Pedidos - Via Consulado x Via CRC direto

Prezados,

Já ouvi dizer que é mais rápido fazer o pedido de aquisição de nacionalidade via CRC direto.

Em relação a documentação, dizem que a CRC cobra menos documentos, o que já é uma vantagem tanto financeira quanto de tempo.

Amanhã é o dia para eu apresentar meus documentos. Fiz uma procuração do tipo "instrumento público" para meu irmão fazer o pedido por mim. Segui o modelo de procuração que eles me enviaram por email, porém, ouvi dizer que apesar do consulado do RJ ser o unico que aceita esse tipo de procuração, tenho receio deles encrencarem, mesmo levando o email impresso. Receio a gente sempre tem pois já é a segunda vez que tenho agendado esse dia. Na primeira vez, eles não aceitaram a certidão de nascimento de meu pai.

Caso de errado, eu vou tentar via CRC sem passar pelo consulado. O meu pedido de aquisição vai custar R$ 830,00. Pergunto:

- Qual é o custo de se fazer via CRC.
- Quais os documentos a CRC pede
- Preciso ir a portugal ou toda documentação eu posso enviar pelo correio ? Preciso obter alguma coisa do tipo reconhecimento de assinatura perante o consulado, ou lavrar algum documento lá.

Sds,

Alexandre.
«1

Comentários

• Alexandre,

voce esta fazendo aquisicao mesmo ( aquisicao = naturalizacao ) de avo para neto ? Eh isso ? Ou atribuicao, de pai para filho ?
  • Desculpe, rsrsrsrsrs. Atribuição.
  • Nao Arthur, ninguem, por que ?
  • Alexandre,

claro que eh mais facil enviar pelos correios direto pra CRC, nao falamos bobagens, pode ver quantos conseguiram. Pelo Consulado eh sempre mais complicado.

Nao sei te responder sobre a aceitacao da procuracao pelo consulado do Rio, mas com toda a certeza digo que voce precisa de apenas 4 documentos para atribuicao pelo correio:
    1. SUA CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR, LEGALIZADA NO IATAMARATY E CONSULADO.
    2. COPIA AUTENTICADA DO SEU RG, LEGALIZADA NO CONSULADO.
    3. FORMULARIO 1C DE ATRIBUICAO RECONHECIDO FIRMA PRESENCIALMENTE EM CARTORIO OU O CONSULADO ( depende da sua area de residencia ), se reconhecer em cartorio tem que legalizar no Consulado.
    4. CERTIDAOD E NASCIMENTO PORTUGUESA DO SEU PAI, ou apenas os dados preenchidos no formulario.

Somente isso ! O pagamento de 175 euros referente ao valor do processo, voce faz no correio atraves de vale postal chamado dinheiro certo, depois eh so enviar via sedex mundi pra CRC, chega em 3 dias uteis.
  • Arthur,

vc deu entrada no Consulado ? Foi naturalizacao ou atribuicao ?
  • Alexandre

Sobre CUSTOS:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5319285436693879030&na=2&nst=6
    Enviei uma atribuição há poucos dias direto para a CRC (estou no RJ), deu R$ 711. No geral dá sempre alguma coisa por volta de R$ 800 mesmo.
  • [APAGADO]
  • Arthur,

entao voce fez atribuicao, da sua mae para voce, naturalizacao eh quando faz direto de avo para neto, voce fez tambem a transcricao de casamento dos seus pais ou nao precisou ?

Todas essas perguntas pra te orientar melhor, ja deveria estar pronto ha muuuuito tempo, um processo de atribuicao a media eh de 2 a 3 meses, na epoca que vc deu entrada entao, era tudo mais rapido ainda, enfim, o jeito sera vc ligar direto na CRC em Lisboa, passa seu nome e eles podem te dar uma posicao.

Liga logo, 00___ 351 21 381 7647, direto no setor de atribuicao, depois nos conte o que te informaram.
  • Esqueci de dizer, o fuso horario, sao 4 horas a mais em relacao ao Brasil, soh amanha agora, a partir das 9 da manha de Lisboa, 5 da manha no Brasil.
  • Cibele

Só isso ? Nossa, que diferença...

E o processo ? É mais rápido ?

Maurcio,

Quanto aos custos dá pouca diferença realmente, mas se for ver os custos das certidões, já começa a encarecer um pouquinho, via consulado.
  • Pensei que voce soh tivesse tentado falar no Consulado, mas parece que a CRC comecou a atender telefones nos ultimos dias, dessa vez voce vai conseguir.
  • Arthur, seu processo é igual ao meu. No meu caso, minha mãe já adquiriu a nacionalidade. Demorou uns 6 meses pra sair.

Amanhã, meu irmão dará entrada no processo para mim junto com a transcrição do casamento de minha mãe.

Rapaz, fica em cima, mas tenha em mente que se vc deu entrada em março, isso só deve sair em Setembro, talvez Agosto vc tenha a boa noticia.

