Filho de português

Minha mãe é portuguesa. Meu pai é brasileiro.
Já solicitei a fotocópia do livro de registo devidamente apostilada. Informação obtida no consulado. Este mesmo consulado cobra 570,00 pra enviar essa documentação com prazo de 4 a 6 meses.
Pelos Correios é mais barato e mais rápido?
Além da fotocópia apostilada, que outros documentos é necessário?
Qual o link do site pra obter essas informações?

Grato pela atenção!
«1

Comentários

  • @Leonardo Neves
    Para fazer o seu processo de nacionalidade em Portugal você necessita de
    - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
    - Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade
    - Cópia do assento de nascimento da sua mãe, ou apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C caso já esteja informatizado
    - Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail

    Formulário 1C e instruções de preenchimento
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Para pagamento com cartão de crédito
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1

    O local mais rápido atualmente é o ACP do Porto e está levando cerca de 3 meses. Qual consulado é esse que te deu esse prazo? Os consulados enviam para Lisboa e demora pelo menos uns 10 meses por lá.
    Já foi feita a transcrição de casamento de seus pais em Portugal?

  • Obrigado pelas informações Daniel!
    Ainda não foi feita a transcrição do casamento dos meus pais em Portugal.
    Sei que só após isso posso dar início ao meu processo.
    Essa taxa foi cobrada pelo você consulado português em Belém/Para.
    Por sinal, hoje entregamos os documentos da minha mãe lá no consulado pra que seja transcrito o casamento.
    E informaram o prazo de 4 a 6 meses.
  • Você tem parente português?
    Já conseguiu a cidadania portuguesa?
    Demorou quanto tempo?
    Foi através de consulado? Qual estado?
  • @Leonardo Neves mas 4 a 6 meses foi para transcrição de casamento ou para o processo de nacionalidade?
    Eu já sou português, fiz a transcrição de casamento dos meus pais pelo consulado, na época ainda era o consulado honorário de Santos qua agora passou para escritório consular do consulado de São Paulo, levou 20 dias no final de 2017.
    Fiz meu processo de nacionalidade mandando os documentos para conservatória em Portugal, no consulado o prazo era de mais de um ano.
    Se tivesse feito pelo consulado acho que ainda não teria terminado. No meu caso teve um contratempo que a conservatória para qual mandei a documentação deixou de ser balcão de nacionalidade então o processo ficou meses parado aguardando ser transferido para outra conservatória e começarem a trabalhar nos processos. Demorou uns 6 meses.
    Ter família em Portugal eu sei que tenho, mas eu não conheço. Os parentes portugueses que sempre iam para Portugal e tinham contato com eles já faleceram, acho que agora nem tenho mais como localizá-los.
    Pela lado da minha mãe meu avô era português casado com minha avó, filha de portugueses.
  • Bom dia! Primeiramente parabéns pelas informações. Estou com uma dúvida. Estou fazendo esse processo da cidandia para o meu pai pelo meu avô. Meu avô é português, casado com minha avó portuguesa também, porém, na certidão de nascimento do meu pai, meu avô não foi o declarante, sendo assim eu teria que fazer a transcrição do casamento deles? Lembrando que minha avó faleceu há dois anos. Já mandei fazer a certidão do meu pai de inteiro teor, apostilei e está tudo certo. Porém estou com essa dúvida. Me ajude por favor
  • @fabio sendo ambos os avós portugueses terá que fazer a transcrição de casamento se foram casados no Brasil.
  • @daniel. O tempo de 4 a 6 meses foi pra transcrição do casamento dos meus pais. Dei entrada semana passada. Agora, é só aguardar. Acho que vou fazer a cidadania pelo site assim como vc. A transcrição de casamento dos seus pais foi rápida né, 20 dias. Já a sua cidadania pelo site foi de 6 meses, correto?
  • @fabio veja isso que o Vlad falou. Os seus avós casaram? Ou só eram juntos? Se casaram e esse casamento aconteceu em Portugal, melhor. Mas se casaram no Brasil, terá que fazer a transcrição do casamento deles em Portugal. Quando tiver com essa documentação, vc irá iniciar o processo do seu pai.
  • @Leonardo Neves, isso mesmo, no meu caso foram 20 dias pra transcrição de casamento e uns 6 meses o processo de nacionalidade. ACP é mais rápido, está atualmente demorando uns 3 meses o processo de nacionalidade.
  • @daniel muito rápida a transcrição de casamento dos seus pais. Sabes me dizer por que foi tão rápida assim. Foi pelo consulado né? No consulado daqui de Belém deram prazo de 4 a 6 meses.
    Já minha nacionalidade cho que vou fazer pelo ACP mesmo. Obrigado pela dica.
    Sabes dizer, se for fazer a nacionalidade pessoalmente em Portugal, demora quanto tempo?
  • Olá pessoal!
    Desculpem, mas ainda não entendi direito....
    É preciso ou não fazer a transcrição de casamento do pai português (no meu caso, com mãe brasileira, casados no Brasil, ambos falecidos)?
    Primeiro, li essa explicação:

    "Para fazer o seu processo de nacionalidade em Portugal você necessita de
    - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada
    - Cópia do seu documento de identidade emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
    - Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade
    - Cópia do assento de nascimento da sua mãe, ou apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C caso já esteja informatizado
    - Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail"

    Ou seja, não fala sobre transcrição....

