Denise, Eu vou querer a certidão para saber direitinho o ano que ela chegou no Brasil, nome do navio, meu pai não tem certeza da data, então agora será só para matar curiosidade mesmo. Infelizmente não estou conseguindo ir pessoalmente, assim já daria um espiada para saber o nome de todos que vieram com ela.
Simone, Na certidão de desembarque do meu bisavô apareceram todos os acompanhantes da família, ou seja, ele, esposa e os 3 filhos com os respectivos nomes.
Ainda vou fazer a transcrição de casamento e óbito! Um socorro agora para outra dúvida, será que alguém sabe responder se terei algum problema com os sobrenomes acrescentados e o que deverei fazer?
Meu avô (brasileiro) quando foi registrado não colocaram no registro o sobre nome do pai dele "Trigo", então está apenas com 2 nomes próprios "Manoel Albino", mas consta na certidão o nome completo do pai dele com o "Trigo".
Quando ele se casou, acredito que não tinha o RG pois em toda a documentação do processo de casamento só consta a Certidão de nascimento, então o escrevente declarou que minha avó Portuguesa passava a assinar: "Ernestina de Almeida Albino".
Mas meu avô começa a trabalhar na Light após o casamento e no mesmo ano e acredito que é exigido que ele tenha o RG, desde então todos os documentos dele começam a ter o sobrenome do pai e ele começa assinar "Manoel Albino Trigo".
Aí vem o problema, minha avó Portuguesa também passa a ter o sobrenome Trigo. Então na certidão de casamento ela está como "Ernestina de Almeida Albino" e na certidão de óbito como "Ernestina Almeida Trigo. Também na certidão de nascimento do meu pai, meu avós estão com o sobrenome "Trigo".
se voce conseguir fazer a transcricao de casamento e obito, eh provavel que nao tera problema nos processos seguintes. E se conseguir, eh bem provavel que a CRC coloque o nome da sua avo de Ernestina de Almeida Albino Trigo.
Acho que antes de tentar a retificacao, deveria tentar a transcricao.
Oi Cibele! Eu vou enviar os documentos para transcrição então. É que já li cada coisa sobre o Consulado que quando vi essa diferença nos sobrenomes já fiquei de cabelos em pé. Na verdade o "Albino" do nome do meu avô nem é sobre nome, é nome próprio, era o nome do avô dele e acho que os pais colocaram para fazer uma homenagem ao avô. Pior que no casamento dos meus avós ninguém sabia ler nem escrever, meu avô era o único que sabia mas imagino que não muito, então o que o escrevente colocou nos documentos tanto para minha avó como para os pais dela que estavam presentes no dia do casamento estava certo, não tinha quem pudesse conferir. Obrigada Cibele!!!
Finalmente chegou a Certidão de Desembarque da minha avó que pedi no Memorial do Imigrante aqui de SP. Duas semanas atrás liguei para saber e disseram que já haviam enviado, está semana fiz contato novamente na segunda feira para reclamar e enviaram outra pq acham que foi extraviada .
Deu para confirmar o sobre nome do meu bisavô, que o analfabeto funcional do escrevente do cartório do casamento dos meus avós escreveu errado, alias errado não totalmente diferente, o nome dele é Salvador Almeida e o escrevente colocou Salvador AUGUSTO, o infeliz não errou só letras ele simplesmente colocou outro sobre nome. Afiiiii
Eu queria saber quem veio junto e está lá o nome dos pais e 4 filhos, o mais velho meu pai nem sabia que existia, nunca tinha ouvido falar dele. Matei minhas curiosidades.
Ahhh esqueci de contar o principal, tem o nome da cidade deles de origem, a tal freguesia que eu tanto procurava, só escreveram errado, para variar rsss, está Origem: F. Furrão que traduzindo para o correto é: Freixeda do Torrão.
Que bom que matou a curiosidade! Espero que esse documento possa ser de utilidade! Incrível o que fizeram com os nomes e datas dos nossos antepassados, nao? Boa sorte no seu processo.