Sds.
  • Alexandre,

nao preciso falar mais nada, veja o Arthur, deu entrada em Marco de 2008 pelo Consulado do Rio e ateh agora nada, e o pedido dele foi Atribuicao de Nacionalidade, o que tem de mais simples, um verdadeiro absurdo a demora.
  • Sobre TEMPO, é interessante dar uma olhada nesta planilha que uma boa alma da comunidade criou:
    http://spreadsheets.google.com/ccc?key=r_qqpWJ467Zs6DfaoLENltA&hl=pt_BR
  • a verdade é que os consulados não fazem nada, quem resolve todas as paradas de nacionalidade é a CRC mesmo. Na verdade o máximo que eles fazem é enrolar pra botar todos os docs num malote pra Lisboa. Então pq botar um intermediário na história? Fora que os consulados não explicam nada direito o que estão fazendo, as pessoas que usam o consulado sempre parecem perdidas...

usem os consulados apenas pra fazer as legalizações nos documentos, pra isso não tem jeito, tem que passar por eles mesmo (e nisso felizmente eles são ágeis), todo o resto dá pra fazer sozinho numa boa, a comunidade já tem incontáveis histórias de sucesso.
  • [APAGADO]
  • Alexandre,

esses 6 meses de espera do pedido da sua mae, foi transcricao de casamento dos pais + atribuicao dela ou apenas o pedido de atribuicao ?
  • Cibele

Os dois.

Ela fez os dois processos de uma vez. Transcrição do casamento de meu avô e a aquisição de cidadania no mesmo dia.

Demorou exatos 6 meses. Disseram na época que o prazo era esse, mas ela só foi descobrir em Janeiro desse ano que desde Novembro do ano passado ela já havia adquirido.

Foi problema de comunicação por parte deles porque minha mãe ficou em cima e eles não sabiam passar a informação, ficava um jogando pro outro: Consulado x CRC
  • Bem...

Meu irmão me informou agora que já deu entrada no meu processo. O Consulado já recolheu os documentos e a "propina"...Agora é esperar até Janeiro de 2010.

E se vier antes ? Beijo na boca, como dizia um professor meu, rsrsrsrs. Se sair antes é lucro.
  • cibele,

Meu processo eh d naturalizacao (avo p/ neto) entao no caso a copia do meu passaporte ou RG tambem tem quer ser autenticada no consulado brasileiro ?
  • Alexandre,

boa sorte, pensando bem 6 meses nao eh tao ruim pra dois processos ( pelo menos ultimamente ) principalmente se voce nao tem opcao de trancrever o casamento em Portugal ( que leva em media uma semana a 10 dias, e tem atrasado um pouco ultimamente, mas logo volta a normalizacao ).

Not so bad !
  • Joao Paulo,

sim, voce deve fazer uma copia autenticada do documento em cartorio e legalizar no Consulado.
  • Joao Paulo,

agora que vi que vc escreveu, nao eh pra legalizar no Consulado Brasileiro somente no Consulado de Portugal.
  • cibele,

voces nao tem nocao do tanto q estao me ajudando !!! obrigado por tudo !!
  • Arthur

É muito tempo pra agarrar por lá o seu processo. Fica em cima.

Veja, o processo de minha mae eles falaram que duraria 6 meses e não deu outra. Falaram pro meu irmão que o nosso duraria 3 meses. Vamos aguardar, mas de qualquer forma, no meu caso, não tenho tanta pressa assim.

Após a aquisição, eu pretendo dar entrada no BI e passaporte, mas vou ver se alguem faz o pedido por mim lá por Portugal mesmo que é mais barato segundo informações.

Eu ainda não tenho passaporte, logo, vou fazer um portugues de uma vez.

Rapaz, a crise esta pior na Europa que aqui. Eu pretendo aguardar uma melhora no continente pra poder ir e não acredito que seja esse ano.

Cibele,

O pedido de BI e passaporte é tão demorado quanto ?
  • [APAGADO]
  • Alexandre

se vc pretende viajar pra fora do Brasil, deve providenciar tb o passaporte brasileiro, tanto pra sair como para entrar no Brasil vc deverá usar o passaporte brasileiro, caso contrário vc será tratado como estrangeiro ao entrar no Brasil.

daí quando entrar ou sair de Portugal (ou qq outro país) vc poderá usar seu passaporte português.
  • Alexandre,

o pessoal ja te passou as informacoes.

Ninguem pode tirar a documentacao pra vc, tem que ir pessoalmente.

Em Portugal voce consegue em dois dias BI e passaporte, no Consulado do Rio a media eh de 3 meses, e em SP leva em torno de 1 a 2 meses.

Se vc nao tem pressa em viajar, a unica alternativa eh o Consulado.
  • Cibele

Olha eu aqui no tópico alheio... mas sobre transcrição de casamento, já que eu vou lá em Portugal, uma amiga pediu pra eu fazer a dela. Preciso de procuração? E é só em Lisboa mesmo?

Obrigadíssima
  • Sim, vc pode fazer pra ela com uma procuracao ( tem o modelo no guia de ajuda ).
    Tem que ser uma procuracao publica, feita em cartorio e legalizada no consulado.

Vai precisar:

1. certidao de nascimento de inteiro teor do conjuge brasileiro, legalizada no itamaraty e consulado.
    2. certidao de nascimento PORTUGUESA da sua amiga ( se ela nao tiver, vc pode retirar uma em qualquer conservatoria em Portugal ).
    3. certidao de casamento de inteiro teor legalizada no consulado.

A transcricao pode ser feita em qualquer conservatoria do registro civil de Portugal, nao necessariamente apenas em Lisboa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.