Pagamento consta como não realizado

Prezados, bom dia!

Ontem, após 3 meses aguardando, recebi de volta toda a documentação do processo de atribuição de cidadania de minha mãe. O motivo alegado é que até o presente momento ainda não consta o pagamento. Só que realizei o pagamento por cartão, e tenho o e-mail deles confirmando o recebimento do pagamento. Inclusive no formulário 1-C mencionei o número do vale postal que foi gerado, descrito no e-mail de confirmação.

Por favor, alguém me ajude! Como devo proceder?

Comentários

  • @Joyce, você não utilizou o formulário que recebeu por e-mail após o pagamento? No cabeçalho constam as informações de pagamento e é esse formulário que as conservatórias exigem para comprovação de pagamento.
    "Inclusive no formulário 1-C mencionei o número do vale postal que foi gerado" não existe vale postal gerado para pagamento por cartão, são formas de pagamento distintas.
  • Boa tarde Daniel!

    Escrevi errado, quis dizer que mencionei o número do pagamento no formulário. E não, não utilizei o formulário enviado anexo. Quando realizei o pagamento via cartão, eu estava nos Correios para despachar todos os documentos, inclusive um formulário 1-C que já estava preenchido e autenticado.

    Mas enfim, agora que já aconteceu todo esse desencontro, como devo proceder?
  • @Joyce, vai ter que imprimir o formulário que recebeu por e-mail em uma folha, frente e verso, juntar ao restante da documentação e enviar novamente. O comprovante de pagamento é esse formulário que você recebeu por e-mail e tem as informações do pagamento no cabeçalho.

  • @Daniel, só mais uma pergunta, os documentos são da minha mãe, e os dados do pagamento no formulário são meus. Isso da algum desencontro pra eles? Ou tudo bem?
  • @Joyce, no cabeçalho do formulário vem escrito os dados do pagamento portanto sempre vem escrito os dados do titular do cartão, mesmo que você tenha indicado o nome do titular do processo no campo do formulário da plataforma de pagamento do IRN. Não tem problema algum.
    Esse formulário você pode mandar em branco junto com o outro que já está com firma reconhecida.
  • @Joyce..os dados o titular do cartão pode ser seu, mas o nome do requerente no formulário 1C tem q ser da sua mãe. O está acontecendo é a conservatória entendeu q o requerente é vc mas vc enviou o formulario 1C com o nome da sua mãe. Vai ter q te refazer tudo e pedir a devolução do pgto.Envie um email para rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt e explique o problema.
  • @vladpen , o meu processo foi encaminhado pra acp e no formulario 1c nas informações de pagamento constava o nome do meu pai , o meu nome eu coloquei escrito no campo requerente e o processo foi aceito inclusive no siti de acompanhamento consta meu nome como requerente .
  • @luan exatamente é o correto...mas pelo q entendi a @Joyce inverteu os dados.
  • @Daniel e @Vlad,

    O que aconteceu foi o seguinte, o requerente do formulário 1-C é a minha mãe, e todos os documentos são dela. Quando eu estava nos Correios para despachar todos os documentos, pensei em ali mesmo realizar o pagamento da taxa por cartão, pois seria mais fácil do que um vale-postal, e só mencionei no formulário 1-C o número do pagamento gerado.

    A minha questão agora é, eu pego o formulário 1-C que veio junto ao pagamento, e anexo com o formulário já com firma reconhecida? Ou imprimo este formulário 1-C preencho e reconheço firma (lembrando que a requerente é minha mãe, eu só paguei com meu cartão)? Ou faço todo o processo novamente como o Vlad mencionou?

    Já vou fazer tudo isso amanhã, então por favor, me orientem para eu não ter outro problema.

    Obrigada!
  • @Joyce, diversas pessoas já enviaram o formulário em branco apenas para comprovação do pagamento e foi aceito sem problema. No formulário que você recebeu deve constar o seu nome no cabeçalho, junto com as informações do pagamento, mas é assim mesmo que vem, apesar de você preencher na plataforma de pagamentos o campo do "nome do requerente caso seja diferente do titular do cartão" esse nome não aparece no cabeçalho, apenas os dados do titular do cartão aparecem.
    Até o momento não teve ninguém relatando ter o processo devolvido por enviar dois formulários 1C, um preenchido e assinado, com firma reconhecida por autenticidade do requerente e o recebido por e-mail, impresso frente e verso e deixado em branco apenas para comprovação do pagamento.
  • @Daniel,

    No formulário 1-C enviado por e-mail consta no cabeçalho:

    Pagamento Visa/MasterCard número xxxxx
    Nome do requerente: Joyce
    E-mail do requerente: meu e-mail
  • @Joyce, sim, é exatamente assim que vem. Os dados do titular do cartão.
  • @Daniel,

    Muito obrigada pela orientação.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.