Dúvida Nacionalidade p Filho e neto.
Sei que já foi respondido aqui, mas quanto mais leio, mais confusa fico .
Minha avó era portuguesa, casada com brasileiro (aqui no Brasil) e já falecida.
Para fazer o pedido da Nacionalidade 1º meu pai tem que fazer a transcrição de casamento e óbito dela? (foi o que me informaram no Consulado aqui de SP).
Meu pai tem que fazer o pedido de Nacionalidade para depois eu fazer o meu, porque aqui no Consulado informaram que terá de primeiro acertar a situação da minha avó e só depois fazer o pedido de Nacionalidade do meu pai?
Não temos a certidão de nascimento da minha avó, que é nascida em 1913 e informaram que com essa data os registros são remetidos para arquivos públicos "Arquivo Distrital da Guarda", também só sabemos que ela era do Distrito de Guarda, não sabemos Freguesia nem Conselho muito menos "N.º e Ano da Certidão de Nascimento Portuguesa".
Obrigada pela paciência!!!!
Minha avó era portuguesa, casada com brasileiro (aqui no Brasil) e já falecida.
Para fazer o pedido da Nacionalidade 1º meu pai tem que fazer a transcrição de casamento e óbito dela? (foi o que me informaram no Consulado aqui de SP).
Meu pai tem que fazer o pedido de Nacionalidade para depois eu fazer o meu, porque aqui no Consulado informaram que terá de primeiro acertar a situação da minha avó e só depois fazer o pedido de Nacionalidade do meu pai?
Não temos a certidão de nascimento da minha avó, que é nascida em 1913 e informaram que com essa data os registros são remetidos para arquivos públicos "Arquivo Distrital da Guarda", também só sabemos que ela era do Distrito de Guarda, não sabemos Freguesia nem Conselho muito menos "N.º e Ano da Certidão de Nascimento Portuguesa".
Obrigada pela paciência!!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Extamente. Vc tera que transcrever principalmente a certidao de casamento, a de obito e opcional, mas aproveite a viagem para deixar tudo certinho. Depois se sela nasceu em 1913 a certidao de Nascimento dela ainda esta em poder da Conservatoria, nao do Arquivo Distrital da Guarda. Nao tem mais de 100 anos. Vc tera obrigatoriamente que saber a Freguesia da sua avo. Existem varias formas de saber disso. Primeiro vai no site do Arquivo Nacional Brasileiro e verifique se ela teve carteira de identidade de estrangeiros na epoca, o chamao"Modelo 19". Se moras no Rio va pessoalmente e diga que vai rlar um dim dim por fora (R50). Eles acham ate o numero do manequim dela se tiver. Peca tb a certidao de casamento de inteiro teor no cartorio. Vai vir mais detalhado, com mais informacoes, vai ver que esta la os registros do documento apresentado por ela para casar. Ba sorte
Quanto a Freguesia, não temos mesmo nem idéia, tenho aqui até a carteira de trabalho e de saúde dela e só diz mesmo Distrito de Guarda - Portugal, mesmo na certidão de casamento. Hoje mesmo vou pedir a certidão de casamento de inteiro teor, mas estou achando difícil constar. Segundo meu pai, ela dizia apenas que nasceu em Guarda.
Ahhh que pena que o Arquivo Nacional fica no Rio, moro em São Paulo.
Tentei fazer a consulta no site mas só volta a mensagem de nenhum registro encontrado.
Eh importante vc descobrir em qual freguesia sua avo nasceu, para conseguir a certidao dela. Mesmo que vc escreva para o Arquivo Distrital de Guarda vc tera que fornecer a freguesia . Tente se informar com os parentes, conversar que ela teve com alguma amiga Portuguesa. Documentos, como o maestro falou, agora ejh hora de pesquisa. Veja no nosso guia de ajuda tem muita gente que da dicas de como pesquisaram e como eles acharam as freguesias.
Por exemplo vc sabe em qual porto ela desembarcou?
Nos temos aqui tambem na comunidade a Rosagela que da uma forca pro pessoal e faz pesquisa em PT. Tente entrar em contato com ela tb.
abs
fatima
No site do Memorial do Imigrante você pode ver quando ela chegou. No Memorial, já pessoalmente, você pode conseguir a certidão de desembarque ou mesmo informar-se com o pessoal como procurar dados. Minha mãe que esteve lá disse que o pessoal é muito atencioso.
Boa Sorte.
Vamos ver se aparece na certidão de casamento de inteiro teor.
Ela desembarcou no Porto de Santos.
Vou procurar a Rosangela sim, tomara que ela consiga.
Denise, a pesquisa no site do Memorial está em manutenção, mas vi no mapa que fica próximo ao metrô, então é fácil chegar lá.
Será que lá constam esse dados sobre Freguesia e Conselho?
Dos meus antepassados não constavam esses dados, mas é uma opção de busca, né?
A certidão de casamento vai demorar +/- 15 dias, vamos ver por onde consigo essa informação.
Meu avo era de 1894 mas os "livros de registos" estavam ainda na Conservatoria
Mande uma mensagem para ela no tópico certidões com mais de cem anos ou no que diz certidões com menos de 100 anos.
