Backup e futuro da comunidade
Pessoal,
Podem ficar tranquilos que não vamos mais perder as informações acumuladas aqui ao longo dos anos, muito pelo contrário! Sou programador e consegui fazer um backup (screenshot: http://imgur.com/uC1KQ55) completo com TODOS os tópicos da comunidade, desde o primeiro post do Paulo em 2007. Digo pelo contrário porque também consegui colocar nesse backup algo muito importante que não temos aqui, que é a funcionalidade de busca! Ou seja, finalmente temos como pesquisar p. ex. "bisneto" e ver tudo o que já foi falado sobre o assunto numa página só.
Coloquei protegido por senha, pra proteger as informações pessoais que algumas pessoas possam ter postado. Quem for membro aqui da comunidade pode me contactar aqui pelo Orkut que eu passo como acessar.
Queria aproveitar para dizer que assim como vários amigos já colocaram, também fico emocionado em saber que esse espaço vai acabar. Acompanho a comunidade há vários anos e serei eternamente grato a pessoas como a Denise, Serginho, Wesley, Hermano, Cibele, Guilherme (são tantos! Com certeza estão faltando muitos não menos dignos de nota) além é claro de Paulo e Alex que começaram tudo. Graças às informações compartilhadas aqui, consegui depois de muitos anos a cidadania pro meu sogro e pra minha esposa (infelizmente meu sogro, que sempre nos apoiou e era uma grande luz nas nossas vidas, nos deixou poucos dias antes da certidão finalmente chegar pelo correio. Se tivéssemos corrido um pouco mais com os documentos, poderíamos ter conhecido a terrinha juntos. Fica aí a dica para quem está marcando bobeira).
Depois de fazer esses dois processos, criei o site cidadaniaportuguesa.com (não confundir com cidadania-portuguesa.com, do Dr. Urubu) pra que as pessoas pesquisando no Google não ficassem só à mercê de sites de advogados, mas soubessem que essa comunidade aqui existe e que podem fazer o processo por conta própria. Mesmo sem ter quase tempo de mexer no site, pelo sistema de comentários já tem uma pequena comunidade se organizando. O Guilherme Moreira sozinho já tirou centenas de dúvidas (valeu Guilherme!) e encaminha novatos pra cá quase todos os dias.
Estou preocupado porque agora com o Orkut fechando, vamos perder essa referência de confiança para onde encaminhar as pessoas. Recebo muitas visitas todos os dias, mais de 45 mil pageviews por mês (o site já é o primeiro resultado no Google há um bom tempo, o que deve estar deixando os urubus de gravata furiosos). Pra maioria talvez a informação no site vá ser suficiente, mas sempre tem aqueles casos mais complicados que precisam da troca de experiências. E depois de todos esses anos, com o Orkut praticamente esquecido, ainda não surgiu uma comunidade digna de carregar a tocha dessa daqui adiante.
Dou meu apoio a todas as tentativas em novos espaços, VK, Facebook, Google+, fórum, vou colocar links no site para todos os lugares onde houverem pessoas bem intencionadas compartilhando informações de qualidade. Acho inclusive que seria importante que mais de um espaço tivesse sucesso, evita problemas como o que estamos tendo agora. Hoje é o Orkut, amanhã qualquer outro serviço pode acabar ou mudar.
No Facebook em especial, acho que é muito importante haver uma comunidade nesse espírito, porque é onde a maioria das pessoas estão. Dito isso, realmente não parece um meio capaz de substituir isso daqui por completo, porque os comentários ficam todos no corpo e as informações se perdem. Não sei o que resolveria. Talvez a única saída seja um fórum mesmo, apesar de toda a manutenção que precisa comparado a redes sociais, é feito pra isso. Se alguém estiver interessado em desenvolver a idéia, entra em contato comigo. A parte técnica eu resolvo, pra mim o problema maior é a moderação.
Um grande abraço a todos e obrigado por tudo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se eu puder ter acesso...agradeço!!