Como solicitar prioridade?

2»

Comentários

  • @AnaCláudia

    O fato de ser idosa, e ter doenças não constitui motivo para urgência.

    Como foi dito anteriormente, os motivos tīpicos são:

    • oferta de trabalho
    • estudar em uma universidade com a matrícula já feita
    • para tratamento de saúde (pode ser do próprio requerente, ou de um familiar próximo que reside em PT e precisa de cuidados)
    • Profissionais de saúde diretamente envolvidos com a administração da pandemia na UE pode caracterizar motivo para urgência

    É seu direito pedir. Pode ser junto com o pedido de nacionalidade, ou pedir com o processo já em andamento.

    Não há nenhuma garantia que seja aceito. É a critério do Conservador. Algumas conservatórias (como Tondela) ignoram os pedidos. Outras podem aceitar ou não (ACP e CRCentrais por exemplo, avaliam)

  • @Marcia @alainbrasil12

    Boa tarde :)

    Algum de vocês tem a minuta? Estou a preparar o envio do processo.

    Obrigado desde já :)

  • wsouza00wsouza00 Member
    editado May 2021

    Olá @Marcia @alainbrasil12 também estou dando início ao processo de cidadania por atribuição e há caso de doença crônica, necessitando a prioridade. Poderiam por gentileza me enviar o modelo por favor? Grato

  • Boa noite! @Marcia li que você teria uma minuta da carta com o pedido de prioridade. Estou com toda documentação do meu sogro para ser enviada, ele é neto de português, tem 70 anos e possui cardiopatia, como obstrução nas coronárias, hipertensão etc. Seria interessante ele requerer essa prioridade? Desde já agradeço

  • IveltoIvelto Member

    Bom dia @Marcia ,tenho cardiopatia, diabetes, tem como enviar o modelo de carta para que possa enviar solicitando prioridade?

    Desde já agradeço a atenção.

  • joaotjoaot Member

    Boa tarde, @Marcia. Eu também teria interesse na minuta, pois meu avô, requerente, é idoso e portador de doença crônica. Poderia, por gentileza, me enviar o modelo ?

    Muito obrigado desde já!

  • MarianaMeloMarianaMelo Member
    editado July 2021

    Olá! Estou iniciando o processo de cidadania do meu pai neto de português, idoso de 77 anos com doença crônica no coração, e gostaria de pedir prioridade no processo dele de nacionalidade portuguesa. Poderiam me enviar a minuta, por favor?

    Agradeço imensamente!

    @Marcia @alainbrasil12

  • Alguém que tenha solicitado urgência por motivo de doença crônica já obteve retorno com o deferimento ou indeferimento do pedido?

  • editado July 2021

    @MarianaMelo

    Não há um modelo. Cada caso é único.

    Um requerimento de 4 linhas explicando o seu caso, certificado por autenticidade. Anexar os comprovantes (laudos médicos) que explicam por que a nacionalidade é essencial para o tratamento do paciente. Geralmente recursos hospitalares que só existem em PT, ou necessidade de cuidados de algum parente próximo que reside em PT. A assinatura dos comprovantes têm que ser certificados e apostilados.

    Justificar por motivo de saúde é possível, mas não é trivial. A justificativa tem que caracterizar por que motivo a nacionalidade é essencial e o tempo de concessão é crítico para o requerente. Um exemplo seria uma portuguesa vivendo em PT, com um câncer terminal, e a nacionalidade era requerida para que a descendente brasileira pudesse se deslocar a PT como cuidadora, porque o enfermo não tinha outros parentes vivos.

    Boa sorte.

  • Olá a todos,

    Meu processo de pedido de nacionalidade encontra-se pela mitade, mas ficou la ha meses, entao queria saber como solicitar prioridade/urgencia a meu pedido, qual seria a melhor opcao para mim visto que ja estou residendo em portugal, com cartao de residencia.

    Obrigado!

  • Boa tarde, @Marcia poderia por gentileza enviar o modelo da carta para solicitar prioridade ?

