Certidões: Cópia Integral ou Inteiro Teor?

Tenho dúvida em relação as certidões.

Todas tem q ser de Inteiro Teor, ou algumas podem ser Cópia Integral?

O motivo da pergunta é o prazo q as certidões levam p/ serem feitas (pelo menos aqui em Niterói/RJ).

Cópia Integral: sai na mesma hora.

Inteiro Teor: demora d 3 à 5 dias.

Aguardo respsta.
Abraço!
«1

Comentários

• para processos de nacionalidade, as certidões de nascimento brasileiras tem sempre que ser de INTEIRO TEOR.

existem dois tipos de certidão de nascimento no Brasil: breve relato e inteiro teor.

Em Portugal essas certidões são chamadas de certidão narrativa e certidão de cópia integral, respectivamente.
  • Lara, obrigado por ter respondido.

Farei o pedido por atribuição para a minha mãe primeiramente,
    para em seguida fazer a minha.
    Irei enviar os documentos para o meu irmão que está na Suiça.
    Farei o pedido pela mina avó, ela casou com meu avô aqui no Brasil e
    tb ambos estão falecidos.

Quais as certidões terei q mandar para ele??

Obrigado....
  • Renato, ambos seus avós eram portugueses ou só sua avó? Quem declarou o nascimento de sua mãe? Seus avós eram casados? perguntas iniciais.... rsss
  • Renato,

se voce tem receio da naturalizacao do seu avo, e pensa em fazer pelo lado da sua avo, voce tera que comecar com a transcricao do casamento dos seus avos, se seu irmao esta na Suica, imagino que ele eh quem vai levar os documentos em Portugal, eh isso ?

Se for assim, voce vai precisar :

1. CERTIDAO DE NASCIMENTO DO SEU AVO
    2. CERTIDAO DE NASCIMENTO DA SUA AVO
    3. CERTIDAO DE CASAMENTO LEGALIZADA NO CONSULADO.
    4. PROCURACAO DA SUA MAE PARA O SEU IRMAO. PROCURACAO TEM QUE SER FEITA NO CARTORIO E LEGALIZADA NO CONSULADO.

Somente esses documentos, a taxa eh de 100 euros.

Se precisar de informacao aonde dar entrada em Lisboa, nos podemos te indicar.
  • Renato

Se vc vai fazer a atribuição de sua mãe primeiro, então porque vai fazer a sua pela sua avó? Faça tudo por atribuição, primeiro sua mãe e depois vc, e para vc ter certeza sobre a naturalização brasileira do seu avô, peça uma certidão dele pelo protal do cidadão e verá se consta alguma coisa, é mais facil por atribuição e mais rapido tambem, dai nem precisa averbar casamento nenhum
  • Sandra...
    qdo a da minha mãe ficar pronta, aí sim eu darei entrada para pedir a minha, mas será através da minha mãe... atribuição msm.
    Blz?
    ----------------------------------------------------------------

Mais algumas dúvidas, dessas certidões citadas acima, quais eu tenho q averbar ou fazer a transcrição... e onde devo fazer?

Se possível, colocar o nome da Certidão e o q fazer ao lado.

Agradeço mto à vcs pela força!
  • Renato

Renato, para vc fazer a da sua mãe, se for atraves do seu avô, não vai precisar averbar nada, pede no portal do cidadão uma certidão narrativa dele,para ver se não consta a naturalizção brasileira dele, porque se não constar ,fica mais facil fazer a dela, pode ser que não conste nada, ai vai ser um processo a menos.
    Te sugiro que primeiro vc pessa a certidão de seu avô, antes de querer fazer por sua avó.
    Mais os docs abaixo, voce ja pode ir providenciando:
    - CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR DE SUA MÃE, COM FIRMA RECONHECIDA DE QUEM EMITIR, LEGALIZADA NO ITAMARATY E LEGALIZADA NO CONSULADO PORTUGUES;
    - XEROX AUTENTICADA DO RG DE SUA MÃE, LEGALIZADA NO CONSULADO PORTUGUES,
    - REQUERIMENTO MODELO 1C PREENCHIDO E ASSINADO SOMENTE NA PRESENÇA DO FUNCIONARIO DO CONSULADO PORTUGUES PARTA QUE ELE AUTENTIQUE A ASSINATURA DELA.

Vai providenciando esses docs e pessa a certidão narrativa de seu avô,é bem provavel que não conste nada sobre a naturalizção dele, depois nos fale, que te daremos os passos seguintes.
    Ahhhhhhhhhh, conte de que cidade é a sua avó, para dar as dicas do Itamaraty e do consulado.
  • Renato,

eu voltei uns topicos atras e vi que seus pais nao foram casados oficialmente e que foi seu pai o declarante do seu nascimento.

Voce tem provas que sua mae te reconheceu na menoridade ?
  • Renato

eu ia falar a mesma coisa que a Sandra, eh provavel que seu avo nao tenha renunciado a nacionalidade portuguesa e tenha portanto as duas nacionalidades (o que nao eh nenhum problema para brasileiros e portugueses). Se vc pedir a certidao dele em Portugal, vai ver se tem qq averbacao sobre isso. Se nao tiver nada, manda bala a partir de seu avo, pois eh muito mais facil do que pelo lado de sua avo.

E veja tb o que a Cibele falou sobre sua mae ter te reconhecido na menoridade, isso eh para quando chegar a sua vez de fazer a atribuicao.

Boa sorte!
  • Cibele e Lara...

