Lista de documentos necessários para atribuição de pai para filho

2»

Comentários

• @lucasmalafaia,
    A certidão de nascimento de sua mãe tem que ser reprográfica (é uma xerox do livro de registro) apostilada. Se essa tiver partes ilegíveis mande a inteiro teor digitada também, essa não precisa ser apostilada.
    Quanto a CNH te respondi na outra pergunta que, dependendo da conservatória é aceito a CNH sim, sem problema.
    Alguns conservadores do ACP estão exigindo a certidão de casamento inteiro teor apostilada para comprovação da mudança de nome pelo casamento, se for fazer o processo por lá melhor enviar para evitar exigência futura e atraso no processo. Outras conservatórias apenas exigem que o casamento e alteração no nome esteja averbado na certidão de nascimento.
  • @lucasmalafaia, a certidão de nascimento tem que ser por cópia reprográfica. Se estiver ilegível, mande a de inteiro teor junto. Quanto ao nome, mande uma certidão de casamento inteiro teor apostilada
  • Muito obrigado pela ajuda Liane e Daniel! Alguém pode me ensinar como eu marco as pessoas com o @ e o nome delas? Não estou conseguindo. Obrigado!
  • @lucasmalafaia, basta vc colocar o @ antes do nome. Quando postar o comentário, o nome fica vermelho!
  • lucasmalafaialucasmalafaia Member
    editado July 2019
    @Liane Alegria Entendi! Muito obrigado mais uma vez!
  • Colegas, a convolacao de meu avo foi concluida hoje (apos 1,5 anos de espera).

Agora trabalho para a atribuicao de meu pai atraves do meu avo.

Quanto tempo tem demorado esse tipo de atribuicao?

Obrigado antecipado
  • @Roberto Neto, aproximadamente 4 meses pelo ACP
  • minha duvida é quanto ao documento de meu pai que é português. quando eu for ao consulado levar a documentação, pode ser a certidão de nascimento dele, ou eu preciso de algum outro documento? Tenho a copia autenticada da certidão de nascimento do português. somente ela já servirá para juntar ao processo de solicitação de pai para filha?
  • Boa noite, Tondela aceita procuração a rogo recente mais RG desse ano do meu pai sem ter a prova de vida?
    Mandei apostilar os documentos em sta Catarina que fica 38,51 e quando voltar vou enviar para Tondela.
    Alguém já passou pela mesma situação?
    Agradeço muito
  • editado August 2019
    Oi gente, me tirem uma dúvida por favor... o processo de atribuição de nacionalidade do meu avô já está tramitando em Tondela, e já quero deixar tudo encaminhado para fazer o do meu pai, pelo ACP, que pelo que estou acompanhando por aqui está significativamente mais rápido.
    A dúvida é: quando for fazer o processo do meu pai, é necessário anexar a certidão de nascimento brasileira e a portuguesa do meu avô?

Desde já, agradeço.
  • Para o processo de seu Pai...Apenas cópia simples do Assento de Nascimento Português de seu Avô **OU** a indicação no Quadro 2 do formulário 1 C dos dados que permitam localizar o Registo dele em Portugal...
  • @Vlad Pen : no preenchimento do docto 1C, como o meu filho está em intercâmbio, qual o endereço que devo preencher? Aqui no Brasil ou de Sydney.
    -Outra coisa, no 1C, pede o NR de um docto de identificação. Ele está apenas com o passaporte em Sydney. O que deve preencher ? Se for o passaporte, precisa mandar uma copia autenticada para o CRC? Como deve fazer. Obrigado!
  • Pessoal, tudo bem? Estou dando entrada no processo de atribuição da minha mãe, queria só confirmar se os endereços aqui do fórum e o valor do vale postal estão atualizados, e onde consigo essa informação fora do fórum (tem algum site das conservatorias com as informações atualizadas?). Obrigada, pessoal! Vcs são incríveis ❤️
  • @José Carlos...

Em relação ao endereço...Decida como proceder imaginando o seguinte...:
    As notificações ao longo do processo...Carta de notificação de exigência por exemplo...(Se houverem)...Serão enviadas para o endereço que for indicado no campo específico do formulário 1 C...
    Assim também será feito com a carta de notificação de conclusão que **deve ser enviada para o requerente ao final do processo + Assento de Nascimento...
    **Digo "Deve ser" porque nem todos recebem a cartinha ao final do processo...

A cópia autenticada e Apostilada do documento de identificação enviada deve ser obrigatoriamente correspondente às informações prestadas no campo específico do formulário 1 C...
  • @Nilton Hessel, grato pela orientação. Como meu filho está com agendamento marcado junto ao consulado português em Sydney para os próximos dias, e o passaporte é o único documento que ele tem em mãos, será que ele terá problemas no consulado? Pois, no 1C pretenderia preencher com o NR do RG, porque ele vai me mandar o 1C para o Brasil afim de que eu junte a documentação do processo por aqui. Ou ele deve preencher com o NR do passaporte, para checamento junto ao consulado. Se a sua resposta for a segunda alternativa, ele terá de autenticar e apostilar uma cópia do passaporte, ( acredito que seria apenas as folhas onde mostram a foto e os dados pessoais dele, ou seja, folha 03 e 04). Para isso, o consulado português efetua a autenticação e apostilamento? Ou deve ser em um cartório? Mas, acho que essa documentação deva ser emitido em português. Como devo agir? Obrigado desde já!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.