PAIS PORTUGUESES, PRECISO DO DOCUMENTO DOS DOIS PARA ATRIBUIÇÃO?

Estou reunindo documentação porem o cartao cidadao dos 2 nao esta mais valido. É necessario tirar segunda via dos 2 ou posso dar andamento no processo somente com o cartao cidadao da mae (2 via)?

Comentários

• @LeticiaMonte os seus pais se casaram aqui ou em Portugal?
  • se casaram aqui mas no cartao cidadao ja esta atualizado com nome de casado
  • @LeticiaMonte o casamento foi transcrito em Portugal?
  • boa pergunta, como posso descobrir?
  • @LeticiaMonte a melhor maneira de se saber isso é enviando uma mensagem a Conservatória que possui os assentos de seus pais e perguntar se há a averbação do casamento no registo.
  • muito obrigada. caso tenha a averbação, eu preciso tirar o cartao cidadao dos 2 ou só de 1? Pq ja queria agilizar isso aqui no consulado de sp
  • Se a intenção é realizar o processo de atribuição para você, renovar os CC não é o importante. Você pode fazer isso independente se os seus pais possuem ou não este documento. Além disso, por conta deles serem portugueses, você mesmo pode dar entrada neste processo, não necessitando passar pelo Consulado.
  • Ahh entendi, é que eu li que um dos documetnos necessarios sao os cartoes de identidades válidos, por isso fiquei na duvida. Entao para dar entrada no processo nao preciso deles?
  • ESSES ABAIXO, NA VERDADE PEGUEI NO SITE DO CONSULADO. PARA ENVIO DIRETO PARA PORTUGAL É DIFERENTE?

• Certidão de Nascimento em INTEIRO TEOR do requerente (RUI), emitida há menos de um ano (original), devidamente apostilhada;
    • Certidão de Nascimento por fotocópia do livro de registos de nascimento do requerente (RUI), emitida a menos de um ano e devidamente apostilhada (atenção: é necessário que a cópia esteja legível e clara);
    • Cópia autenticada e apostilhada de documento de identificação recente do requerente (RUI)(carteira de identidade – RG), emitido há menos de 10 anos,
    • Envelope para devolução de documentos já com os dados do requerente no destinatário
    • Comprovante de residência em nome do requerente (conta de telefone, água ou luz). Este endereço deve ser o mesmo que consta no envelope e no requerimento. Sem isso o processo será devolvido.
    • Documentos de identidade originais e válidos dos pais do requerente, a serem apresentados no dia do agendamento (Cartão do Cidadão daquele que for cidadão português, ou RG do outro progenitor, se for cidadão brasileiro).
  • @LeticiaMonte não, não é necessário.

Os documentos necessários são os seguintes:

- Cópia simples do assento de nascimento do português ou portuguesa
    - Certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica (é uma xerox da página onde foi feito o seu registro) e apostilada
    - Cópia autenticada do RG e apostilada (com validade inferior a 10 anos)
    - Formulário 1C preenchido e assinado por autenticidade (isto é, presencialmente no cartório)
    - Pagamento de taxa no valor de 175 euros (via vale postal ou por cartão de crédito)

Você foi registrada com menos de 1 ano de idade? Quem foi o declarante na sua certidão?
  • @LeticiaMonte, pode mandar e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e pergunte qual estado civil consta.
    Informe os dados ou do seu pai ou da sua mãe (ano / número / local do assento, se souber, nome completo de solteiro e casado, caso tenha havido alteração, data de nascimento e filiação)

Como você disse que o nome no cartão do cidadão está atualizado acredito que tenha sido feita a transcrição.

A lista de documentos do consulado é diferente da lista exigida pelas conservatórias. A do consulado tem uma porção de documentos a mais.

ara seu processo você vai precisar de
    - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
    - Cópia do seu documento de identidade, emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade
    - Cópia do assento de nascimento de seu pai ou da sua mãe. Pode apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C caso já esteja informatizado
    - Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail após confirmação do pagamento

Formulário 1C e instruções de preenchimento
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

Para pagamento com cartão de crédito
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
  • Sim Pedro fui registrada antes, nossa que noticia boa sao poucos documentos.Meu pai foi o declarante.
  • @danielhenriques vou enviar para esse email. muito obrigada pelas informações!!
  • @LeticiaMonte então você poderá fazer pelo ACP. Eles levam uns 3 meses para concluir com um processo, em média.

Recomendo que você cheque se houve a transcrição do casamento deles por lá e aí, se estiver tudo certo, você pode começar a juntar seus documentos para enviar para lá.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.