Transcrição Casamento e Óbito - Consulado SP

2»

Comentários

  • @Nilton Hessel. temo que, por conta das fraudes recentes, vão pedir apostilamento de tudo e olhar os documentos com atenção triplicada!!!
  • editado December 2019
    Infelizmente isso pode mesmo acontecer @Liane Alegria...(Ou já estar acontecendo)...

    Não seria a primeira vez...!!!

    Na época que fiz meu processo ninguém tinha sequer ouvido falar sobre Certidão Reprográfica...
    Essa configuração de Certidão passou a ser exigida justamente por conta das fraudes detectadas nas vias digitadas...
    : (
  • @Nilton, é triste e revoltante!! O justo pagar pelo pecador. Enfim, quem faz tudo certo só terá um pouco mais de trabalho e despesas. fazer o que?
  • @Chris Brito te enviei inbox!
  • Pessoal , bom dia.
    Uma dúvida.
    Estou preenchendo o formulário para imprimir , apostilar e tudo mais.
    Estou fazendo casamento + óbito dos meus bisavós.
    No final do formulário , quando é as duas coisas juntas, aparece assim:
    (OBS: estou colocando minha bisavó (se tornou portuguesa ano passado como primeira opção, e meu bisavô- brasileiro - como cônjuge)
    NO final do formulário aparece uma caixa pra marcar e ao lado a frase: SE PRETENDE TAMBÉM INFORMAR O ÓBITO DO CÔNJUGE, ai é pra clicar nessa caixinha e preencher tudo em baixo com as informações do óbito do meu bisavô.
    Ai que está... Preenchi tudo , cliquei em enviar o formulário para emitir boleto e imprimir tudo.
    Mas quando emitiu , ele simplesmente apaga todas as informações que eu preenchi do óbito do meu bisavô.
    Porque isso? Alguém sabe me explicar?

    Postei no grupo do facebook e uma menina disse que em 214 isso aconteceu com ela , ela preencheu a mão o que não saiu na impressão, apostilou , e mandou. Eles aceitaram porque parecia ser um erro no site.

    Alguém pode me ajudar?
    Obrigada.
  • Pessoal,

    Para transcrição de casamento, o mais rápido ainda está em Santos?
    Vi depoimentos aqui que demoraram 3 dias úteis, é isso mesmo?

    Obrigado
  • @Pedro não sabemos se Santos aceita processos de requerentes de outro estado.
  • MirandaSilvaMirandaSilva Member
    editado August 2020


  • @Pedro Vasconcellos estou com a mesma dúvida que você.

    De qualquer forma gostaria de aproveitar para tirar uma dúvida.

    Alguém já fez, ou sabe se tem algum problema, em fazer a transcrição do casamento+óbito do natural português enviando por correio para o Consulado de São Paulo e, após sua conclusão, fazer o processo de atribuição de nacionalidade enviando via correios para ACP ?


    Pergunto isso pois como a transcrição é um processo prévio e mais barato do que a atribuição, caso haja problema com nomes entre certidões ou outras inconsistências na transcrição, seria talvez mais ágil de ser resolvido do que se esta etapa fosse feita em Portugal, dado que pelo menos para transcrição o Consulado aceita receber o processo pelos correios.


    Muito agradecido por qualquer dica ou esclarecimento.


    PS: Fiz essa pergunta em outra discussão, mas acho que este fórum seria o mais adequado

  • @vitorvqm

    Seu raciocínio está certo, em parte.

    Fazendo a transcrição antes, você fica sabendo mais rapidamente se aprovaram ou não com as divergências, e fixam o nome.

    Fazer pelo consulado no entanto, não facilita as coisas. São mais documentos, e geralmente mais exigentes com divergências. Na verdade em geral fica até mais difícil, se agarrar por algum motivo. Ou resolve pessoalmente, ou não tem muito jeito. Provavelmente teria que encerrar o processo e recomeçar. E aí perdeu o dinheiro da taxa.

    Eu penso que teria mais chances de fazer a transcrição diretamente na conservatória. Tondela seria uma boa opção nesse caso, apesar de demorar um pouco mais. Ponta Delgada costuma ser bastante estrita com divergências.

    Um requerimento simples pedindo uma retificação administrativa, com os documentos que você tem não seria difícil, mas deixe pra fazer somente se houver exigência.

    Se preferir tentar mandar no consulado pelo DHL/correio/SEDEX, me parece que em Santos recebem. Verifique aqui o tópico e endereço. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos/p1" “https://consuladoportugalsp.org.br/permanencias-consulares/"

  • @vitorvqm

    Me ocorreu lendo novamente esse primeiro post do tópico, que você pode fazer uma consulta informal à conservatória se os documentos necessários estão corretos, e se essa aparente divergência teria que ser justificada com um requerimento. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p1"

    Não estou indicando que você faça a retificação, mas a parte em que ele diz que consultou antes.

  • Bom dia @gandalf ,

    MUITO obrigado pelas dicas.

    Não sabia que a Conservatória de Tondela poderia ter mais flexibilidade do que o próprio consulado.

    Eu estava pensando em economizar com eventuais novas remessas de documentos internacionais, mas pelo que você disse, isso seria o de menos, eu poderia até arriscar ter que pagar a emissão de todos os documentos e inclusive a taxa de transcrição, o que é muito mais caro.

    Por acaso você saberia indicar se existe um tópico aqui do fórum que fala das experiências com a Conservatória de Tondela?

    Tenho me esforçado para ler o que já debateram antes de postar novas perguntas, mas confesso que o volume de texto é bastante grande.

    Muito agradecido mais uma vez!

  • Muito obrigado, mais uma vez, @Leticialele

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.