Envio pelo correio ou entrega pessoalmente no Porto - Nacionalidade
Estou no Brasil e estarei no Porto – Portugal em novembro deste ano.Já tenho o requerimento assinado e reconhecido pela Embaixada de Portugal aqui no Brasil e todos os documentos necessários para solicitar minha nacionalidade, já que meu pai nasceu no Conselho do Porto. Posso enviar pelo correio ou posso dar entrada em novembro pessoalmente na Conservatória no Porto. Por favor, qual a Conservatória e endereço no Porto?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Vc pode dar entrada em qualquer conservatória que tenha balcão de nacionalidade
Vc já tem o assento(certidão)de nascimento do seu pai?
Posso enviar para está Conservatória?
Vou receber algum protocolo ?
O Vale postal também é endereçado a esta Conservatória ?
A 3a do Porto não tem mais balcão de nacionalidade .Faça pelo ACP - Arquivo Central do Porto
Para sua atribuição,vc vai precisar
Assento de nascimento do seu pai ou o numero/ano desse assento
Sua certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica(xerox do livro) e apostilada;
Xerox autenticada e apostilada do RG(como menos de 10 anos de emissão)
Modelo 1C preenchido frente e verso na mesma folha e colorido conforme o modelo,assinado e com firma reconhecida por autenticidade
Vale postal feito nos correios no valor de 175 Euros ou pagamento por cartão de crédito internacional
Endereços para envio do VALE POSTAL:
(Finalidade: Manutenção de Residente)
IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Endereços para envio dos DOCUMENTOS:
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Obrigado por tudo.
Quais os documentos devo enviar para RCP, sendo minha mãe portuguesa e meu pai brasileiro.
Meu pai foi o declarante na certidão de nascimento.
Casamento já foi transcrito em Portugal.
Podem me orientar quais o documentos devo encaminhar?
Para onde devo mandar e como solicito o vale postal?
Att
Quando ele foi registrado, a certidão de nascimento que recebemos foi resumida, por ser gratuita. Para mandar para ACP Porto tem que ser cópia reprográfica ou pode ser digitada por se tratar de uma certidão "recente"?
Se for apenas transcrever o casamento não precisa de advogado mas o que vai valer é a data da conversão em casamento (outubro de 2018).
Não sei se tem algum modo mais fácil que esse, pelo que sei é assim que teria que ser feito.
Aqui no Brasil nós fizemos a união estável no cartório com escritura, então já houve reconhecimento, inclusive conseguimos fazer a conversão em casamento. A dúvida é: não seria mais rápido para o meu marido conseguir a nacionalidade pelo reconhecimento da União estável, uma vez que cumpre os requisitos, desde que meu filho obtivesse a nacionalidade antes?
Se forem morar em Portugal seu marido pode solicitar residência por ser casado com cidadã portuguesa então não seria um problema tão grande.
Mas no final a necessidade de vocês que vai definir o que é mais adequado, o máximo que posso fazer é dizer quais seriam as opções que conheço para vocês decidirem o que é melhor para vocês no momento.
Não iremos morar em Portugal, por isso não temos tanta urgência, mas queríamos aproveitar para resolver logo. Vai que a lei muda? Rs. Se puder me dar algumas orientações, estou aceitando! Abraço!
Vocês tem que ponderar se vale a pena ou não pagar o processo judicial para adiantar o processo. Veja quanto ficam as custas judiciais e honorários advocatícios para saber se vale a pena ou não no momento já que não tem intenção de morar em Portugal no momento.
Estive ano passado no Porto e dei entrada na minha cidadania e ate agora nada, meu filho foi se informar e nao obteve nenhuma resposta,ele mora no Porto. Teria como voces verem? Meu nome Rosana Vicente Nogueira e esta no nome da minha avo materna Rita Assumpçao nascimento 23-05-1898 em Paçó dos Vinhais . Essa certidáo consegui com voces. Porque do meu avô nao conseguimos. Obrigada mais uma vez. Aguardo contato.