O meu filho é neto de português. O pai dele mais a irmã ja tem a nacionalidade portuguesa. eles fizeram direto em Portugal. acontece o seguinte: A conservatória de Portugal me disse que eu posso mandar pelo correio. Disse que precisa dos pais no momento da assinatura, por ele ser de menor ou tenho que ter a guarda do menino, não sei pra eles(Portugueses) oque quer dizer guarda judicial. tem 17 anos e completa 18 em abril. acontece que o pai não assina esse documento. não fui casada com o pai do meu filho. mas na certidão de nascimento ele foi o declarante, estava presente. Eu penso se eu começar a fazer os documentos e depois qdo ele fizer 18 anos ele vai a Portugal e assina, sinceramente não sei oque fazer. pq quero ir pra inglaterra no inicio do ano. mas sem documento fica mais dificil entrar. eles ja perguntaram em janeiro pq o meu filho n tem a cidadania. alguém me ajuda. Agradeço
Voce pode fazer enviando tudo pelo correio, o pai do seu filho basta assinar o formulario 1C juntamente com vc e autenticar no consulado, depois envia pelo correio para Portugal junto com os outros docs, se vc for do Rio ,basta irem ao consulado e assinar o formulario la mesmo,se for de outra cidade, tem que assinar em cartorio para reconhecer a assinatura por autenticidade, não tem tanto misterio assim, agora se o pai dele não quizer ir de jeito nenhum, então ele teria que completar a maioridade e ele mesmo pedir a nacionalidade e assinar os documentos.
Esse formulário eu tiro da internet? leva muito tempo pra ficar pronto? em Portugal. vou tentar falar com o pai dele novamente. a relaçao de documentos eu pego tb no site da conservatória obrigada
Mais uma pergunta, qdo a Conservatória diz para estar presente no momento de assinar, então dessa forma que voce disse para autenticar a assinatura do C1.formulário. Não será preciso da nossa presença? agradeço
a assinatura precisa ser por autenticidade nao por semelhanca, ou seja, tem que ir pessoalmente no cartorio e assinar, nao tem problema que cada um assine em cartorios e dias diferentes ( as vezes nao da para ir os dois juntos, etc. ), o importante sao os dois assinarem.
Obrigada Olha eu estou em são paulo e vou enviar pelo correio. e eles me disseram que teria que estar presente os pais. mas se o formulário for assinado da certo? abraços
Voce vai precisar de 4 documentos para a atribuicao do seu filho.
1. Certidao de Nascimento de INTEIRO TEOR do Requerente, legalizada no Itamaraty e Consulado.
2. Copia autenticada do RG do Requerente, legaliza-la no Consulado.
3. Formulario 1C de atribuicao preenchido e assinado pelos pais.
4. Certidao de Nascimento do portugues ou os dados dessa certidao preenchidos no formulario ( local e ano de nascimento e o nome da Conservatoria onde foi feito o registro ).
Primeiro passo, ja pedir a certidao de nascimento, deve ser de inteiro teor ! Quando estiver com essa certidao, enviar para o Itamaraty de SP para legalizar, o endereco esta no guia de ajuda. Quando essa certidao retornar do Itamaraty, voce deve junta-la com a copia autenticada do RG e com formulario ja assinado em cartorio e enviar para o Consulado legalizar. No site do Consulado tem as informacoes de como enviar e como fazer o pagamento.
Depois nos diga se voce quer entregar pessoalmente em Portugal ou enviar pelo correio.
dei uma lida novamente no que voce escreveu, tinha entendido que voce queria fazer direto em PT, enfim, como seu filho eh menor de idade nao tem custo, eh gratis, basta enviar para a CRC - Conservatoria dos Registros Centrais, o endereco esta no guia de ajuda, e tambem o endereco do Itamaraty de SP esta la.
Obrigadissima. A unica dúvida foi que a conservatória me disse que teria que estar os pais presente. mas pelo que eu entendi não será necessaria a presença dos pais me portugal. ja tenho a Certidão de Inteiro Teor do meu filho ja foi consularizado mas tem mais de um ano. Bom posso tirar tudo novamente e tenho a certidão portuguesa do pai. Mas agora acredito que o pai vai assinar. Abraçooooooooooooossssssss Obrigada novamente.
disse que as minhas eu nao mandei para o Itamaraty, porque eu sou sempre apressada, mas eles recomendam que as certidoes sejam legalizadas, pode acontecer de eles implicarem na veracidade do documento e ai o processo para, eh um "pode bem remoto", mas acontece.
