Dúvidas processo de atribuição.
Jorge Cardoso
Member
Boa tarde a todos.
Estou desde de manhã lendo diversos tópicos e cada vez que leio fico mais perdido. Vou tentar explicar minha situação.
Estou tentando a mais de ano descobrir a origem do meu avô que é português. Depois da ajuda do forum e de uma pessoa que não lembro o nome (Desulpa), consegui achar onde se encontra a certidão de nascimento do meu avô, tive a confirmação da conservatória de Gondomar.
Achei em outro tópico um link para conseguir a certidão sem precisar solicitar diretamente a uma conservatória, mas nos campos pede dados que não sei, como onde nasceu, província e coisas do tipo.
Respondi o email que recebi da conservatória mas não tive mais retorno deles, por esse motivo estou recorrendo ao Fórum.
Vamos a descrição do que tenho:
Sou neto de Português já falecido, mas meu pai (filho do Português) é vivo e pretendo fazer pelo meu pai, que ainda não tem cidadania Portuguesa.
Neste caso, teria que solicitar a cidadania do meu pai e depois a minha e depois da minha esposa e filho (6 anos).
Meu pai é casado com minha mãe, ou seja, não teve separação desde quando se casaram, neste caso precisa da averbação de casamento deles, ou somente aplicando a cidadania para o meu pai já basta?
Com relação a documentação, quando mais leio, mais dúvida tenho. O que realmente preciso para dar entrada, visto que já estou tendo muita, mas muita dor de cabeça para conseguir a certidão de nascimento do meu pai que é do Rio e não tenho a menor idéia (nem ele) do cartório de onde possa estar essa certidão.
Vi também em outro tópico que não estão emitindo a certidão de nascimento e a reprográfica no mesmo papel, isso daria problema mesmo ou não procede essa informação. Pergunto isso porque cartório no Rio é um salve-se quem puder.
Acredito que essas são as primeiras dúvidas a respeito da minha situação.
Apenas mais uma coisa. Minha irmã está indo a Portugal no próximo mês e ela poderia pegar essa certidão do meu avô, mas ele ficara somente 5 dias e não sei quanto tempo leva para ficar pronta a certidão dele e nem o valor, já que ela irá levar um valor limitado em moeda local.
Fico muito grato se alguém puder me ajudar e já peço desculpa se não consegui compilar todas as informações que já tem no site.
Estou desde de manhã lendo diversos tópicos e cada vez que leio fico mais perdido. Vou tentar explicar minha situação.
Estou tentando a mais de ano descobrir a origem do meu avô que é português. Depois da ajuda do forum e de uma pessoa que não lembro o nome (Desulpa), consegui achar onde se encontra a certidão de nascimento do meu avô, tive a confirmação da conservatória de Gondomar.
Achei em outro tópico um link para conseguir a certidão sem precisar solicitar diretamente a uma conservatória, mas nos campos pede dados que não sei, como onde nasceu, província e coisas do tipo.
Respondi o email que recebi da conservatória mas não tive mais retorno deles, por esse motivo estou recorrendo ao Fórum.
Vamos a descrição do que tenho:
Sou neto de Português já falecido, mas meu pai (filho do Português) é vivo e pretendo fazer pelo meu pai, que ainda não tem cidadania Portuguesa.
Neste caso, teria que solicitar a cidadania do meu pai e depois a minha e depois da minha esposa e filho (6 anos).
Meu pai é casado com minha mãe, ou seja, não teve separação desde quando se casaram, neste caso precisa da averbação de casamento deles, ou somente aplicando a cidadania para o meu pai já basta?
Com relação a documentação, quando mais leio, mais dúvida tenho. O que realmente preciso para dar entrada, visto que já estou tendo muita, mas muita dor de cabeça para conseguir a certidão de nascimento do meu pai que é do Rio e não tenho a menor idéia (nem ele) do cartório de onde possa estar essa certidão.
Vi também em outro tópico que não estão emitindo a certidão de nascimento e a reprográfica no mesmo papel, isso daria problema mesmo ou não procede essa informação. Pergunto isso porque cartório no Rio é um salve-se quem puder.
Acredito que essas são as primeiras dúvidas a respeito da minha situação.
Apenas mais uma coisa. Minha irmã está indo a Portugal no próximo mês e ela poderia pegar essa certidão do meu avô, mas ele ficara somente 5 dias e não sei quanto tempo leva para ficar pronta a certidão dele e nem o valor, já que ela irá levar um valor limitado em moeda local.
Fico muito grato se alguém puder me ajudar e já peço desculpa se não consegui compilar todas as informações que já tem no site.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Com relação a cópia reprográfica apostila, o que seria "reprográfica apostilada?". Liguei no cartório e me falaram que isso é somente uma certidão de nascimento "normal" com um carimbo alegando que ela é verdadeira. É isso mesmo? Tenho visto que é uma cópia do livro ondo foi feita a certidão. É isso mesmo?
