Atribuição para filho de Português - ACP - Dúvidas!

Prezados, boa tarde.
Estou iniciando o processo de atribuição de nacionalidade para meu pai, filho de português, e gostaria de tirar algumas dúvidas, se os moderadores puderem me ajudar!
Meu avô é nascido em Portugal no ano de 1929, registrado na Conservatória de Seia (Guarda), e se mudou para o Brasil ainda criança, onde se casou com minha avó, brasileira, e teve quatro filhos. As duas filhas mais velhas já concluíram o processo de atribuição de nacionalidade portuguesa pelo Consulado do Rio de Janeiro (em 2011), e meu pai e meu outro tio pretendem requerer a nacionalidade agora, e futuramente, eu e minha prima iremos requerer a nossa. Meu avô consta como declarante na certidão de nascimento de todos os filhos, e todos foram registrados antes de completarem 1 ano.

Os documentos que possuímos são:
- Certidão de Nascimento de Inteiro Teor - autenticada e apostilada, e cópia reprográfica no verso;
- Documento de identificação do requerente (CNH) autenticada e apostilada;
- Cédula Pessoal de Nascimento (série C) original de meu avô, com local de nascimento, nome dos pais, número e concelho de registro;
- Formulário 1C (ainda vamos preencher).

As dúvidas que tenho são:
1 - Essa lista de documentos está completa?
2 - A cédula pessoal de nascimento já vale como certidão de nascimento do português pra fins de preenchimento do quadro 2 do formulário 1C?
3 - Preciso fazer algum tipo de transcrição de casamento, registro de óbito, ou algo do gênero? Meu avô faleceu em 1999, e minhas tias iniciaram o processo de atribuição em 2010 (concluíram em 2011), com ele já falecido, e não tiveram problemas.
4 - O ACP é a melhor opção para fazermos esse requerimento, em termos de preço e celeridade?
5 - Com essa documentação, o preenchimento do formulário e o pagamento do Vale Postal, existe chance de indeferimento, e de perdermos o dinheiro?

Agradeço imensamente pela ajuda, este fórum tem me esclarecido bastante!! Parabens!!

Comentários

• @CarolineAraujo

1-Nem todas conservatórias aceitam CNH ( ACP não aceita)
    2-Peça uma cópia do registro de nascimento do seu avô pelo civilonline ou informe o nr do registro no formulário 1C.Não sei informar se a célula pessoal contém o nr do registro de nascimento.
    3-Se seu avô foi o declarante do nascimento do seu pai nao vai precisar transcrever o casamento se o processo for feito na conservatória ACP.De qualquer forma como seus tios ja obtiveram a nacionalidade, provavelmente essa transcrição já tenha sido feita.
    4- o valor é o mesmo para qualquer conservatória (€175 euros) e ACP continua a mais rápida por enquanto.
    5.Não vai ter problemas de indeferimento.

OBS: Mta atencão na hora de fazer o vale postal.
  • Olá, o outro tópico da ACP Porto foi fechado?
  • @Tomacheunk, to verificando o q aconteceu.
Esta discussão está fechada.