Urgente!!!Preciso de orientaçoes

2»

Comentários

• e só pra finalizar, eu ficarei extremamente feliz quando alguma coisa mudar na lei de nacionalidade ou na jurisprudência, pois isso beneficiaria um enorme número de descendentes portugueses, principalmente os bisnetos. Aqui nós sempre damos as orientações e torcemos muito para que todos alcancem seus sonhos e cada caso aprovado é uma grande vitória para todos.
  • Como faço???????

Meu marido é filho de portugueses, ambos moram no Brasil, ele quer tirar sua Cidadania, li tds os tópicos mas não vi uma resposta para o meu caso, moramos tds no Rio (capital) devo levar os documentos aqui e quais ou meu sogro dá entrada lá em Portugal, já que ele estara embarcando agora em Junho, como fazer? (meu marido quer tirar primeiro, para depois tirar das minhas filhas menores de idade, o processo é o mesmo?) muito obrigada pelas orientações!
  • Documentos...

- Certidao de nascimento ou somente o numero e ano de acento e o nome da freguesia, concelho e conservatoria onde foi registrado o pai ou mae portugues.
    - Certidao de nascimento, inteiro teor,com firma reconhecida do requerente ( itamaraty e com selo branco).
    - Copia autenticada do RG ( selo branco )
    - Requerimento 1C preenchido ( com selo branco e assinatura reconhecida presencialmente )

Atribuição não é possível fazer os dois processos juntos..

Primeiro o do seu marido...depois o da suas filhas...
  • wes

Obrigada, mas não entendi o que é 1 C e selo branco?, meu marido é brasileiro nascido no RJ, só isso não resolve tem que tirar mais documentos em cima da certidão?
  • Obrigada, mas não entendi o que é 1 C e selo branco?, meu marido é brasileiro nascido no RJ, só isso não resolve tem que tirar mais documentos em cima da certidão?

1C é um formulário que você imprime da internet e preenche...

Selo Branco...é um carimbo em alto-relevo do consulado...sem cores...só relevo...
  • a certidão comum não serve...tem que ser em inteiro teor..ela é mais detalhada.
  • Lili,
    Na Guia de Ajuda desta comunidade encontrará informação sobre o formulario C1 e outras de muita utilidade para o seu caso que parece ser dos mais simples.
    Caso tenha mais dúvidas, poste aqui.
  • Lili,

selo branco é a legalização/autenticação das certidões brasileiras feita pelo consulado de Portugal. Pode ser tanto um selo colado e assinado pelo funcionário do consulado como esse selo branco tão falado, que nada mais é do que uma impressão a máquina de um selo que fica em alto relevo.

Aí no Rio é bem fácil legalizar documentos, primeiro você deve pedir a certidão de nascimento de inteiro teor do seu marido, com ela em mãos, vá até o Itamaraty legalizá-la, já deixa preparado o formulário 1C preenchido ( imprimir colorido e não assinar ) e a cópia autenticada do RG dele, esses três documentos ( certidão, formulário e cópia do RG )devem ser legalizados no consulado português, seu marido tem que ir pessoalmente ao consulado legalizar, pois ele terá que assinar o formulário na frente do funcionário.

Com esses 3 documentos em mãos devidamente legalizados mais a certidão de nascimento do pai dele, você envia para a CRC em Lisboa.
  • Wes, Denise e Cibele

Muito obrigada, o caso realmente é simples mas como estou começando agora, fico meio "atolada", mas vou começar a pesquisar como faço para conseguir certidão de nascimento de inteiro teor do meu marido, obrigada!
  • Lili,
    A certidão de inteiro teor deve ser solicitada no cartório onde ele foi registrado.
  • Maria Izabel,

seu caso eh facil e o caminho mais rapido e menos burcratico eh enviano a documentacao via correio, direto pra CRC em Lisboa, esqueca o consulado, soh mesmo para as legalizacoes sera necessario ir ao consulado . Voce so precisa de 4 documentos pra dar entrada na atribuicao do seu pai.

1. SUA CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR LEGALIZADA NO ITAMARATY E CONSULADO.
    2. COPIA AUTENTICADA DO SEU RG LEGALIZADA NO CONSULADO.
    3. FORMULARIO 1C PREENCHIDO E ASSINADO PRESENCIALMENTE EM CARTORIO E LEGALIZADO NO CONSULADO.
    4. CERTIDAO DE NASCIMENTO DO SEU PAI OU APENAS OS DADOS DESSA CERTIDAO PREENCHIDOS NO FORMULARIO ( CONCELHO, FREGUESIA, NUMERO E ANO DO ASSENTO, CONSERVATORIA EM QUE ESTA ARQUIVADA ), SE VOCE TEM ESSA CERTIDAO, VOCE PODE MANDAR UMA XEROX SIMPLES AO INVES DA ORIGINAL, NAO CUSTA NADA.

COM TODOS ESSES DOCUMENTOS EM MAOS DEVIDAMENTE LEGALIZADOS EH SOH ENVIAR PARA A CRC - CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS DE LISBOA, EH LA ONDE OS PROCESSOS DE NACIONALIDADE SAO RECEBIDOS E PROCESSADOS.

Voce deve antes de enviar fazer o pagamento de 175 euros nos correios atraves de vale postal chamado dinheiro certo, isso eh referente ao valor do processo.

Das suas filhas nao pode ser feito o pedido junto, primeiro voce deve esperar sair a sua atribuicao e ai sim podera dar entrada na nacionalidade delas.

Todos os enderecos e links que voce precisar ( Itamaraty, CRC, formulario, etc ) tem no guia de ajuda aqui da comunidade na parte de eventos.

Duvidas eh soh perguntar !
  • Izabel

Meu marido deverá fazer td com um "despachante" vcs acham que vale mais a pena visto que o mesmo pode ir e vai a Portugal agora em junho, junto com meus sogros, ou é melhor e mais barato fazer ele mesmo? acho que o despachante por trabalhar com isso, tem mais acesso dentro das repatições agilizando o processo,ou isso não vale nada?
  • Lili,

não vai mudar em absolutamente nada fazer com despachantes, vocês irão gastar um dinheiro em vão e sabe lá o que esse despachante é capaz de fazer, até pelo correio é mais seguro.

Se ele vai em Junho é uma boa oportunidade pra ele mesmo dar entrada, leva tudo pronto, é super simples.
  • Lili

Concordo com a Cibele, é mais seguro vc fazer sozinha, do que com despachante, é facil e seguro.
  • Obrigada!

Mas eu escrevi errado, quem vai em junho é o despachante que é "amigo" dos meus sogros, eles vão em junho, já que o tal despachante tem uma agencia de viagens onde meus sogros sempre viajam com eles, mas vou procurar saber como fazer por aqui, é que cada "parente" que já fez, me orienta de uma forma, mas eu acho mais prudente "falar" com vcs!
  • Alguem!

Pessoal meu sogro vai agora dia 10, gostaria de saber uma resposta se ele precisa levar algo para agilizar o processo! obrigada
  • Lili

O seu sogro pode levar os docs já legalizados e o requerimento 1C preenchido, assinado e legalizado no consulado e dar entrada la em Portugal e pagar a taxa la mesmo, mas isso não quer dizer que vai sair mais rapido, a diferença entre ele dar entrada la direto e enviar pelo correio, é o tempo do correio entregar, de resto o tempo será o mesmo.
  • Sandra!

Muito obrigada pela resposta, na verdade eu não tenho pressa só queria aproveitar a ida do meu sogro agora em junho!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.