Dúvida sobre Transcrição
Boa tarde,
Tenho uma dúvida sobre a Transcrição q não consegui tirar nem no consulado.
Fiz minha nacionalidade e transcrição de casamento em 2015, posterior fiz a dos meus filhos e esperei meu sogro fazer a dele para minha esposa puxar a nacionalidade por ele.
Quando saiu a dela veio sem a averbação de casamento no assento, hj pedi um certidão pelo civilonline e continuou sem averbação ( mesmo eu anotando no campo obs o assento de casamento).
Como vou pedir o CC e o passaporte para ela fcou a dúvida sobre a certidão de nascimento se averbação com a mudança do nome dela.
Pois no pedido de CC e passaporte pede q esteja autalizado o nome. Será q terei de fazer outra transcrição?
Tenho uma dúvida sobre a Transcrição q não consegui tirar nem no consulado.
Fiz minha nacionalidade e transcrição de casamento em 2015, posterior fiz a dos meus filhos e esperei meu sogro fazer a dele para minha esposa puxar a nacionalidade por ele.
Quando saiu a dela veio sem a averbação de casamento no assento, hj pedi um certidão pelo civilonline e continuou sem averbação ( mesmo eu anotando no campo obs o assento de casamento).
Como vou pedir o CC e o passaporte para ela fcou a dúvida sobre a certidão de nascimento se averbação com a mudança do nome dela.
Pois no pedido de CC e passaporte pede q esteja autalizado o nome. Será q terei de fazer outra transcrição?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Já enviei o pedido de retificação, vcs tem um tempo estimado de resposta para esse tipo de pedido?
E já fiz o cadastro no outro site, pois depois da minha familia toda (7 pessoas) agora vou ajudar meus primos e uma tia a tirar a nacionalidade
Mesmo sem resposta agendei um pedido de CC e Passaporte no consulado em SP em NOV/19 com data para ir ao consulado levar os documentos em FEV/20 (SEM URGENCIA), apos 25 dias liberaram para segunda visita, ja agendei para mês de JUN/20.
Hj pesquisei uma certidao (OUT/19) da minha esposa no CIVILONLINE e já consta o nome de casada na introdução (1* pág) e o número de indetificação (CC), mas a certidao ainda não consta a averbação do casamento.
Provalvemente terei q resolver isso por lá.
Obrigado pela ajuda.
"mas a certidao ainda não consta a averbação do casamento", como sempre informamos no fórum a certidão representa a situação no momento em que foi emitida, a certidão NÃO ATUALIZA, só solicitando uma nova certidão para ser emitida uma nova que, essa sim, deverá ter o casamento averbado (situação do registo atual).
Obrigado pela resposta
MInha avó casou pela segunda vez ( atual) mas minha mae é proveniente do primeiro casamento, devo transcrever apenas o primeiro casamento dela, o atual ou ambos? Ao casar pela segunda vez ela incluiu o nome Silva do atual casamento, caso eu tenha que transcrever apenas o primeiro casamento isso pode dar algum problema?
Obrigado
Voce só precisa transcrever o casamento até o evento que quer atribuir, no caso o primeiro casamento.
Importa a situação (e nome) de sua avó no momento do nascimento de sua mãe.
Ter se casado novamente e mudado de nome posteriormente não afeta nada. Somente se tiver filhos vivos do segundo casamento a serem atribuídos também.
Por enquanto sua avó "acaba de nascer" em Portugal, e está portanto solteira.
Importa que ao transcrever o primeiro casamento, o nome no assento dela será o nome que passou a usar no primeiro casamento, e que confere com a certidão de sua mãe (que será atribuída em seguida). OK. sei que não mudou, mas tem que fazer, porque a maternidade e paternidade da sua mãe são "presumidos pelo casamento" no nascimento.
Isso não afeta sua mãe nem você, mas... vai aí a complementação da informação pra seus tios e sobrinhos, se houverem.
(se existirem, vão dizer: oh, você conseguiu? eu também quero, faz pra mim?) LOL
Se a avó tiver filhos vivos do segundo casamento, e esses filhos (ou netos) dela quiserem ser atribuídos também, a avó terá que transcrever o segundo casamento também. Nesse caso ela tem que dissolver o primeiro casamento.
