Qual a Conservatória está finalizando mais rápido os processos atualmente?
Joana Almeida
Member
Boa Noite, sou nova no Fórum mas já muito satisfeita com a quantidade de informações que tive acesso.
Sou filha de portuguesa, e estou dando entrada na documentação para começar o meu processo de atribuição, quase contratei uma advogada, mas quando iria fechar o contrato ela aumentou o preço dos honorários, algo que já havia sido combinado comigo.
Estou pretendendo fazer de forma independente, quais as informações atualizadas, sobre a Conservatória mais rápida no momento?
Obrigada
Sou filha de portuguesa, e estou dando entrada na documentação para começar o meu processo de atribuição, quase contratei uma advogada, mas quando iria fechar o contrato ela aumentou o preço dos honorários, algo que já havia sido combinado comigo.
Estou pretendendo fazer de forma independente, quais as informações atualizadas, sobre a Conservatória mais rápida no momento?
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sou nova no fórum e já li bastante a respeito da aquisição da cidadania por atribuição. Sempre vejo que existem vários caminhos e fico um pouco confusa visto que cada caso é um caso. Por isso gostaria que algum moderador pudesse me orientar.
Estamos começando a preparar a documentação para dar entrada ao processo de solicitação de cidadania portuguesa por atibuição para minha sogra. Já localizamos o Registro de Batismo do pai dela e estamos providenciando a documentação para realizar a atualização do estado civil, pois ele se casou aqui no Brasil. Localizamos o Registro de Batismos dele no Aquivo do Tombo, a cidade é Porto, Conselho de Felgueiras, Freguesia de Idães. Minhas dúvidas são:
*Como pretendemos ir a Portugal em Outubro, qual seria o local que devemos comparecer para fazer essa atualização de forma mais rápida?
*Quais tipos de documentos tenho que levar?
*A Certidão de Casamento informa o ano de nascimento diferente do que está no Registro de Batismo ( Registro de Batismo 17/01/1903 e Certidão de Casamento 17/01/1904), isso vai gerar algum problema?
*A atualização do estado civil pode ser feita no mesmo dia, ou se faz a exigência de algum prazo?
*Esse processo de apresentação da documentação pode ser feita pelo filho ou é necessário algum tipo de procuração da mãe dele, já que ela não viajará conosco?
Caso eu consiga sucesso nessa documentação em Portugal, isso agiliza o processo de pedido de cidadania por atribuição?
Desde já agadeço a quem possa colaborar com as informações.
Att;.
Marilia
1-Se apenas o pai da sua sogra é português e ele reconheceu a paternidade da filha , não é preciso transcrever o casamento do português se o processo for feito em ACP do Porto.
2-Assento original de nascimento do português
Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada da sua sogra
Requerimento 1C com reconhecido por autenticidade.
Vale postal postal de €175 euros
Cópia do R.G.apostilado.
3 -A certidão de casamento do casamento se faz necessaria se no assento do portugues constar somente o primeiro nome.A divergencia na data de nascimento não é relevante.
4-Apenas um parente proximo pode dar entrada no processo através de procuração.
5-Com a documentação citada acima pode dar entrada no processo.
A melhor opção é realmente Ponta delgada?
Obrigada pelo retorno, me desculpe a falta de habilidade com a documentação, pois tudo é muito novo para mim principalmente no que diz respeito a documentação portuguesa. Fico muito tranquila com as informações que obtenho através deste canal.
Esclarecendo, os pais da minha sogra são portugueses, vieram jovens, se conheceram e se casaram aqui no Brasil. Os dois são falecidos, ele faleceu primeiro. Pelo li em algumas discussões do Fórum, o pedido de cidadania deve ser feito através do pai, mas seria necessário transcrever o casamento em primeiro lugar. Essa informação é correta?
Quanto ao assento original, onde conseguí-lo com os dados que tenho? Pode ser em qualquer Conservatória de Registro Civil em Porto?
Eu tenho a certidão de nascimento da minha mãe, uma cópia simples, não é apostilhada em Portugal, ela serve?
Se for uma certidão portuguesa,basta uma cópia simples
Em que ano sua mãe nasceu?
Peça uma segunda via pela civilonline
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Essa dúvida nada tem a ver com minha mãe, é mais sobre outro caso mesmo.
Se o portugues faleceu no Brasil e não foi comunicado o obito em Portugal,não vai estar averbado na certidão de nascimento
Existe alguma forma de saber isso?
Vc tem todos os dados do pai da sua irmã?
Nome,data de nascimento e filiação?
Caso tenha,envie um e-mail para - rcentrais.certidoes@irn.mj.pt
Obrigada, Maria, está tudo mais claro agora
Para processos de nacionalidade, não se torna necessário o óbito
Essa minha dúvida se deve, pois documentos reconhecidos em cartórios brasileiros, sem apostilamento, não tem legalidade em Portugal. É isso mesmo?
O formulário modelo 1 C basta ter a assinatura reconhecida por autenticidade
Pode ser em cartórios ou no consulado que a validade é a mesma
Sobre sua dúvida,só um exemplo:xerox somente autenticada do RG tem validade em Portugal,mas depende da finalidade e da conservatória