Isabel Souza

Boa tarde a todos.
Estou iniciando o processo para dar entrada na cidadania portuguesa de minha sogra. Ela é filha de Português e na parte da documentação necessária tenho uma dúvida em como identificar se será necessário ou não a transcrição do casamento do pai dela, o Português.

1 - "Se na sua certidão de nascimento brasileira, o declarante for o português, parabéns! Isso facilita bastante sua vida, pois fica claro que o português reconheceu você como filho assim que você nasceu" Como terei essa informação?
2 - Firma do oficial que assina reconhecida para a certidão de nascimento da filha do Português ( quem é o oficial?)
3 - legalizada no consulado Português - eu tenho que registrar a certidão no consulado português? do Brasil ou em Portugal?
4 - pretendo dar entrada no processo no porto de Portugal, vi nos comentários que conseguir ler que é onde está saindo mais rápidos os processos certo? e diante disso como faço o passo a passo para enviar essa documentação e o que é necessário?
5 - Como sou eu quem vai fazer todo o processo para minha sogra e depois para o meu marido o filho dela, preciso de uma procuração registrada por ela para fazer esse processo?

Desde de já agradeço a atenção de todos e peço desculpas pelas perguntas que devem ser básica mais eu não entendo nada desse processo e estou procurando e lendo sobre o assunto hoje e achei essa comunidade e gostei de mais da ajuda que um da ao outro nas dúvidas e processos individuais que acabam sendo de valia para outro.



«1

Comentários

  • editado November 2018
    @Isabel Souza
    1) da informação consta na certidão de nascimento dela " foi declarante..." Nas certidões novas apenas as de inteiro teor ou reprográficas tem essa informação. Para o processo de nacionalidade é necessária uma certidão de nascimento por cópia reprográfica.
    2) o funcionário do cartório que vai assinar a certidão
    3) Essas informações que você pegou estão desatualizadas, já não é mais feito esse processo no consulado. Os documentos agora devem ser apostilados em cartório (apostila de Haia)
    4) sim, faça pelo ACP que é o local mais rápido atualmente. Verifique quem foi o declarante do nascimento para ver se será necessário antes fazer a transcrição do casamento dela em Portugal.
    5)sua sogra somente precisa ir ao cartório para assinar um formulário, se for enviar o processo pela Correios não há necessidade de procuração.
  • @Daniel Henriques

    Obrigada Daniel pelas informações, me ajudou bastante, vou ver sobre a informação na certidão de nascimento de minha sogra hoje.

    Dúvida no item 3 - como faço e onde a apostila de Haia? em qualquer cartório?

    A certidão de nascimento do pai de minha sogra eu solicitei ao arquivo distrital pois já tem mais de 100 anos, paguei pelo documento hoje e vou aguardar a chegada e até lá quero deixar tudo separo para quando chegar dar entrada no processo. Aí eu envio tudo para o ACP né? e aguardo.
  • @Daniel Henriques

    Dúvida na certidão de nascimento do pai de minha sogra tem que constar que ele é casado? se sim, como faço para atualizar esse status?

    Desde já te agradeço pela atenção e disposição em me ajudar com essas dúvidas.
  • @Isabel Souza pode solicitar no próprio cartório o apostilamento. Recomendo pedir a certidão e depois de conferir se está tudo certo mandar apostila.
    Se o casamento foi em Portugal ou registrado lá deve estar averbado. Senão vai depender de quem foi o declarante do nascimento de sua sogra, se foi o pai, português, consegue fazer o processo dela sem a transcrição do casamento senão terá que fazer o processo de transcrição antes.
    É melhor primeiro verificar quem foi o declarante para depois começar a juntar o restante dos documentos. sem essa informação não dá nem para ter certeza de todos os documentos que vai precisar. Pode ser também que hajam divergências nas certidões e tenha que pedir correções antes do processo. Não adianta solicitar uma porção de certidões caras e depois descobrir que não vão servir.
  • @Daniel Henriques vou aguardar então. Quando minha sogra me enviar a xerox da certidão de nascimento dela vou conferir tudo e esperar a certidão de nascimento do pai dela chegar também.

    Muito obrigada pelas informações.
    Ótima semana.
  • @Daniel Henriques
    me surgiu outra dúvida, tem algum problema o nome na certidão de nascimento de minha sogra ser de solteira e no documento de identidade dela ser o de casada?ela assina com o nome de casada, tenho que enviar uma cópia da identidade dela certo? e só vou solicitar o reconhecimento de seu casamento depois que o pedido dela for aceito correto?

