudo no mesmo dia, primeiro vai no Itamaraty ( atendimento 10:30hs as 12:30hs ) e depois corre para o Consulado.
E ainda da tempo de ir ao correio. Ufa !