Resumindo então, preciso da certidão dele de inteiro teor com cópia reprográfica apostilada e uma minha com os mesmos moldes?
E para finalizar por hoje (eu acho), posso mandar tudo de uma vez ou preciso fazer a do eu pai primeiro e depois a minha e da minha irmã e por último da minha esposa? Meu filho de 6 anos para fazer o registro dele em Portugal?
Obrigado!
Certidão reprográfica é o xerox do livro onde foi feito o registro de nascimento
A sua também reprográfica e apostilada
Primeiro a do seu pai
Depois a sua e da sua irmã
Para fazer a da sua esposa,precisa transcrever o casamento antes de pedir a aquisição pelo casamento
Se for transcrever o seu casamento(isso após a atribuição ser concluida),envie para Tondela a transcrição+atribuição do seu filho menor
Obrigado!
A Apostila de Haia (ou a Apostila de Convenção de Haia), nada mais é do que uma etiqueta emitida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que é colocado no documento como forma de certificar sua autenticidade pelo órgão do qual foi expedido para que assim seja válido no país requerido.
Obrigado!
seu pai tem que preencher o Modelo 1 C e reconhecer a a assinatura o por autenticidade (assina somente na frente do funcionário do cartório)
Veja modelo
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46
Como preencher
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
Pode ser qualquer cartório no Brasil? Precisa de mais alguma coisa como apostilamento neste documento?
Obrigado!
Qualquer cartório.Se o seu pai já tiver firma aberta em algum,pode ser no que tem.Caso não tenha,abra uma firma em qualquer cartório que faça reconhecimento de firmas
O 1 c não precisa apostilar,basta reconhecer a firma
1 - Hoje tenho a certidão de nascimento do meu avô (pai do meu pai), retirada diretamente em Portugal.
2 - Tenho a certidão de nascimento do meu pai em cópia reprográfica apostilada.
3 - Certidão de nascimento de inteiro teor (sem apostilamento) do meu pai.
4 - Está sendo feito hoje o Modelo C1.
Ainda preciso de mais alguma coisa?
Obrigado!
A certidão inteiro teor digitalizada só é necessária se a reprográfica não estiver 100% legível
Está faltando a cópia autenticada e apostilada do RG do seu pai com validade inferior a 10 anos
Cópia autenticada e apostilada do passaporte que contenha a filiação(novos passaportes)
Vi em outro tópico que o seu RG é de 2012,é isso?
Se for,pode mandar a cópia autenticada e apostilada do seu RG que ainda está na validade
Acredito que agora tenho todos os documentos necessários. Vou colocar aqui o que tenho:
1 - Certidão de Nascimento Inteiro Teor (Sem apostilamento)
2 - Certidão de Nascimento Inteiro Teor em cópia Reprográfica (Apostilada).
3 - Assento de Nascimento do Pai do eu Pai retirada diretamente em Portugal.
4 - Modelo C1 com firma reconhecida por Autenticidade.
5 - Cópia da Carteira de Identidade com Validade inferior a 10 anos autenticada e apostilada.
De posse destes documentos, quais os próximos passos e os valores que serão gastos?
Obrigado pela ajuda?
Documentação OK
Seu avô foi o declarante do nascimento do seu pai?
Que idade tinha seu pai quando foi registrado?
Sim meu avô foi o declarante do nascimento do meu pai.
Ele foi registrado no dia seguinte ao seu nascimento.
Na verdade, ele foi registrado 5 dias depois do seu nascimento.
Envie seu processo para o ACP
Veja aqui endereço para envio da documentação e vale postal
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
Ou faça o pagamento do vale postal pelo cartão de credito internacional
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-por-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
Vamos lá então para fechar.
O endereço que vou mandar os documentos é:
- Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
No destinatário, coloco somente "Arquivo Central de Porto", não devo colocar o nome de ninguém certo?
O endereço para envio do Vale Postal:
- IRN, IP (somente Atribuição)
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Uma pequena dúvida aqui: Eu preciso escrever os dados de endereço, ou os correios fazem isso?
Uma outra dúvida é com relação ao valor do envio. Um post acima, é falado em um valor de R$ 151,00 para envio da documentação por Sedex, mas no último post não fala nada, apenas uma tarifa de R$ 35,00 e mais 1,5% do valor da remessa.
Sabe me dizer o tempo que a ACP está levando para concluir os processos?
Muito obrigado!
Muito obrigado pelas informações.
Você perguntou ao Jorge Cardoso: "Que idade tinha seu pai quando foi registrado?"
Existe algum limite de data entre o nascimento e o registro efetivo?
Obrigado.
Sendo o pai português o declarante, o filho deverá ter sido registrado na menoridade (até os 18 anos)
Obrigado.