CC + Carta PIN no Consulado RJ. Como saber se chegou?
mso2000
Member
em Consulados
Alguém que já tenha recebido o CC + carta PIN no Consulado, como fizeram para saber que o cartão chegou? Tentei o e-mail que informaram (várias vezes) e não respondem, na Linha de Registros só informam a data que foi enviado para o Consulado e, por telefone, o Consulado não tem a menor boa vontade de checar se o cartão foi recebido (mandam aguardar o retorno do e-mail). Alguma sugestão? Fico preocupado com o prazo de expiração da carta-PIN que falam.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se a sua intenção for pedir o Passaporte no mesmo dia tem que agendar, e não há agendamentos próximos, a última vez que eu vi estava pra janeiro, até lá certamente já chegou...
Você pode resgatar em até 1 ano o CC+PIN no consulado, então não há risco de expirar, a menos que você deixe passar muito tempo.
Além disso, se você entrar na página inicial do Consulado (http://consuladoportugalrj.org.br/) tem um comunicado atualizado dizendo que devemos entrar em contato pelo e-mail do Consulado, então nem as informações deles são concisas.
@LeticiaMarques, então como disse há pouco, esse do protocolo é o do IRN que só me responderam uma única vez e depois nunca mais.
Por isso estou perguntando se existe uma terceira opção de contato, ou talvez ir direto lá no Consulado prá saber se o CC já está lá (mas será que chegando lá não posso perder meu tempo com funcionários sem saco de trabalhar que vão justamente questionar se eu recebi o e-mail de confirmação?)
Sim, eu vejo muitas dessas respostas aqui no forum, infelizmente... Às vezes até com pessoas com dúvidas iniciais, o que acho pior. Desculpe se passei uma postura altiva, é que realmente muitas vezes tem gente que pergunta sem nem ter ao menos feito uma pesquisa básica no site do consulado (que tem N problemas).
Por fim, ainda sobre a questão original, agora de palpite mesmo porque não sei se prestam esse tipo de informação, mas quem sabe a LR tem como informar, vale dar uma tentada (de pref via Skype, tende a ser mais barato) +351 211 950 500, veja se alguma opção se aplica. Ir ao consulado correndo dar viagem perdida não acho muita vantagem não...
De qualquer forma, é muita má vontade do Consulado não poder dizer por telefone uma informação simples como essa, se o CC já está lá ou não...
Minha irmã quando pediu o dela já foi pro consulado, ela mandou o email pro email do IRN e demoraram uns dias pra responder, como ela tava agendada pra passaporte, foi lá mesmo sem ter resposta e conseguiu pegar o CC e pedir o PEP. Só uns dias depois que responderam ao email dela..
Aconteceu o mesmo comigo. Dei entrada no cc no dia 17 de maio e o consulado do Rio de Janeiro me informou que a carta iria para a minha residência, mas ela nunca chegou. Então fui ao consulado duas semanas atrás pedir orientação e me informaram que a carta pin e o cc seriam enviados para lá. Questionei se depois de tanto tempo ainda não teria chegado e um atendente nada simpático me disse que não podia pesquisar, que eu deveria aguardar o retorno do e-mail do irn.
O problema é que eu tinha enviado e-mail para o irn 35 dias antes e eles nunca responderam.
Liguei para LR e me informaram apenas a data que a carta tinha sido enviada para o consulado.
Decidi tentar mais uma vez e graças a Deus fui atendida por uma funcionária simpática que prontamente pegou a minha carta pin e o meu CC..
Já tem quase 3 semanas que ele foi enviado (segundo a LR), talvez já tenha chegado, não?
Então fica a dica prá quem está tirando o CC: após dar entrada no Consulado, espere umas 2 semanas, ligue para a LR e veja em que data o CC foi enviado. Calcule 1 mês após essa data e simplesmente vá lá no Consulado retirar.
Pois em momento algum quando minha mãe foi retirar o dela pediram para inserir senha do PIN (da carta pin), ou efetuaram algum desbloqueio! Como faço pra saber se a assinatura digital e a autenticação já estão prontas para uso, caso necessite! Obrigado!
Leia meu comentário neste tópico. Acho que ajuda.