AJUDA INICIAL para a retirada... mts duvidas

estou agilizando os documentos conforme me indicaram:

Documentação (exemplo Bisneto Descendente de Português): q É O MEU CASO

- Nascimento original do português; > to com dificuldades pois esta em PORTUGAL
- Nascimento da mulher do português; > to com dificuldades pois esta em SP
- Casamento do português; > tenho copia em mãos
- Óbito do português e de sua mulher se forem falecidos; > TENHO o OBITO DOS 2

- Nascimento do filho do português (em inteiro teor); estou procurando
- Nascimento da mulher do filho de português; estou procurando
- Casamento do filho do português; estou procurando

- Nascimento do neto do português (em inteiro teor);
- Nascimento da mulher do neto do português;
- Casamento do neto do português;
- Nascimento do bisneto(em inteiro teor).
«1

Comentários

• > Dados sobre o ascendente português: UNICAS COISAS Q TENHO SOBRE ELE !!!

• Nome completo: José Pinheiro
    • Filiação (pai e mãe): Antonio Pinheiro / Theresa de Jesus do Valle Pinheiro
    • Data de nascimento: 31/01/1896
    • Local: Santo Tirso, Porto, Portugal
    • Casamento: casou-se no Brasil

estou precisando da certidao de nascimento e a mesma se localiza em portugal !
    alguma ideia !?
  • duvidas :

-eu sendo o bisneto eu posso executar todo o tramite necessario para o processo de dupla cidadania de meus avos logo depois meus pais e o meu !?

-eu posso chegar no cartorio q tem as certidoes q me faltam e pedir uma 2 via ou nao sei se fazem a original !? ou preciso de alguma coisa procuracao sei la ?!

-documentos tem q ter 6 meses ne pra serem aceitos algum tem alguma dica pra me dar ?!

-minha maior dificuldade sobre os documentos estao sendo o q esta em portugal, o de SP e pedir a meus avós para que procurem pois sao idosos e sempre demoram achar os documentos deles
  • ?

se eu conseguir finalizaros documentos ql e o proximo passo !?

ja ouvir falar em itamaraty em mandar pra portugal mais nao sei o certo ql e !?

e ir no consulado com os docs os fazer qqr outra coisa antes ?! tb sem demorar pois tem a data q esta contra o tempo ne.

se alguem puder me ajudar ou ter alguma informaçao valiosa de como me orientar nisso ou ate mesmo dar o passo a passo para q eu consiga fazer tudo OK

meu msn/email btjpmarcelinhu@hotmail.com

ESTOU DE FERIAS so estou agitando isso 24 hrs na medida do possivel pois sou mt enrolado e estou com dificuldades !

ja me cobraram milhoes pra me ajudar ate vale mais sei la e meio salgado 5 mil so pra fazer fora os docs e taxas ......
  • e possivel fazer sozinho ?!

alguem tem essa experiencia num caso igual ao meu !? de BISNETO !?
  • Marcelinho

Informe quem ainda esta vivo na sequencia desde o seu bisavô, para que possamos de dar as dicas certas.
  • eu sou bisneta de portugueses tbem e ja tenho cidadania !

Primeiro passo achar a certidao de nascimento do portugues, coloca tudo o que voce sabe sobre ele no topico da Rosangela; nome, filiacao, data de nascimento e o local de nascimento, parece que vc tem bastante dados, isso eh otimo !

Quem eh o portugues/a e quem eh filho/a do portugues/a ? Quem foi o declarante do nascimento do filho/a do portugues/a ?
  • Olá desde já Agradeço TODA a ajuda =]

Sandra:

Português: José Pinheiro casado com Maria Batalha Pinheiro (FALECIDOS)
    filha: Olga Pinheiro Jabur casada com Eduardo Jabur
    filha(neta): Maria de Fatima Jabur Separada de Ivan Gimenes Parra
    filho(bisneto): Marcelo Jabur Parra (eu)
  • Cibele:

Certidao de nascimento do portugues - EU AINDA NAO TENHO NAO ESTOU CONSEGUINDO E NAO SEI COMO ARRUMAR =/

DADOS Q EU TENHO DELE
    • Nome completo: José Pinheiro
    • Filiação (pai e mãe): Antonio Pinheiro / Theresa de Jesus do Valle Pinheiro
    • Data de nascimento: 31/01/1896
    • Local: Santo Tirso, Porto, Portugal
    • Casamento: casou-se no Brasil (sei pois tenho uma antiga cert. de casamento)

português é JOSE PINHEIRO
    filha dele e OLGA PINHEIRO JABUR
  • Quem foi o declarante do nascimento da filha do portugues ?
    ONDE QUE EU ACHO OU VEJO ISSO ?!!?!?
  • Vc vê na certidão da sua avó, lá está escrito quem foi o declarante do nascimento dela, ou seja quem foi ao cartório dizer q sua avó tinha nascido. Se vc ainda não tem a certidão de nascimento dela , vc terá q pedir no cartório em q ela foi registrada. Peça uma certidão de INTEIRO TEOR, pois essa q será usada no processo.
  • Marcelinho

Coloque os dados q vc tem do seu bisavô (português) no post " Buscas de certidões" da Rosângela, ela poderá ajudá-lo a encontrar a certidão portuguesa.
  • certidao de nascimento da mulher quando e CASADA ela nao fica retida no cartorio se nao me engano ?!?! so uma curiosidade !?

cert. nasc. da filha do português ainda estou procurando portanto o declarante ainda nao sei ... com certidao de casamento dela eu posso achar?
  • Marcelinhu

sua avo Olga nao esta viva? ela nao pode te dizer onde ela foi registrada (em qual cartorio)?