Pois é Denise, o que fizeram com as datas e nomes!!!! Pior é a gente depois ter que ficar gastando uma fortuna com advogados e o tempão perdido para corrigir erros de funcionários de cartórios, eles deveriam fazer as correções de graça e sem chiar, é um absurdo ter de pagar pelos erros deles. Mas uma hora algum político lá de Brasilia vai passar por isso, e claro que não vai gostar, então vão tomar uma providência para mudar essa (P......) meleca. rssss
Será que alguém saberá me responder? Estou preenchendo o requerimento para transcrição de casamento de minha avó e tem lá Nome da Nubente e Nome do Nubente.
Agora que é, devo preencher os nomes igualzinho aos que estão na Certidão de Casamento?
Acontece que na certidão de casamento está sem o sobrenome paterno do meu avô, ou seja, está Ernestina de Jesus Albino e Monoel Albino. Mas logo após o casamento meu avô teve que tirar RG e Carteira de Trabalho e nessa época já era exigido aqui no Brasil que se usasse o sobrenome paterno, então no RG meu avô passou a ser Manoel Albino Trigo e consequentemente minha avó passou a ser Ernestina de Almeida Trigo, inclusive são esses nomes que aparecem na certidão de nascimento do meu pai, certidão de óbito da minha avó.
Qual sobrenome devo colocar para minha avó no Requerimento, Albino ou Trigo?
Só falta essa folha para eu preencher e enviar os documentos para transcrição da minha avó. O que mais demorou nessa história foi a certidão de nascimento do meu avô que é de Santos, chegou na semana passada depois de pedirem mil coisas e esquecerem mais duas mil que foram pedindo aos poucos, como a certidão de óbito da minha avó para provar que ele foi viuvo dela . Não é só lá em Portugal que complicam a nossa vida pedindo um monte de documentos.
Cada uma hein, duvidar da paternidade tudo bem, mas da maternidade???? Tô falando que eles complicam cada vez mais, logo logo vão começar a pedir DNA, inclusive dos falecidos. rssss.
Thiago, acho melhor vc abrir um tópico com seu assunto, assim outras pessoas poderão responder. Meus posts não são dos mais populares aqui rsss.
Eu preenchi com meu nome de casada, como na certidao de casamento, faria o mesmo se fosse voce, mesmo com sobrenomes diferentes, de qualquer forma, eles vao se basear pela certidao de casamento. So ilustrando a confusao de nomes, em Portugal meu nome eh diferente do Brasil, no Brasil eu tirei todos os meus sobrenomes de solteira e fiquei com o do meu marido, em Portugal, ninguem me falou nada que nao poderia tirar os sobrenomes de solteira, minha certidao chegou com todos os meus sobrenomes mais o de casada, agora sou duas pessoas em uma, rssss.
Cibele, o requerimento é aqui do Consulado, vou fazer a transcrição de casamento e óbito da minha avó.
Só que meu medo é depois para fazer o pedido de Nacionalidade do meu pai, pq na certidão de casamento da minha avó o nome dela está Ernestina de Jesus Albino e depois que meu avô tirou o RG ficou Ernestina de Almeida Trigo, com o sobrenome Trigo do pai do meu avô. Na certidão de nascimento do meu pai consta o Trigo. Por isso não sei se devo copiar igual a da certidão de casamento.
O requerimento de transcrição de óbito eu coloquei o Trigo porque consta na certidão de óbito dela, aí copiei igual está lá.
Aí que está, vai um requerimento (óbito) com Ernestina de Jesus Albino e outro (de casamento) com Ernestina de Almeida Trigo.
mas agora surgiu mais um nome pra sua avo ? rsssss.
Antes tinha falado de Ernestina de Almeida Albino x Ernestina de Almeida Trigo, agora eh Ernestina de Almeida Trigo x Ernestina de Jesus Albino, ficou mais conflitante a meu ver, e como aparece na certidao de nascimento da sua avo ? Ja nao sei, coloca o sobrenome "atual" dos seus dois avos e envia as certidoes que pedem, se voce conseguir a transcricao sera um avanco, se tiver problemas com os sobrenomes, ja te dirao o que fazer antes de entrar com o pedido de nacionalidade.
Na certidão de Nascimento dela está: Ernestina de Jesus kkkk sem o sobrenome do pai Almeida. Na certidão de Casamento, de solteira o escrevente do cartório acrescentou o Almeida: Ernestina de Jesus Almeida e depois de casada o escrevente disse que ficou: Ernestina Almeida Albino. Na certidão de óbito e na certidão de nascimento do meu pai Ernestina de Almeida Trigo.
