Possuo cidadania por atribuição e quero estender-las para minhas filhas. Como faço?

Bom dia.
Acabei de receber email da CRC Lisboa que meu pedido de cidadania por atribuição foi deferido. (sou brasileira com avô português).
Como faço para iniciar o processo de obtenção de cidadania para minhas filhas? Ou, onde consigo achar este tipo de informação no site do consulado?

Obrigada

Comentários

  • @Alessandra...
    Já transcreveu seu Casamento...?
  • @Alessandra...

    Se tiver um tempinho...E achar conveniente...
    Poderia por favor informar as datas de referência de seu processo no tópico abaixo...Isso é de grande importância para termos uma referência quanto ao andamento dos processos *em tempo real" por aqui...

    Todos que tem processos semelhantes ao seu com certeza vão agradecer sua preciosa colaboração...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/209426/#Comment_209426
  • Obrigada, Nilton.
    Já transcrevi meu casamento sim :)
  • editado November 2019
    @Alessandra...

    Com casamento já transcrito...Pode dar início aos processos de suas filhas. ..

    Se forem menores 》》 TONDELA...

    Se forem maiores 》》 ACP

    Como são processos que não dependem um da conclusão do outro...
    Você pode enviá -los em uma mesma remessa para a Conservatória escolhida...

    ***Processo de cada filha em um envelope individual identificado...

    -------ATRIBUIÇÃO DE MENOR ------
    NOMENOMENOMENOMENOME

    Cada Atribuição deve ter sua documentação em separado...
    DOCUMENTOS NÃO PODEM SER COMPARTILHADOS ENTRE OS PROCESSOS DAS FILHAS...
  • Última pergunta, Nilton:
    Eu preciso fazer alguma alteração aqui no Consulado do Brasil?
    No email que recebi da CRC Lisboa entendi que a averbação já foi feita mas no site do consulado diz que eu tenho 6 meses para fazer isso. Como devo proceder?
    Muito obrigada
  • Veja @Alessandra...Acho difícil você ter tido concluída sua Transcrição de Casamento tendo em vista que você informou acima...:

    "...Acabei de receber email da CRC Lisboa que meu pedido de cidadania por atribuição foi deferido. (sou brasileira com avô português)..."

    Os passos do Registo Civil em Portugal seguem exatamente como os Registros Civis aqui do Brasil...:
    Se você não entrou com o requerimento de Transcrição...Não tem como seu casamento já ter sido registrado em Portugal...
    ***O fato de seu Casamento estar averbado em sua Certidão de Nascimento IT NÃO significa que eles procederão á Transcrição desse Casamento nos Registos Portugueses automaticamente...

    Para isso deve entrar com um requerimento específico para esse fim...Juntar a documentação necessária e pagar os $ 120,00 euros de Emolumentos...

    Recomendo que você LEIA COM ATENÇÃO os links que te passei para se inteirar de como as coisas são feitas...Sob o risco de acabar perdendo Tempo e Dinheiro fazendo da forma errada...

    TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS ESTÃO DISPONÍVEIS AQUI NO FÓRUM...!!!

    Como no Brasil...Em Portugal as etapas...UMA DE CADA VEZ...São...

    # 1 Você "NASCE" em Portugal...(Processo de Atribuição concluído ***DEPOIS DA CRIAÇÃO/EMISSÃO DO ASSENTO DE NASCIMENTO PORTUGUÊS...

    # 2 Você "CASA" em Portugal...(Processo de Transcrição do seu Casamento em Portugal ***SÓ PODE SER INICIADO DEPOIS QUE VOCÊ "NASCEU" EM PORTUGAL...***NÃO ANTES***...

    # 3 Você pode iniciar os processos de atribuição de suas filhas desse casamento já transcrito...

    Mais uma coisa...
    É altamente recomendado aqui no Fórum que você tenha "EM MÃOS" seu Assento de Nascimento Português antes de dar sequência aos demais processos...Isso por que não é incomum esses Assentos serem gerados com alguma divergência...

    Se você ainda não tem seu Assento de Nascimento...Pode conseguir um pelo civilonline.pt...(Pagando $ 10,00 euritos...Algo como R$ 50,00...)...

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/
  • Eu já tenho o assento de casamento. Fiz a transcrição do mesmo quando fui emitir o meu cartão-cidadão com meu nome de casada, mesmo tendo a cidadania por aquisição.
    Agora que a tenho por atribuição, eu quero estende-la às minhas filhas.
  • Fiz o processo de transcrição de casamento no consulado de SP.
    Solicitei a transcrição dia 19.10.17 e recebi carta confirmando a conclusão da transcrição em 21.12.17
  • @Alessandra Melchert, para saber se já foi averbado no seu assento de nascimento a alteração do tipo de concessão da nacionalidade solicite uma nova certidão de nascimento http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Pelo que as pessoas que já tiveram esse mesmo tipo de processo concluído comentaram, na certidão terá uma nova averbação na segunda página, dizendo que foi atribuída a nacionalidade portuguesa nos termos.... Pelo que já li nos comentários do fórum não tem que fazer nada no consulado.

    Depois de uma lida em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao que explica como proceder e a documentação necessária para o processo de suas filhas.
    Como você não mencionou se suas filhas são maiores de idade ou não veja em qual caso se encaixa.


  • Obrigada, Daniel.
    Esta é a confusão que fiz, porque no site do consulado em SP há a informação de que após concluído o processo de atribuição, eu precisaria inscrever meu nascimento dentro de 6 meses. E olhando as mensagens aqui, eu também entendi que eu não necessitava de fazer isso.

    Olha só o que esta escrito no site:

    Efetuada a instrução, e concluindo o conservador que se encontram preenchidos os demais requisitos, a Conservatória dos Registos Centrais notificará o interessado para proceder à inscrição do nascimento, no prazo de seis meses. Se o requerente não o fizer dentro deste prazo, o processo será cancelado.

    Enfim, fiquei com medo de cancelarem tudo.

  • Então @Alessandra...Está tudo certo para iniciar os processos das filhas...
    São menores de idade...?



  • São sim, Nilton.
  • @Alessandra...Deve providenciar os seguintes documentos...:

    # 1 Seu Assento de Nascimento e **Assento de Casamento...(Cópias simples)...
    **Se no seu Assento de Nascimento Português já constar a Averbação do seu Casamento...Manda somente cópia simples do NASCIMENTO...
    # 2 Certidão de Nascimento da filha...(Via obtida por processo Reprográfico com Apostila de Haia)...
    # 3 Cópias Autenticadas dos RGs de ambos os Pais...
    # 4 Requerimento da Nacionalidade Portuguesa para Menor de Idade com Assinatura de ambos os Pais reconhecida por AUTENTICIDADE
    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46

    IMPORTANTE...:
    Pode remeter processos de suas filhas em um único envio...(Recomendo usar DHL)...Porém...Deve colocar TODOS os documentos que compõe o processo de cada filha dentro de um envelope identificado com o nome dela...(Como já mencionei acima)...

    O envelope com documentos para instruir o processo de cada filha deve conter...:

    Um par de RGs...(Um seu e um de seu Marido)...
    Uma cópia de seu Assento de Nascimento (com Casamento)...
    + a Certidão de Nascimento da filha + O respectivo Requerimento...
  • @Alessandra, complementando as precisas instruções do @Nilton Hessel, sugiro que mande os processos das menores para Tondela, que dá prioridade para esses casos!
  • Muito obrigada, pessoal!!!
    Vocês são ótimos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.