Certidões: Cópia Integral ou Inteiro Teor?
Tenho dúvida em relação as certidões.
Todas tem q ser de Inteiro Teor, ou algumas podem ser Cópia Integral?
O motivo da pergunta é o prazo q as certidões levam p/ serem feitas (pelo menos aqui em Niterói/RJ).
Cópia Integral: sai na mesma hora.
Inteiro Teor: demora d 3 à 5 dias.
Aguardo respsta.
Abraço!
Todas tem q ser de Inteiro Teor, ou algumas podem ser Cópia Integral?
O motivo da pergunta é o prazo q as certidões levam p/ serem feitas (pelo menos aqui em Niterói/RJ).
Cópia Integral: sai na mesma hora.
Inteiro Teor: demora d 3 à 5 dias.
Aguardo respsta.
Abraço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
existem dois tipos de certidão de nascimento no Brasil: breve relato e inteiro teor.
Em Portugal essas certidões são chamadas de certidão narrativa e certidão de cópia integral, respectivamente.
Farei o pedido por atribuição para a minha mãe primeiramente,
para em seguida fazer a minha.
Irei enviar os documentos para o meu irmão que está na Suiça.
Farei o pedido pela mina avó, ela casou com meu avô aqui no Brasil e
tb ambos estão falecidos.
Quais as certidões terei q mandar para ele??
Obrigado....
se voce tem receio da naturalizacao do seu avo, e pensa em fazer pelo lado da sua avo, voce tera que comecar com a transcricao do casamento dos seus avos, se seu irmao esta na Suica, imagino que ele eh quem vai levar os documentos em Portugal, eh isso ?
Se for assim, voce vai precisar :
1. CERTIDAO DE NASCIMENTO DO SEU AVO
2. CERTIDAO DE NASCIMENTO DA SUA AVO
3. CERTIDAO DE CASAMENTO LEGALIZADA NO CONSULADO.
4. PROCURACAO DA SUA MAE PARA O SEU IRMAO. PROCURACAO TEM QUE SER FEITA NO CARTORIO E LEGALIZADA NO CONSULADO.
Somente esses documentos, a taxa eh de 100 euros.
Se precisar de informacao aonde dar entrada em Lisboa, nos podemos te indicar.
Se vc vai fazer a atribuição de sua mãe primeiro, então porque vai fazer a sua pela sua avó? Faça tudo por atribuição, primeiro sua mãe e depois vc, e para vc ter certeza sobre a naturalização brasileira do seu avô, peça uma certidão dele pelo protal do cidadão e verá se consta alguma coisa, é mais facil por atribuição e mais rapido tambem, dai nem precisa averbar casamento nenhum
qdo a da minha mãe ficar pronta, aí sim eu darei entrada para pedir a minha, mas será através da minha mãe... atribuição msm.
Blz?
----------------------------------------
Mais algumas dúvidas, dessas certidões citadas acima, quais eu tenho q averbar ou fazer a transcrição... e onde devo fazer?
Se possível, colocar o nome da Certidão e o q fazer ao lado.
Agradeço mto à vcs pela força!
Renato, para vc fazer a da sua mãe, se for atraves do seu avô, não vai precisar averbar nada, pede no portal do cidadão uma certidão narrativa dele,para ver se não consta a naturalizção brasileira dele, porque se não constar ,fica mais facil fazer a dela, pode ser que não conste nada, ai vai ser um processo a menos.
Te sugiro que primeiro vc pessa a certidão de seu avô, antes de querer fazer por sua avó.
Mais os docs abaixo, voce ja pode ir providenciando:
- CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR DE SUA MÃE, COM FIRMA RECONHECIDA DE QUEM EMITIR, LEGALIZADA NO ITAMARATY E LEGALIZADA NO CONSULADO PORTUGUES;
- XEROX AUTENTICADA DO RG DE SUA MÃE, LEGALIZADA NO CONSULADO PORTUGUES,
- REQUERIMENTO MODELO 1C PREENCHIDO E ASSINADO SOMENTE NA PRESENÇA DO FUNCIONARIO DO CONSULADO PORTUGUES PARTA QUE ELE AUTENTIQUE A ASSINATURA DELA.
Vai providenciando esses docs e pessa a certidão narrativa de seu avô,é bem provavel que não conste nada sobre a naturalizção dele, depois nos fale, que te daremos os passos seguintes.
Ahhhhhhhhhh, conte de que cidade é a sua avó, para dar as dicas do Itamaraty e do consulado.
eu voltei uns topicos atras e vi que seus pais nao foram casados oficialmente e que foi seu pai o declarante do seu nascimento.