Ai Jisuis não sei pra onde corro kkkk. Acho que é melhor ir até portugal explicar pessoalmente e levar uma foto dela e uma minha para verem que somos a mesma cara e provar que se trata da mesma pessoa com todos esses nomes.
Comentários
Eu vou querer a certidão para saber direitinho o ano que ela chegou no Brasil, nome do navio, meu pai não tem certeza da data, então agora será só para matar curiosidade mesmo. Infelizmente não estou conseguindo ir pessoalmente, assim já daria um espiada para saber o nome de todos que vieram com ela.
Na certidão de desembarque do meu bisavô apareceram todos os acompanhantes da família, ou seja, ele, esposa e os 3 filhos com os respectivos nomes.
Ainda vou fazer a transcrição de casamento e óbito!
Um socorro agora para outra dúvida, será que alguém sabe responder se terei algum problema com os sobrenomes acrescentados e o que deverei fazer?
Meu avô (brasileiro) quando foi registrado não colocaram no registro o sobre nome do pai dele "Trigo", então está apenas com 2 nomes próprios "Manoel Albino", mas consta na certidão o nome completo do pai dele com o "Trigo".
Quando ele se casou, acredito que não tinha o RG pois em toda a documentação do processo de casamento só consta a Certidão de nascimento, então o escrevente declarou que minha avó Portuguesa passava a assinar: "Ernestina de Almeida Albino".
Mas meu avô começa a trabalhar na Light após o casamento e no mesmo ano e acredito que é exigido que ele tenha o RG, desde então todos os documentos dele começam a ter o sobrenome do pai e ele começa assinar "Manoel Albino Trigo".
Aí vem o problema, minha avó Portuguesa também passa a ter o sobrenome Trigo.
Então na certidão de casamento ela está como "Ernestina de Almeida Albino" e na certidão de óbito como "Ernestina Almeida Trigo.
Também na certidão de nascimento do meu pai, meu avós estão com o sobrenome "Trigo".
E agora, isso é um problema?????
Alguém já passou por esse problema com nomes e sabe me responder alguma coisa????????????
se voce conseguir fazer a transcricao de casamento e obito, eh provavel que nao tera problema nos processos seguintes. E se conseguir, eh bem provavel que a CRC coloque o nome da sua avo de Ernestina de Almeida Albino Trigo.
Acho que antes de tentar a retificacao, deveria tentar a transcricao.
Eu vou enviar os documentos para transcrição então.
É que já li cada coisa sobre o Consulado que quando vi essa diferença nos sobrenomes já fiquei de cabelos em pé. Na verdade o "Albino" do nome do meu avô nem é sobre nome, é nome próprio, era o nome do avô dele e acho que os pais colocaram para fazer uma homenagem ao avô.
Pior que no casamento dos meus avós ninguém sabia ler nem escrever, meu avô era o único que sabia mas imagino que não muito, então o que o escrevente colocou nos documentos tanto para minha avó como para os pais dela que estavam presentes no dia do casamento estava certo, não tinha quem pudesse conferir.
Obrigada Cibele!!!
Finalmente chegou a Certidão de Desembarque da minha avó que pedi no Memorial do Imigrante aqui de SP.
Duas semanas atrás liguei para saber e disseram que já haviam enviado, está semana fiz contato novamente na segunda feira para reclamar e enviaram outra pq acham que foi extraviada .
Deu para confirmar o sobre nome do meu bisavô, que o analfabeto funcional do escrevente do cartório do casamento dos meus avós escreveu errado, alias errado não totalmente diferente, o nome dele é Salvador Almeida e o escrevente colocou Salvador AUGUSTO, o infeliz não errou só letras ele simplesmente colocou outro sobre nome. Afiiiii
Eu queria saber quem veio junto e está lá o nome dos pais e 4 filhos, o mais velho meu pai nem sabia que existia, nunca tinha ouvido falar dele.
Matei minhas curiosidades.
Obrigada pela dica!
Boa sorte no seu processo.
Pior é a gente depois ter que ficar gastando uma fortuna com advogados e o tempão perdido para corrigir erros de funcionários de cartórios, eles deveriam fazer as correções de graça e sem chiar, é um absurdo ter de pagar pelos erros deles.
