Rodrigo, Os passos colocados por vocë parecem corretos. 1- certidão em inteiro teor do seu pai com firma reconhecida do emisor. Autenticar no Itamaraty (informe-se se em Minas autenticam) e legalizar no Consulado em Minas (confirmar horarios e preços) 2- Cópia autenticada do RG do seu pai 3- Formulário 1 C assinado no Consulado ou, como dizem os colegas aqui da comunidade, no cartório com firma reconhecida por AUTENTICIDADE.
Incrível como tudo que é bom, também é difícil de conseguir...
No consulado de Belo Horizonte, Minas Gerais, parece que há um robozinho atendendo o telefone e está programado para não informar com atenção... incrível a falta de um atendimento baseado no respeito humano.
Porém, por e-mail, fui bem atendido pelo Consulado do Rio de Janeiro, mas me pediram também a transcrição de casamento do meu avô, e com certeza, vão pedir a transcrição do óbito tbm...
Mas uma dúvida,
tenho que ser atendido pelo consulado do meu estado, ou posso optar pelo mais próximo?
e por fim, esqueçam tudo que escrevi antes, porque já me pediram outros passos para a transcrição de casamento e óbito...
cadastre-se e solicite a cópia da certidão de seu parente português...eles mandam por correio e o preço é justo... uma certidão de nascimento de meu avô ficou em aprox. R$70,00 por correio azul, acredito que seja um sedex internacional.
Estou na juntada de outros documentos, logo posto todos e minha saga na busca dessa naturalização... que se depender dos consulados, vai ser muito sofrida... mas deixa eu ser português para eles verem, vou reclamar dos atendentes até que façam um curso de atendimento "brasileirado", com carinho e atenção...
Se voce vai enviar o processo pelo correio, NAO PRECISA DA TRANSCRICAO, porque o declarante do nascimento do seu pai foi o seu avo, entao, nao de ouvidos ao Consulado, faca apenas as legalizaoes e MAIS NADA !
Se precisa legalizar certidao de qualquer estado do Brasil, no Rio de Janeiro, por exemplo, tem que primeiro fazer o sinal publico na certidao, em um cartorio que fica no centro do Rio, alguem aqui fez e pode te dizer aonde, e ai eh soh levar no Consulado do Rio para legalizacao.
Sao 4 documentos para atribuicao : 1. certidao de nascimento de inteiro teor do seu pai, legalizada no itamaraty e consulado. 2. certidao de nascimento do seu avo. 3. formulario 1c assinado PRESENCIALMENTE pelo seu pai, em cartorio ou consulado. 4. copia autenticada do rg do seu pai, legalizada no consulado.
Somente isso, o pagamento de 175 euros voce deve fazer no correio.
Como são complicados esses Consulados de Portugal no Brasil... só gente de má vontade de explicar as coisas....nossaaa....
tanta coisa sem lógica... porque devo ser atendido obrigatoriamente no Consulado em Belo Horizonte, se aqui no Sul de Minas fica mais próximo de São Paulo... afff, que burocracia.. afinal de contas o consulado é de Portugal, que tem ser atendido em SP...mas disseram para fazer lá em BH...e foi unânime...
Mas Cibele, o meu medo é os dizeres do formulário C1 que diz... casa haja algo que indefira o processo, o valor não será devolvido ao emissor...
isso foi uma pedrada no meu telhado...imagina enviar tudo e acabar eles dizendo que tá errado, que deveria ter feito os procedimentos no consulado.... o meu único medo é esse...
acredito que funcione diretamente para o CRC, só queria uma garantia...
Outra coisa... vou ter que ir em BH de todo jeito, porque o Sinal público do cartório do interior de Minas, só é feito lá...então já vou no Itamaraty no mesmo dia e no outro no Consulado... de todo jeito acho q vou fazer via consulado... mesmo cheio de burocracia de transcrição de casamento de óbito...etc... vou fazer por lá mesmo... pelo menos tenho mais garantias.....
obrigado pela ajuda...e vou continuar postando até conseguir... depois deixo o caminho para as outras pessoas... passo a passo... um abç!!!
Fica sossegado, pelo correio eh muito mais simples, o Consulado nao passa de um atravessador, acredite, so ver quantos aqui na comunidade conseguiram, nenhum processo eh indeferido a torto e a direito, principalmente de atribuicao, se precisarem de mais informacoes, sera notificado, e tem um prazo estendido pra isso, nunca vi ninguem perder dinheiro com processo de atribuicao.
It's up to you ! Nos te mostramos o atalho, mas quem decide o caminho eh voce.
Gostaria de vos dizer que a chance de indeferimento de um processo e quase nulo, se houver algum problema no processo vc sera notificado e te darao tempo suficiente para resolve-lo( meu caso), so interessa a advogados os termos indeferimento pois eles ganham com nossos medos( foi meu caso tambem rss) e o pior que cai em exigencia por um erro dele, alertado por mim antes mesmo do processo comecar, pode confiar nos conselhos do pessoal da comunidade, pois muitos fizeram dessa forma e conseguiram e nao lembro de nenhum caso de indeferimento definitivo citados aqui. mas esteja tranquilo nnao importa tua decisao de por onde comecar seu processo vc em breve sera portugues.
através do Portal do Cidadão, em apenas 10 dias corrido chegou a certidão de nascimento, direto de Portugal...
pode confiar no portal do cidadão que é 10, bom atendimento e barato... lá o correio azul é barato e rápido pra caramba... levou 03 dias para chegar aqui.... olha que só recebi hoje porque onde moro não há carteiro.... e os Correios aqui, são uma merd*
pois bem, até janeiro vou correr atrás dos documentos para transcrição de casamento... e vou colocando os passos aqui....OK...
