Obrigada, Pedro. Estou preenchendo o Formulário. Eu preciso anexar as folhas das instruções junto, ou somente a parte preenchível do formulário? Desculpe se a perguntar for boba, mas é que são só duas páginas para preencher, e essas outras com as instruções, não sei bem se é só pra ajudar ou anexar junto no processo.
@Vlad Pen Olá, obrigada mais uma vez pelo retorno, e eu novamente com dúvidas rsrsr. Como já tenho as informações do registro de batismo ( dia, local e ano) do pai da minha sogra, entrei em contato com o civilonline e eles retornaram dizendo que como ele nasceu em 1903 eu teria que entrar em contato com os arquivos centrais para obter o registro. Entrei no site do Arquivo Distrital de Porto e solicitei o Registro de Batismo via Web. Minhas dúvidas agora são as seguintes:
-Estando lá em Portugal com a cópia deste Registro de Batismo, nós poderemos realizar a transcrição do casamento? -O Registro de Batismo dele é da Freguesia de Idães, Conselho de Felgueiras, Distrito de Porto, sendo assim onde devemos ir para realizar transcrição? Observando os documentos digitalizados, vi que as transcrições eram feitas diretamente nos assentos. Agora eles emitem um novo assento com as informações atualizadas?
@Marília Penner vc precisa do assento de nascimento dos dois portugueses mais a certidão de casamento para fazer a transcrição de casamento. Se for pessoalmente procure o Arquivo Distrital do Porto.Para transcrever o casamento em Portugal junte os documentos relacionados nesse tópico e procure a 4 CrC do Porto:
Obrigada mais uma vez Maria. Não sabia que poderia enviar copia, nunca tinha parado para pensar nisso. Através dessa cópia eles conseguem sacar normalmente? Outra dúvida, posso emitir o Vale Postal em outro dia, ou precisa ser necessariamente no dia que enviar tudo? Pois já quero emitir o vale amanhã, e enviar só enviarei semana que vem.
O vale postal é online e chega lá no dia seguinte e tem validade por 30 dias. Os documentos demoram um pouco pra chegar.Portanto,faça o vale no mesmo dia que for enviar os documentos
Boa noite. Irei dar entrada no.pedido de cidadania do meu sogro junto ao ACP. 1 - Posso pagar com cartão de crédito ? Neste caso o formulário não seria o 1-C ? Meu medo é que o vale postal tem validade de 30 dias, não há o risco de perder ? 2 - Posso enviar em envelopes separados o pedido de cidadania do meu sogro e já pedir o da minha esposa ? Ou tenho que esperar sair a dele para então enviar a dela ? Muito obrigado.
Boa tarde. Tive que pedir a segunda via do meu RG pois ele já tinha mais de 10 anos, então só vou enviar a documentação semana que vem. Como preencher o Vale Postal para o ACP do Porto? Quero que tudo fique bem claro, para não errar.
Li em outra postagem, que a numeração do Vale Postal vai no Formulário, então, eu tenho que tirar o Vale Postal antes de reconhecer a assinatura no Vale Postal, não é isso?
@Joana Almeida como o processo é para você então você deverá levar um documento com foto (RG) e fazer no seu nome. É interessante você levar anotado o valor necessário para não haver nenhum problema. Recomendo que você use esta calculadora, que é muito prática para se obter o valor exato de que precisa: http://www.ceb.unicamp.br/~allan/calcula_vp/
O endereço de envio do VP é:
IRN, IP Rua Visconde de Setúbal, 328 4200-498 Porto
Ao solicitar ao caixa que quer fazer o VP diga é para "manutenção de residentes". Não mencione que este será para o ACP, pois vão dizer que é para pessoa jurídica e aí vão se negar em fazer.
Uma dica importante: adicione uns 5 euros a mais no valor do vale. Assim, isso te dará uma margem quando eles forem sacá-lo lá. Também adicione uma cópia do comprovante do vale, para ser anexado junto à documentação. O original fica com você.
Pedro, obrigada. Ficou muito claro. Pensei que não poderia anotar depois da assinatura reconhecida, pois seria uma rasura no documento, então melhor ainda.
Boa tarde, ainda não enviei os documentos. Fiquei com receio sobre o estado civil atualizado na certidão da minha mãe; Fiz a transcrição do casamento, mas ela já é viuva, e o meu pai brasileiro. Na certidão de nascimento dela não consta que ela é viuva, isso é um problema? Não fala nada nem sobre o casamento. Vou enviar a certidão de casamento dos dois, e a certidão de obito do meu pai tbm.
