Dar entrada no processo em Portugal

Boa noite,
Estarei em Portugal no próximo mês para visitar a família.
Vou aproveitar a oportunidade e dar entrada no processo de cidadania lá na concervatória de Monção.
Já estou com a certidão de inteiro teor com cópia reprografa .
Será necessário autêntica e apostilar os demais documentos e formulário?
Com os melhores cumprimentos!!

Comentários

  • @Adolfo essa conservatória é desconhecida do fórum.
  • Pen,obrigado pela atenção!!
    Está conservatória e onde se encontra o acento do meu Pai e onde Ele mora no norte de Portugal.
    Minha dúvida e se eu preciso autenticar minha identidade e se devo levar o formulário preenchido e autenticado.
    Em contato com o
    crcpcom.moncao@dgrn.mj.pt, fui informado:
    Boa tarde

    Informo que poderá comparecer no Consulado mais próximo ou se estiver em Portugal deverá dirigir-se a qualquer Conservatória e vir acompanhado de uma certidão do seu nascimento devidamente apostilhada e documento de identificação.

    Com os melhores cumprimentos

    A Ajudante, Maria de Lurdes Rodrigues

    Com os melhores cumprimentos
    Adolfo Caldas.
  • @Adolfo Caldas, aqui no fórum não recomendamos dar entrada em processos por conservatórias que não temos informações pois, muitas vezes, essas conservatórias não tem poder de decisão para processos de nacionalidade e apenas encaminham para Lisboa, o que é a pior coisa que pode acontecer, por lá os processos demoram de um ano a um ano e meio.

    Se você for dar entrada pessoalmente o formulário você assina na própria conservatória e eles mesmo providenciam a cópia do documento de identidade.
    O que aconselhamos aqui é que o processo seja enviado ao Arquivo Central do Porto, por lá os processos estão demorando cerca de quatro meses. E não recomendamos ir pessoalmente pois, como advogados tem preferência no atendimento, você vai ter que madrugar na porta da conservatória e vai perder a manhã toda, possivelmente parte da tarde também, aguardando para ser atendido.

    A documentação necessária caso opte por enviar para lá
    - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
    - Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade
    - Cópia do assento de nascimento de seu pai ou, apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C caso esteja informatizado
    - Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail

    Formulário 1C e instruções de preenchimento
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Para pagamento com cartão de crédito
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    ENDEREÇOS
    Para o vale postal:
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal

    Para o envio dos documentos:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal

  • Daniel Henriques
    Muito obrigado!
    Quero deixar aqui meus sinceros cumprimentos pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.