Documentos necessários par aquisição da nacionalidade Portuguesa.
pcunha
Member
Boa noite,
Gostaria de uma ajuda de vocês, acerca de quais os documentos e requisitos necessários para obter a nacionalidade Portuguesa ?
Quanto tempo de residência legal tenho de ter ? 5 Anos ou 6 ?
Desde já, agradeço
Gostaria de uma ajuda de vocês, acerca de quais os documentos e requisitos necessários para obter a nacionalidade Portuguesa ?
Quanto tempo de residência legal tenho de ter ? 5 Anos ou 6 ?
Desde já, agradeço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
É necessário fazer a transcrição de casamento? Uma que vez só pedem a certidão nascimento ou número do assento do português
Obrigado
Se o pai foi o declarante do filho até 1 ano de idade não precisa transcrever o casamento
Pode enviar para o ACP
Desde já agradeço a ajuda,
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art6n1/
" SECÇÃO III
Aquisição da nacionalidade por naturalização
Artigo 6.º
Requisitos
1 - O Governo concede a nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos estrangeiros que satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos:
a) Serem maiores ou emancipados à face da lei portuguesa;
b) Residirem legalmente no território português há pelo menos cinco anos;
c) Conhecerem suficientemente a língua portuguesa; "
Link da publicação https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/115643970/details/maximized?serie=I&day=2018-07-05&date=2018-07-01
Obrigado
Estou com uma dúvida, a certidão portuguesa da minha mãe ficou pronta agora em maio, eu dei entrada em tudo pelo ACP Porto, devido à ela ser filha de português, graças a Deus a dela saiu bem rápido,
Agora juntei todos os documento para tirar a minha, mas fiquei na dúvida à respeito desse declarante na certidão de nascimento, pois o declarante na minha certidão de nascimento é meu pai, porém ele não é português, mas consta é claro o nome da minha mãe em minha certidão, porém não foi ela a declarante e ela e meu pai nunca foram casados,
Posso tirar minha dupla cidadania só com os documentos q tbm fiz o dela?
que foi:
Certidão de inteiro teor por copia reprográfica e apostilhada
Copia do RG com firma reconhecida e autenticado apostilhada
a Certidão da minha mãe q comprei no Civil online
O fomulário 1C preenchido e autenticado?
Já to com tudo pronto só q fiquei na dúvida
Estou com algumas dúvidas sobre aquisição.
Eu enviei os documentos para atribuição do meu marido no inicio do mês, graças a ajuda de vocês aqui do Fórum.
Inclusive, deixo o meu muito obrigada!
Assim que for possível quero iniciar o processo do meu filho (que será igual a do meu marido) e gostaria de iniciar o meu.
Mas estou na dúvida se ainda é necessário apresentar o vínculo efetivo com a comunidade portuguesa?
E se sim, será que imóvel no nome do meu sogro seria suficiente pra comprovar esse vínculo?
Eu preciso fazer a transcrição do meu casamento antes, mesmo na certidão de nascimento por cópia reprográfica enviada para o processo de atribuição do meu marido já constar o casamento comigo transcrito nela?
Obrigada pela atenção!
Para aquisição pelo casamento
Tempo minimo sem filhos - 5 anos de casados
Tempo minimo com filhos já portugueses - 3 anos de casados
Precisa transcrever o seu casamento em Portugal
Então já posso, correto?
Posso fazer o processo de atribuição do meu filho, juntamente com o meu de transcrição de casamento?
Minha avó é portuguesa e eu gostaria de tirar minha cidadania a partir dela.
O meu tio e primo já fizeram, possuem cidadania e passaporte português.
O primeiro passo agora é dar entrada no processo do meu pai?
Qual o momento que devo dar entrada no meu processo?
Obrigada
Envie apenas os documentos para sua atribuição
Sendo sua mãe portuguesa,o casamento dos seus pais já foi transcrito?
Como eu fiz o processo de atribuição do meu marido na ACP, não seria melhor fazer o do meu filho e o meu lá também?
E ACP não faz processo de aquisição para esposa. Precisa esperar a conclusão da transcrição do seu casamento e atribuição do filho para montar seu processo, que se não me engano, precisa ser por Lisboa. Também há um tópico específico para esses casos.