é isso msm... meus pais não foram casados oficialmente.

Quais os documentos q eu posso usar para comprovar q minha mãe me reconheceu qdo eu ainda era menor?

Obrigado.
    -----------------------------------

Sandra...

Meu Avô é da freguesia de Queirã, concelho de Vouzela.
    Minha Avó é da freguesia de Espinho, concelho de Braga.

Obrigado pela força!
    Bjs
  • Renato,

pra comprovar o reconhecimento na menoridade vai precisar de qualquer documento que ela tenha assinado, o que voce tiver: certidao de batismo, carteirinha de vacina, carteira da escola, matricula escolar ...
  • Cibele...

Perguntei à minha mãe, sobre algum comprovante deste tipo, e ela me disse q tem o registro d batismo.
    --------------------------

Continuando a minha peleja...

Amanhã devo pegar as seguintes certidões:

- Casamento dos meus avós;
    - Nascimento da minha mãe;

Ambas Certidões de Inteiro Teor.

Valeu pessoal!!!
  • Renato

Se vc vai fazer a da sua mãe por atribuição e foi seu av~^o que fez o registro dela, então não precisa de certidão de casamneto dels, porque não vai precisar averbar nada, basta fornecer o numero e ano de assento de seu avô e o nome da freguesia, concelho e conservatoria de onde ele foi registrado.
  • o certo eh sempre comecar com as certidoes de nascimento dos portugueses (ou levantar os dados corretos do registo). Quando estiver tudo certo, dai parte pras certidoes brasileiras, pra nao pegar certidoes desnecessaria. A questao eh que ja sugerimos pro Renato fazer pelo avo dele (que se naturalizou brasileiro), o melhor seria primeiro ele pegar a certidao do avo, vai precisar de qq jeito (mesmo que faca pela avo) e assim ele ja ve se tem naturalizacao averbada ou nao.
  • Renato,

o assento de nascimento eh o que diz registo numero XXX do ano de XXXX. Eh o 179.
  • Cibele...
    Obrigado!
    ------------------------------

Fiz o pedido ontem pelo site do consulado.
    Agora tenho q esperar.
    Alguém sabe qto tempo leva + ou -, até eles entrarem em contato e eu pegar a certidão?

Obrigado!
  • Renato,

eles nao entram em contato, se a certidao esta no lugar que voce indicou, eles enviam direto pra voce, normalmemte leva de 15 a 20 dias pra chegar.
  • De q forma isso é cobrado?

Eu preenchi o formulário e enviei, não me cobraram nada.

Eu fiz pelo site do consulado do RJ, na parte "Certidões on line".
    Era lá msm, ou teria q ser feito pelo "Portal do Cidadão"?
  • Renato,

nao sei te dizer sobre pedir certidoes atraves do consulado, pelo portal do cidadao aparece o valor a ser cobrado e pode ser pago com cartao de credito.
  • Renato

A certidao tem mais de 100 anos?
  • não... meu avô nasceu em 1922.
    ------------------------------------------
    tô perguntando isso, pq me disseram q isso era pago, e não houve, até agora, qualquer tipo d cobrança.

Obrigado Cibele e Lara.
  • Renato

eh melhor entao ligar pro consulado e ver se eles receberam o pedido e perguntar como vc faz pra pagar.

Se vc quiser fazer por conta propria, pode entao pedir pelo Portal do Cidadao mesmo, eles mandam rapido pra sua casa.
  • Pelo "Portal do Cidadão" demora qto tempo, é mais rápido do que pelo consulado?

Obrigado!
  • Pelo Portal do Cidadao leva de 15 a 20 dias. Acho melhor pedir direto no portal do que pelo Consulado, ja que o consulado eh um intermediario.
  • Renato

parece que o prazo eh mais ou menos umas 2 semanas. Vc pode optar pelo Correio Azul (o Sedex português) e tb dá pra ver online quando a certidão foi enviada. A certidão custa 16,50 euros (com correio simples incluido, correio azul é extra)
  • respondi junto com a Cibele!

e aproveitando o embalo, concordo: consulados devem ser utilizados só para aquilo realmente não dá pra fazer sem eles, ou seja, basicamente apenas a legalização de documentos brasileiros.

Para algumas pessoas que precisam transcrever casamentos tb às vezes só sobra a opção de fazer pelo consulado, então não tem jeito, rsss.
  • Cibele e Lara....
    Obrigafo + uma vez!
    --------------------------------------------

Hj eu fui ao Itamaraty legalizar a certidão de nascimento da inteito teor da minha mãe.

No site do consulado pede uma cópia da carteira d identidade, autenticada em cartório.

É necessário q essa cópia autenticada, seja legalizada no Itamaraty tb?

Estou perguntando pq, pelo q eu sei, qualquer documentação para ter validade no exterior (Portugal), tem q ser legalizada no Itamaraty.
    Lembrando q enviarei a documentação para o meu irmão está na suiça e dará entrada diretamente em portugal.

Mais uma dúvida galera! rsrsrsss...
    Valeu!
  • Renato Resende

Somente a certidão de nascimento é que precisa ser legalizada no Itamaraty, a xerox do Rg somente autenticada no cartorio e depois todos os doc devem ser legalizados no consulado portugues.
  • Valeu Sandra!!!

Obrigado.
  • No "Portal do Cidadão" qual o tipo da Certidão... "Fins diversos" ou "Luso-Brasileiro"??

Valeu!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.