é necessário fazer a transcrição?

Olá pessoal, o processo de atribuição do meu pai chegou ao fim e agora vamos partir para o meu e dos meus irmãos. Ocorre que um dos meus irmãos foi registrado pela mãe e o reconhecimento de paternidade ocorreu quando ele tinha 06 anos (consta na certidão). É necessário fazer a transcrição do casamento para pedir a atribuição dele pelo Porto? Pelo que li a ACP aceita apenas quando o declarante é o pai, mas queria tirar de vez a dúvida. Grata.

Comentários

  • @isabela no caso do seu irmão que foi registrado pela sua mãe, terá sim que fazer a transcrição de casamento.Seu irmão que foi registrado pela sua mãe é filho do mesmo pai que obteve a atribuição?
  • @vlad meu pai é casado com a minha mãe, esse irmão é de um relacionamento anterior, meu pai nunca casou com a mãe dele e foi a mãe dele que registrou, meu pai só o reconheceu como filho quando ele tinha 6 anos, como consta na certidão.
  • @Isabela existe um problema ai q seu pai o registrou apenas aos 6 anos de idade...Se ele ja for maior..seu pai vai ter q comprovar q participou da criação dele desde o nascimento com documentos adicionais.
  • @vlad sério? mas de qualquer forma precisaria fazer a transcrição, certo?
  • Bom dia, minha tia é Portuguesa, conseguiu sua cidadania em Novembro'18, a minha prima quer entrar com o processo dela de atribuição, quem registrou minha prima foi minha tia, neste caso será necessário fazer a transcrição de casamento? Visto que quem registrou minha prima foi a própria mãe, conforme descrito na certidão.
  • @isabela ..sim, precisa fazer a transcrição de casamento.
  • @Vlad Pen ok, muito obrigada!
  • Bom dia! Primeiramente parabéns pelas informações. Estou com uma dúvida. Estou fazendo esse processo da cidandia para o meu pai pelo meu avô. Meu avô é português, casado com minha avó portuguesa também, porém, na certidão de nascimento do meu pai, meu avô não foi o declarante, sendo assim eu teria que fazer a transcrição do casamento deles? Lembrando que minha avó faleceu há dois anos. Já mandei fazer a certidão do meu pai de inteiro teor, apostilei e está tudo certo. Porém estou com essa dúvida. Me ajude por favor
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.