cidadania portuguesa
olá amigos, meus avós tanto por parte de pai como por parte de mãe são portugueses , tenho a certidão de batismo de meu avô por parte de pai . Porém por decorreria de um derrame meu pai não é capaz de falar e também não é capaz de escrever. Pois o derrame atingiu o lado direito dele
meu avo por parte da minha mãe veio de viana do castelo arcos de valdevez.
só sei isto. Não encontrei ainda a certidao de meu avô por parte de mãe. Consigo fazer a cidadania pelo meu pai?
meu avo por parte da minha mãe veio de viana do castelo arcos de valdevez.
só sei isto. Não encontrei ainda a certidao de meu avô por parte de mãe. Consigo fazer a cidadania pelo meu pai?
Esta discussão está fechada.
Comentários
Seus avós,ambos portugueses,casaram no Brasil ou em Portugal?
por parte de pai meu avo e português
o documento dele esta em Braga já encontrei só não pedi ainda
minha mae e meu pai estão vivos 86 e 82 anos
você encontrou o documento do pai do seu pai?
Veja se este seu avô foi o declarante na certidão do seu pai. Se sim, mande o processo dele para o ACP. Pela idade do seu pai, terá que enviar também a prova de vida dele (feita em cartório). É sempre melhor fazer pelo pai, por esta questão de não precisar transcrever o casamento.
Caso sua mãe tenha interesse na nacionalidade, terá que transcrever o casamento de seus pais, e poderá pedir para ela de forma gratuita (acredito que tenham se casado antes de 1981).
se não for incomodo poderia me mostrar o passo a passo obrigado
então, ótimo.
Se seu pai foi registrado pelo seu avô português, e sua avó não é portuguesa, pode enviar os documentos do seu pai para o ACP:
- cópia simples certidão do seu avô (se for do arquivo distrital, tem que ser certificada). Se na certidão do seu avô só constar o primeiro nome, deve enviar também a certidão de casamento dele (original, de inteiro teor, apostilada).
- certidão de nascimento do seu pai, do tipo reprográfica apostilada
- cópia do RG do seu pai, autenticada e apostilada (este RG tem que ter sido emitido em menos de 10 anos)
- modelo 1C com assinatura do seu pai reconhecida por autenticidade
- vale postal de 175 euros
- pela idade do seu pai, prova de vida, feita em cartório
Veja:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
Sendo seu Avô materno Português declarante na Certidão de Nascimento de sua Mãe antes dela ter completado um ano de idade...Pode enviar o processo de Atribuição de sua Mãe para ACP...
É sim necessário enviar Certidão de Casamento Inteiro Teor DIGITADA e APOSTILADA de sua Mãe se ela alterou o nome após o casamento...Além da Certidão de Nascimento REPROGRÁFICA e APOSTILADA...
+ Cópia simples do Assento de Nascimento de seu Avô Português ou informar os dados referentes ao nascimento dele no quadro 2 do formulário 1 C **(Se for Assento de Nascimento com menos de 100 anos)...Se for Certidão de Batismo...(Com mais de 100 Anos)...Terá que solicitar uma via Certificada que será enviada de Portugal...
+ Cópia AUTENTICADA e APOSTILADA do Documento de Identidade da requerente dentro da Validade...(10 Anos)...***(Ou CNH...Ou Passaporte com Filiação...)...
+ Prova de Vida de sua mãe realizada em Cartório...**(ACP só aceita Prova de Vida feita em Consulado de Portugal no Brasil)...
+ Formulário 1 C assinado por AUTENTICIDADE por sua Mãe...**(Ela pode assinar o 1 C no Consulado juntamente com a Prova de Vida)...Melhor fazer tudo em Consulado pois não tem custo...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/149017/#Comment_149017
obrigado pela ajuda
Em seguida ele enviou para mim...
Não sei te informar qual a melhor maneira de fazer essa solicitação ao AD...
nome dele e dos pais esta coreto como devo proceder
Isso vai depender do grau de importância dessas divergências...
Normalmente pequenas divergências em datas acabam passando...
minha mãe esta com 83 anos lucida obrigado
o fato de retificara certidão cera em Portugal? sabe preço e tempo de espera