Lista de documentos necessários para atribuição de pai para filho

Boa noite, estou começando o processo de cidadania do meu pai, já tenho a certidão de nascimento do meu avô, pedi a certidão de nascimento de inteiro teor com cópia reprográfica, vou apostilar junto com o RG dele que foi atualizado, pois ele não assina mais. São esses documentos? Preciso fazer uma procuração específica para o processo? Precisa fazer prova de vida? Pois ele tem 83 anos. Preciso de orientação. Agradeço muito a ajuda de vocês.
«1

Comentários

  • @Édina Lago

    Somente seu avô é o português?Sua avó brasileira?Casaram em Portugal ou aqui no Brasil?Quem foi o declarante do nascimento do seu pai?

    Se o seu pai não assina mais,será necessário uma procuração a rogo para que um procurador assine por ele
    Seu pai ainda é lúcido?
  • Bom dia, sou nova no grupo e gostaria de solicitar ajuda para obter a cidadania da minha mãe de 81 anos cujo os pais são Portugueses.
    Já tenho:
    certidão de nascimento do meu avô com o estado civil atualizado
    certidão de nascimento da requerente de inteiro teor (reprográfica) com firma reconhecida + Apostilamento
    cópia do RG autenticada em cartório
    A minha dúvida é se o irmão dela pode dar entrada no consulado no RJ com estes documentos ou já tem que levar o formulário assinado pela minha mãe ou ela tem que ir no dia agendado para levar a documentação.

    Desde já agradeço e obrigada pela ajuda,
  • @Sue- Morga..antes de entrada no processo de nacionalidade de sua mãe, terá que transcrever o casamento dos avós em Portugal ( se eles se casaram no Brasil).O correto seria dar entrada diretamente em uma conservatória em Portugal

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Édina,

    Já respondi seu inbox
  • Boa tarde Vlad,
    A certidão do meu avô já está foi feita a transcrição do casamento deles.
    Como moro em Porto Alegre e a minha mãe no RJ o meu tio está me ajudando. Pelo site do consulado não consegui me orientar se ela precisa estar presente para dar entrada na documentação.
    Precisa agendar para dar entrada na documentação?
    Muito obrigada pela ajuda

  • @sue_morga vc pode enviar a documentação pelo correio sem precisar agendar.
  • Oi Vlad Pen, muito obrigada pela sua preciosa ajuda.
    Hoje fui no vice consulado de Portugal em Porto Alegre e me informaram que eu teria que ir no consulado do Rio para me informar pois é diferente as orientações. Liguei hoje para o consulado do RJ e falaram que tinha que agendar para enviar a documentação. Pelo que a senhora que me atendeu informou que o agendamento está muito demorado pois abrem vaga esporadicamente sem aviso e fecha logo. Pelo que vi neste site vocês preferem e acham melhor enviar direto para Portugal, mas fico com medo de errar e dar confusão. Caso eu envie como seria a prova de vida dela, pois tem 81 anos e será que aceitariam que fosse feito em cartório?
    Qual conservatória você indicaria?
    Muito obrigada


  • @Sue_morga ja respondido no outro tópico que vc postou
  • Obrigada Vlad, vou me organizar e talvez eu volte a perguntar novamente..
  • Boa tarde recebi a certidão de inteiro teor do meu pai. Só veio uma folha, mas não veio nenhum selo ou carimbo. Apenas a folha com o papel timbrado característico. Está certo ou está realmente faltando alguma coisa. Não deveria ter sido reconhecida a assinatura do escrevente?
    Algum selo do cartório?
    Também pedi a fotocópia do livro e não mandaram. Será que se eles mandarem por email vai servir?
    Agradeço pessoal. Estou perdida com isso .
  • editado July 2019
    @Édina se vc pediu certidão por cópia reprográfica.. terá que ser a reprográfica. Não pode ser cópia enviada por e-mail.
  • Agradeço a ajuda , pedi a reprográfica também. Vou fazer uma procuração a rogo do meu pai. Ele não assina mais. Vou apostilar também. Peguei um modelo de procuração aqui no fórum. Não pode mudar nada certo.? Pessoal desculpe as perguntas. Agradeço muito as informações de todos.
  • Pessoal, estou com algumas duvidas no processo podem me ajudar?
    Estou indo estudar em Lisboa e minha avó é portuguesa e já averbamos o casamento dela. Quero dar entrada na cidadania das minhas tias.

    Tenho a certidão de nascimento da minha avó
    RG das minhas tias
    Certidão de nascimento delas conforme especificado
    Formulário 1C preenchido

    Como eu vou direto na CRC dar entrada preciso de alguma procuração delas autorizando? Alguém tem o link do modelo?
    Qual CRC está mais rápido para dar entrada? vi que a de Lisboa é a mais demorada, onde vou morar, será que tem outra próxima que seja viável?
  • @Tatiana envie o processo das suas tias para ACP do Porto. Modelo de procuração pode ver no link abaixo:

    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/impressos-nacionalidade
  • @vlad Obrigada. os documentos são esses mesmos, certo? Posso ir até lá e com a procuração dar entrada pessoalmente?
  • @Tatiana Ribeiro
    Se suas tias mudaram de nome ao se casar,junte certidão de casamento(original) inteiro teor apostilada
  • @maria apenas uma se casou mas não mudou de nome. Precisa da certidão de casamento mesmo assim?
  • @Tatiana se a tia não mudou de nome, não precisa apresentar a certidão de casamento.
  • Olá pessoal!! Vou iniciar o processo de cidadania para o meu filho. Hoje ele está fora do Brasil em estudos. Eu pretendo montar o seu processo aqui em São Paulo mas, estou na dúvida sobre o modelo 1C pois ele eh maior e tem de assinar este documento para juntar ao processo e enviar para a ACP. Sobre a assinatura de no 1C. Como validar a assinatura. Ele só tem o passaporte onde está vivendo. Como devemos agir para validar esta assinatura? No consulado? Se sim, apenas o passaporte válida sua assinatura?

