Dar entrada no processo em Portugal
Adolfo Caldas
Member
Boa noite,
Estarei em Portugal no próximo mês para visitar a família.
Vou aproveitar a oportunidade e dar entrada no processo de cidadania lá na concervatória de Monção.
Já estou com a certidão de inteiro teor com cópia reprografa .
Será necessário autêntica e apostilar os demais documentos e formulário?
Com os melhores cumprimentos!!
Estarei em Portugal no próximo mês para visitar a família.
Vou aproveitar a oportunidade e dar entrada no processo de cidadania lá na concervatória de Monção.
Já estou com a certidão de inteiro teor com cópia reprografa .
Será necessário autêntica e apostilar os demais documentos e formulário?
Com os melhores cumprimentos!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Está conservatória e onde se encontra o acento do meu Pai e onde Ele mora no norte de Portugal.
Minha dúvida e se eu preciso autenticar minha identidade e se devo levar o formulário preenchido e autenticado.
Em contato com o
crcpcom.moncao@dgrn.mj.pt, fui informado:
Boa tarde
Informo que poderá comparecer no Consulado mais próximo ou se estiver em Portugal deverá dirigir-se a qualquer Conservatória e vir acompanhado de uma certidão do seu nascimento devidamente apostilhada e documento de identificação.
Com os melhores cumprimentos
A Ajudante, Maria de Lurdes Rodrigues
Com os melhores cumprimentos
Adolfo Caldas.
Se você for dar entrada pessoalmente o formulário você assina na própria conservatória e eles mesmo providenciam a cópia do documento de identidade.
O que aconselhamos aqui é que o processo seja enviado ao Arquivo Central do Porto, por lá os processos estão demorando cerca de quatro meses. E não recomendamos ir pessoalmente pois, como advogados tem preferência no atendimento, você vai ter que madrugar na porta da conservatória e vai perder a manhã toda, possivelmente parte da tarde também, aguardando para ser atendido.
A documentação necessária caso opte por enviar para lá
- Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
- Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
- Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade
- Cópia do assento de nascimento de seu pai ou, apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C caso esteja informatizado
- Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail
Formulário 1C e instruções de preenchimento
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Para pagamento com cartão de crédito
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
ENDEREÇOS
Para o vale postal:
IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Portugal
Para o envio dos documentos:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Portugal
Muito obrigado!
Quero deixar aqui meus sinceros cumprimentos pela ajuda!