Não precisa mandar o óbito para a atribuição da sua mãe Deixe pra fazer isso quando for fazer a transcrição de casamento para que fique averbada a viuvez e,assim,a dissolução do casamento pelo óbito
Eu não sou viúva, a minha mãe é que é. Perguntei pois na certidão de nascimento dela não consta a viuvez. Li algo sobe isso aqui. Eu já fiz a transcrição da minha mãe,
Comentários
Estou preenchendo o Formulário. Eu preciso anexar as folhas das instruções junto, ou somente a parte preenchível do formulário?
Desculpe se a perguntar for boba, mas é que são só duas páginas para preencher, e essas outras com as instruções, não sei bem se é só pra ajudar ou anexar junto no processo.
Olá, obrigada mais uma vez pelo retorno, e eu novamente com dúvidas rsrsr.
Como já tenho as informações do registro de batismo ( dia, local e ano) do pai da minha sogra, entrei em contato com o civilonline e eles retornaram dizendo que como ele nasceu em 1903 eu teria que entrar em contato com os arquivos centrais para obter o registro. Entrei no site do Arquivo Distrital de Porto e solicitei o Registro de Batismo via Web. Minhas dúvidas agora são as seguintes:
-Estando lá em Portugal com a cópia deste Registro de Batismo, nós poderemos realizar a transcrição do casamento?
-O Registro de Batismo dele é da Freguesia de Idães, Conselho de Felgueiras, Distrito de Porto, sendo assim onde devemos ir para realizar transcrição? Observando os documentos digitalizados, vi que as transcrições eram feitas diretamente nos assentos. Agora eles emitem um novo assento com as informações atualizadas?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Coloque uma cópia do vale postal dentro do envelope e guarde a original com vc
Na AG Central dos correios do Rua Primeiro de Março,64 fazem vale postal com valor correto e sem criarem problemas
Outra dúvida, posso emitir o Vale Postal em outro dia, ou precisa ser necessariamente no dia que enviar tudo? Pois já quero emitir o vale amanhã, e enviar só enviarei semana que vem.
O vale postal é online e chega lá no dia seguinte e tem validade por 30 dias. Os documentos demoram um pouco pra chegar.Portanto,faça o vale no mesmo dia que for enviar os documentos
1 - Posso pagar com cartão de crédito ? Neste caso o formulário não seria o 1-C ? Meu medo é que o vale postal tem validade de 30 dias, não há o risco de perder ?
2 - Posso enviar em envelopes separados o pedido de cidadania do meu sogro e já pedir o da minha esposa ? Ou tenho que esperar sair a dele para então enviar a dela ?
Muito obrigado.
1 ACP não aceita pgto por cartão
2 - Não pode, um processo de cada vez.
Como preencher o Vale Postal para o ACP do Porto? Quero que tudo fique bem claro, para não errar.
O endereço de envio do VP é:
IRN, IP
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498
Porto
Ao solicitar ao caixa que quer fazer o VP diga é para "manutenção de residentes". Não mencione que este será para o ACP, pois vão dizer que é para pessoa jurídica e aí vão se negar em fazer.
Uma dica importante: adicione uns 5 euros a mais no valor do vale. Assim, isso te dará uma margem quando eles forem sacá-lo lá. Também adicione uma cópia do comprovante do vale, para ser anexado junto à documentação. O original fica com você.
Pensei que não poderia anotar depois da assinatura reconhecida, pois seria uma rasura no documento, então melhor ainda.
E já me adiantando, para o caso que me pergunte: o número do VP tem 10 digitos. Geralmente, esse número fica na parte superior do vale.
Fiz a transcrição do casamento, mas ela já é viuva, e o meu pai brasileiro. Na certidão de nascimento dela não consta que ela é viuva, isso é um problema? Não fala nada nem sobre o casamento.
Vou enviar a certidão de casamento dos dois, e a certidão de obito do meu pai tbm.
Não precisa mandar o óbito para a atribuição da sua mãe
Deixe pra fazer isso quando for fazer a transcrição de casamento para que fique averbada a viuvez e,assim,a dissolução do casamento pelo óbito
Eu já fiz a transcrição da minha mãe,
Desculpa a confusão,mas mesmo assim não há necessidade do óbito
Obrigada pela resposta