Passo a passo p conseguir cidadania sendo bisneta de portugues?

natashauchoanatashauchoa Member
editado May 2019 em Processos de Atribuição
Oi gente!!

Estou em busca da minha cidadania, mas estou um pouco perdida em relação as etapas do processo. Primeiramente vou resumir, minha avó materna (ainda viva) é filha de português, e pretendo tirar a cidadania a partir disso, tirar pra ela, depois para minha mãe, e depois para mim. Já mandei os dados do meu bisavô para a conservatória responsável e irão me enviar a certidão dele, mas aí que começam as dúvidas, qual tipo de certidão preciso pedir? Já vi gente falando que tem que ser a "copia reprográfica" mas no site do "Arquivo Distrital Castelo Branco" não tem essa opção, então eu pedi uma "reprodução em papel, certificada, tipo narrativa" está correto?! Esta certidão vai me ajudar?! Depois da certidão do meu bisavó em mãos, o que eu preciso fazer?!
Qual passo a passo a partir daí?!
PEço que me ajudem por favor!!!! Ligo no consulado aqui de São Paulo, mas ninguém nunca atende o telefone, impossível pedir informações para eles.

GRATA!!!!

Natasha GEmaque

Comentários

  • @natashauchoa...
    Simples...Se só seu Bisavô era Português...Você faz a Atribuição da Nacionalidade Portuguesa para sua Avó...
    Se ambos...(Bisavô e Bisavó)...Eram Portugueses...Precisa verificar se esse casamento está transcrito em Portugal...
    Tendo em vista que você já solicitou o Assento de Nascimento do Português em Questão...(Seu Bisavô)...Trata-se de um processo simples de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa de Pai Português para a Filha Brasileira...
    Todas as informações necessárias para fazer esse processo estão disponíveis no tópico sobre Atribuição...
  • Oi Nilton, no caso só meu bisavô era portugues, ele casou com minha bisavó brasileira aqui no Brasil, no caso, essa historia da minha avó ele que deve ter declarado o nascimento dela? Ou não tem nada a ver?! Não preciso da certidão de casamento dele aqui do BRasil?!
    Ou duvida é sobre o tipo de certidão a pedir junto a conservatoria, eu pedi corretamente?
  • @natashauchoa, verifique se realmente é seu bisavô que consta como declarante na certidão de nascimento de sua avó. Se foi consegue fazer o processo sem a transcrição do casamento de seus bisavós fazendo o processo pelo ACP do Porto. Se não foi ele o declarante terá que primeiro fazer a transcrição de casamento.

    Atente para o fato que as exigências do consulado e das conservatórias são diferentes, o consulado exige mais documentos e é mais burocrático que as conservatórias. Recomendamos fazer o processo enviando a documentação direto para Portugal.

    A certidão é essa mesmo, narrativa certificada. Não pode ser a certidão digital, as conservatórias não aceitam, tem que ser a certidão física enviada pelos correios (CTT em Portugal).
  • @DanielHenriques MUITO OBRIGADA, então assim que chegar a certidão do meu bisavô eu reúno os documentos da minha avó, e mando para ACP, e estando lá eles emitem a cidadania dela e me enviam para eu possa fazer o processo da minha mãe e posteriormente o meu? É isso? Este que eu estou fazendo é o de Atribuição?
  • @natashauchoa, isso mesmo. Só que confirme quem foi o declarante na certidão de nascimento de sua avó pois, se não foi o seu bisavô, o processo cairá em exigência da transcrição de casamento.

    A ordem é:
    1 - verificar o declarante do nascimento de sua avó e, caso necessário, fazer a transcrição de casamento de seus bisavós
    2 - Processo de atribuição de nacionalidade de sua avó
    3 - Transcrição de casamento de seus avó
    4 - Processo de atribuição de sua mãe
    5 - Transcrição de casamento de seus pais
    6 - Seu processo de nacionalidade

    Para o processo de nacionalidade vai precisar de
    - Certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada do interessado
    - Cópia do documento de identidade do interessado, emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade
    - Certidão de nascimento do português, pode apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C caso já esteja informatizado. ( para o processo de sua avó tem que enviar o original que vai receber do arquivo distrital, os processos seguintes pode apenas indicar o número / ano pois estarão informatizados)
    - Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail
    Se o interessado teve alteração no nome terá que justificar essa mudança juntando também a certidão de casamento inteiro teor apostilada.

    Formulário 1C e instruções de preenchimento
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Pagamento com cartão de crédito (processos de nacionalidade, para transcrição de casamento somente por vale postal)
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    ENDEREÇOS ACP
    Para o vale postal:
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal

    Para o envio dos documentos:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal


    Para transcrição de casamento veja as duas primeiras postagens em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

    Recomendamos fazer transcrições de casamento por Ponta Delgada. ACP não faz transcrição de casamento.
  • AGORA SIM ENTENDI TUDO! MUITO OBRIGADA! DE VERDADE!

    A transcrição de casamento dos meus bisavós não será preciso, pois foi meu bisavó que declarou o nascimento de minha avó.
  • Olá! Muito útil este post.
    Meu caso seja talvez idêntico ao da @natashauchoa.
    Tenho só mais algumas dúvidas:

    1. Apenas confirmando: Meu Bisavô, português casado com brasileira no Brasil, foi declarante da certidão de nascimento minha avó, também brasileira. Essa caso dispensa a transcrição de casamento, é isso mesmo?

    2. Foi dito a mim que seria necessário a transcrição de óbito do português. Mas soube por outra via que não é necessário quando o processo tramita nas conservatórias, em Portugal. Qual seria a informação correta?

    3. Para o pagamento do processo de nacionalidade via cartão de crédito é enviado um formulário específico para esta opção, diferente do 1C, ou envia-se dois formulários?

    4. Qual documento de identificação é permitido que seja enviado no processo? CNH, Passaporte, RG...

    Agradeço se puderem responder!
    Muitíssimo obrigado!!

  • @Heitor Pinheiro
    1 - Sim, não é necessário transcrever o casamento se você mandar o processo para o Arquivo Central do Porto - ACP;
    2 - Não é necessária a transcrição do óbito. Quem costuma exigir isso são os Consulados;
    3 - Eles mandam um formulário 1C onde já constam as informações sobre o para você preencher, levar ao cartório e assinar por AUTENTICIDADE;
    4 - O ACP aceita CNH, Passaporte (que contenha a filiação) ou o RG, o que tiver sido emitido há menos de 10 anos.
    Boa sorte!
  • *informações sobre o pagamento
  • @Heitor Pinheiro, qual o ano de nascimento do seu bisavô?
  • Muito Obrigado, @Liane Alegria
    @Daniel Henriques, meu bisavô nasceu em 1897.
  • Gente, to com outra duvida, vou fazer uma transferência para conta deles em Portugal?

    Qual motivo eu preciso colocar na transferência? Alguém sabe?
  • @natacha vc pode pagar por vale postal ( feita nas ag. dos correios) ou por cartão de crédito internacional. Aqui no fórum tem vários tópicos que orientam os procedimentos para pagamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.