    Desde já,, agradeço a todos que me ajudarem a solucionar esta dúvida.
  • editado July 2019
    @José Carlos...
    Seu filho deve se apresentar e se identificar perante autoridade capacitada a reconhecer a autenticidade da assinatura dele no formulário 1 C...
    Creio que pode ser feito em Consulado ou Embaixada...
    Como ele está "Em trânsito"...Ou seja...Fora do Brasil...O documento com o qual deve se identificar é o Passaporte válido...
    Após ter a assinatura reconhecida...Vocês precisam juntar os documentos com o 1 C e despachar tudo para o ACP...
  • @Nilton Hessel, agradeço muito suas informações,são ótimas. No quadro 01 da declaração 1C, pede a identificação do RG. No passaporte não há essas informações, como devo preencher e apresentar a autoridade do consulado? Ou posso alterar para número do passaporte? Como faço?
  • Ah, outra coisa que consta no 1C, a residência do meu filho, como devo preencher? Com o endereço daqui de São Paulo ou de onde ele está no intercâmbio? Grato.
  • @José Carlos...

    Os campos nº 4...5 e 6 do Quadro 1 devem ser preenchidos com as informações referentes ao documento de identificação do requerente que será enviado para a Conservatória junto com as Certidões...(Cópia Autenticada e Apostilada de RG...CNH...Ou Passaporte com filiação)...

    Oque me referi na mensagem anterior é que o documento solicitado ao Brasileiro em trânsito para sua identificação perante qualquer autoridade é um Passaporte válido...(No caso será o documento com o qual seu filho irá se identificar no ato de fazer o reconhecimento da assinatura dele por Autenticidade no formulário 1 C...)...

    São dois procedimentos distintos...
  • Boa tarde.

    Situação: meu avô é português. Minha mãe conseguiu no ano passado a nacionalidade. Concluído também a transcrição de casamento dos meus pais, pois meu pai, não português foi o declarante. Agora vou solicitar a minha nacionalidade e gostaria de confirmar os documentos com vocês antes de solicitar: Sou de maior.

    Minha certidão de nascimento inteiro teor, com cópia reprografica, apostilada com autenticação da assinatura do escrivão.

    Cópia autentica do meu RG. Como não tenho RG vou enviar a cópia autênticada do meu passaporte.

    Cópia portuguesa da certidão de nascimento da minha mãe.

    Cópia reprografica da certidão de nascimento do meu pai não português

    Cópia da transcrição de casamento dos meus pais

    Formulário 1c

    Vale postal no valor de €175,00

    Obrigada
  • @Nilton Hessel, excelente resposta sua. Para terminar o meu preenchimento do modelo 1C, quanto ao endereço, devo preencher aqui em São Paulo onde é nossa morada? Ou no país e cidade onde meu filho está fazendo o intercâmbio ? Obrigadão, desde já!!
  • @José Carlos...
    Deve preencher com o endereço onde pretende receber qualquer comunicação que se faça necessária por parte da Conservatória...
    Seja no caso de alguma exigência durante a análise dos documentos...Ou na carta que enviam ao final do processo onde consta o n° do Assento de Nascimento do novo Português...
  • @Nilton Hessel, ótimo!! Então como eu vou preparar os doctos aqui em São Paulo e ele enviará o mod 1C validados pela autoridade consular no país em que ele se encontra hoje, e por aqui , eu providencio as certidões do registro de nascimento dele. se houver alguma exigência ( tomara que não) eu trato aqui além de também mandar por aqui todos os documentos. Obrigadão e grande abraço!!
  • Bom dia pessoal. Já estou com os documentos prontos para fazer o apostilamento. Eu fiz uma procuração do meu pai, porque ele não assina mais. Preciso saber se é necessário mandar cópia do meu RG apostilado também.
    Agradeço a ajuda de vocês.
  • @Édina se vc é a procuradora, vai precisar sim mandar a cópia do seu R.G. apostilado.
  • lucasmalafaialucasmalafaia Member
    editado July 2019
    Boa tarde pessoal! Estou a dar entrada no processo de atribuição de minha mãe. Meus avós são portugueses, casados no Brasil e o casamento deles já está averbado em Portugal.

    O que tenho até agora de minha mãe é:
    -Cópia da CNH autenticada e apostilada. (com filiação)
    -Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada.
    -Certidão de Nascimento Online do pai dela português emitida pelo Civil Online.
    -Formulário 1C preenchido com firma reconhecida por autenticidade.

    Minha dúvida é se essa documentação basta. Primeiro se pode ser a CNH ou tem que ser o RG?

    Segundo, e minha maior dúvida. Ela é casada(no Brasil) com meu pai que é brasileiro, e quando casou adicionou o sobrenome do meu pai ao sobrenome dela. É necessário que eu envie a certidão de casamento de inteiro teor apostilada dela também?

    Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.