    Obrigada!
  • @Isabel Souza tem que justificar a alteração do nome. Se estiver averbado na certidão de nascimento dela o casamento e alteração no nome não precisa mais nada, se não estiver vai ter que mandar a certidão de casamento dela também para justificar a mudança no nome. Quando for ao cartório solicitar a certidão de nascimento dela peça para verem se consta averbado o casamento, se não constar peça para averbar antes de solicitar a certidão.
  • @Daniel Henriques
    Nossa que bom que eu não peguei nada no cartório ainda. Nossa muito obrigada. Vou olhar isso e qualquer coisa peço para averbar na hora antes de solicitar.
    Mt obrigada.
  • @Daniel Henriques

    Boa tarde.
    Então, já chegou a certidão de nascimento do pai de minha sogra, cópia reprográfica de inteiro teor. Dúvida nela consta apenas o nome do pai dela sem o sobrenome é normal? O sobrenome vem apenas no nome do pai e da mãe dele.

    Eu já solicitei o averbamento do casamento de minha sogra na certidão de nascimento dela, vou pegar essa semana a certidão dela de inteiro teor. É somente a certidão dela que tem que ter a apostila de Haia?
    copia da identidade e o formulário preenchido precisa somente ser reconhecido em cartório por autenticidade?

    Estou em dúvida para preencher o formulário na parte do endereço, o CEP do Brasil são 5 dígitos e no de Portugal e o formulário vem de acordo com Portugal. Posso preencher nos quadrinhos da frente o endereço e o CEP?

    Tenho que fazer o vale postal antes de reconhecer por autenticidade o formulário? porque tenho que preencher com o número do vale, no final do formulário.

    Se tudo tiver certo devo enviar na sexta-feira o pedido.

    Envio para o Porto? e o endereço para envio dos documentos é esse: Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) rua do Pinheiro, 9, 4050-484, Porto - Portugal

    Desde já te agradeço pela imensa ajuda no meu processo.
  • @Isabel Souza é certidão de batismo, não é? Era assim mesmo, só era registrado o(s) nome(s).
    Vai ter que juntar certidão de casamento ou óbito dele para comprovar a fixação do nome. Esta também inteiro teor apostilada.
    A certidão da sua sogra tem que ser por cópia reprográfica, foi esse modelo que você solicitou?
    Apostila de Haia tem que fazer nas certidões brasileiras e no xerox autenticado do documento de identidade. O formulário somente reconhecer firma por autenticidade.
    Coloque o primeiro dígito do CEP antes dos quadrinhos e depois o restante normalmente, 1 dígito em cada espaço.
    Pode preencher o número do vale depois de reconhecer firma, só não errar na hora de preencher senão tem que fazer outro reconhecimento de firma no formulário novo, não pode ter rasura no formulário.

    Onde você viu indicar o endereço do CNAI para envio dos documentos? Já é a segunda vez que vejo no fórum sendo postado o endereço dele nos últimos dias. O CNAI não tem nada a ver com o recebimento desses documentos pelos correios.

    Para o vale postal:
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Para envio dos documentos:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • @Daniel Henriques

    É de batismo sim. Então posso enviar a certidão de óbito ou casamento dele para comprovar o nome, só que tem que ser de inteiro teor e reprográfica? e apostilada tbm.

    A certidão de minha sogra que eu solicitei é reprográfica sim, e de inteiro teor, e pedi para averbarem o casamento dela para justificar a mudança no nome dela.

    O endereço que te passei que eu achei que era para envio dos documentos eu vi no final do documento explicativo de como preencher o formulário. Tinha esse endereço lá, aí eu achei que era pra lá que enviava.

    Obrigada, agora vou solicitar a certidão de óbito que agente tem um cópia e já sabemos onde foi registrada e depois que ficar pronta encaminhamos para o Porto.
    Acho que só falta isso então.
  • @Isabel Souza a certidão de óbito não precisa ser reprográfica, pode ser a inteiro teor digitada mesmo, e apostilada.

    Eu pensei que tivessem passado essa informação aqui no fórum, já participo aqui há mais de um ano e nunca tinha visto postagem falando do endereço do CNAI e, de repente, 2 postagens em cerca de uma semana. Queria saber de onde estava vindo essa informação para, se fosse o caso, pedir pra moderação excluir para não dar confusão.
  • @Daniel Henriques.