Voce tem provas que sua mae te reconheceu na menoridade ?
eu ia falar a mesma coisa que a Sandra, eh provavel que seu avo nao tenha renunciado a nacionalidade portuguesa e tenha portanto as duas nacionalidades (o que nao eh nenhum problema para brasileiros e portugueses). Se vc pedir a certidao dele em Portugal, vai ver se tem qq averbacao sobre isso. Se nao tiver nada, manda bala a partir de seu avo, pois eh muito mais facil do que pelo lado de sua avo.
E veja tb o que a Cibele falou sobre sua mae ter te reconhecido na menoridade, isso eh para quando chegar a sua vez de fazer a atribuicao.
Boa sorte!
é isso msm... meus pais não foram casados oficialmente.
Quais os documentos q eu posso usar para comprovar q minha mãe me reconheceu qdo eu ainda era menor?
Obrigado.
-----------------------------------
Sandra...
Meu Avô é da freguesia de Queirã, concelho de Vouzela.
Minha Avó é da freguesia de Espinho, concelho de Braga.
Obrigado pela força!
Bjs
pra comprovar o reconhecimento na menoridade vai precisar de qualquer documento que ela tenha assinado, o que voce tiver: certidao de batismo, carteirinha de vacina, carteira da escola, matricula escolar ...
Perguntei à minha mãe, sobre algum comprovante deste tipo, e ela me disse q tem o registro d batismo.
--------------------------
Continuando a minha peleja...
Amanhã devo pegar as seguintes certidões:
- Casamento dos meus avós;
- Nascimento da minha mãe;
Ambas Certidões de Inteiro Teor.
Valeu pessoal!!!
Se vc vai fazer a da sua mãe por atribuição e foi seu av~^o que fez o registro dela, então não precisa de certidão de casamneto dels, porque não vai precisar averbar nada, basta fornecer o numero e ano de assento de seu avô e o nome da freguesia, concelho e conservatoria de onde ele foi registrado.
o assento de nascimento eh o que diz registo numero XXX do ano de XXXX. Eh o 179.
Obrigado!
------------------------------
Fiz o pedido ontem pelo site do consulado.
Agora tenho q esperar.
Alguém sabe qto tempo leva + ou -, até eles entrarem em contato e eu pegar a certidão?
Obrigado!
eles nao entram em contato, se a certidao esta no lugar que voce indicou, eles enviam direto pra voce, normalmemte leva de 15 a 20 dias pra chegar.
Eu preenchi o formulário e enviei, não me cobraram nada.
Eu fiz pelo site do consulado do RJ, na parte "Certidões on line".
Era lá msm, ou teria q ser feito pelo "Portal do Cidadão"?
nao sei te dizer sobre pedir certidoes atraves do consulado, pelo portal do cidadao aparece o valor a ser cobrado e pode ser pago com cartao de credito.
A certidao tem mais de 100 anos?
tô perguntando isso, pq me disseram q isso era pago, e não houve, até agora, qualquer tipo d cobrança.
Obrigado Cibele e Lara.
eh melhor entao ligar pro consulado e ver se eles receberam o pedido e perguntar como vc faz pra pagar.
Se vc quiser fazer por conta propria, pode entao pedir pelo Portal do Cidadao mesmo, eles mandam rapido pra sua casa.
Obrigado!
parece que o prazo eh mais ou menos umas 2 semanas. Vc pode optar pelo Correio Azul (o Sedex português) e tb dá pra ver online quando a certidão foi enviada. A certidão custa 16,50 euros (com correio simples incluido, correio azul é extra)
e aproveitando o embalo, concordo: consulados devem ser utilizados só para aquilo realmente não dá pra fazer sem eles, ou seja, basicamente apenas a legalização de documentos brasileiros.
Para algumas pessoas que precisam transcrever casamentos tb às vezes só sobra a opção de fazer pelo consulado, então não tem jeito, rsss.
Obrigafo + uma vez!
Hj eu fui ao Itamaraty legalizar a certidão de nascimento da inteito teor da minha mãe.
No site do consulado pede uma cópia da carteira d identidade, autenticada em cartório.
É necessário q essa cópia autenticada, seja legalizada no Itamaraty tb?
Estou perguntando pq, pelo q eu sei, qualquer documentação para ter validade no exterior (Portugal), tem q ser legalizada no Itamaraty.
Lembrando q enviarei a documentação para o meu irmão está na suiça e dará entrada diretamente em portugal.
Mais uma dúvida galera! rsrsrsss...
Valeu!
Somente a certidão de nascimento é que precisa ser legalizada no Itamaraty, a xerox do Rg somente autenticada no cartorio e depois todos os doc devem ser legalizados no consulado portugues.
Obrigado.
Valeu!!!