    Aí o outro moço comenta:
    "Ainda não foi feita a transcrição do casamento dos meus pais em Portugal.
    Sei que só após isso posso dar início ao meu processo."
    !!!
    Não entendi.. precisa ou não?

    Muito obrigada!!!




  • editado January 2019
    @vivianeviviane, atualmente somente o ACP faz o processo sem transcrição de casamento e apenas no caso de o pai ser o português e ter sido ele o declarante na certidão de nascimento do filho(a). Se a mãe for a portuguesa, casada, ou ambos os pais portugueses terá que, obrigatoriamente, transcrever o casamento.

    Quarto a não falar sobre a transcrição de casamento na explicação recomendo que leia novamente a mensagem da qual você colou o texto, a qual fui eu mesmo escrevi, especialmente na última linha aonde eu claramente pergunto se o casamento já foi transcrito em Portugal. E, na sequência de mensagens, fica claro que foi dado entrada na transcrição de casamento pelo consulado.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/185782/#Comment_185782
  • Meu marido está fazendo o processo de atribuição para ele. Ele enviou toda a documentação exigida para o Arquivo Central do Porto pois entendemos que seria o local mais rápido.

    Ele enviou toda a documentação em 09/11/ 2018 e no inicio de Fevereiro/2019 recebeu uma carta solicitando que ele fizesse a transcrição do casamento dos pais. Detalhe: O pai dele é português e a mãe, já falecida, é brasileira. Casaram no Brasil. O pai português foi o declarante na certidão de nascimento dele na menoridade.

    Diz a carta:
    "Proceder à transcrição, no Registo Civil Português (qualquer conservatória do Registo Civil ou Consulado), do assento de casamento dos pais, na eventualidade de terem casado, para que se considere estabelecida, na menoridade, a filiação quanto ao progenitor português. Apesar do nascimento ter ocorrido há menos de um ano em relação à declaração de nascimento, se a mãe fosse solteira, a paternidade só ficaria estabelecida por declaração direta do pai.
    Informa-se ainda V. Exa que sem as informações/documentos solicitados, não será dado seguimento ao procedimento já que são necessários à apreciação do pedido. Com os melhores cumprimentos, Mario Filipe Monteiro Lopes (O Conservador)".

    Desde que recebemos carta estamos tentando ligar para o numero central dos registros, porém ficamos aguardando 50 min e a ligação cai. Já foram inúmeras ligações, sempre por volta de 06 até 07 h da manhã. Enviamos diversos e-mails ratificando o fato do pai português ter sido o declarante na menoridade, mas nenhum e-mail foi respondido. Antes dele enviar a documentação para Portugal, ele foi no consulado do RJ para assinar o formulário presencialmente e estava tudo correto.

    Os irmãos dele fizeram o processo de atribuição pelo consulado no RJ no final de 2017, demorou aproximadamente 11 meses e não foi exigido transcrição. Ambos já possuem passaporte e cartão cidadão português.

    A sensação é de impotência e dinheiro gasto à toa, pois ou fazemos a transcrição mesmo tendo lido diversos relatos de que não é preciso ou perdemos o tempo e dinheiro gasto solicitando a devolução da documentação (caso devolvam) para fazermos pelo consulado no RJ.

    Quem tiver passado por algo semelhante e puder compartilhar, agradeço pois o prazo que nos deram está correndo e não sabemos como proceder.