"Os livros de registo que tenham mais de cem anos são remetidos para outros arquivos públicos, pelo que será a estes que deve ser feito o pedido de certidão. Este sistema de Certidões Online, até ao momento, apenas se aplica a pedidos formulados às Conservatórias do Registo Civil.
Neste sentido, deverá efectuar o seu pedido directamente ao Arquivo Distrital http://www.dgarq.gov.pt/rede-portuguesa-
correspondente à freguesia de nascimento.
Mantemo-nos ao seu dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais."
teoricamente, certidoes com mais de 100 anos deveriam estar nos arquivos, acontece que algumas vezes acontece de nao ter ido, tem uma dica no guia de ajuda aqui da comunidade, de como pedir certidoes com mais de 100 anos atraves do portal do cidadao, nao sei se eh o seu caso e se ja tentou.
fui buscar a dica, mas voce precisa ter mais dados pra encontrar, a freguesia eh muito importante.
Como sabia todos os dados dele, liguei para a Conservatoria e confirmei se a Certidão de fato estava lá. Me confirmaram que sim. Foi então que o rapaz da
Conservatória me disse que mesmo sendo de 1906 eu poderia solicitar pelo Portal.
Estranhei, mas mandei um e-mail para o Portal, a atendente me respondeu prontamente:
Exmo.(a) Sr.(a) Milan Lemos,
Antes de mais, obrigado por nos ter contactado.
Na data de nascimento terá de inserir 1910 e nas informações adicionais indicar a data de nascimento correcta.
Mantemo-nos ao seu dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Enviamos-lhe os melhores cumprimentos,
Portal do Cidadão - Certidões Online
Sónia Pascoal
correspondente à freguesia de nascimento, então lá no Portal do Cidadão só mesmo de 1910 em diante.
Não dá para ativar a opção para busca na comunidade?
Veja o seguinte link.
Nao é possível ativar o buscador nesta comunidade.
http://www.orkut.com/Main#Com
Vc nao entendeu o toque. Mandei pedido de pesquisa para o Arquivo Distrital da Guarda informando Nome, Data (1894), Filiacao, Freguesia, Conselho e Distrito (claro). Eles me reponderam que os livros de Baptismo ainda estava em Porder da Conservatoria do Conselho. Por isso vale a pena experimentar fazer o mesmo caminho.Eles e que dirao se sim ou nao.Nao o Portal do Ciadadao
Vc nao entendeu o toque. Mandei pedido de pesquisa para o Arquivo Distrital da Guarda informando Nome, Data (1894), Filiacao, Freguesia, Conselho e Distrito (claro). Eles me reponderam que o livro de Baptismo e 1894 ainda estava em Porder da Conservatoria do Conselho. A informacao do Portal de Cidadao e automatica, cada caso um caso. Eles nao pesquisam nada, esse nao o caminho. Por isso vale a pena experimentar fazer o mesmo caminho. Eles e que dirao se sim ou nao. Nao o Portal do Ciadadao
Hoje eu conversei com o cartório onde foi feito o casamento, mas não tem no livro as informações sobre Freguesia e Conselho, só mesmo Distrito de Guarda.
Ahhh que pena que não dá para ativar a Busca, ia ajudar muito.
Veja esse link , alem dos contatos via mails e telefones vc pode tb preencher um formulario la memso.
http://www.adguarda.pt/index.asp?i
abs e boa sorte
fatima
Liguei novamente para o Cartório onde foi realizado o casamento dos meus avós, aqui em São Paulo, e outra moça atendeu e foi muuuuito mais prestativa, disse que documentos antigos foram micro filmados e fez a solicitação para a empresa que guarda os micro filmes, tem até a hora que minha avó nasceu, pra quem não sabia nem a freguesia .
Ela vai me mandar por e-mail também pq disse que a letra está horrível de entender, mas ampliando a imagem dá para ver melhor. Agora estou ansiosa para saber que raio de Freguesia e Distrito são esses.
Então fica a dica de que documentos mais antigos tem que pedir a busca do micro filme, porque não é todo mundo dos cartórios que é assim tão prestativo e informa essas coisas.
O Memorial do Imigrante me respondeu ontem, sábado, que:
"Foi encontrado em nossos arquivos o registro de entrada do imigrante: Ernestina de Jesus Almeida."
Fiz a pergunta pelo site mesmo pq não estava tendo tempo de ir até lá.
Me enviaram um número de conta para fazer o depósito no valor de R$ 25,00 para receber a Certidão de Desembarque no prazo médio de 20 dias e enviarão o documento pelo Correio.
Prático né?
Obrigada pela dica!
Sim, eles prestam esse serviço. A minha mãe quis ir pessoalmente para visitar e disse que foi uma boa e emotiva experiência. Também pessoalmente pode-se conversar com o pessoal e conseguir algumas informações extras.
Espero que com esse documento você possa avançar nas suas pesquisas.
Boa Sorte!
Estava relendo e vi que o cartório vai conseguir o microfilme com a certidão da vovó. Então nesse caso você não necessitará da certidão de desembarque e pode economizar los R$ 25,00!!!! rsrsrrssr Mesmo porque não é seguro que na certidão de desembarque apareçam os dados que você necessita.