Processo de Atribuição - Pais > Filho > Neto

Boa tarde, galera! Dei entrada na Transcrição de Casamento dos meus avós hoje. Enviei os documentos e o vale para Ponta Delgada, assim como fui orientada no fórum, agora é só aguardar. Enquanto isso, eu gostaria de colher as informações necessárias para, após concluído o processo de Transcrição, eu dar entrada na Atribuição.

Vou explicar meu caso: Meus avós são portugueses casados no Brasil, então dei entrada na Transcrição. Feito isso, terei de atribuir nacionalidade para o meu pai e depois para mim.

Gostaria de saber:
1. Quais documentos eu terei que providenciar para atribuição do meu pai e a minha?
2. É possível enviar os dois processos de atribuição juntos ou terei de esperar um e depois fazer o outro? No caso será 3 processos. Meu pai, eu e meu irmão
3. Caso seja possível, qual conservatória vocês podem me indicar?
4. Quanto tempo têm levado para concluir cada processo de atribuição?

Comentários

• Bom dia lucastobias.
    1.
    - Certidão de nascimento por cópia reprográfica(xerox do livro) apostilada.Caso esteja ilegível,enviar a de inteiro teor digitalizada e apostilada junto com a reprográfica
    - Assento de nascimento do português (não precisa apostilar)
    - Cópia autenticada e apostilada do RG com menos de 10 anos de emissão
    - Formulário 1 C com firma reconhecida por autenticidade
    - Vale Postal de 175 Euros. Pago em VP ou cartão de crédito.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

2. Não é possível. Vc deve enviar o do seu pai primeiramente. Dps o seu e do seu irmão que podem ser juntos.
    3. Mande para ACP. Se o seu pai foi o declarante dos nascimentos seu e do seu irmão não será necessário transcrever o casamento com a sua mãe.
    4. 4 a 5 meses ACP. 8 a 9 Meses Tondela.

Obs. Se vc ou seu irmão são menores o processo é gratuito e não é necessário pagar 175 euros. O formulário 1C muda tbm. Veja em: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
    Caso possua somente o número do assento português siga os passos do quadro 2 do Formulário 1C.
  • Oi, Denis! Bom dia! Então, eu transcrevi o casamento dos meus avós pra Portugal e ainda está em processo. Quando terminar, eu preciso incluir esse documento no processo de atribuição ou só pelo número de assento eles conseguem colher esta informação?
    Outra coisa... Eu tenho a cópia da certidão de nascimento de ambos os avós (ambos portugueses). Preciso enviar o número de assento de ambos ou de apenas 1? E como eu faço para localizar o número de assento na certidão? Se você puder, me passe seu e-mail ou algum meio de contato para eu te enviar as certidões e você me dizer qual o número de assento, se puder.
  • @lucastobias, eu mandei uma cópia simples da transcrição do casamento de meus pais para minha atribuição. Quanto ao envio do assento de seus avós, use o de quem declarou o nascimento de seu pai. Se o assento for anterior a 1911, mande uma cópia certificada. Se for posterior e já estiver informatizada, manda uma cópia simples. Os documentos portugueses não precisam ser apostilados.
  • @denis @liane, onde eu consigo essa cópia da transcrição de casamento? Tem que solicitar na conservatória ou por algum site? É pago? Chega em casa ou é digital?
    Quanto ao número de assento, eu não sei o que é. As duas certidões dos meus avós são posteriores à 1911. Uma é de 1914 e outra de 1929. Eu não sei onde fica o número de assento na certidão, pois tem dois códigos, um no texto da certidão e outro localizado na ponta da certidão.

Na parte de cima está assim: "Registrada no livro de emulamentos sob o N.º XXXX."

No texto está assim: "... Conservatória Averbamento registro do teor seguinte: - Averbamentos-Registro número 692-..."
  • editado June 2019
    @lucastobias a transcrição de casamento é enviada para sua residência.As certidões que vc me enviou para meu e-mail são as originais, mas para o processo de atribuição recomendo que vc peça uma certidão recente enviando um e-mail para Conservatória de Vila Real ou vc pode tentar pelo civilonline. Podem ja estarem informatizadas. - civil.vreal@irn.mj.pt
  • Obrigado, @Vlad! Vou aguardar a Transcrição chegar à minha residência e providenciar a nova Certidão de Nascimento. Vou ver na certidão de nascimento do meu pai quem o registrou e pedir em nome dessa pessoa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.