Documentos necessarios para ACP
Ola pessoal, irei dar entrada no processo da minha mae que e filha de portugues e o portugues e declarante e solteiro. Ja estou com a certidao de nascimento dele, gostaria de saber quais sao os documentos que pedem na acp, e como e o processo de legalizar o formulario que nao entendi, so pode ser no consulado?? Alguem pode me ajudar??
Esta discussão está fechada.
Comentários
Os documentos são:
Assento do português (não importa se nasceu em Portugal ou é atribuído);
Certidão de nascimento do requerente por CÓPIA REPROGRÁFICA do livro, apostilada;
Cópia autenticada do documento de identidade (RG ou CNH) do requerente, apostilada;
Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, com assinatura reconhecida POR AUTENTICIDADE;
Pagamento, por Vale Postal - NÃO USAR EURO EXPORTAÇÃO, usar o que tem maior valor! Ou por cartão de crédito (neste caso, Portugal manda, por email, um formulário 1C com recibo de pagamento.
Colocar em envelope e mandar para o ACP, preferencialmente por DHL (é mais caro que os Correios, que vivem em greve, DHL é muito mais rápido e tem um seguro de mil reais)
"Legalizar o Formulário é reconhecer a firma, em qualquer cartório, POR AUTENTICIDADE.
Você não precisa fazer nada no Consulado, a não ser que resida no exterior, apenas para autenticar a assinatura!!
Nova etapa, agora faremos a Atribuicao do meu esposo.
Duvida: a Certidao de nascimento era de Inteiro Teor apostilada, agora vi outro moderador falar em Reprografica.
Qual é a correta????
Fiz ano passado mas pelo jeito sempre ha alguma mudança.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest