pessoalmente em Lisboa - atribuição
oi gente, talvez alguns de vcs se lembrem de mim de alguns meses atrás, continuo num perrengue danado, correndo contra o tempo na busca da minha nacionalidade! No momento a situação é a seguinte: tô aguardando sair a atribuição do meu pai, tô torcendo pra que saia até o fim deste mês (novembro). Daí vêm minhas perguntinhas, rs...
1) Eu terei a oportunidade de ir a Lisboa, então pretendo aproveitar e dar entrada direto no CNAI (é lá mesmo, né? Rua Álvaro Coutinho, 14?) pessoalmente, ao invés de mandar pelo correio. A dúvida é: a partir do dia que eu sou souber que o processo do meu pai foi assinado pelo conservador, quando eu posso dar entrada no meu pedido, isto é, preciso aguardar quanto tempo pra pegar a certidão de nascimento do meu pai? Posso pegar a certidão dele pessoalmente em Lisboa, preciso de algum documento especial pra isso? Ou devo aguardar a certidão dele ser enviada pela conservatória ao final do processo dele? (Todos os dias estão contando pra mim.... ô desespero, rs)
2) Eu dando entrada pessoalmente no meu processo de atribuição, pagando a taxa de 175 euros e assinando meu formulário lá na frente do funcionário e tendo os demais documentos conferidos, já pego depois disso o número do meu processo? Ou tenho que esperar alguns dias?
se alguém já tiver passado por isso e puder me dar uma luz, ficarei super grata!! boa sorte pra todos nós!!
1) Eu terei a oportunidade de ir a Lisboa, então pretendo aproveitar e dar entrada direto no CNAI (é lá mesmo, né? Rua Álvaro Coutinho, 14?) pessoalmente, ao invés de mandar pelo correio. A dúvida é: a partir do dia que eu sou souber que o processo do meu pai foi assinado pelo conservador, quando eu posso dar entrada no meu pedido, isto é, preciso aguardar quanto tempo pra pegar a certidão de nascimento do meu pai? Posso pegar a certidão dele pessoalmente em Lisboa, preciso de algum documento especial pra isso? Ou devo aguardar a certidão dele ser enviada pela conservatória ao final do processo dele? (Todos os dias estão contando pra mim.... ô desespero, rs)
2) Eu dando entrada pessoalmente no meu processo de atribuição, pagando a taxa de 175 euros e assinando meu formulário lá na frente do funcionário e tendo os demais documentos conferidos, já pego depois disso o número do meu processo? Ou tenho que esperar alguns dias?
se alguém já tiver passado por isso e puder me dar uma luz, ficarei super grata!! boa sorte pra todos nós!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Lara, eu não sei o endereço onde vc deve ir pessoalmente, mas em relação ao seu pai, assim que vc ja souber que saiu a cidadania dele, vc pede o numero e o ano de acento, e coloca no seu requerimento e não precisa esperar chegar a certidão dele.
Tambem não sei se te dão o numero do pro cesso na hora, mas alguem ira te responder sobre isso, com certeza.
e demora pra sair o número do assento? acho que eu tinha lido em algum lugar aqui um comentário sobre isso, mas não achei mais...
Obrigado pela informação!!! a propósito, a cidadania do meu pai sairá essa semana eu tô sentindo isso no ar.
abraços
Nao se turbe vosso coracao. Vc pode ir a Pt ate hoje, a decisao de um conservador e rapida e indolor. De repente ja ate decidiram. Assim que sair leva uns 5 dias uteis para lavrarem a certidao do Papi e te informarem o numero de assento dele. O CNAI fica realmente na Alvaro Coutinho, vc entra na fila la fora da triagem e diz pro funcionario de quer pedir cidadania, ele te da um numero e vc espera num saguao cheio de africanos, kkkkkkkkkk...Kd os brazucas, hauahauah...Mas a maioria esmagadora la nao estao pedindo nacionalidade, sao outros assuntos burocraticos.
Nao esqueca de averbar o casamento de seus Pais na certidao dele. Isso adianta as analises. Caso tenha como fazer prova do casamento na sua certidao nao esquenta, pode dar entrada, mas tem que constar o casamento deles e seu Pai como o declarante de seu nascimento. Quando for la vai em Belem (e perto)e come Pasteizinhos, senao vc nao vc nao sera uma autentica portuguesa, kkkkkkkkk
Maestro, é realmente necessário averbar o casamento do meus pais na certidão do meu pai antes de entrar com meu processo? Isso levaria mais tempo, né? Eu teria que fazer isso antes de entrar com o meu processo, não? Ele está sim como declarante do meu nascimento na minha certidão de nascimento de inteiro teor. Antes eu tinha ouvido o comentário que o casamento dos meus pais só precisaria ser transcrito em Portugal se ele (meu pai) quisesse tirar BI/Passaporte, o que poderia ser feito independente do meu processo...
