ola me dem uma ajuda e explicaçaoes por favor

sou neto de portugues meu avo era de figueira da foz mas ja e falecido meu pai filho de portugues falecido tbem no caso eu neto de portugues como faço pra tirar ou se tenho direito a cidadania portuguesa,,,,,de documentos do meu avo tem ate o carteira de qdo ele serviu o exercito portugues chamda de viuva,,,,
«1

Comentários

• Ricardo

Voce como neto, tem direito sim a cidadania portuguesa.
    Vou te passar os documentos necessarios.
  • DOCUMENTOS PARA A AQUISICÃO DE NACIONALIDAE
    Vai aqui a lista para os documentos para o processo de Aquisicao d Nacionalidade Portuguêsa por Naturalizacão:
    - Certidão de nascimento do Nacional Português(sa), (narrativa). A Certidão de nascimento do Nacional Português(sa), não precisa enviar desde que vc coloque no requerimento o nº do assento, o ano, a conservaória, o Concelho e a Freguesia onde a certidão se encontra;
    - Certidão de nascimento de inteiro teor do filho(a) do português(a), solteiro(a), com firma reconhecida, autenticado no Itamaraty e selo consular;
    - Sua Certidão de nascimento de inteiro teor, com firma reconhecida, autenticado no Itamaraty e selo consular;
    - Certificado de Conclusão Escolar de qualquer serie com aproveitamento escolar, de preferencia com a materia portugues,com selo consular;
    - Antecedentes Criminais da Policia Federal, só serve este para efeito , com selo consular;
    - Requerimento preenchido com autenticaçao da assinatura no Consulado;
    - xerox autenticada do seu RG e selo consular;
    - O valor é de 175€. Pode Fazer em Lisboa, no Consulado dai ou pelo Sedex com cheque nominal as CRCs. Serve vale postal em nome das CRCs.
  • Vc já tem a certidão de nascimento de seu avô? é o primeiro passo.
  • nao tenho??

como faço para adquirir e esas certidoes autenticadas pelo ytamarati so em brasilia isso ?? ou nao me ajudem por favor,,,,
  • Ricardo, pra localizar a certidão de nascimento de seu avô em Portugal vc precisa descobrir de qual freguesia ele é, precisa tb da data de nascimento dele e nome dos pais dele.

As freguesias da Figueira da Foz são as seguintes:

* Alhadas
    * Alqueidão
    * Bom Sucesso
    * Borda do Campo
    * Brenha
    * Buarcos (Figueira da Foz)
    * Ferreira-a-Nova
    * Lavos
    * Maiorca (Figueira da Foz)
    * Marinha das Ondas
    * Moinhos da Gândara
    * Paião
    * Quiaios
    * Santana (Figueira da Foz)
    * São Julião da Figueira da Foz (Figueira da Foz)
    * São Pedro (Figueira da Foz)
    * Tavarede (Figueira da Foz)
    * Vila Verde (Figueira da Foz)

quais são os dados do seu avô que vc?
  • RICARDO - SOBRE AS CERTIDOES

- Certidão de nascimento do Nacional Português(sa), (narrativa). A Certidão de nascimento do Nacional Português(sa), não precisa enviar desde que vc coloque no requerimento o nº do assento, o ano, a conservaória, o Concelho e a Freguesia onde a certidão se encontra;ESSA EH A CERTIDAO DO SEU AVO QUE VIRA DE PORTUGAL E NAO PRECISA DE AUTENTICACAO.
    - Certidão de nascimento de inteiro teor do filho(a) do português(a), solteiro(a), com firma reconhecida, autenticado no Itamaraty e selo consular; ESSA EH A CERTIDAO DO SEU PAI QUE VC IRA PEGAR NO CARTORIO ONDE ELE FOI REGISTRADO NO BRASIL, TEM QUE FALAR PRO PESSOAL DO CARTORIO QUE TEM QUE SER DE INTEIRO TEOR E COM A FIRMA( ASSINATURA) DO ESCRIVAO QUE ASSINOU A CERTIDAO , RECONHECIDA NO CARTORIO
    - Sua Certidão de nascimento de inteiro teor, com firma reconhecida, autenticado no Itamaraty e selo consular; ESSA CERTIDAO EH A SUA VC FARA IGUAL A DO SEU PAI. IRA PEDIR NO CARTORIO ONDE VC FOI REGISTRADO SUA CERTIDAO DE INTEIRO TEOR COM A TAL FIRMA RECONHECIDA.
    FACA O PEDIDO DESSAS CERTIDOES DESSA FORMA. QUANDO TIVER COM ELAS NA MAO EH QUE VC MANDARA PRO ITAMARATY E PRO CONSULADO PARA ELES COLOCAREM MAIS CARIMBOS . MAS ISSO SOMENTE DEPOIS QUE DESCOBRIR A CERTIDAO DE SEU AVO. CONCENTRE-SE NOS PRIMEIRO PASSOS.
    PORTANTO, COMECE POR ONDE A LARA FALOU. DESCUBRA ONDE SEU AVO FOI REGISTRADO E QUANDO. PERGUNTE A PARENTES, OU VEJA SE ACHE DOCUMENTOS ANTIGOS. SE VC TIVER UMA IDEIA JA DA PRA PERGUNTAR LA NOS ARQUIVOS DE PORTUGAL. COM ESSES DADOS VC PEDE A CERTIDAO LA EM PORTUGAL.
    OS SEGUNDO PASSO SAO AS CERTIDOES DO BRASIL ,NO CASO A DO SEU PAI E A SUA E OS OUTROS DOCUMENTOS. MAS PARA VC NAO SE CONFUNDIR FACA DESSA FORMA AI.
    ABS
  • OPS!!! DESCULPE AS LETRAS EM CAPS

OPS!!! DESCULPE AS LETRAS MAIUSCULA!!
  • F.