Se ficou viúva, por simples averbação de óbito do esposo. Pode fazer a averbação do óbito e a transcrição do segundo casamento juntos, no mesmo processo.
Se for por por divórcio, tem que fazer homologação judicial do divórcio em PT (através de advogados). É caro e demorado.
Bom dia, meu assento Portugues saiu e gostaria de dar entrada no da minha filha, todavia gostaria de saber se tenho que fazer a transcrição de casamento primeiro ou se ela pode dar entrada no processo dela de atribuição e ela preencher o requerimento da transcrição do meu casamento junto com o processo dela?
@LULOUREIRO
Seu processo saiu por atribuição? (como filha ou neta)?
Sim, terá que fazer a transcrição. Se sua filha for menor de 18 anos, pode fazer juntos por Tondela a transcrição e nacionalidade da filha. Tondela tem prioridade para menores e sai em 6 semanas tipicamente. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/217767/#Comment_217767"
Se sua filha for maior de 18, terá que fazer separadamente a transcrição primeiro. Nesse caso se recomenda fazer por Ponta Delgada. Quando sair a transcrição, então inicie o processo de nacionalidade da filha pela ACP.
"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento"
@gandalf minha filha é maior de idade, vou dar entrada então na transcrição por Ponta Delgada.
Obrigada pela ajuda
Luciana
Olá. Estou pensando em fazer transcrição de casamento pelo consulado do RJ. No caso os cônjuges já são falecidos, será que teria algum problema em fazer o processo de neto com a transcrição do casamento sem averbar o óbito?
Ola, eu consegui finalizar o processo de atribuição do meu avô em março de 2019 com a ajuda desse forum, e agora vou iniciar o da minha mãe, mas pelo que eu entendi preciso fazer a transcrição dos meus avós. Minha duvida é eu realmente tenho que fazer a transcrição para dar entrada do processo da minha mãe, pois não localizo a certidão de nascimento da minha vó brasileira em nenhum lugar (ela nasceu em uma cidade bem pequena em PE). Outra duvida, caso seja necessária a transcrição: posso enviar os 2 processos juntos?
Obrigado por nos ajudarem.
@mejury , quem foi o declarante na certidão de nascimento de sua mãe?
Se foi seu avô ( agora português) e sua mãe tinha menos de 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento dele se mandar o processo de atribuição de sua mãe para o Arquivo Central do Porto - ACP.
Boa tarde, minha mãe é Portuguesa e ela é a declarante na minha certidão de nascimento. Ela já tem o cartão cidadão e passaporte português, porem ainda não transcreveu os casamentos (ela casou 2 x no Brasil).
Já li que fazendo pelo Arquivo Central do Porto - ACP não é necessário a transcrição do casamento, isso ainda é possível ? Em Lisboa eu também consigo fazer em algum lugar tipo o ACP ? Outra duvida, alguém já tentou fazer pelo consulado de São Paulo, sem transcrever o casamento?
Obrigado.
@niltonaam vc é filho do primeiro ou segundo casamento.? A transcrição de casamento é obrigatória em qualquer conservatória quando a mulher é a portuguesa.
@niltonaam
"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/221696/#Comment_221696"
@Vlad Pen Sou filho do segundo casamento Vlad. Quando eu nasci, minha mãe estava divorciada, ela só se casou de fato (no papel) com o meu pai depois de muitos anos morando junto.
Achei que a lei servisse para a mãe portuguesa também. Como ela foi casada 2 vezes, queria evitar esse longo processo de casamento, depois divorcio e casamento novamente rs.
@niltonaam se vc é filho do segundo casamento, sua mãe tem q transcrever o primeiro casamento em Portugal , homologar o divórcio tb em Portugal através de um advogado e depois transcrever o segundo casamento.Só depois disso vc poderá pedir sua nacionalidade.
@niltonaam
Nesse caso particular, como seus pais não eram casados na data de seu nascimento, não há transcrição a ser feita (pra você).
Estou lhe mandando uma mensagem privada.
@Vlad Pen muito obrigado pelas respostas.
Olá. Onde posso procurar para confirmar se já foi feito por outro descendente, a transcrição de casamento e óbito de meus avós portugueses, casados aqui no Rio de Janeiro. Desde já, muito obrigada.