Transcrição de casamento

2»

Comentários

  • @Daniel Henriques, como sempre você ajuda demais, muito obrigado!

    Então no quadro 1 do formulário 1C, devo realmente colocar o nome de casada, certo?

    Vou enviar a certidão de casamento para garantir.
  • Bom dia Pessoal, alguém pode me tirar algumas dúvidas ? rs

    1 - Meu pai está em processo de atribuição em Tondela, necessariamente precisa esperar esse processo correto ?
    2 - Para fazer a transcrição de casamento dos meus pais, eu posso dar entrada em Portugal e pedir para enviarem para o Brasil ? (Pretendo viajar para lá)
    3 - E precisa ser em Tondela também ? Se não qual lugar vocês me indicariam ?
    3 - Somente depois do processo de transcrição de meus pais que eu posso entrar com o meu de atribuição ?

    Obrigado a todos..
  • @RenatoAlmeida, no 1C o nome é o nome atual, igual ao do documento de identidade.
  • @Anderson Antunes, somente após o registro do assento de nascimento seu pai vai constar como português. É só a partir deste momento que pode ser feita a transcrição do casamento. A transcrição pode ser feita por Tondela ou qualquer conservatória que faça transcrição de casamento, no requerimento que vai preencher para solicitar a trasncrição você indica o endereço para onde vai ser enviada a certidão ao final do processo.
    Se seu pai foi o declarante do seu nascimento (confira na sua certidão de nascimento) e o registro feito até um ano de idade pode fazer o seu processo pelo ACP sem trasnscrever o casamento de seus pais.
  • @Daniel Henriques, obrigado pelas informações.
  • Olá! Minha irmã já conseguiu o seu assento de nascimento português, e como está em Coimbra foi pessoalmente à Conservatória para requerer a transcrição de seu casamento. Isto não foi possível pois foi exigido o cartão cidadão ou outro documento português, o que não tinha sido avisado antes. Ela ainda vai permanecer alguns dias em Coimbra (vai para o Porto depois), gostaria então de esclarecer quais são realmente os documentos necessários para efetuar a transcrição do casamento da cidadã portuguesa com nubente brasileiro, diretamente em uma conservatória em Portugal. Muito obrigada!
  • Olá, li sobre uma dúvida da @Rose e me interessou muito. A questão era: fazer a transcrição junto com o pedido de atribuição do filho.
    Assim que sair o assento da minha sogra, vou mandar o pedido de transcrição de casamento dela, mas será que posso mandar o pedido de atribuição dos filhos dela junto? São todos maiores de 18 anos...
    Obg
  • editado June 2019
  • Bom dia pessoal!
    Mandei os documentos para Tondela dia 24/05/19 - pedido de transcrição. Mas cometi um erro, estava bastante atarefada neste dia e quando fui ao correio fiz o vale postal em benefício da Conservatória de R. Civil de Tondela e não para IRN. Embora tenha o mesmo endereço, alguém sabe me dizer se isso pode acarretar problemas?
    Se sim, sabem como faço para tentar arrumar esta situação?
    Obrigada.
  • Ahhhh....
    Esqueci de dizer que pelo rastreamento descobri que os documentos já chegaram à Conservatória. Mas o vale, não sei como ficará.
    Abraço.
  • editado June 2019
    @Rose24

    Qual a data em que a remessa foi recebida na Conservatória de Tondela...?

    Mais de uma vez vi VPs e documentos serem devolvidos pelo mesmo motivo...

    Se seu processo tivesse chegado a pouco tempo eu recomendaria a você que fizesse um novo VP imediatamente para o destinatário correto (IRN. IP)...E enviasse o comprovante do VP por email para Tondela...

    Mas como já se passou um mês...Não sei se haverá tempo hábil para fazer isso...!!!

    Se ainda houver tempo...(Depende da data de recebimento dos documentos)...Vale a pena tentar contato com Tondela para tentar resolver a questão antes que eles devolvam tudo para o Brasil...

  • @VladPen, ok, muito obrigada!
  • Nilton, bom dia.
    Os documentos chegaram dia 14/06. Estou tentando fazer contato com Tondela, mas é bem difícil. Mandei email e o telefone de contato que tenho é só esse 232 819 310.
    Sabe me dizer se consigo resgatar este VP, para, então, fazer o envio correto?
    Obrigada!
  • @Rose...Você escreveu...:

    "...Mandei os documentos para Tondela dia 24/05/19 - pedido de transcrição. Mas cometi um erro, estava bastante atarefada neste dia..."

    Veja...Se você fez o VP em 24/05...Hoje é 28/06...Esse VP provavelmente já foi devolvido por Tondela...E...Se você não recebeu nenhuma notificação sobre o VP enviado par Destinatário errado...Provavelmente os Documentos também serão devolvidos...

    Não tem como "resgatar o VP"...

    Se você tivesse percebido o erro logo em seguida poderia enviar um novo VP...(Como escrevi anteriormente)...Mas com um VP com 5 semanas "de idade"...fica complicado...