Pra quem esta em SP eh rapido, eles devolvem em 5 dias e nao tem custo, vale a pena mandar. No seu caso eh bom legalizar, ja que a certidao tem mais de um ano e assim eles nao vao procurar por desculpas esfarrapadas.
O prazo de uma atribuicao eh de dois a tres meses.
estou na duvida os dados q tenho sobre meu bisavo sao: • Nome completo: José Pinheiro • Filiação (pai e mãe): Antonio Pinheiro / Theresa de Jesus do Valle Pinheiro • Data de nascimento: 31/01/1896 • Local: Santo Tirso, Porto, Portugal • Casamento: casou-se no Brasil ja me cadastrei no site: https://www.portaldocidadao.pt
Conservatória/Cartório: NAO SEI OQ COLOCO pois tem as seguintes opcoes: -Arquivo Central do Porto - PORTO -1ª Conservatória do Reg. Civil - PORTO -2ª Conservatória do Reg. Civil - PORTO -3ª Conservatória do Reg. Civil - PORTO -4ª Conservatória do Reg. Civil - PORTO -Conservatória do Reg. Civil - SANTO TIRSO
Tipo de certidão: Cópia Integral OU Narrativa OU Modelo Internacional (para o estrangeiro)
Certidão de: Nascimento
Fim a que se destina: ???
Nome da pessoa a quem respeita: José Pinheiro Número e ano do assento: ??? Data de nascimento: 31/01/1896 Freguesia: Santo Tirso Concelho: Porto País: Portugal Filiação: Pai Antonio Pinheiro Filiação: Mãe Theresa de Jesus do Valle Pinheiro Casou com: Maria Batalha OU nome de casada Maria Batalha Pinheiro
Casou em 18/05/1921 Freguesia de (casamento): Rio de Janeiro Concelho de (casamento): Rio de Janeiro
Cônjuge faleceu em 07/01/1993 Freguesia de (falecimento): Rio de Janeiro Concelho de (falecimento): Rio de Janeiro
Falecido em 12/04/1956 Freguesia de (falecimento): Rio de Janeiro Concelho de (falecimento): Rio de Janeiro
Informação adicional para a conservatória: ??? Número de exemplares: 1
Acabei de ver isso no Guia de ajuda,copiei pra vc!!
Milan DICA IMPORTANTE Estava a procura da certidão de nascimento do meu bisavô, como ele nasceu em 1906, não podia pedir pelo Portal do Cidadão.
Como sabia todos os dados dele, liguei para a Conservatoria e confirmei se a Certidão de fato estava lá. Me confirmaram que sim. Foi então que o rapaz da Conservatória me disse que mesmo sendo de 1906 eu poderia solicitar pelo Portal.
Estranhei, mas mandei um e-mail para o Portal, a atendente me respondeu prontamente:
Exmo.(a) Sr.(a) Milan Lemos,
Antes de mais, obrigado por nos ter contactado.
Na data de nascimento terá de inserir 1910 e nas informações adicionais indicar a data de nascimento correcta.
Mantemo-nos ao seu dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Enviamos-lhe os melhores cumprimentos,
Portal do Cidadão - Certidões Online Sónia Pascoal
Espero que possa ter ajudado,tb estou tentando achar os documentos do avo do meu sobrinho,grande abraço e boa sorte!!
No cartorio onde esta registrado o casamento, pede uma copia da certidão que foi deixada quando deu entrada no casamento, ou pelo menos o nome do cartorio onde ela foi feita.
Comentários
O meu filho é neto de português.
O pai dele mais a irmã ja tem a nacionalidade portuguesa.
eles fizeram direto em Portugal.
acontece o seguinte:
A conservatória de Portugal me disse que eu posso mandar pelo correio.
Disse que precisa dos pais no momento da assinatura, por ele ser de menor
ou tenho que ter a guarda do menino, não sei pra eles(Portugueses) oque quer dizer guarda judicial.
tem 17 anos e completa 18 em abril.
acontece que o pai não assina esse documento.
não fui casada com o pai do meu filho.
mas na certidão de nascimento ele foi o declarante, estava presente.
Eu penso se eu começar a fazer os documentos e depois qdo ele fizer 18 anos ele vai a Portugal e assina, sinceramente não sei oque fazer.
pq quero ir pra inglaterra no inicio do ano. mas sem documento fica mais dificil entrar.
eles ja perguntaram em janeiro pq o meu filho n tem a cidadania.
alguém me ajuda.