Se foi seu bisavo o declarante do nascimento dela, vc nao vai precisar transcrever o casamento de seus bisavos, por isso eh importante saber quem foi o declarante, vc vai descobrir isso na certidao dela.

qq pessoa pode tirar uma segunda via ou versao de inteiro teor de uma certidao de nascimento a qq momento.
  • a certidao de seu bisavo deve estar no Arquivo Distrital do Porto, vc pode pedir pra eles pesquisar la, se o registro for localizado, vc paga e eles te mandam a certidao pelo correio. Vc pode fazer contato pela internet mesmo. http://www.adporto.pt/
    ou entao, veja o topico sobre busca de certidoes que a Rosangela pode te ajudar.
  • Cibele / Lara / Luiza:
    EU nao consegui a Cert. de nascimento da minha AVÓ, pois "ELA DISSE Q QUANDO SE CASOU A CERT. DE NASC. FICO RETIDA NO CARTORIO" oq devo fazer sera q e verdade ?! como vou saber ql cartório procurar !?

de início são 3 dificuldades..
    1 - certidao do meu BISAVÔ (português) Está em Portugal (entrei em contato com http://www.adporto.pt/ estou aguardando )
    2 - certidao da minha BISAVÓ (nasceu em SP creio q esteja por la, mais tb nao tenho a menor ideia de ONDE)
    3 - e agora essa da cert, de Nascimento da minha AVÓ
  • 4 - certidao de nascimento da MULHER quando e casada fica no cartorio
    !? pois minha avó e minha mae falaram a mesma coisa como achar o cartorio pra catar a certidao entao !? to sem a cert de nasc. delas 2
  • Marcelinhu

Se seu bisavô for o declarante na certidão de sua avó vc não vai precisar da certidão de sua bisavó. Por isso q precisa ver quem foi q declarou o nascimento se sua avó.

Qdo casa a certidão fica realmente no cartório, por isso vc deve pedir uma outra cópia no cartório de registro civil onde sua avó foi registrada. Mas peça uma cópia de INTEIRO TEOR, pois vc vai precisar pro processo de atribuição.
    Pergunte pra sua avó onde ela foi registrada, geralmente no bairro em q nasceu ou morava.
  • Sua avó nasceu onde? em qual cidade? em q bairro? Não precisa me responder, ok?
    Sabendo onde ela nasceu, vc procura no google onde fica o Cartório de Registro Civil do bairro ou da cidade onde ela nasceu, provavelmente ela foi registrada lá.
    Daí procure o email ou telefone desse cartório e peça pra fazerem uma busca pelo registro de sua avó, vc diz o nome e a data de nascimento e eles dizem se está lá ou não.
    Já fiz isso, moro em SP e pedi a certidão da minha mãe no Paraná, fiz um depósito bancario, eles me enviaram e chegou direitinho pelo correio. Boa sorte
  • ok estarei fazendo isso OBRIGADO NOVAMENTE !
  • Marcelinhu

Qdo vc pedir ao cartório para procurarem a certidão não esqueça de dizer o nome de solteira de sua avó.
  • sera q pela certidao de casamento OU no cartorio q foi feita a mesma eu consigo informacao de aonde esta a cert. de NASCIMENTO de minmha avó !?

pq ela mesma nao sabe aond efoi feita =/
  • Marcelinhu, sim, não custa tentar! Ligue lá e veja se eles tem algo no registro de casamento.
  • AJUDA !!!!

a certidao da minha AVÓ ainda estou catando nos cartorios ! liguei mais mandaram eu ir fazer a busca pessoalmente la !
    assim AINDA nao sei qm é o declarante dela !

minhas duvidas são o seguinte:

1> vcs me disseram q se foi meu bisavo o DECLARANTE eu nao precisarei TRANSCREVER o casamento dos meus bisavos (OQ SERIA ISSO TRANSCREVER o casamento deles) ????

2> oq seria uma cert. de INTEIRO TEOR e ql a diferença das outras !? pois percebi q a filha a neta e o bisneto tem q ter de inteiro teor !

3> se por acaso quando eu achar a cert. de nasc. de minha AVÓ e la estiver DECLARANTE o meu BISAVÔ(o português), eu NÃO precisarei TIRAR a cert. de nascimento de minha BISAVÓ ?!

4> na certidao de nasc. de minha mãe (NETA do PORTUGUÊS) o declarante foi minha AVÓ (filha do portugues)
    isso muda em algo ?!