Alguém aqui fez por atribuição sem trascrever o casamento dos pais (sendo o cidadão português o declarante do nascimento)??
gente, valeu mais uma vez pela força! e dá-lhe pasteizinhos!! rssss
Como foi seu pai que declarou seu nascimento, não precisa averbar o casamento, para vc dar entrada na sua atribuição.
beleza, obrigada! uma tarefa a menos!!!!
Tem alguem apagando meus scraps, um monte. Nao sei como, mas vou saber.
Lara, como Sandre falou e eu tb tinha citado, se na sua certidao de nascimento constar o casamento de seus pais e ainda seu pai como declarante, isso ja e prova. Foi isso que expliquei. Mas nao estou vendo meu scrap para confirmar
tô vendo seu scrap ainda sim, rsss tá tudo certo!! vou fazer assim mesmo, sem averbar o casamento de meus pais.
Ih. Foi Mal.....acho que tem virus em orkut, kkkkkkkkkk
Meu pai já é Portuga!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que felicidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Acabei de ligar em Lisboa (9:01 lá, rssss) e o processo do meu pai foi despachado agora só falta sair o número do assento!!!!!!!!
Nossa, é muita felicidade!!! Já tenho tudo que preciso pro meu processo e daqui uns dias já vou entrar com a minha atribuição!!!!!!
muito obrigada a todos que me ajudaram até aqui!!!
Parabénsssssssssssssssss e deixa escrito aqui o tempo que levou para sair a do seu pai.
Beijos
O processo do meu pai levou exato dois meses, deu entrada em 19 de setembro. E hj, 19 de novembro, recebi a notícia do despacho. Mas isso pq houve um atraso de praticamente um mês no meio da história.
O processo dele correu direto em Lisboa, o problema é que ele teve uma advogada como procuradora em Portugal. Eu sei, não precisava, mas foi assim que acabou sendo feito, e ela falhou, ela disse que não precisava da cópia do RG dele legalizada, no fim, claro, precisava... um mês depois de o processo ter dado entrada (17 de outubro), ele chegou na mesa de despacho com o RG sem legalização e a gente foi notificado e teve que providenciar isso, com o vai e vem da notificação, legalização em SP e correio, levou umas semanas a mais, mas a cópia legalizada chegou na CRC na sexta passada e hj eu liguei e o processo já tinha sido despachado (deve ter sido assinado ontem ou segunda), ou seja, foi super rápido e poderia ter sido ainda mais rápido não fosse esse probleminha com o RG... mas enfim, o que importa é que depois de muita ansiedade e angústia eu finalmente tive uma boa notícia hj!!
como nota de rodapé: realmente, sempre que possível EVITEM ADVOGADOS!!!
O meu processo agora eu vou fazer tudo em Lisboa tb, mas sozinha. To indo pra lá semana que vem! Todas as dicas de vcs são importantes, essa comunidade é de ouro!! valeuuuuuuuuu!
Voce vai dar entrada lá em Lisboa pessoalmente?
Se for, depois me diz se tem alguma dica, e se sai mais rapido, porque ai mando minha filha ir la pra dar entrada no dela, depois que sair o meu,ok?
Sim, vou dar entrada pessoalmente! Eu tenho dias de férias sobrando e meu chefe disse que eu preciso gastar até o fim do ano, então vou aproveitar e ficar alguns dias em Lisboa, assim já resolvo tudo por lá mesmo, rss.
E pode deixar, vou registrar aqui depois todo o meu passo-a-passo e espero que saia o mais rápido possível!! No meu caso, todos os dias que eu conseguir economizar no processo são importantes.
A senhora do setor de atribuição me falou pra ligar lá com freqüência pra saber quando vai sair o número de assento. Ela falou que esse setor em que são lavrados os assentos de nascimento não tem telefone aberto ao público, mas assim que o número sai, o setor de atribuição é informado, então eles poderão confirmar pra mim o número e com essa informação eu já to pegando um vôo pra santa terrinha em seguida!! \o/
Parabens... logo voce estara postando aqui como portuguesa.
nao se iluda com o despacho, ainda pode levar um mes pra sair, eu dei entrada no meu processo dia 10/07, no dia 25/07 foi deferido e no dia 29/08 foi feito o registro. Alem do que, depois que sair a sua atribuicao voce tera que fazer a transcricao de casamento dos seus pais para dar entrada na sua nacionalidade.
