Averbacao de Casamento.

2»

Comentários

• Duvida

Ainda estou juntando os papeis para solicitar a cidania do meu pai, ele é casado com minha mãe a 35 anos, inicialmente vou pedir a atribição da cidania portuguesa para via CRC sem averbar o casamento, poderei quando ele ja possuir a cidadania solicitar o averbamento do casamento dele com minha mãe via consulado, para que minha mãe tambem adquira a cidadania portuguesa.
  • Wilson,

pode sim fazer a transcricao e o pedido de naturalilzacao atraves do Consulado, e tambem pode dar entrada nos dois processos juntos. Eles dao prazo de 4 meses para transcricao e 4 meses para a naturalizacao ( no caso de mulheres casadas com portugues antes de 1981 ).
  • Wilson,

pode sim fazer a transcricao e o pedido de naturalilzacao atraves do Consulado, e tambem pode dar entrada nos dois processos juntos. O Consulado de SP da prazo de 4 meses para transcricao e 4 meses para a naturalizacao ( no caso de mulheres casadas com portugues antes de 1981 ).
  • Cibele

Oi, Cibele!

Li muitos tópicos sobre obtenção de cidadania portuguesa e em nenhum encontrei esse assunto: extensão a cônjuge, sem que o português esteja morando na Europa.

Nos casos que li aqui na comunidade, o portugues sempre tem interesse em morar na Europa e pergunta sobre a possibilidade do esposo/a ir junto. Mas, simplesmete solicitar a cidadania do cônjuge brasileiro, sem intenção ao menos no momento de morar na Europa, é possível?

Pelo que você escreveu pro Wilson, parece que sim.

Pergunto isso pela possibilidade da minha mãe obter. Meu pai já obeteve a cidadania portuguesa dele por atribuição.

Obrigada!
  • Oi Erica,

sem morar na Europa, somente tem direito a naturalizacao, esposa de portugues casada antes de 3 de outubro de 1981 ( soh para mulheres ! rsrsr ), para todos os outros casos de conjuge, tem que morar em Portugal por 3 anos para conseguir se naturalizar, mas o conjuge do portugues tem o direito de viver com o parceiro/a em qualquer pais da UE, ai eh soh entrar com pedido de reuniao familiar/visto de conjuge, etc.
  • Cibele

Oi!

Vou abrir agorinha um novo tópico pra falar desse assunto. Tenho algumas dúvidas.

:)
  • Pode fazer residencia e entrar depois em Lisboa pessoalmente. Meu amigo ja conseguiu mesmo morando em Londres. Mas tinha residencia portuguesa, entendeu?
  • Maestro Alex.

Oi!

Minha mãe não tem o interesse em morar na Europa, pelo menos agora.
    A informação que me foi passada é que, mesmo assim, ela pode solicitar a naturalização, já que é mulher e se casou antes de outubro de 1981. Por isso iniciei o tópico.

Se eu estiver enganada, por favor me corrija.

Obrigada!
  • Maestro,

nao quis complicar, rsrsrs, tbem estou tentando naturalizacao com residencia fora.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.