Não tem problema em ter escrito em letras maiusculas,aqui vc usa a letra que quizer, isso só e coisa la da outra comu.
  • ola meus amigos,,,,

olha ja esta aparecendo documentos de meu avo em mao eu tenho a carteira de qdo ele servio o quartel chamada de viuva tenho o titulo de nacionalidade dele de qdo ele chegou a santos e tirou no consulado tenho pasaporte daqueles antigos que o pessoal do exercito tinha que autorizar a viagem para o brasil e tenho a carteira de indentidade dele ,,,,nao tenho a certidao de nascimento pois minha avo falava que ele usava a do quartel a tal viuva que tem todos os dados dele ,,,pelo que li aqui no titulo de nacionalidade ele era da freguesia de samuel conselho de soure distrito de coimbra tendo o nome do pai luiz christino e a mae maria galharda,,,,,,,,,
  • Veja a data de nascimento tb! abs
  • Veja se vc consegue esses dados nos documentos que vc tem em maos:

Nome:
    Filho de:
    Data nascimento:
    Freguesia:
    Conselho:

Freguesia=estado
    conselho= municipio
  • Sandra,

Vi que nos seus documentos, você menciona "Certidão de nascimento de inteiro teor do filho(a) do português(a), solteiro(a), com firma reconhecida", porem não reconheci firma das Certidões de Nascimento, apenas no Itamaraty, que da fé a assinatura "reconheço verdadeira, por semelhança a assinatura assinalada, com o sinal CONSULAR-EREIRO. A presente autenticação não implica aceitação do teor do documento" e quando peguei a certidão ja tinha o carimbo com o nome da Escrevente, com o selo de fiscalização e rubricado. Mesmo assim tenho que reconhecer firma da Escrevente?

Obrigado
  • Mario

O que fui informada na CRC eh o que vale eh o carimbo do Itamaraty e do Consulado. essas nossas burocraciias dentro do Br nao fazem diferenca pra eles.

Neste caso a autenticacao da firma seria parao Itamaraty regional validar . Mas ja que o Itamaraty validou sem reclamar entao ta dito!!!!

vc esta no caminho certo! nao se preocupe
  • ok ,,,,

vou procurar o mencionado,,,outra coisa por meu pai ser falecido nao avera nenhum problema pois meu pai e brasileiro filho de portugues,,,,,,
  • Nacionalidade portuguesa.

Olá, sou brasileira, meu pai é português, vi que preciso da certidão de nascimento dele, só que ele nao tem, pois casou-se. O que preciso fazer pra ter esse documento? Ou preciso legalizar o casamento do meu pai no consulado? Obrigada.
  • Luciana,

seu caso eh bem facil, se ele declarou seu nascimento voce ja pode entrar com o pedido de nacionalidade. Seu pai esta vivo ?
  • Ricardo

Como seu pai ja eh falecido vc somente podera fazer por Aquisicao. No seu caso de Avo pra neto.

Por isso nao ha problema! vc tem direito. Vc somente precisara da certidao de seu pai para provar que eh filho do filho de um portugues.

aff rsrsrsrr deu pra entender?
  • espero nao ter sido confusa na explicacao.
    abs
  • para vc F

nome: joaquim christino nasc. 20/11/1902 filho: luiz christino e maria galharda freguesia: samuel conselho: soure distrito: coimbra
  • Ricardo

Como vc sabe os dados do seu avô, vc deve pedir a certidão de nascimento dele pelo Arquivo Distrital de Coimbra: http://www.uc.pt/auc
  • Ricardo

Nossa Ricardo acho que vc esta com sorte!!!!

Como o seu avo ja nasceu a mais de 100 anos a certidao dele deve estar la.

Mande um email com esses dados para o arquivo ( o link ai q a Luiza passou) e pergunte se a certido se encontra la.

abs
  • Ricardo

http://www.uc.pt/auc/contactos

olha nesta pagina tem ate o telefone ja com o codigo internacional . E um formulario para vc mandar o email.

Mamao com acucar !!!!

abs
  • graças a deus !!!!

mas qto sai ese serviço pra eles me enviarem ese documento,,,
  • Eles so cobram se encontrarem a certidao, normalmente custa 16 euros.
  • Mesmo encontrando o local exato, ainda depende de encontrar a certidao??
  • Sim, enquanto nao encontram a certidao nada eh exato ...... a probabilidade de estar nesse arquivo eh grande, mas pode acontecer de ainda estar na conservatoria de registro civil.
  • cidadania

Sim, meu pai que me registrou. Ai so isso basta? Devo levar onde esse documento?Grata.
  • Luciana,

voce disse nao ter a certidao do seu pai, precisa dela pra comecar o processo, perguntei se ele esta vivo, porque o caminho mais curto eh perguntar a ele, do contrario, quanto mais dados voce souber mais facil encontrar, precisa saber ano de nascimento, filiacao, concelho e freguesia que sao os locais. O que vc sabe ?
  • por favor,,,,

quem me ajuda agora a prencher ese relatorio pra ver se acho a certidao do meu avo,,,se for o caso meu aderem meu msn e ricardo_babaomoguian@hotmail.com desde ja agradeço de coraçao a ajuda de todos co irmaos .....felicidades a todos
  • Ricardo,

esse eh o link direto para o formulario. Se tiver duvidas no preenchimento, pergunta aqui que a gente te ajuda.

http://www.uc.pt/auc/servicos/forms/form_baptismo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.