Busca pela Certidão Assento de Baptismo. Francisco de Souza. Certidão de 1917 + 100 anos.

Olá, bom dia a todos,

Espero que estejam bem.

Estou em busca da Certidão de Assento de Baptismo (Nascimento) do meu avô, Francisco de Souza, para fazer o processo de Cidadania por Atribuição para o meu pai. Antonio Humberto de Souza, e posteriormente para mim.

Porem estou com dificuldades, pois ele emigrou para o Brasil em 1919 ou 1920, com toda sua família quando tinha apenas 2 anos, ele era o caçula.

Tenho vários documentos dele, tipo Carteira de Registro de estrangeiro, o chamado RE (Modelo 19 e RG Brasileiro de 1972), passaporte Português emitido em 01 de Março de 1972, certidão de casamento já no Brasil em 23 de Dezembro de 1939 com a Madalena de Souza, onde era batizada com o nome de solteiro de Magdalena Sperendio.

O nome dele é Francisco de Souza, abaixo seguem mais informações de sua família:

Nome do pai: João de Souza
Nome da mãe: Izabel de Souza
Data de Nascimento 23/11/1917
Conselho: Machico ***
Freguesia: Porto da Cruz ***
Ilha da Madeira ***

OBS: O meu avô Francisco faleceu em 30 de Abril de 1975 em Santos - SP, porem em vida sempre falou que era natural de Funchal, mas os registros dele nos documentos que temos são todos de Porto da Cruz.

Irmãos: Antonio de Souza
João de Souza
Manuel de Souza
Conceição de Souza

Avôs Paternos: Gregorio João de Souza
Gertrudes de Jesus

O sonho do meu pai é se tornar um cidadão português e honrar a família, porem agora com 74 anos acredito que conseguirei ajuda-lo a tornar este sonho em realidade, e posteriormente também farei o processo por atribuição.

Desde já agradeço a atenção e desejo boa sorte para nós na procura.

Muito obrigado

Claudio H. de Souza

Comentários

  • Entre em contato com a Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial de Machico.

    https://www.igogo.pt/conservatoria-do-registo-civil-predial-comercial-do-machico/

    Recomendo o contato via telefone, use o Skype, as tarifas de ligação internacional são baixíssimas.
  • Já que ele casou-se aqui no Brasil, terá de transcrever o casamento dele em Portugal.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento
  • @marcioms00

    Se casou com brasileira não precisa transcrever o casamento
    Só se os dois fossem portugueses casados no Brasil precisaria fazer a transcrição
  • Obrigado Maria, vivendo e aprendendo!
  • Obrigado amigos, vocês são demais, eu tentei a busca pelo Civil online, inclusive já paguei e recebi o e-mail que esta pago, agora vou aguardar para ter mais informações: Recebi este aviso:

    Notificação Certidão

    O processo foi actualizado para o estado Pago.

    Informamos que o pedido de Certidão foi pago.

    Para mais esclarecimentos deverá contactar:

    Telefone: 211 950 500
    E-mail: civilonline@irn.mj.pt
    Horário: Das 9:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira.

    Os melhores cumprimentos,
    A equipa do Civil Online.
    http://www.civilonline.mj.pt

    Obrigado
  • Obrigado @Maria Nélida
  • Boa tarde, há mais de um ano venho tentando localizar a certidão de batismo do JOSE GREGORIO, nascido em 07/11/1894, filho de Francisco Gregorio e Maria Fernandes Torres. Esses dados são da certidão de casamento do português com uma brasileira, ocorrido em 1927, no Rio de Janeiro. Na certidão de casamento e nas das filhas constam que ele era marítimo e natural de Portugal, mas não menciona a freguesia de nascimento.
    Também não conseguir localizar os dados do passaporte, tampouco a chegado ao Brasil. Obrigado
  • editado July 2018
    @Virgilio ficará difícil em procurar alguma coisa sem essas informações faltantes. De início, eu adianto: por ser uma certidão antes de 1911 deverá ser solicitada num Arquivo Distrital. O problema é que dificilmente conseguirá algo delas, pois lhe falta a informação sobre a localidade do nascimento dele.
  • obrigado, valeu.
  • @Virgilio o @Guilherme Moreira trocou algumas mensagens comigo e ele me disse que seria uma boa você procurar no prontuário do imigrante no Arquivo Nacional. Eis o link: http://www.arquivonacional.gov.br/br/?option=com_content&view=article&id=17
  • Já estive no Arquivo Nacional. Mas eu encontrei nas pesquisas uma anotação de passaporte de um Jose Gregorio, de 10/01/1914. Nele consta lugar: lavacolhos; Concelho: Fundão; Distrito: Castelo Branco. Mas a freguesia não colocaram. Pelo que sei parece que se não encontrar a freguesia eles não acham.
  • @Virgilio Lavacolhos é o nome da freguesia. Tente mandar um email para o Arquivo Distrital de Castelo Branco com os dados que você tem, mais os dados que obteve no AN e veja no que dá. O endereço é mail@adctb.dglab.gov.pt
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.