Dúvidas sobre processo de atribuição de filha de português (ACP)

Olá, pessoal!

Sou nova aqui no fórum e tenho lido bastante sobre o processo de atribuição, mas ainda tenho algumas incertezas.
Quero dar entrada no processo da minha mãe, filha de portugueses. Meu avô foi o declarante do nascimento da minha mãe.
A irmã dela já fez a própria atribuição há alguns anos, então o casamento do meu avô já está transcrito em Ponta Delgada (onde ambos os meus avós maternos nasceram).

Gostaria de confirmar se os documentos abaixo estão corretos, para que eu possa enviar ao ACP:

- Cópia da certidão de nascimento portuguesa do seu avô (basta uma copia simples?)
- Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada da minha mãe (precisa solicitar de inteiro teor, ou toda cópia reprográfica já é de inteiro teor)?
- Cópia do RG apostilado ou CNH apostilada da minha mãe;
- Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade;
- Vale postal ou pagamento por cartão de crédito internacional de € 175 euros.

Além disso, tenho as seguintes dúvidas:

1 - É necessário transcrever o óbito do meu avô?
2 - O nome da minha mãe foi alterado por conta de nascimento. No formulário 1C, ela tem de preencher com nome de casada? É preciso anexar uma cópia da certidão de casamento de inteiro teor ao documento (se não me engano, o casamento foi averbado na certidão de nascimento).
3 - As certidões têm validade para serem aceitas no ACP?
4 - Já é possível pagar os 175 euros por cartão de crédito para o ACP? A plataforma é esta mesma: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C? Eu recebo o comprovante de pagamento por e-mail, junto com o formulário, e só então preencho o formulário? Essa é uma parte em que ainda estou bem confusa.
5 - Pelo que vi, o processo de atribuição pelo ACP, a partir do momento que recebem os documentos, está levando cerca de três meses, é isso mesmo?

Desculpem pela longa mensagem. Desde já, muito obrigada a todos!

Comentários

  • @Carla...

    - Cópia da certidão de nascimento portuguesa do seu avô (basta uma copia simples?)
    SIM...CÓPIA SIMPLES...
    - Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada da minha mãe (precisa solicitar de inteiro teor, ou toda cópia reprográfica já é de inteiro teor)?
    CÓPIA REPROGRÁFICA JÁ É INTEIRO TEOR...(ANTES DE SOLICITAR PROCURE SABER SE TODAS AS AVERBAÇÕES ESTÃO FEITAS NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO)...
    - Cópia do RG apostilado ou CNH apostilada da minha mãe;
    SIM...MAS ATENÇÃO...DOCUMENTOS COM DATA DE EMISSÃO COM MENOS DE DEZ ANOS...
    - Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade;
    SIM...
    - Vale postal ou pagamento por cartão de crédito internacional de € 175 euros.
    SEM DÚVIDA...PARA PROCESSOS DE ATRIBUIÇÃO A MELHOR OPÇÃO É PAGAR COM CARTÃO DE CRÉDITO...
    1 - É necessário transcrever o óbito do meu avô?
    NÃO É NECESSÁRIO...
    2 - O nome da minha mãe foi alterado por conta de nascimento. No formulário 1C, ela tem de preencher com nome de casada? É preciso anexar uma cópia da certidão de casamento de inteiro teor ao documento (se não me engano, o casamento foi averbado na certidão de nascimento).
    PREENCHER COM O NOME QUE USA ATUALMENTE...IGUAL AO NOME QUE CONSTA NO DOCUMENTO DE IDENTIDADE QUE SERÁ ENVIADO...
    3 - As certidões têm validade para serem aceitas no ACP?
    SEIS MESES UM ANO...(???)...
    ***CONSELHO...: NÃO SOLICITE CERTIDÕES COM MUITA ANTECEDÊNCIA...!!!
    4 - Já é possível pagar os 175 euros por cartão de crédito para o ACP? A plataforma é esta mesma: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C? Eu recebo o comprovante de pagamento por e-mail, junto com o formulário, e só então preencho o formulário? Essa é uma parte em que ainda estou bem confusa.
    SIM...PAGA >>>RECEBE O 1 C POR EMAIL >>>PREENCHE>>>RECONHECE ASSINATURA POR AUTENTICIDADE>>>ANEXA AOS DEMAIS DOCUMENTOS E ENVIA PARA ACP...

    É MUITO SIMPLES FAZER O PAGAMENTO POR CARTÃO...
    VEJA...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/149017/#Comment_149017

    5 - Pelo que vi, o processo de atribuição pelo ACP, a partir do momento que recebem os documentos, está levando cerca de três meses, é isso mesmo?
    ENTRE JUNHO E AGOSTO MUITOS PORTUGUESES TIRAM FÉRIAS...ISSO REFLETE NOS PRAZOS PARA CONCLUSÃO DE PROCESSOS...
    ENVIANDO HOJE (01/06) EU NÃO CONTARIA COM A CONCLUSÃO DO PROCESSO ANTES DE MEADOS DE OUTUBRO...
  • @Nilton Hessel

    Muito obrigada mesmo pela sua ajuda!

    Realmente, parece bem simples o pagamento. Esse formulário para o pagamento vale para diversas conservatórias, né? Depois de realizado o pagamento, é só anexar o comprovante (além do formulário) aos documentos, não é necessário mandar e-mail com o tal comprovante ao ACP, certo?
  • Sim...

    O pagamento que você faz pela plataforma de pagamento do IRN vale para todas as Conservatórias para as quais o pessoal aqui do Fórum envia processos regularmente...

    Assim que o pagamento é confirmado eles enviam um email com um formulário 1 C como anexo...Na parte superior desse formulário já vem impressas as informações do pagamento que acabou de realizar...

    É esse formulário que você deve preencher...Assinar e enviar para Portugal...

    Pode também imprimir o comprovante que vem nesse email e enviar junto com os documentos...(Não é obrigatório...Mas já aconteceu comigo de pedirem pra enviar...)...

    Não é necessário enviar qualquer comprovante por email...Quando seus documentos chegarem na Conservatória eles identificam o pagamento pelo número que vem impresso no 1 C...
  • @Nilton Hessel, novamente,obrigada pela sua ajuda!

    Eu paguei os 175 euros, e coloquei o nome do portador do cartão (meu nome) e nome do requerente (minha mãe) diferentes, mas quando recebi o formulário por e- mail, no cabeçalho, veio como nome do requerente "Carla Maria Carreiro", ou seja, o meu nome. Não teria que estar o nome da minha mãe? Ou essa informação não faz diferença, desde que eu preencha o formulário com os dados da minha mãe e o encaminhe junto dos documentos dela?

    Não sei se você ou alguém do fórum saberia me dizer. Fiquei um pouco preocupada, rs!

  • @Carla...

    Fiz um pagamento para uma prima minha na semana passada e saiu exatamente assim também...

    Eu fiz o seguinte...Imprimi aquele quadro com as informações do pagamento...(Aquele que vem junto com o 1 C no email de confirmação de pagamento)...
    E escrevi nessa folha que o pagamento constante naquele informativo se referia ao processo de XXXXXXXXXX...(MINHA PRIMA)...

    Acho que nem precisava sendo que o número do pagamento está impresso no requerimento com os dados da minha prima e está com firma dela reconhecida por Autenticidade...

    Mas...
    Melhor prevenir...Rssss
Esta discussão está fechada.