    Um fator a seu favor é que os trabalhos estão bem atrasados em todas as Conservatórias de Portugal devido ás férias de verão...
    **Talvez** você ainda receba uma notificação para emitir um novo VP...(Sem que seus documentos sejam devolvidos)...

    Meu conselho é que você continue tentando contato com Tondela...
    Talvez um email com "assunto" bem chamativo como por exemplo...

    "VALE POSTAL EMITIDO COM ERRO"
    ou
    "NOVO VALE POSTAL PARA PROCESSO DE "FULANO DE TAL"

    Então no email você descreve o que aconteceu e questiona se seus documentos ainda estão por lá e se você pode emitir novo VP...

  • Valeu Nilton, obrigada.
    Vou ver o que consigo. Assim que obtiver retorno eu aviso.
  • Bom dia, Nilton!
    Então, a CTT me informou que o vale foi sacado pelo beneficiário dia 24/06.
    Se o vale foi sacado você acredita que ainda pode ocorrer algum problema?
    Não consigo falar na CRC de Tondela, eles não atendem telefone!
    Mandei e-mail, mas ainda não recebi nenhuma resposta.
    Obrigada.
  • editado August 2019
    Olá @Rose...

    Essa informação do ctt.pt é daquele seu VP enviado para destinatário errado...?
    Eles sacaram o VP mesmo tendo sido endereçado para "...Conservatória de R. Civil de Tondela..." Ao invés de IRN. IP ...?
    Se você teve um retorno do ctt.pt informando que o VP foi sacado...Não tem porque se preocupar...

    Para compreender melhor...É mais ou menos assim...:

    # 1 Remessa recebida por correios...DHL...etc...(Processo entra na fila)...
    # 2 Abrem o envelope...Verificam qual o tipo de processo...
    # 3 conferem se o pagamento foi realizado corretamente,,,
    # 4 Procedem á análise dos documentos enviados...

    Resultado # 1 >>> Tudo certinho...Processo finalizado...Assento gerado...Uma via é enviada para o endereço do requerente...

    Resultado # 2 >>> Houve algum problema...O requerente será notificado e terá um prazo para cumprir a exigência...OU...Devolvem tudo para o endereço do requerente do processo...

    PS...Confesso que achei estranho seu caso pois em todas as vezes que vi isso acontecer aqui no Fórum...Os VPs foram devolvidos...

    Pela data de saque do VP que te informaram...Está tudo dentro da normalidade...Eles costumam mesmo sacar VPs com + - 30 dias...

    Seria bom se você compartilhasse conosco os detalhes sobre oque aconteceu nesses quase três meses desde a emissão desse VP...
    Pessoas em situação semelhante podem se beneficiar de seu depoimento...
  • Oi Nilton!
    Então, exatamente isso!
    Sacaram o VP que encaminhei para a Conservatória.
    Aconteceu assim:
    Encaminhei os documentos para a Conservatória de Tondela dia 24/05/19. No mesmo instante, fiz o vale postal no valor de 123 euros, constando como beneficiária a própria conservatória.
    Dia 14/06/19 os documentos foram entregues, conforme consta no rastreamento do correio brasileiro.
    Quando me dei conta do erro, mandei um e-mail para a CTT solicitando informações sobre o VP.
    Enquanto aguardava a resposta, entrei em contato com vocês aí do Forum. Fiquei apreensiva e ia fazer o que você sugeriu: refazer o vale.
    Graças a Deus não foi preciso, pois recebi a resposta da CTT me dizendo que o VP tinha sido sacado dia 24/06 e informando o nº que tomou em Portugal (saiu daqui com um nº de especificação e ao chegar lá parece que recebe outro nº - é isso mesmo que acontece, não é?).
    Pois bem, agora não consigo falar na Conservatória de Tondela porque nunca atendem o telefone. Não sei por qual outra forma obterei notícias. Será que o processo por lá tem demorado?
    Muitíssimo obrigada pela atenção de sempre!
  • Sim @Rose...É exatamente assim...Ao "entrar" em Portugal O VP ganha novo número...
    Referente aos prazos de conclusão...
    Não é sem razão que a orientação do Fórum é que se enviem Transcrições de Casamento para Ponta Delgada...
    Tondela prioriza outros tipos de processos...Não Transcrições...!!!

    Mas é como já escrevi...Se sacaram seu VP mesmo tendo sido enviado para beneficiário errado...***(Nunca vi sacarem VP com essas características...Todos que tive conhecimento foram devolvidos)*** ...Creio que só oque lhe resta é aguardar...
    Por se tratar de Transcrição de Casamento em Tondela...Seu processo ainda está dentro do prazo...
  • Pois é.... Nilton...
    Também acho que deveria ter mandado para PD, mas estava tão atribulada nesta época que nem prestei atenção...
    snifff......
    Agora só resta esperar mesmo. E torcer para que tudo dê certo....
    Obrigada, mais uma vez!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.