Mas uma hora algum político lá de Brasilia vai passar por isso, e claro que não vai gostar, então vão tomar uma providência para mudar essa (P......) meleca. rssss
Será que alguém saberá me responder?
Estou preenchendo o requerimento para transcrição de casamento de minha avó e tem lá Nome da Nubente e Nome do Nubente.
Agora que é, devo preencher os nomes igualzinho aos que estão na Certidão de Casamento?
Acontece que na certidão de casamento está sem o sobrenome paterno do meu avô, ou seja, está Ernestina de Jesus Albino e Monoel Albino.
Mas logo após o casamento meu avô teve que tirar RG e Carteira de Trabalho e nessa época já era exigido aqui no Brasil que se usasse o sobrenome paterno, então no RG meu avô passou a ser Manoel Albino Trigo e consequentemente minha avó passou a ser Ernestina de Almeida Trigo, inclusive são esses nomes que aparecem na certidão de nascimento do meu pai, certidão de óbito da minha avó.
Qual sobrenome devo colocar para minha avó no Requerimento, Albino ou Trigo?
Lá vem as confusões de cartório.
Só falta essa folha para eu preencher e enviar os documentos para transcrição da minha avó.
O que mais demorou nessa história foi a certidão de nascimento do meu avô que é de Santos, chegou na semana passada depois de pedirem mil coisas e esquecerem mais duas mil que foram pedindo aos poucos, como a certidão de óbito da minha avó para provar que ele foi viuvo dela .
Não é só lá em Portugal que complicam a nossa vida pedindo um monte de documentos.
Thiago, acho melhor vc abrir um tópico com seu assunto, assim outras pessoas poderão responder. Meus posts não são dos mais populares aqui rsss.
que requerimento eh esse ? Da conservatoria ?
Eu preenchi com meu nome de casada, como na certidao de casamento, faria o mesmo se fosse voce, mesmo com sobrenomes diferentes, de qualquer forma, eles vao se basear pela certidao de casamento. So ilustrando a confusao de nomes, em Portugal meu nome eh diferente do Brasil, no Brasil eu tirei todos os meus sobrenomes de solteira e fiquei com o do meu marido, em Portugal, ninguem me falou nada que nao poderia tirar os sobrenomes de solteira, minha certidao chegou com todos os meus sobrenomes mais o de casada, agora sou duas pessoas em uma, rssss.
Só que meu medo é depois para fazer o pedido de Nacionalidade do meu pai, pq na certidão de casamento da minha avó o nome dela está Ernestina de Jesus Albino e depois que meu avô tirou o RG ficou Ernestina de Almeida Trigo, com o sobrenome Trigo do pai do meu avô. Na certidão de nascimento do meu pai consta o Trigo.
Por isso não sei se devo copiar igual a da certidão de casamento.
O requerimento de transcrição de óbito eu coloquei o Trigo porque consta na certidão de óbito dela, aí copiei igual está lá.
Aí que está, vai um requerimento (óbito) com Ernestina de Jesus Albino e outro (de casamento) com Ernestina de Almeida Trigo.
mas agora surgiu mais um nome pra sua avo ? rsssss.
Antes tinha falado de Ernestina de Almeida Albino x Ernestina de Almeida Trigo, agora eh Ernestina de Almeida Trigo x Ernestina de Jesus Albino, ficou mais conflitante a meu ver, e como aparece na certidao de nascimento da sua avo ? Ja nao sei, coloca o sobrenome "atual" dos seus dois avos e envia as certidoes que pedem, se voce conseguir a transcricao sera um avanco, se tiver problemas com os sobrenomes, ja te dirao o que fazer antes de entrar com o pedido de nacionalidade.
Na certidão de Nascimento dela está: Ernestina de Jesus kkkk sem o sobrenome do pai Almeida.
Na certidão de Casamento, de solteira o escrevente do cartório acrescentou o Almeida: Ernestina de Jesus Almeida e depois de casada o escrevente disse que ficou: Ernestina Almeida Albino.
Na certidão de óbito e na certidão de nascimento do meu pai Ernestina de Almeida Trigo.
Ai Jisuis não sei pra onde corro kkkk. Acho que é melhor ir até portugal explicar pessoalmente e levar uma foto dela e uma minha para verem que somos a mesma cara e provar que se trata da mesma pessoa com todos esses nomes.