Duvida cruel!!!
Olá pessoal, já até comentei um pouco do assunto com a Lara, mais como minha duvida pode ser uma duvida em comum resolvi criar esse tópico.
É o seguinte, hoje consegui falar com a CRC, e meu processo de n° 21XXX/2009 já foi analisado está tudo certo e já foi para o despacho (fase Final). Então resolvi me antecipar sobre informações sobre emissão do BI + Passaporte. Entrei em contato com o consulado aqui em São Paulo e eles me disseram que eu não posso tirar o BI e passaporte sem estar com o estado civil atualizado (sou casado), eu teria que dar entrada em um processo de transcrição de casamento + Emissão de BI + Passaporte, o que leva em torno de 4 a 6 meses. Minha duvida é a seguinte, estou com as passagens compradas para ir a Portugal (Porto) com minha família no inicio de Dezembro, Será que é mais fácil eu fazer esses processos ( transcrição de casamento, emissão de BI e emissão de passaporte), lá e será que no prazo de 30 dias eu consigo concluir tudo.?, ou é melhor fazer aqui pelo consulado.?
E agora quem poderá me ajudar.!!!!
brç a todos.!!!
É o seguinte, hoje consegui falar com a CRC, e meu processo de n° 21XXX/2009 já foi analisado está tudo certo e já foi para o despacho (fase Final). Então resolvi me antecipar sobre informações sobre emissão do BI + Passaporte. Entrei em contato com o consulado aqui em São Paulo e eles me disseram que eu não posso tirar o BI e passaporte sem estar com o estado civil atualizado (sou casado), eu teria que dar entrada em um processo de transcrição de casamento + Emissão de BI + Passaporte, o que leva em torno de 4 a 6 meses. Minha duvida é a seguinte, estou com as passagens compradas para ir a Portugal (Porto) com minha família no inicio de Dezembro, Será que é mais fácil eu fazer esses processos ( transcrição de casamento, emissão de BI e emissão de passaporte), lá e será que no prazo de 30 dias eu consigo concluir tudo.?, ou é melhor fazer aqui pelo consulado.?
E agora quem poderá me ajudar.!!!!
brç a todos.!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Olá, também acho que meu processo já não deve demorar muito, que bom!!!!!
Então, realmente não vai dar tempo de fazer o processo pelo consulado até Dezembro, pensei até em dar entrada como solteiro, e depois resolver o resto, mais me disseram que eu posso ter problemas depois pra fazer outras atribuições ou transcrições, então é melhor fazer as coisas certas né.!
Vou aguardar minha certidão que provavelmente até Dezembro deve chegar e fazer tudo em Portugal, a documentação é basicamente a que o consulado pede né.?
Transcrição: Certidão de Portugal (assento)
Certidão de casamento de inteiro teor (Legalizado no consulado)
Certidão de nascimento do cônjuge já com averbamento (Legalizado no consulado)
BI + Passaporte: fotocopia do Rg (Legalizado no consulado) + fotos?.
Será que isso mesmo.?
até....
para a transcricao esta certo, sao esses documentos, para o BI nao precisa de copia do RG legalizado, so precisa apresentar a certidao de nascimento portuguesa original e o seu passaporte.
Obrigado.!!!
E tanto a transcrição, como BI e Passaporte Português, são feitos em qualquer conservatória.?
http://www.orkut.com/Main#CommMsg
A transcrição sim pode ser feita em qq conservatória, mas é bom vc dar uma ligadinha antes pra não perder viagem.
Para o BI eles pedem dois documentos com fotos, pode ser o passaporte brasileiro e a carteira de habilitação, por exemplo. Então não esquece de levar um documento a mais.
Marcelo, fui a Portugal e dei entrada no meu BI e passaporte. segui os passos da Lara. Vc pode pegar a sua certidao la mesmo com a Lara fez. veja neste link ai ta tudo explicadinho
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs
abs
Oi, oi!
Eu ja falei sobre esse assunto com voces antes, mas lendo agora o que Marcelo escreveu fiquei com uma duvida.
Me separei, mas ainda sou legalmente casada. O meu processo, por atribuição, está em andamento há pouco mais de 1 mês.
Entao, para tirar o BI e o passaporte eu terei que transcrever meu casamento antes?
E sera que eu vou ter problemas ao chegar na Europa por apresentar minha certidão de nascimento portuguesa com o nome de solteira, sendo que o meu passaporte é com o nome de casada?
Obrigada.
em Lisboa vc pode tirar BI e passaporte com estado civil trancado, sem precisar fazer a transcricao do casamento, seus docs podem sair com o nome de solteira mesmo.
A Cibele pode confirmar, que eu me lembre ela tb tirou os docs sem transcrever o casamento.
Que boa noticia, Lara!
Li agora em outro topico uma mensagem de Fatima (F.) falando sobre isso.
http://www.orkut.com.br/Main#CommMs
Ufa.
Brigadinho!
isso mesmo, eu tirei meus documentos antes da transcricao de casamento. Da tudo certo !
Pessoal é impressionante a funcionalidade dessa comunidade. Ajudando uns aos outros também conseguimos resolver nossas duvidas.
A Lara comentou sobre tirar BI + Passaporte trancados, então investiguei essa possibilidade aqui no Consulado de SP, e por aqui também dá.
Você faz o requerimento de BI + Passaporte juntamente como processo de transcrição de casamento só que nessa modalidade o estado civil "omisso" Na prática eles encaminham a transcrição para Portugal para ser averbada, o que demora em torno de 4 a 6 meses, mais o BI e o Passaporte saem em 35 dias. Foi essa a informação que obtive no consul de São Paulo, acredito que essa regra deve ser pra todos os consulados. Vou deixar abaixo o caminho do requerimento
http://www.consuladoportugal
Na guia lateral entre em "Serviços Consulares - Bilhete de Identidade - Opção C) - Ultima opção" é essa a pagina
Casamento + Bilhete de Identidade com Estado Civil Trancado
Ai é só seguir as instruções.!!!!!
Brç
Lendo alguns tópicos sobre o assunto fiquei com algumas duvidas a mais, pra variar.!!!
Bom meu caso já está quase tudo certo só falta o nº do assento mesmo como já disse, então já estou providenciando as documentações paralelas para fazer a transcrição do casamento + BI + Passaporte. Já tirei a certidão de casamento inteiro teor, e fiz a solicitação da certidão de nascimento de inteiro teor de minha esposa. Parece que no consulado aqui de São Paulo as coisas estão relativamente rápidas, e parece que em Portugal tem que agendar pra fazer a transcrição. O que é melhor eu fazer, já estou com passagem marcada pra Portugal em Dezembro, é melhor eu fazer aqui pelo consulado?,ou é melhor fazer tudo em Portugal.?
Brç
se for pra fazer isso em Dezembro, eu ja daria entrada atraves do Consulado, a unica experiencia eh do meu tio, que fez transcricao+BI e saiu em pouco mais de dois meses.