Ja tenho cidadania portuguesa e o meu processo comecou com a transcricao de casamento dos meus bisavos, que eram portugueses, sei bem o que sao esses processos, fiz tudo em Portugal, e nao existe dar entrada na nacionalidade se o casamento dos seus nao for averbado.
Inclusive qdo estive no CNAI dando entrada na minha nacionalidade, a funcionaria ainda brincou com meu filho " Ah, vc vai ter que esperar mais um pouquinho pra ser portugues, tem que transcrever o casamento ainda ".
Antes de viajar, e melhor voce se informar corretamente pra nao perder tempo.
Boa sorte !
No seu caso, vc precisa transcrever seu casamento, pois não foi vc que declarou o nascimento do seu filho, provavelmente foi seu marido, então para seu filho receber a nacionalidade através de vc, é necessário transcrever o seu casamento. Isso está correto.
Com relação a demora pra sair o número do assento, bom, eu vou continuar postando aqui e então veremos quando tempo vai demorar, segundo a funcionária do setor de atribuição não deve demorar mais do que duas semanas e ela mesma disse pra eu ligar quase todos os dias agora pq pode sair a qq momento e provavelmente será em menos de 15 dias, segundo ela. E com o número do assento do meu pai já posso dar entrada no meu processo.
E ao contrário do que vc disse, acredito que quando sair minha atribuição e o número do meu assento, já terei minha certidão de nascimento portuguesa e logo em seguida já poderei tirar o BI e o passaporte, com urgência em poucos dias. Portanto estará concluído o meu processo de "nacionalidade".
portuguesa, com certeza!
e uma gde novidade nao transcrever o casamento, to feliz que esta facil nessas condicoes ( o declarante sendo o portugues ).
Qto ao BI, eu tirei o meu no mesmo dia em Lisboa, precisa apresentar certidao de nascimento emitida para fins de emissao de BI e documento de identificacao.
O passaporte voce so pode pedir apos emissao do BI, sai no mesmo dia se pagar taxa de urgencia.
Finalmente saiu o numero de assento de nascimento do meu pai!! Ja posso voar pra Lisboa! Saiu na sexta-feira dia 5 de dezembro. Ontem foi feriado, liguei hj e ja estava prontinho! (O processo de atribuicao dele foi aprovado em 18 de novembro)
Vou pesquisar voos agora!!! ebaaaaaa!! rss
volto no sabado a noite.
Se alguem ai quiser me encontrar pra uma ginjinha ali na praca de sao domingos eh so mandar um scrap, rssss.
Boa viagem e boa sorteeeeeeeeeeee.
oi gente! to aqui em Lisboa, ontem ja dei entrada na minha atribuicao, ja tenho o numero do processo!! agora eh so mesmo aguardar!
apesar de ontem eu estar um pouquinho ansiosa, foi tudo suuuper tranquilo la no CNAI. Cheguei as 9.30 e sai pouco antes das 11, nem senti o tempo passar, achei muito bom o atendimento. Na triagem, o tiozinho apesar de simpatico nao sabia muito, ele insistiu que o casamento dos meus pais precisaria ter sido transcrito, eu insisti que nao e meus docs subiram e foram conferidos por uma conservadora ali na mesma hora e ficou confirmado que pro meu pedido de atribuicao realmente nao era necessario fazer a trancricao pois meu pai declarou meu nascimento. Depois fui pro andar de cima pra assinar o formulario e pagar. Foi tudo bem tranquilo e deu pra ver como funciona a conservatoria por dentro, como eles montam os processos, etc...
agora eh torcer pra sair rapido!!!
quando eu sai ja estava bem mais cheio de gente, entao recomendo ir bem cedo...
se alguem precisar de dicas, eh so perguntar!!
hehehehe
hehehe pois eh Allan... algumas coisas foram engracadas, por exemplo, depois de eu assinar o formulario a tiazinha juntou tudo e perfurou *ai* a minha certidao de nascimento, que ja estava toda marcada com lapis, hehe... a gente guarda os documentos em pastinhas de ouro e chega la o pessoal ja vai metendo furos e rabiscos... normal... rsss
eles tem computadores, mas muita coisa ainda eh na base do papelzinho e caneta... mas de modo geral eles sao bem organizados.
Lá na CRC é assim, mesmo, tem dias que não conseguimos que els atendam, em outros atendem rapido, é normal demorar a atender.
Ano passado foi assim e me disseram que e devido a proximidade do final de ano, ou seja, nessas semanas o numero de funcionarios fica restrito e eles atendem menos o telefone e trabalham mais nos processos. Acho melhor eles se aterem aos processos do que atendimento de telefone.