    Meu pai que é o neto do Português já teve 7 acidentes vasculares cerebrais e já perdeu funções motoras. Obrigado

  • Olá, tudo bem? minha avó tem diabetes e obesidade. são caracterizados como doenças crônicas, certo? e ela tem mais de 75 anos. como eu posso solicitar a prioridade? o caso dela é caso de neta na nova lei.

  • @RodrigoMartorano

    Não é a enfermidade ou doença que permite solicitar prioridade. É a necessidade da nacionalidade para fazer o tratamento em PT ou na UE. O requerente pode nem estar doente, mas tem um parente próximo doente em PT que precisa assistência, e vai cuidar dela.

    Tem que ficar caracterizado a necessidade da nacionalidade para o efeito pretendido. O médico indicar o tratamento em PT porque no BR não tem os recursos (equipamento, técnicas, suporte) necessários ao tratamento.

    Aparentemente requerentes netos (1D), com 76 anos ou mais (nascidos antes de 1945), possuem prioridade automática, e completam em cerca de 6 meses pela CRCentrais. Não precisaria pedir. Com 75 anos não tem tido prioridade. Não há uma posição oficial sobre isso, e não sei dizer se ao passar de um ano pra outro essa idade de 76 se mantém, ou se é pela data de nascimento. Pode ser que essa data limite seja revista a cada 5 anos, por exemplo. Como a idade informada está no limiar, não posso garantir.

    Se ainda assim quiser fazer o requerimento, tem que ficar caracterizado que a nacionalidade é imprescindível para o tratamento, e ele precisa ser assinado presencialmente e certificado por autenticidade. A documentação de comprovação (indispensável) pode ser uma carta de declaração do médico e/ou hospital, em papel timbrado, com o laudo, certificados e apostilados.

  • editado February 2022

    @Vlad Pen e @Liane Alegria ou quem saiba responder, por favor.

    E se o requerente falecer após protocolar o pedido, mas antes da finalização do processo, ou seja, antes do pedido deferido pela Conservatória?

    A Conservatória ficará sabendo deste óbito no Brasil ou em outro país que não seja Portugal?

    Porque, como o processo demora, e para morrer basta estar vivo, o requerente pode falecer a qualquer momento do andamento do processo de dupla nacionalidade.

    Após o pedido deferido, o requerente precisa ainda comparecer pessoalmente em algum local para emitir sua certidão de português?

  • @cristianomartins , mandei mensagem no privado. Envelope no canto superior direito

  • Boa tarde a todos.

    Venho aqui solicitar ajuda no modelo da carta para que eu possa solicitar prioridade na cidadania do meu pai como neto, o processo de está na conservatoria de povoa de varzim, ele é um idoso de 76 anos , acamado devido um avc, está vivendo em portugal e precisa da cidadania para continuar com Tratamento em portugal , eu cuido do meu pai por ele ser dependente em tudo, e preciso da cidadania dele para que eu possa estar tb legal no pais para cuidar dele. Alguém pode me ajudar com Algum Modelo no qual posso enviar?

    Esteja todos com Deus

  • @Leticialele

    Tenho a mesma dúvida que o colega @cristianomartins , sobre a possibilidade do requerente falecer no curso do pedido de Nacionalidade de Neto (1-D).

    Poderia me instruir , por favor?

  • EderEder Member

    @cristianomartins fiz essa pergunta na conservatoria de Lisboa e a atendente me disse que nao a problema nenhum pois quando o pedido foi feito a pessoa estava viva e de o fato de ter assinado o formulario eh indicacao que queria ser portuguesa.. Na lei de nacionalidade em lugar nenhum diz so obito isso foi o que a atendente da Conservatoria de Lisboa e falou.. Boa Sorte

  • @Marcia por gentileza, a senhora poderia me

    enviar a minuta modelo para solicitação de

    prioridade em caso de idoso (81 anos) com varias comorbidades?

    Muito obrigada pela atenção.

    um abraço,

    Deise

  • Boa noite @Marcia, poderia por gentileza mandar esse modelinho do pedido de urgência pra mim também?

    Obrigada desde já!

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @deisedani75

    @Betinaromero

    Não é bom mandar um modelo padronizado.