    Obrigada,
    Roberta





  • editado February 2019
    @Roberta é estranho ACP solicitar a transcrição de casamento sendo o português o declarante do nascimento do filho. De qualquer forma sugiro cumprir a exigência feita pela conservatória.
  • @roberta é um sentimento de impotência. Os irmãos já conseguiram a cidadania pois o declarante foi o português, no caso o pai. Só isso bastava. Talvez, o funcionário que pegou o processo do seu marido seja inexperiente e não saiba desse detalhe. Que se na certidão do filho o declarante for o português, não é necessário a averbação da certidão de casamento em Portugal. Uma pena! No meu caso, minha mãe é portuguesa e o declarante foi meu pai brasileiro. O primeiro passo é averbar o casamento deles em Portugal. Fiz o processo através do consulado da minha cidade. Deixei os documentos no consulado meados de janeiro deste ano. Agora, é só aguardar. Lá eles deram uma previsão de 6 meses. Depois, com o casamento averbado, iniciarei o processo de cidadania. Se você tivesse alguém conhecido lá em Portugal, ele poderia ir na conservatória. O ideal seria entrar em contato com eles pra explicar o caso, mas nem por telefone você está conseguindo. O que você decidir fazer, compartilha conosco também. Boa sorte!
  • Obrigada @vlad e @leonardoneves. eu tambem estava estranhando muito e fui eu quem passou as informações ao meu marido. Porém, acabo de ser informada por ele que ele estava re- verificando a certidao dele de nascimento e viu que de fato foi a mae a declarante. Desculpem-me pelo post. Ele vai ter que fazer a transcriçao do casamento dos pais com certeza. vou ver em outros topicos a documentacao necessaria pois o consulado do RJ so tem vaga para Maio/2019 e acho melhor dar continuidade por lá mesmo.
  • @Roberta..faça a transcrição de casamento por Ponta delgada..em 20 dias fica pronta.
  • Será que a ACP agora vai pedir transcrição também ???
    Eu estou em processo de tirar minha cidadania,mas, no meu caso, está tranquilo, pois...
    Meus pais eram portugueses...
    Eles casaram no Brasil, mas foi feita a transcrição de casamento deles em Portugal..
    Também foi transcrito o obito de meu pai...
    Meu pai foi o declarante no meu nascimento...
    O problema que me deixou preocupado agora, é quando o meu filho for tirar a cidadania dele...
    Eu fui casado com a mãe dele....
    Como eu fui o declarante na certidão de nascimento dele, estávamos tranquilos, pois pelo ACP iria tudo bem...
    Agora veio a dúvida.... Será que o ACP vai começar a pedir a transcrição de casamento também ?
    abs
    JCCS
  • E já peguei a certidão de nascimento do meu pai em Portugal e constam nela as transcrições de casamento e óbito, ou seja, como eu disse, no meu caso está tranquilo. Preocupou agora o caso do meu filho...
    abs
    JCCS
  • @JCCS, se você ler com atenção a postagem de hoje da @Roberta verá foi exigida a transcrição pois que quem declarou o nascimento foi a mãe (brasileira) e não o pai (português).
  • Desculpe @daniel henriques.... , não prestei atenção no detalhe...
    Um problema a menos..
    Obrigado.
  • Obrigada @vlad. estava justamente procurando onde fazer. Muitissimo Obrigada pela dica.
  • gente me tira uma dúvida, há necessidade da certidão de casamento por inteiro teor, ter firma reconhecida? já que será apostilada?
    OBS. a certidão de casamento (por inteiro teor) dos meus Pais vem de Santos, porém o apostilamento pretendo fazer no Rio.
  • @Ane

    A certidão,quando apostilada,já vem com o reconhecimento da assinatura por sinal público
  • Ane Ane Member
    editado February 2019
    obrigada pelo esclarecimento
  • editado March 2019
    @MAria Nélida se o cartório que for o emissor do documento e apostilar nao precisa de autenticação da assinatura caso contrario precisa um cartório de outra cidade nao apostila o documento se nao estiver autenticado, ao menos em Brasilia é assim e a informação que me passaram foi esta. Acho difícil um cartório do Rio apostilar um documento vindo de Santos. Só com autenticação do documento
    @Ane voce pode solicitar o apostilamento em Santos e nao precisa da autenticaçao do documento ou faz o apostilamento no RIo e precisa do documento autenticado em Santos
  • @Ana Maria
    Já apostilei certidões vinda do interior de Pernambuco e sem o reconhecimento da firma do notário
    Apostilei aqui no RJ e o cartório fez o reconhecimento por sinal público
  • @Ana Maria Hosannah, eu sou de Santos e quando apostilei as certidões emitidas pelos cartórios daqui fiz em MG, na época que ainda era barato por lá. Agora estou juntando os os documentos pessoais que vou levar para Portugal e vai tudo pra apostilar em Santa Catarina já que aqui no estado de São Paulo é uma facada cada apostilamento.
    O valor de um apostilamento aqui paga três lá...
  • @Maria Nélida, @Daniel ok, pelo jeito cada Estado faz de uma forma, rsrsrs, os cartórios do Rio nao estão na rede para reconhecimento por sinal público aqui em Brasilia, pode ser isto então, mas de qualquer forma acho melhor, então, a pessoa verificar se o cartório onde ela irá apostilar os documentos de outra cidade aceita sem o reconhecimento de firma por estar ligado no Brasil a rede de cartórios que permite o reconhecimento por sinal público. Eu fiz os apostilamentos dos meus documentos do Rio tem 15 dias em Brasilia e tive que pedir reconhecimento de todas as firmas aí. O documento que pedi para apostilar no Rio nao precisou de reconhecimento de firma. Aqui em Brasilia o apostilamento está de 39,90 reais por documento.
  • @Ana Maria Hosannah, aqui em SP, em 2017, era R$ 117,00 cada apostilamento, na época mandei para MG que estava uns R$24 cada. Nem sei quanto está em SP agora, em Santa Catarina está cerca de R$37 cada. Brasília também é uma opção, quando estiver com todos os documentos em mão vou ver o envio quanto fica para ver o que sai mais barato.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.