Agradeço
Voce pode fazer enviando tudo pelo correio, o pai do seu filho basta assinar o formulario 1C juntamente com vc e autenticar no consulado, depois envia pelo correio para Portugal junto com os outros docs, se vc for do Rio ,basta irem ao consulado e assinar o formulario la mesmo,se for de outra cidade, tem que assinar em cartorio para reconhecer a assinatura por autenticidade, não tem tanto misterio assim, agora se o pai dele não quizer ir de jeito nenhum, então ele teria que completar a maioridade e ele mesmo pedir a nacionalidade e assinar os documentos.
Esse formulário eu tiro da internet?
leva muito tempo pra ficar pronto? em Portugal.
vou tentar falar com o pai dele novamente.
a relaçao de documentos eu pego tb no site da conservatória
obrigada
Mais uma pergunta, qdo a Conservatória diz para estar presente no momento de assinar, então dessa forma que voce disse para autenticar a assinatura do C1.formulário.
Não será preciso da nossa presença?
agradeço
segue o link do formulario de atribuicao, precisa imprimir colorido.
[http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_reg
a assinatura precisa ser por autenticidade nao por semelhanca, ou seja, tem que ir pessoalmente no cartorio e assinar, nao tem problema que cada um assine em cartorios e dias diferentes ( as vezes nao da para ir os dois juntos, etc. ), o importante sao os dois assinarem.
Obrigada
Olha eu estou em são paulo e vou enviar pelo correio. e eles me disseram que teria que estar presente os pais.
mas se o formulário for assinado da certo?
abraços
Precisa mandar para o consulado e depois.e deve ser reconhecido pelo Itamaraty?
agradeço
são tantas informaçao.
vamos comecar do principio, rsrsrsr.
Voce vai precisar de 4 documentos para a atribuicao do seu filho.
1. Certidao de Nascimento de INTEIRO TEOR do Requerente, legalizada no Itamaraty e Consulado.
2. Copia autenticada do RG do Requerente, legaliza-la no Consulado.
3. Formulario 1C de atribuicao preenchido e assinado pelos pais.
4. Certidao de Nascimento do portugues ou os dados dessa certidao preenchidos no formulario ( local e ano de nascimento e o nome da Conservatoria onde foi feito o registro ).
Primeiro passo, ja pedir a certidao de nascimento, deve ser de inteiro teor ! Quando estiver com essa certidao, enviar para o Itamaraty de SP para legalizar, o endereco esta no guia de ajuda. Quando essa certidao retornar do Itamaraty, voce deve junta-la com a copia autenticada do RG e com formulario ja assinado em cartorio e enviar para o Consulado legalizar. No site do Consulado tem as informacoes de como enviar e como fazer o pagamento.
Depois nos diga se voce quer entregar pessoalmente em Portugal ou enviar pelo correio.
dei uma lida novamente no que voce escreveu, tinha entendido que voce queria fazer direto em PT, enfim, como seu filho eh menor de idade nao tem custo, eh gratis,
basta enviar para a CRC - Conservatoria dos Registros Centrais, o endereco esta no guia de ajuda, e tambem o endereco do Itamaraty de SP esta la.
Se tiver duvidas, pode perguntar.
Obrigadissima.
A unica dúvida foi que a conservatória me disse que teria que estar os pais presente.
mas pelo que eu entendi não será necessaria a presença dos pais me portugal.
ja tenho a Certidão de Inteiro Teor do meu filho ja foi consularizado mas tem mais de um ano.
Bom posso tirar tudo novamente e tenho a certidão portuguesa do pai.
Mas agora acredito que o pai vai assinar.
Abraçooooooooooooossssssss
Obrigada novamente.
se a certidao ja foi legalizada pelo Consulado voce nao vai precisar de outra.
Certidoes legalizadas pelo Consulado nao perdem a validade.
Obrigada.
Voce disse em outro tópico que os documentos não precisou passar pelo Itamaraty? Certidões.
abraços
Quanto tempo leva pra sair a atribuição de nacionalidade.
enviada pelo correio? Voce sabe?
abraços
e muito obrigada
pela sua ajuda.
http://spreadsheets.google.com/ccc?key=r
A média da atribuição segundo essa planilha está em 75 dias.
disse que as minhas eu nao mandei para o Itamaraty, porque eu sou sempre apressada, mas eles recomendam que as certidoes sejam legalizadas, pode acontecer de eles implicarem na veracidade do documento e ai o processo para, eh um "pode bem remoto", mas acontece.
