CONSULADO FORTALEZA

Olá, boa noite.

Sou neta de português, estou iniciando o processo da minha mãe, filha de português, para depois dar entrada no meu processo.


Dúvidas:
1.Alguém já fez a nacionalidade pelo Consulado de Fortaleza?
Já tentamos contato via email e fone, sem sucesso para orientações.
2.Preciso saber se para dar entrada é por agendamento ou pessoalmente (indo direto com a documentação pronta para ser atendida)
3. RG recente: Recente quanto? No Consulado de Santos orientaram que seja recente de 5 anos.
4. Solicitam outro documento além do RG, aceitam carteira de trabalho?
5. Desisto do Consulado de Fortaleza e faço todo processo direto por Portugal, alguma Conservatória? Entrei em contato com Tondela via email.

Grata
E perdão mil perguntas..

Comentários

  • @Amanda aconselhamos a não entrar com processos pelo Consulado e sim diretamente em Portugal pela conservatória ACP.Veja o tópico aqui no fórum.
  • Olá Boa tarde.
    @Vlad Pen
    Então é seguro entrar direto por Portugal?
    Da receio, por conta de comunicação, etc.
    Li os comentários aqui do fórum sobre fazer direto com Portugal. Como disse entrei em contato com Tondela, incrível que até a documentação exigida é menos que no site do Consulado.
    Pelo site do Consulado exige até a certidão do progenitor brasileiro, já pela Conservatória não.
    Vocês sugerem alguma Conservatória?
    Grata!

  • @Amanda ACP do Porto.
  • ACP do Porto
    tiramos a da minha vó recentemente durou mais ou menos 80 dias
  • Gratidão @Vlad e @ Andre!
    Vou enviar email para ACP Porto, reunir os documentos e enviar direto então.
    @Andre, se puder responder: você enviou via DHL ou Correios?

  • @Amanda282
    Não envie email para as conservatórias, o funcionário que responde aos emails é o mesmo que tramita os processos. Deixe o email para casos que realmente demandem alguma necessidade de contato (exigências, etc). Se ainda tiver dúvidas, pergunte aqui ou no tópico do ACP.

    DHL é um pouco mais cara que correios, mas chega em 2 a 3 dias úteis, com rastreamento sem "sustos", e ainda dá pra fazer um seguro de até 1000 reais (pense no valor das certidões/autenticações/apostilas).
  • Ah, e respondendo às perguntas 3 e 4, já que as outras ficam prejudicadas:
    3 - Normalmente pedem RG de até 10 anos de emissão.
    4 - Pode ser usado passaporte, modelo novo (em que consta a filiação) ou, em algumas conservatórias, CNH (mas varia de conservatória para conservatória). Basicamente, se o RG tiver mais de 10 anos, ou vai pelo passaporte ou pede uma nova via do RG (costuma ser barato e sair rápido, mas varia de estado para estado)
  • @jhmelman
    Certo, estou lendo os tópicos.
    Compreendi quantos aos emails.

    1.Você ou alguém sabe informar se envio a documentação que é exigida no site do Consulado de São Paulo ou tem algum site onde encontro a relação das documentações?
    (Agora estou somente aguardando a certidão da minha avó (brasileira), pois estou fazendo o processo da minga mãe, onde meu avô é o português)
    3. Somente o RG é sufuciente ou tem que enviar também outro documento com foto?
    2. Os dados da ACP PORTO, para enviar a documentação e realizar o pagamento?

    Perdoem mil perguntas, é que parece tudo tão simples que da receio!
    Grata.
  • @Amanda282, você vai fazer pelo consulado ou pelo ACP? A lista de documentos do consulado é maior que a necessária para fazer direto em Portugal.

    Para o processo da sua mãe vai precisar de
    - Certidão de nascimento da sua mãe por cópia reprográfica, apostilada
    - Cópia do documento de identidade da sua mãe, emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma da sua mãe reconhecida em cartório por autenticidade (tem que assinar na presença do funcionário do cartório)
    - Cópia do assento de nascimento do pai (português) ou, apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C caso já esteja informatizado
    - Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail
    Se sua mãe teve alteração no nome por conta do casamento terá que justificar essa mudança, caso a mudança não esteja averbada na certidão de nascimento dela, juntando também a certidão de casamento inteiro teor apostilada. Se for o caso pergunte no cartório quando for solicitar a certidão se já está averbado e, se não estiver, peça que seja averbado antes de solicitar a certidão.

    ENDEREÇOS (ACP Porto)
    Para envio do vale postal:
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal

    Para o envio dos documentos:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal

    Formulário 1C e instruções de preenchimento
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Para pagamento com cartão de crédito
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
  • @Daniel!
    Gratidão.
    Tudo esclarecido!
    Pelos esclarecimentos, vou enviar direto por Portugal.

    Depois de pagar e enviar, como faço para acompanhar o processo, quais os meios de comunicação que entro em contato?

    Grata
    De novo!
  • DanteDante Member
    @Amanda282, complementando a lista de documentos. Caso a sua mãe tenha mais do que 70 anos, precisa enviar a Prova de Vida também.
  • Gratidão a todos!
  • @Vlad por favor, surgiu uma dúvida e não quero acumular o fórum com mais um tópico.
    1. Posso enviar em um mesmo envelope via DHL 02 processos de atribuições para a ACP? Sendo um da minha mãe e outra da minha tia (irmã da minha mãe).
    2. Tenho a transcrição de assento do meu avô por cópia simples que meu tio solicitou em 2011, pelo Arquivo Nacional de Coimbra, somente isso já identifica meu avô, correto? ao menos no Consulado informaram que sim.
    3. Após eu enviar a documentação, como vou acompanhar o processo?
    Li aqui as discussões, etc, mas não achei o passo inicial.

    Grata!
  • 1) Sim, pode enviar mais de um processo desde que um não dependa do outro (mãe e filha não pode, por exemplo, mas dois irmãos ok). Ressalva: cada processo tem que estar completo, sem documentos "compartilhados" pros dois processos.

    2) Não entendi o que seria isso. É a certidão portuguesa de nascimento dele? Se ele for nascido depois de 1912 basta apresentar qualquer documento português, em cópia simples. Se for de antes disso, tem que ser uma cópia certificada emitida pelo Arquivo Distrital (no seu caso duas, um pro processo da sua mãe e outra pro da sua tia).

    3) Para acompanhamento, usa-se a Linha de Registos: +351 211 950 500, opções 1 e 1, de 9 às 17h, horário de Lisboa, nos dias úteis. Não é incomum esperar mais de 40 minutos ou uma hora pelo atendimento, então vale a pena ligar por Skype ou similares. Via Skype sai por cerca de 7 centavos o minuto.
  • @jhmelman.
    2. Isso, mesmo, tenho cópia de certidão do meu avô que foi emitida pelo Arquivo Nacional de Coimbra. Ele nasceu em.1900. Copia simples onde tem.toda narrativa da vida dele.

    Grata!
    Agora ter atitude e enviar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.