Averbacao de Casamento.

Bom dia a todos! E parabéns por tanta gentileza das pessoas que ajudam aqui.

Não sei se devo perguntar isso a todos, ou direcionar a Rosangela, Lara, Cibele, Sandra, que sao pessoas que eu percebi serem muito bem informadas sobre esse assunto.
Enfim, que puder, por favor, me ajude.

Estou no processo de obtençao da cidadania portuguesa. Alguns primos ja conseguiram, mas estou um pouco atras.
Meu bisavô era portugues e o meu pai ja conseguiu a certidao de nascimento portuguesa. Agora ele esta à espera da certidao de nascimento com averbacao de casamento.
A solicitação e o pagamento foram feitos através do Portal do Cidadao no dia 06.06.09 à Conservatoria dos Registros Gerais de Lisboa.
Minhas duvidas sao:

- Quanto tempo geralmente leva pra receber a certidao de nascimento com averbacao de casamento?

- Eu preciso esperar esse documento pra dar continuidade ao processo?

- Como eu posso agilizar?

- Tenho numero do assento de casamento (nem sei se é assim mesmo que chamam). Posso passar essa informação por e-mail.

Desculpa se essa informacao deveria ser solicitada em outro topico. Posso redirecionar.
Estou bem confusa. É muita informação!

Muito obrigada.
Erica
«1

Comentários

• Oi, Rosangela!

Meu bisavô era portugues e o processo de obtenção de cidadania ja esta bem adiantado.
    O estagio atual é: meu pai ja obteve a certidao de nascimento potuguesa e agora espera a averbacao de casamento, solicitada atraves do portal do cidadao em 06.06.2009

A minha duvida é como posso agilizar o processo. Eu vejo que as pessoas encontram informacoes aqui que realmente as ajudam a fazer as coisas da maneira mais rapida.

Posso te mandar por email o numero do assento?

Grata.
  • Erica,

você não precisa esperar a certidão chegar pra dar início no seu processo, entendi que até mesmo o casamento já foi transcrito em PT, então basta colocar o número do assento dele no formulário 1C, juntar os outros documentos necessários e enviar pelo correio pra CRC.

Os pedidos de certidões pelo portal tem demorado de 20 a 30 dias pra chegar, nada tem a fazer pra chegar mais rápido. A não ser que realmente precise e aí a Rosangela pode dar uma força, mas no seu caso não vejo necessidade, você já pode entrar com seu pedido de cidadania.
  • Cibele

Oi!

Como não era eu que estava à frente desse processo, não entendo muito das coisas. E eu acho que as coisas nao foram feitas da maneira mais rapida possivel.
    Por isso eu estou pedindo ajuda aqui.

Essa infomacao de que eu posso entrar com o meu processo de cidadania antes mesmo do processo de averbacao da certidao do casamento de meus pais ser finalizado é que eu precisava confirmar.

O que disseram a meu pai foi que precisaríamos esperar esse documento chegar de Portugal para dar entrada no meu processo.

Vou, então, procurar informações aqui nos topicos anteriores pra saber mais sobre o preenchimento do formulario.
    Estou bem confusa.

Com certeza, volto a escrever mais duvidas.

Muito obrigada!
  • Rosangela.

O processo da cidadania dos meus familiares está correndo há algum tempo e alguns primos meus já conseguiram obter a cidadania portuguesa.

A certidão de nascimento de meu pai já está resolvida! Ele agora está resolvendo a averbação do casamento.

O que eu descobri aqui na comunidade, agora confirmado por Cibele, foi que eu posso dar entrada no meu processo de cidadania antes mesmo do documento de averbaçao do casamento dele chegar, nao é isso?

Como você poderia me ajudar?

Eu vejo que os prazos das pessoas aqui sao bem mais curtos do que os ditos por familiares meus.

Vou estar atenta às informacoes pra conseguir resolver isso o mais rapido possivel.

Muito obrigada por sua ajuda!
  • Erica,

seu pai é o declarante do seu nascimento ? Só por curiosidade, porque se o casamento já está transcrito, não terá problema algum em dar entrada na sua, faça pelo correio que é bem mais fácil.
  • Cibele

Ele é sim declarante do meu nascimento.

Mas como eu posso saber que o casamento ja esta transcrito em Portugal? Ele apenas solicitou a averbacao de casamento. Como eu posso confirmar?
  • Erica,

se ele é o declarante, nem precisava ter transcrito o casamento, já poderia ter entrado com o seu pedido assim que saiu a cidadania dele.

Você fez a transcrição através do Consulado ? Você disse que tem o número da transcrição do casamento, se tem, não precisa de mais nenhuma confirmação, está tudo certo, a certidão é apenas uma "prova física", o averbamento é feito automático na certidão de nascimento.