Pra quem esta em SP eh rapido, eles devolvem em 5 dias e nao tem custo, vale a pena mandar. No seu caso eh bom legalizar, ja que a certidao tem mais de um ano e assim eles nao vao procurar por desculpas esfarrapadas.
O prazo de uma atribuicao eh de dois a tres meses.
Obrigada
tenham um bom dia.
estou na duvida
os dados q tenho sobre meu bisavo sao:
• Nome completo: José Pinheiro
• Filiação (pai e mãe): Antonio Pinheiro / Theresa de Jesus do Valle Pinheiro
• Data de nascimento: 31/01/1896
• Local: Santo Tirso, Porto, Portugal
• Casamento: casou-se no Brasil
ja me cadastrei no site: https://www.portaldocidadao.pt
Distrito/Região Autónoma: PORTO
Conservatória/Cartório: NAO SEI OQ COLOCO pois tem as seguintes opcoes:
-Arquivo Central do Porto - PORTO
-1ª Conservatória do Reg. Civil - PORTO
-2ª Conservatória do Reg. Civil - PORTO
-3ª Conservatória do Reg. Civil - PORTO
-4ª Conservatória do Reg. Civil - PORTO
-Conservatória do Reg. Civil - SANTO TIRSO
Tipo de certidão: Cópia Integral OU Narrativa OU Modelo Internacional (para o estrangeiro)
Certidão de: Nascimento
Fim a que se destina: ???
Nome da pessoa a quem respeita: José Pinheiro
Número e ano do assento: ???
Data de nascimento: 31/01/1896
Freguesia: Santo Tirso
Concelho: Porto
País: Portugal
Filiação: Pai Antonio Pinheiro
Filiação: Mãe Theresa de Jesus do Valle Pinheiro
Casou com: Maria Batalha OU nome de casada Maria Batalha Pinheiro
Casou em 18/05/1921
Freguesia de (casamento): Rio de Janeiro
Concelho de (casamento): Rio de Janeiro
Cônjuge faleceu em 07/01/1993
Freguesia de (falecimento): Rio de Janeiro
Concelho de (falecimento): Rio de Janeiro
Falecido em 12/04/1956
Freguesia de (falecimento): Rio de Janeiro
Concelho de (falecimento): Rio de Janeiro
Informação adicional para a conservatória: ???
Número de exemplares: 1
O valor do ano no campo "data de nascimento" tem de ser maior ou igual a 1909.
Acabei de ver isso no Guia de ajuda,copiei pra vc!!
Milan
DICA IMPORTANTE
Estava a procura da certidão de nascimento do meu bisavô, como ele nasceu em 1906, não podia pedir pelo Portal do Cidadão.
Como sabia todos os dados dele, liguei para a Conservatoria e confirmei se a Certidão de fato estava lá. Me confirmaram que sim. Foi então que o rapaz da Conservatória me disse que mesmo sendo de 1906 eu poderia solicitar pelo Portal.
Estranhei, mas mandei um e-mail para o Portal, a atendente me respondeu prontamente:
Exmo.(a) Sr.(a) Milan Lemos,
Antes de mais, obrigado por nos ter contactado.
Na data de nascimento terá de inserir 1910 e nas informações adicionais indicar a data de nascimento correcta.
Mantemo-nos ao seu dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Enviamos-lhe os melhores cumprimentos,
Portal do Cidadão - Certidões Online
Sónia Pascoal
Espero que possa ter ajudado,tb estou tentando achar os documentos do avo do meu sobrinho,grande abraço e boa sorte!!
vou ter q penerar mais um pouco !
alguma mulher casada aki pode me ajudar !?
minha avó e casada e disse q sua certidao de nasc. fico retida no cartorio.. vc q casou tb pod eme explicar isso ?!
fica retida em q cartorio ?! o mesmo q vc dse registro no casamento !? e so eu chegar la e pedir a de nascimento sera q eles vao ter !?
No cartorio onde esta registrado o casamento, pede uma copia da certidão que foi deixada quando deu entrada no casamento, ou pelo menos o nome do cartorio onde ela foi feita.
e o fato de a certidão ter ficado retida não signifca que vc não pode tirar outra, no cartório onde ela foi registrada.
no cartório em que ela se casou qual foi a resposta que vc obteve?