É obrigatório fazer a transcrição do óbito de meu avô para pedir a nacionalidade de minha mãe
Prezados, boa tarde!
Estou providenciando a documentação de meus avôs, (avô português e avó brasileira) ambos já falecidos.
No caso, já consegui as certidões de nascimento e de casamento, assim pergunto:
Mesmo assim será necessário fazer a transcrição do óbito de meu avô? ou posso apenas requerer a transcrição do casamento, para já em seguida providenciar o pedido de nacionalidade de minha mãe?
Outras duas dúvidas que possuo, fogem um pouco deste tema, mas são as seguintes:
Qual seria a melhor conservadoria para pedir por correspondência a transcrição do casamento, e a nacionalidade?
No caso meu avô já havia sido casado anteriormente, o que foi devidamente transcrito, mas quando do seu casamento com minha avó ele já era viúvo, isso muda alguma coisa?
Estou providenciando a documentação de meus avôs, (avô português e avó brasileira) ambos já falecidos.
No caso, já consegui as certidões de nascimento e de casamento, assim pergunto:
Mesmo assim será necessário fazer a transcrição do óbito de meu avô? ou posso apenas requerer a transcrição do casamento, para já em seguida providenciar o pedido de nacionalidade de minha mãe?
Outras duas dúvidas que possuo, fogem um pouco deste tema, mas são as seguintes:
Qual seria a melhor conservadoria para pedir por correspondência a transcrição do casamento, e a nacionalidade?
No caso meu avô já havia sido casado anteriormente, o que foi devidamente transcrito, mas quando do seu casamento com minha avó ele já era viúvo, isso muda alguma coisa?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Luiz
Para pedir a atribuição da sua mãe
- formulário modelo1C com firma reconhecida por autenticidade
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46
Vc imprime frente e verso na mesma folha e colorido conforme está nesse modelo do link
Como preencher o modelo 1 C
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
Depois de preenchido,sua mãe vai no cartório e assina somente na primeira linha na frente do funcionário
Pede que seja reconhecida a firma por AUTENTICIDADE
Não deixe que risquem os campos que ficam em branco.O ACP não está aceitando se riscarem os campos.Caso o cartório se negue a fazer desse jeito,explique que é um formulário portugues e que não aceitam de outra maneira.Se mesmo assim insistirem em riscar,procure outro cartório.
- certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica xerox do livro) e apostilhada da sua mãe
Se vc ainda não pediu a certidão,peça que o cartório já emita a certidão com o casamento brasileiro averbado nessa certidão caso sua mãe tenha adotado o sobrenome do seu pai
Se essa certidão de nascimento não vier com o casamento averbado e com o nome da sua mãe de casada,terá que pedir uma certidão de casamento dos seus pais para provar a mudanca de nome de solteira para casada.
-cópia autenticada e apostilhada do RG da sua mãe com menos de 10 anos de emissão
- xerox simples do assento de nascimento do seu avó
- vale postal no valor de 175 Euros ou por cartão de crédito
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8464/pagamento-com-cartao-de-credito-serve-para-lisboa-tondela-e-acp-do-porto/p1
Envie para o ACP
Muito obrigado, vou providenciar a averbação do nome de cada de minha mãe em sua certidão de nascimento.
Grato por toda a ajuda.