Entra com o seu pedido, não terá problema algum, mas tem que ser pelo correio, se for através do Consulado, é bem provável que eles vão exigir a certidão do seu pai, pelo correio basta informar o número do assento de nascimento dele no formulário e a CRC se encarrega de conseguir a certidão, o que é bem fácil, já que o processo do seu pai está arquivado na própria CRC.
  • Erica

So uma pergunta, vc informou que seu bisavô era portugues e que seu pai ja tem a cidadania, mas ele fez direto do avô dele ou seu avo fez primeiro e depois seu pai?
    Por que se seu pai fez atraves do avô dele, sem passar pelo pai dele, vc não teria direito, por isso a pergunta.
  • Boa pergunta Sandra !
  • Sandra e Cibele

Oi, Sandra!

Foi tudo feito certinho, primeiro meu avô e depois meu pai e os irmaos dele. Ele ja tem a certidão de nascimento, e agora solicitou a certidão de nascimento com averbacao de casamento.
    Sera que as coisas poderiam ter sido feitas de uma só vez? Bom, mas agora já foi.

Cibele, a solicitacao de averbacao do casamento foi feita pelo Portal do Cidadao. É isso que você chama de TRANSCRIÇAO?

Só pra ficar claro, repetindo: ele ja conseguiu a certidão de nascimento portuguesa, e agora solicitou a certidão de nascimento com averbacao de casamento.

Bom saber que é melhor dar o proximo passo pelo Correio, e nao o Consulado.
    Mas eu tenho primeiro de tudo que solicitar uma certidao de nascimento minhade inteiro teor e mandar para o Itamaraty autenticar. Nao é isso?

Eu estou radiante com a possibilidade de poder agilizar logo meu proceso, sem ter que esperar a certidão de casamento chegar.

Ainda nao tive tempo de ler sobre a proxima etapa com calma aqui na comunidade. Farei isso logo.

Obrigada! Muitíssimmo!
  • Erica

Como foi seu pai, que ja é portugues, quem fez o seu registro de nascimento, não haveria necessidade de averbar o casamento.
    Voce so precisa do numero e ano de acento dele, e colocar esses dados no formulario 1C,não precisa da certidão, vc manda se quizer, ja que ele esta registrado na CRC e é onde vc vai fazer a sua cidadania tambem.
    Voce so precisa da sua certidão de nascimento de inteiro teor com firma reconhecida, legalizada no itamaraty e no consulado, xerox autenticada do seu rg e legalizado no consulado, formulario 1C assinado na presença do func. do consulado para que autentiquem sua assinatura, depois enviar os 175 euros via dinheiro facil para a CRC, anotar o numero do vale no formulario e enviar tudo para Portugal.
  • Sandra

Que maravilha receber informações de forma tão clara e confiável.

Vou dar continuidade ao processo de acordo com a sua orientação.

Volto pra tirar duvidas ou dar noticias.
    Obrigada de novo!
    Bom fim de semana!
  • Sandra

Ops.

Esqueci de perguntar:
    - como posso fazer o pagamento dos 175 euros? O que significa "via dinheiro facil" que você escreveu?

- "anotar o numero do vale no formulario" - a que vale você se refere?

- onde consigo o formulario?

Obrigada!
  • Erica

Esqueci de perguntar:
    - como posso fazer o pagamento dos 175 euros? O que significa "via dinheiro facil" que você escreveu?

R= Voce vai no correios e diz que quer enviar um dinheiro para Portugal, se chama DINHEIRO FÁCIL, no valor equivalente a 175 euros, vão te perguntar qual o motivo do envio, vc diz que é motivos diverso, vc vai precisar dar o endereço completo da CRC e o telefone de lá, ai eles vão te dar um comprovante com o numero desse vale e vc anota no formulario 1C,se possivel, pede uma copia desse vale e envia junto com os docs e o formulario, tem um campo proprio para isso.

- "anotar o numero do vale no formulario" - a que vale você se refere?

R= O vale é o envio do dinheiro.

- onde consigo o formulario

R = Vou te passar o link do formulario.
  • Sandra

Desculpa, Sandra.
    Mais essas perguntas e pronto:

- Encaminho pra que endereço em Portugal? Existe mais de uma CRC, nao é? Como saber?

- Apos encaminhar todos os documentos, qual o prazo medio de obtenção da cidadania? Com certeza há uma variação, mas queria ter uma idéia.

Obrigada!
  • Erica

Depois informa de que cidade vc é, para que possamos te dar mais informações sobre as legalizações dos docs.
  • Sandra

Que maravilha essas respostas em "tempo real".
    :)
  • Sandra

Sou de Salvador!
  • Erica

Acho que em Salvador não tem Itamaraty,então terá que mandar para Brasilia para legalizar a sua certidão de nascimento, e o consulado tambem não sei, o Rodrigo aqui da comunidade é de Salvador , vou ver se consigo saber com ele como foi que ele fez e coloco aqui.
  • Por uma feliz coincidencia, minha mae esta indo pra Brasilia na semana que vem.
    E, agora de noite, fiquei sabendo que meu pai conseguiu agilizar a solicitação da minha certidão de inteiro teor no cartorio. Na semana que vem ela já estará em mãos e seguirá pro Itamaty através de minha mãe.

