Cartao Cidadao x transcrição de obito/ Conservatória em Lisboa ou Sao Paulo?
Claudia Jordao
Member
Quero dar entrada no pedido de nacionalidade portuguesa para minha mãe que é filha de portugueses. Minha vó faleceu recentemente e os meus primos deram entrada no processo de nacionalidade com o cartão cidadão dela antes dela falecer. Eu como vou iniciar o processo agora preciso fazer a transcrição do óbito? se necessário qual o procedimento? Quero dar entrada no processo na conservatória de registros centrais em Lisboa, é melhor assim ou é melhor dar entrada em Sao Paulo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Para o processo não é necessário o cartão cidadão e sim o assento de nascimento.
Lisboa ou consulado, honestamente os piores lugares, se fizer pelo consulado terá que juntar muito mais documentos para o processo, pagará uma taxa mais cara e demora uns 10 meses pra concluir pois é enviado para conferência para Lisboa. Se mandar para Lisboa demora cerca de 1 ano o processo pois todos os consulados do mundo mandam os processos para lá, além dos outros tipos de processos que apenas são feitos por lá.
Recomendo fazer o processo pelo Arquivo Central do Porto que está demorando cerca de 3 meses.
ACP aceita processos pelo correio sim.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
- Certidão de nascimento por cópia reprográfica e apostilada da sua mãe
- Cópia do documento de identidade dela emitido há menos de 10 anos, autenticado e apostilado
- Formulário 1C com firma reconhecida em cartório por autenticidade, sua mãe tem que assinar na presença do funcionário do cartório. Caso faça o pagamento por cartão de crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail.
- Cópia do assento de nascimento de seu avô ou da sua avó, pode apenas indicar o número, ano e local do assento no formulário 1C para assentos informatizado. Como você disse que ambos eram portugueses escolha o que preferir para o processo.
- Vale postal no valor de 175 euros para pagamento da taxa do processo.
Se sua mãe teve alteração no nome terá que justificar essa mudança. Se não tiver averbada na certidão de nascimento terá que juntar também a certidão de casamento de sua mãe inteiro teor apostilada. Pergunte no cartório quando for solicitar a certidão de nascimento se já está averbado e, se não estiver, peça que seja averbado antes de solicitar sua certidão assim não tem que emitir e apostilar mais um documento.
Formulário 1C e instruções de preenchimento
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Para pagamento com cartão de crédito
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
Caso opte pelo pagamento por cartão de credito vai ser informado o endereço e Lisboa para envio dos documentos mas pode mandar pro ACP sem problema.
ACP
Para o vale postal (caso pague por vale postal) :
IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Para o envio dos documentos:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Portugal
Após a conclusão do processo de nacionalidade terá que fazer também o cartão do cidadão para poder se identificar como cidadã portuguesa e ter esses direitos.