Quem tem cidadania portuguesa pode ser deportado no aeroporto ?
Daniellaldr
Member
Sou casada e tenho uma filha com meu marido, eu e minha filha temos a cidadania portuguesa, cartao cidadao e passaporte portugues, meu marido ainda nao tem a cidadania, vamos para portugal final do ano, corremos o risco de sermos deportado ao chegar na imigraçao em portugal ?, quem tem cidadania corre algum risco ?, e conjugue de cidadao portugues corre o risco ?
Esta discussão está fechada.
Comentários
claro que não. Sendo cidadã portuguesa, tem todo o direito de entrar em seu país quando bem quiser.
O cônjuge pode entrar junto com vc, e sua filha, saindo da fila de imigração.
Contudo, pode ser que seja pedida a passagem de volta para seu marido (aconteceu com algumas pessoas, principalmente os mais jovens).
Sim, pode enviar até por email. Isso é interessante.
O cartão de residência só pode ser pedido em Portugal. Assim, sua sogra não pode pedi-lo antes. Além do mais, pela sua sogra, seu marido não poderia pedir está residência, a não ser em situações bem diferentes da que estão.
Não se preocupe. Ele poderá entrar com a família em Portugal. Imprima este convite de sua sogra, compre passagem de ida e volta para eles (para vc e sua filha, não precisa) e faça seguro viagem. Como eu disse, para alguns, esta passagem de retorno está sendo exigida.
E leve sua certidão de casamento portuguesa.
Estou indo para Portugal a passeio em julho. Meu marido e filha terão o cartão cidadão e passaporte português, eu só o passaporte brasileiro (não tenho cidadania portuguesa). Estamos com passagem de volta, vamos ficar em hotel e teremos o seguro saúde. Minha dúvida é: podemos os três pegar a fila menor, de cidadãos europeus, ou eu tenho que pegar a fila da imigração? De lá, vamos também para a França.
@Solange, creio que vcs 3 (marido, vc e os filhos) podem passar pela fila de cidadãos da União Européia.
pode falar a verdade, ou seja, que estão indo morar.
Pode dizer que vão ficar um tempinho com a sogra, até acharem um lugar ara arrendar.
Seu marido deverá agendar no SEF da área que vcs ficarem, para solicitar o cartão de residência.
sim, obrigada.
Adicionalmente, o cidadão português nem precisa apresentar o passaporte português para entrar como nacional. Aceitam a apresentação do cartão de cidadão.
Não temos o passaporte brasileiro. Estamos indo morar .
Se for fazer algo deste tipo, faça pouco antes da viagem, pois estes documentos valem pouco tempo.
@Vlad vi comentários na net que poderia sair com pep e apresentar rg , não li nada a respeito de preencher ficha..irei me informar .obrigado
Na família somos 5: eu, esposa, filho, filha e minha sogra...
Eu já sou português e o resto da família está com a nacionalidade portuguesa em andamento, MENOS minha sogra que não tem direito..
Quando formos à Portugal (a turismo), eu, esposa, filho e filha teremos passaportes portugueses, já minha sogra terá o passaporte brasileiro...
Ela é uma pessoa muito humilde e tenho receio que ela se embarace com o oficial de imigração, pois ela não sabe de nada da viagem...
No caso, nós todos, inclusive os que têm passaporte português podemos entrar na fila de turistas não portugueses, ou minha sogra, mesmo sendo brasileira, pode entrar junto conosco na fila de turistas portugueses e fazer a imigração ?? ou ela fará na fila de estrangeiros e nós na fila de portugueses ???
No momento da viagem estarei apenas com meu assento e transcrição de casamento. Nesse caso, eu posso viajar somente com passagem de ida e minha família ida e volta? Entraremos na fila de turistas? O cartão cidadão eu darei entrada em Portugal.
Vou deixar aqui a minha experiencia.
Cheguei a Portugal no dia 16/4, com passaporte português e cartão cidadão, filho com o assento português do Civil Online e esposa com a transcrição de casamento do Civil Online .
Viemos obviamente sem passagens de volta e sem seguro viagem.
Passamos pela fila de cidadãos europeus e fomos muito bem recebidos pela agente do SEF que não nos fez nenhuma pergunta, apenas conferiu a minha documentação, carimbou o passaporte brasileiro do filho e esposa e
quando falei que a visita ao SEF dela já estava agendada disse que isso realmente era importante não esquecer.
Aproveito para agradecer a ajuda que este fórum nos deu, pois todos os processos foram feitos por nós com base em muitas informações aqui veiculadas e sobretudo ao Vlad Pen que sempre esteve disposto a responder as várias dúvidas que surgiram durante o processo.
Agora só falta o processo de aquisição de cidadania pelo casamento da esposa, que já está em andamento.
Vou continuar acessando o fórum para sanar dúvidas que eventualmente possam surgir, e também, quem sabe possa ajudar com a experiencia adquirida.
grande abraço a todos.