Me informaram que aqui em Salvador tem consulado sim.

Suas informações foram passadas de uma maneira bem clara. Entendi tudinho!

Vou copiar aqui perguntas que ficaram sem resposta, ok?

- Encaminho toda a documentação pra que endereço em Portugal? Existe mais de uma CRC, nao é? Como saber?

- Apos encaminhar todos os documentos, qual o prazo medio de obtenção da cidadania? Com certeza há uma variação, mas queria ter uma idéia.

Eu vou terminar todos os meus posts com “obrigada” porque sou realmente grata por essa ajuda.
    Obrigada!
  • Erica

- Encaminho toda a documentação pra que endereço em Portugal? Existe mais de uma CRC, nao é? Como saber?

R= CRC - CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS
    RUA RODRIGO DA FONSECA 198
    1099-003
    LISBOA - PORTUGAL
    É para esse endereço que voce manda os docs e o dinheiro tambem.

R= demora em media de 2 a 3 meses.
  • Erica

Se tiver mais duvidas, coloque aqui, sem problemas, sempre terá alguem para responder.
  • !

Olá Erika, Bom dia. Acabo de deixar uma mensagem pra vc em seu Orkut!! Mas, já posso lhe adiantar que tem consulado Português em Salvador sim e o melhor é que está quase sempre vazio. kkkkkk
    O Prédio fica na Av. Tancredo neves, próximo a casa do Comércio. Entre o Jornal Atarde e a Magalhaes Neto!! Qualquer dúvida é só postar aqui. Bj
  • Aproveitando o topico...

Hoje finalmente minha mae recebeu uma carta de Portugal, a respeito da cidadania, ela jah eh portuguesa =). Agora soh falta a ultima etapa.

Bom jah li varias vezes os topicos da comunidade, mas infelizmente acabei esquecendo algumas informações uteis. Como foi meu pai o declarante de meu nascimento serah preciso transcrever o casamento. Agora uma duvida bem de leigo:
    Qual a diferença de transcrição e averbação? No caso seria necessario passar pelas duas etapas antes de seguir com o processo?

E mais uma duvida chata que carrego a algum tempo.

Eh necessario que minha mae agora portuguesa retire o BI, para dar sequencia no processo?

Porque pensei que eles iriam precisar do BI dela atualizado para eu seguir em frente.

E a ultima: Quanto tempo demora em media atraves do consulado a transcricao? Seria possivel ser feita em Portugal por procuracao, se sim em media levaria quanto tempo?

Grato mais uma vez, tomara que essa seja a utima, shauhsauhsua... chega de incomodar voces!
  • Rodney

Bom jah li varias vezes os topicos da comunidade, mas infelizmente acabei esquecendo algumas informações uteis. Como foi meu pai o declarante de meu nascimento serah preciso transcrever o casamento. Agora uma duvida bem de leigo:
    Qual a diferença de transcrição e averbação?

R=Transcrição é fazer constar nos registros em Portugal o casamento do portugues, e averbação é anotar esse casamento no registro do portugues.

No caso seria necessario passar pelas duas etapas antes de seguir com o processo?

R= Sim, é feito tudo ao mesmo tempo.

E mais uma duvida chata que carrego a algum tempo.

Eh necessario que minha mae agora portuguesa retire o BI, para dar sequencia no processo?

R=Não, se vc fizer direto por Portugal, via correios, pois pelo consulado eles pedem o BI.

Porque pensei que eles iriam precisar do BI dela atualizado para eu seguir em frente.

E a ultima: Quanto tempo demora em media atraves do consulado a transcricao?

R= Não sei informar, pode ser que alguem aqui na comunidade saiba.

Seria possivel ser feita em Portugal por procuracao, se sim em media levaria quanto tempo?

R= Sim , pode ser feita em Portugal, atravez de uma procuração publica e pode levar de 3 a 10 dias, dependendo da conservatoria onde for feito.
  • modelo de procuração

Aproveitando o tópico.....

A Rosangela tinha dito que o modelo tinha mudado..... alguém já tem a nova???
  • Grato Sandra

Bem surgiu mais uma, que tenho quase certeza de que a resposta eh nao, mas falta 100% de certeza.

Transcrição não se pode ser feita atraves dos correios não eh?

Ou se faz pelo consulado, ou pessoalmente ou com procuracao em Portugal.

Nao eh mesmo?
  • Rodney

Isso mesmo, so pelo consulado, pessoalmente em Portugal ou por procuração em Portugal.
  • ok tods as duvidas estao respondidas grato mais um vez!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.