5> ja na minha certidao meu declarante foi meu PAI

se alguem puder ESCLARECER essas dúvidas, agradeço MUITO

e peço DESCULPAS PELA MINHA IGNORÂNCIA !
  • Marcelinhu

boa sorte na procura da certidão de sua avó! e pode perguntar à vontade!

1> vcs me disseram q se foi meu bisavo o DECLARANTE eu nao precisarei TRANSCREVER o casamento dos meus bisavos (OQ SERIA ISSO TRANSCREVER o casamento deles) ????

Transcrever o casamento significa que o casamento que foi realizado no Brasil é registrado tb em Portugal e dessa forma o estado civil do cidadão português é atualizado e a conservatória faz tb uma anotação (averbação) nos registros de nascimento, informando sobre o casamento. É necessário transcrever o casamento se o cidadão português não foi o declarante do nascimento do filho, pois daí com o casamento transcrito fica presumido que o filho é realmente do casal.

2> oq seria uma cert. de INTEIRO TEOR e ql a diferença das outras !? pois percebi q a filha a neta e o bisneto tem q ter de inteiro teor !

Certidão de inteiro teor é uma certidão super completa que contém todos os detalhes sobre o registro do nascimento de uma pessoa, é uma cópia do que está escrito no livro de registro no cartório. Em geral as pessoas usam certidões simples, com um resumo das informações. Mas para processos de nacionalidade, é necessário sempre enviar certidões de inteiro teor!

3> se por acaso quando eu achar a cert. de nasc. de minha AVÓ e la estiver DECLARANTE o meu BISAVÔ(o português), eu NÃO precisarei TIRAR a cert. de nascimento de minha BISAVÓ ?!

Não!! Pois seu avô sendo o declarante, não será necessário transcrever o casamento dele (se fosse necessário, daí vc precisaria tb da certidão de nasc. da bisavó).

4> na certidao de nasc. de minha mãe (NETA do PORTUGUÊS) o declarante foi minha AVÓ (filha do portugues)
    isso muda em algo ?!

Sim!! Isso é muito bom e vc deu sorte, pois nesse caso a declarante do nascimento é a própria (futura) portuguesa e vc não terá que transcrever o casamento de seus avós!

5> ja na minha certidao meu declarante foi meu PAI

É o seu pai ou sua mãe o descendente do bisavô português?
  • Marcelinhu

Tudo parece meio confuso, mas aos poucos dá pra entender q não é tão complicado como parece. Eu mesma ainda sei pouco pq estou começando a atribuição da minha mãe agora.

O processo de atribuição da nacionalidade portuguesa é feito uma geração por vez , ou seja primeiro deve ser feito da sua avó, depois sua mãe e por último a sua atribuição.
    Então vc deve conseguir 1o as certidões para atribuição da sua avó.

1) certidão de nascimento portuguesa (bisavô)
    2) certidão de nascimento brasileira de inteiro teor (avó)

Depois que vc achar essas certidões o pessoal aqui vai orientando vc com os outros passos q devem ser feitos.
    E não precisa pedir agora as outras certidões , a sua e da sua mãe, faça aos poucos pq as certidões devem ser recentes em cada processo.
    Boa sorte.
  • Mt obrigado lara pelos exclarecimentos !

5> so pra fechar minha MAE q e a descendente de PORTUGUÊS

luiza realmente, vo seguir um pouco vc, pois estava q nem doido catando milhoes de certidoes... ao mesmo tempo

entao vc me aconselha ha conseguir 1º :

1) certidão de nascimento portuguesa (bisavô)
    2) certidão de nascimento brasileira de inteiro teor (avó)

outra coisa e as:
    cert. de Óbitos dos meus bisavôs
    casamento deles
    nasc. de meu avô
    casamento de meus avôs

e em 2 plano ?
    pois uma dessas ai acho q to com dificuldade..
    me diga se to atropelando dinovo as coisas ou nao..rs

OBRIGADO NOVAMENTE
  • Marcelinhu,

nao precisa esperar pela certidao do seu bisavo chegar pra pedir a da sua avo, se vc ja sabe o cartorio, ja vai pedindo e verificando o declarante, a certidao tem validade de um ano e apos a legalizacao do consulado nao perde a validade.

Esqueca as certidoes de casamento e obito dos seus bisavos e avos, o importante agora eh ter a de nascimento pra confirmar os declarantes.
  • É como a Cibele já disse, vc não precisa esperar a certidão do seu bisavô chegar pra pedir da sua avó.
    Qto as outras certidões de casamentos e óbitos vc não vai precisar delas .

Vc só vai precisar da certidão de casamento de seus bisavós, SE o declarante na certidão da sua avó não for o seu bisavô.
  • =]

estou fazendo a busca ja dei nome data de nascimento filiacao mandaram religar dia 10/07 para verificar !

vou aguardar ne =]
  • q M....

so aguardando agora ne =/ ou melhor mofando tomara q esteja nesse cartório se nao tiver F....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.