    Muito obrigada novamente.
  • @Daniel Henriques
    Boa tarde.
    Uma dúvida, a certidão de nascimento de minha sogra tem todas as informações sobre o pai dela, o nome dele completo, natural de Portugal e o nome dos avós paternos. A certidão de nascimento dela não seria suficiente para a comprovação do nome dele? Seria realmente necessário a certidão de óbito ou casamento dele?
  • @Isabel Souza as conservatória exigem uma certidão do próprio português para comprovar a fixação do nome, infelizmente não tem outra maneira.
  • @Daniel Henriques.
    Entendi, obrigada. Já solicitei a certidão de óbito dele.
  • @ Daniel Henriques
    Boa tarde.
    Eu posso fazer o vale postal e depois enviar os documentos? Estou com medo de não conseguir fazer o vale postal em Petrópolis, de dar algum problema e pensei em tentar fazer aqui na minha cidade antes de ir pra lá buscar a certidão que falta e autenticar o formulário com a assinatura de minga sogra. Se eu não conseguir fazer isso tudo na quinta-feira só poderei fazer na minha próxima folga daqui 15 dias.
    Tem problema fazer o vale antes e depois enviar de outro correio?

    Obrigada!
  • @Isabel Souza o vale postal tem validade de 30 dias e a conservatória só saca o vale depois da documentação chegar. Não é aconselhável fazer o vale postal muito antes, um ou dois dias antes no máximo, senão é quase certo que o vale irá expirar.
  • @Daniel Henriques
    Obrigada, entendi. Vou fazer 1 dias antes, faço na quarta-feira e se der certo, posto na quinta-feira depois de pegar a certidão de óbito e apostilar ela.
  • @Daniel Henriques
    Boa tarde!
    Já postamos os documentos hoje, deu tudo certo com o vale postal.
    Agora é só aguardar? Tem como eu acompanhar o processo por algum portal? O que tenho que fazer para saber se deu certo se está faltando alguma coisa ou ficou pendente algum documento?

    E se tudo der certo no processo de minha sogra o próximo passo é solicitar o reconhecimento do casamento dela em Portugal e depois solicitação a cidadania Portuguesa pro meu marido.
  • @Isabel vc terá q ligar na linha de registro para obter informações (351)211950500 opção 1 e depois opção 1 novamente.
  • @Vlad Pen
    Obrigada, como eu postei os documentos ontem, devo esperar uns 12 dias para ligar e saber a respeito do processo?
  • @Isabel Souza aguarde pelo menos uns 15 dias após a entrega dos documentos na conservatória. Antes disso não deve nem ter sido numerado.
  • @Daniel Henriques
    Ok. Obrigada.
  • Isabel SouzaIsabel Souza Member
    editado May 2019
    @Daniel Henriques
    Boa tarde!
    O processo de atribuição da cidadania de minha sogra saiu, recebemos a confirmação pelo correio, tudo certo. Agora tenho que transcrever o casamento dela para depois fazer o processo para meu marido correto?
    Esse processo de transcrição do casamento é por Tondelas? costuma demorar quanto tempo sabe me dizer?

    Gostaria de agradecer pela ajuda no processo de minha sogra, graças a vocês consegui fazer o processo e não tivemos pendência nenhuma, foi tudo corretamente, muito obrigada pela ajuda.
  • @Isabel vc pode fazer por Ponta Delgada..é mais rápida que|Tondela , prazo é de 30 dias.Veja se não ha divergência de nomes entre as certidões e cuidado para não errar na conversão do vale postal.
  • @vlad obrigada.
    Vou providenciar as certidões essa semana para enviar o quanto antes.
    Obrigada.
  • @vlad uma dúvida, tem tempo mínimo de casamento para conseguir a cidadania pelo cônjuge? Tem algum lugar para eu ler a respeito nesse caso?

    obrigada.
  • Isabel SouzaIsabel Souza Member
    editado May 2019
    @Vlad se o requerente da transcrição do casamento for o filho do Português precisa da certidão de nascimento de inteiro teor? Ou só o RG resolveria já que consta o nome da mãe?

    Outra dúvida, no caso da transcrição do casamento vi que os documentos necessários são a certidão de nascimento do cônjuge e de casamento de inteiro teor, no caso do cônjuge Brasileiro já ser falecido é necessário a certidão de óbito também?
  • @Isabel Souza, para aquisição pelo casamento o exigido é 3 anos se tiverem filhos em comum e com nacionalidade atribuída ou 5 anos de casados sem filhos.
    Veja http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8094/solicitacao-de-cidadania-pelo-casamento/p1 e http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7617/dl-56-2017-conjuge/p1

    No caso de filho requerer a transcrição basta apenas xerox autenticada do documento de identidade dele pois consta a filiação, no caso do neto requerer precisa também da certidão de nascimento inteiro teor apostilada.
    Veja nas suas primeiras postagens as instruções http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.