    Mas, a forma é mais ou menos assim:

    Endereçamento: EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) CONSERVADOR (A) DA CONSERVATÓRIA DE REGISTROS CENTRAIS - LISBOA

    PULE 5 LINHAS ou MENCIONE O N° DO PROCESSO NESSE INTERVALO, SE JÁ INICIADO.

    QUALIFICAÇÃO DO REQUERENTE, COM TODOS OS DADOS DO FORMULARIO DE NACIONALIDADE, com base no artigo (citar o artigo da lei da nacionalidade para o caso e regularmento), vem requerer

    PEDIDO DE URGÊNCIA (CENTRALIZADO E EM NEGRITO)

    em razão de (o motivo em caixa alta e negrito), como será demonstrado a seguir:

    DOS FATOS (CENTRALIZADO)

    Conte a sua história, de forma fundamendada e apresentebos documentos comprobatórios apostilados em anexo (anexo 1, etc...)

    DO PEDIDO (CENTRALIZADO)

    Assim sendo, requer a aprovação do pedido de urgência na tramitação do presente pedido de nacionalidade portuguesa... (especificar o tipo, artigo e a norma)

    Termos em que,

    Pede Deferimento.

    Local, data

    Assinatura do Requerente reconhevida em cartório por autenticidade.

    Documento de identidade/número órgão emissor/Estado de emissão

    ===

    Lembrem-se de fazar um conteúdo original do requerimento, ok?

    As 5 pontos acima, centralizados.

    Eu já tinha feito um modelo semelhante sobre exigência, neste link:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/276751/#Comment_276751

    Obs: qualquer modelo deve ser adaptado para o caso em particular.

    Abraços

  • @Eder

    Vc postou essa msg abaixo, em maio:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/287906/#Comment_287906

    Vc poderia disponibilizar o print desse email mencionado na msg acima aqui no fórum?

    Só lembre de tampar os seus dados pessoais e do seu processo.

    Essa dúvida assola muitos foristas que querem fazer o pedido.

    Entao, se vc puder compartilhar essa comunicação, o fórum agradece.

    Desde já, agradeço pela informação.

    Abraços

  • editado July 2022

    @guimoss Prezado, meu avô é um Sr de 63 anos e possui uma doença crônica e degenerativa na coluna, seria viável ao menos tentar pedir um pedido de urgência, já que não existe tratamento aqui no Brasil ?

  • @VitorAlmeida

    Acredito que sim.

    Faça a pesquisa e veja se há um local que trate essa condição médica na União Europeia.

    Mande o laudo médico apostilado com o reconhecimento de firma dele e fundamente bem o pedido, como o caso da ausência de tratamento viável no Brasil, que tb deve ser comprovado.

    Obs1: Eu, se fosse você, apagaria a condição de saúde do seu avô da sua msg, por questões de privacidade.

    Vc tem cerca de 30 minutos, no seu caso, para editar a mensagem na roda dentada que aparece ao lado da sua msg.

    Obs: verifique a sua marcação,pois o "@" e o apelido devem ficar coloridos. Caso contrário, o sistema nao reconhece que há uma mensagem nova e a sua duvuda oide se perder.

    Abraços

  • Ola @marcia, tudo bem? Também gostaria de receber uma minuta de pedido de urgência so meu processo de cidadania portuguesa. Minha mãe é idosa e tem problemas de saúde. Agradeço antecipadamente sua ajuda.

    joao

  • @Marcia Poderia, por gentileza, me enviar o modelo da carta de urgência? Pois minha avó tem 93 anos e também tem doenças crônicas. Obrigado

  • @cristianomartins você recebeu alguma resposta sobre caso o requerente (neto de português) venha a falecer durante o processo, o processo é anulado e os descendentes não tem mais direito à cidadania? agradeço se puder compartilhar informações a respeito.

  • @cristianomartins você recebeu alguma resposta sobre caso o requerente (neto de português) venha a falecer durante o processo? agradeço se puder compartilhar informações a respeito

  • editado June 2023

    @Marcia

    Poderia mandar o modelo dessa minuta também ?



    @mabego

    Eu sou neta , se eu falecer durante o processo, como fica ? Meu filho terá direito a pedir quando o meu for aprovado ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.