Atribuição divorciada com pai brasileiro falecido - Atribuição menor pais solteiros (dúvidas)

Boa tarde, gostaria de tirar algumas dúvidas referente ao caso de minha irmã que é divorciada, com quem tiver esse conhecimento.
• No preenchimento do Mod.1C no Quadro1 .3 Estado civil coloco divorciada?
• Da minha mãe, tenho a cédula pessoal portuguesa e cópia do Assento da Conservatória do registro Civil da Guarda que recebi do consulado SP; Envio esses documentos com cópia simples? Colocando essas cópias, no Mod.1C não preencho o Quadro 2.1 apenas assinalo o item 2 do Quadro 4?
• Se faz necessária a cópia simples ou autenticada do cartão de cidadão da minha mãe no processo também?
• O pai brasileiro é falecido, já tenho o casamento com minha mãe e dissolução por óbito cônjuge brasileiro transcritos por meio do consulado SP. Devo enviar alguma documentação dele? Qual? *Ele é o declarante na certidão de nascimento.
• Neste caso dela sendo divorciada tenho que transcrever junto o casamento ou enviar alguma certidão a mais? Ou seria primeiro a atribuição depois o casamento? **Não houve alteração no nome dela para casamento/divórcio.
• A certidão de Nascimento dela pedi que minha mãe solicitasse “Nascimento inteiro teor reprográfica autenticada e apostilada” é isso mesmo? Cópia RG dela também deve ser autenticada e apostilada, correto?
• Haviam me indicado a conservatória de Tondela, porém pelo fórum vi alguns comentários que indicam lá para menores apenas e as outras para o ACP Porto. Onde seria melhor enviar os docs para entrar com este processo dela?
• Para pagamento qual o mais aconselhável, por cartão ou vale postal?

***Para atribuição de meu sobrinho de 2 anos
• No preenchimento no Mod.1C Quadro 1.3 estado civil e 1.4/5/6 Doc identificação deixo em branco? No item 7 e-mail devo preencher com o da mãe, pai ou deixar em branco?
• Enviando cópia simples do assento do meu irmão, não preciso no Mod.1C preencher o 1. do quadro 2 apenas assinalar item 2 do quadro 4 correto?
• A certidão de nascimento do menor deve ser inteiro teor reprográfica autenticada e apostilada?
• Os pais não são casados, além das cópias autenticadas dos documentos deles preciso de mais alguma coisa? É necessário que os docs dos pais sejam apostiladas também? *O pai Português que foi o declarante do menor.
• O processo dele no momento é aconselhável ser encaminhado para CRC Tondela?

Por enquanto essas são as nossas dúvidas para os processos. Obrigada!

Comentários

  • @magalisds

    No preenchimento do Mod.1C no Quadro1 .3 Estado civil coloco divorciada? SIM
    • Da minha mãe, tenho a cédula pessoal portuguesa e cópia do Assento da Conservatória do registro Civil da Guarda que recebi do consulado SP; Envio esses documentos com cópia simples? Colocando essas cópias, no Mod.1C não preencho o Quadro 2.1 apenas assinalo o item 2 do Quadro 4?SIM
    • Se faz necessária a cópia simples ou autenticada do cartão de cidadão da minha mãe no processo também?SOMENTE A CÓPIA DO ASSENTO DE NASCIMENTO.
    • O pai brasileiro é falecido, já tenho o casamento com minha mãe e dissolução por óbito cônjuge brasileiro transcritos por meio do consulado SP. Devo enviar alguma documentação dele? Qual? *Ele é o declarante na certidão de nascimento.ENVIE A CÓPIA DA TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO
    • Neste caso dela sendo divorciada tenho que transcrever junto o casamento ou enviar alguma certidão a mais? Ou seria primeiro a atribuição depois o casamento? **Não houve alteração no nome dela para casamento/divórcio.
    • A certidão de Nascimento dela pedi que minha mãe solicitasse “Nascimento inteiro teor reprográfica autenticada e apostilada” é isso mesmo? Cópia RG dela também deve ser autenticada e apostilada, correto?OK
    • Haviam me indicado a conservatória de Tondela, porém pelo fórum vi alguns comentários que indicam lá para menores apenas e as outras para o ACP Porto. Onde seria melhor enviar os docs para entrar com este processo dela?PARA MAIORES ACP DO PORTO, PARA MENORES TONDELA.
    • Para pagamento qual o mais aconselhável, por cartão ou vale postal? CARTÃO DE CRÉDITO;

    ***Para atribuição de meu sobrinho de 2 anos
    • No preenchimento no Mod.1C Quadro 1.3 estado civil e 1.4/5/6 Doc identificação deixo em branco? No item 7 e-mail devo preencher com o da mãe, pai ou deixar em branco?
    • Enviando cópia simples do assento do meu irmão, não preciso no Mod.1C preencher o 1. do quadro 2 apenas assinalar item 2 do quadro 4 correto?
    • A certidão de nascimento do menor deve ser inteiro teor reprográfica autenticada e apostilada?
    • Os pais não são casados, além das cópias autenticadas dos documentos deles preciso de mais alguma coisa? É necessário que os docs dos pais sejam apostiladas também? *O pai Português que foi o declarante do menor.
    • O processo dele no momento é aconselhável ser encaminhado para CRC Tondela?

    Para os sobrinhos menores envie o processo para ACP do Porto ( nesse caso não é preciso transcrever o casamento dos pais já que o pai é o declarante do nascimento dos filhos. veja mais detalhes nesses tópicos:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
  • @Vlad Pen Obrigada, estou com quase tudo pronto mas ainda tenho algumas dúvidas.

    -Atribuição divorciada com pai brasileiro falecido
    • ENVIE A CÓPIA DA TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO --> **Eu tenho apenas o assento com o averbamento de casamento, preciso solicitar uma certidão da transcrição do casamento também?**
    • Na cópia da certidão de nascimento reprográfica não veio a firma reconhecida da Escrevente somente a apostila, é necessário reconhecer a firma ou a apostila é suficiente?

    -Atribuição menor pais solteiros
    • Para os sobrinhos menores envie o processo para ACP do Porto ( nesse caso não é preciso transcrever o casamento dos pais já que o pai é o declarante do nascimento dos filhos --> ** Os pais não são casados, são solteiros. Meu irmão já com nacionalidade atribuída que foi o declarante. O melhor local para o menor nesse caso é para ACP?**

    - Enviando os dois para ACP posso enviar uma remessa com os dois processos em envelopes separados ou é necessário que cada processo seja em uma remessa diferente?
  • Alguém consegue ajudar com as dúvidas acima será?

    É também a segunda tentativa que faço de pagar com cartão e me aparece "Erro na plataforma - tente mais tarde", alguém com esse problema?

  • #Magalids vc precisa fazer a transcrição de casamento da sua mae em Portugal ( não basta só o averbamento do casamento na certidão de nascimento).Não precisa fazer o reconhecimento da firma do notário. Vc pode enviar 2 processos separados em envelopes e depois colocados em um envelope maior em uma única remessa.
  • @Vlad Pen obrigada...
    O casamento foi transcrito pelo consulado e no assento de nascimento tem averbado o casamento com o respectivo numero de assento. Não entregaram no entanto o assento de casamento, solicitei ontem pelo civilonline e estou aguardando retorno... esse vai servir?
  • @Magalisds sim, o assento emitido pelo civilonline serve.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.