Depois de muito raciocinar sobre o meu caso, decidi enviar como havia me dito, direto ao CRC....
e fiz assim...
primeiro, a naturalização do meu pai, filho de português: Peguei a certidão de inteiro teor do meu pai; fiz ele assinar presencialmente no cartório o modelo 1C da CRC (pedido de atribuição de naturalização); tirei cópia autenticada da Carteira de Habilitação; e coloquei em anexo a certidão de nascimento narrativa de meu avô português, que havia pedido em out via Portal do Cidadão.
Pois bem, levei os documentos no cartório do 10 ofício em BH, reconheci firma do cartório da cidade do interior de origem, no caso São Lourenço, e reconheceram a firma do cartório na certidão de inteiro teor, na cópia autenticada da CNH e no modelo 1C.
Levei os documentos no Prédio da Ereminas, e foi dado o caribo de reconhecimento (selo branco) para validade em Portugal da Certidão de inteiro teor e da cópia da CNH.
Pois bem, juntei todos os documentos com uma cópia autenticada do pagamento da taxa de 175 euros, via vale posta, encaminhei tudo para a CRC em Lisboa via EMS dos correios, com direito a rastreamento e Aviso de Recebimento.
Agora é só esperar..... código da correspondência para rastrear EB062605850BR
Todos os gastos ficaram em aproximadamente R$800,00, contando a viagem.
quando chegar alguma resposta, posto para vc´s acompanharem meu caso passo a passo.
Nao eh naturalizacao, seu pai eh filho de portugues , entao eh ATRIBUICAO.
DE QUALQuer maneira vc tomou a decisao mais acertada, > enviar diretamente eplo correio evitando os consulados.
Agora eh so esperar sair do seu pai. Caso o $$ esteja sobrando vai aos poucos adiantando os seus documentos. depois que eles levam o selo Branco nao perdem a validade.
desta forma assim q o numero do asse nto de seu pai sair vc ja coloca o seu processo pra rodar.
Comentários
Endereço: Av. Álvares Cabral 1366, 9º andar - Lourdes
Estado: Minas Gerais
Pais: Brasil
CEP: 30170-001
Telefone: (0xx31) 3291-8192
Fax: (0xx31) 3291-8064
Email: mail@cnbel.dgaccp.pt
Site: http://www.secomunidades.pt/web/belohori
Período de atendimento: segundas, terças, quintas e sextas, das 8 às 12 h
Acredito que seja só isso.... vou confirmar por telefone se a sequência de documentos é esta, ou se o horário de atendimento do consulado mudou.
Os passos colocados por vocë parecem corretos.
1- certidão em inteiro teor do seu pai com firma reconhecida do emisor. Autenticar no Itamaraty (informe-se se em Minas autenticam) e legalizar no Consulado em Minas (confirmar horarios e preços)
2- Cópia autenticada do RG do seu pai
3- Formulário 1 C assinado no Consulado ou, como dizem os colegas aqui da comunidade, no cartório com firma reconhecida por AUTENTICIDADE.
nao sei nao de onde sairam tantas legalizacoes, rsssss, eu oriento a fazer o minimo necessario, mas ..... cada um cada um !
Ps. enviando pelo correio, copia do RG precisa ser autenticada e legalizada pelo Consulado !
Incrível como tudo que é bom, também é difícil de conseguir...
No consulado de Belo Horizonte, Minas Gerais, parece que há um robozinho atendendo o telefone e está programado para não informar com atenção... incrível a falta de um atendimento baseado no respeito humano.
Porém, por e-mail, fui bem atendido pelo Consulado do Rio de Janeiro, mas me pediram também a transcrição de casamento do meu avô, e com certeza, vão pedir a transcrição do óbito tbm...
Mas uma dúvida,
tenho que ser atendido pelo consulado do meu estado, ou posso optar pelo mais próximo?
e por fim, esqueçam tudo que escrevi antes, porque já me pediram outros passos para a transcrição de casamento e óbito...
entrem no site http://www.portaldocidadao.pt/
cadastre-se e solicite a cópia da certidão de seu parente português...eles mandam por correio e o preço é justo... uma certidão de nascimento de meu avô ficou em aprox. R$70,00 por correio azul, acredito que seja um sedex internacional.
Estou na juntada de outros documentos, logo posto todos e minha saga na busca dessa naturalização... que se depender dos consulados, vai ser muito sofrida... mas deixa eu ser português para eles verem, vou reclamar dos atendentes até que façam um curso de atendimento "brasileirado", com carinho e atenção...
recapitulando:
Se voce vai enviar o processo pelo correio, NAO PRECISA DA TRANSCRICAO, porque o declarante do nascimento do seu pai foi o seu avo, entao, nao de ouvidos ao Consulado, faca apenas as legalizaoes e MAIS NADA !
Se precisa legalizar certidao de qualquer estado do Brasil, no Rio de Janeiro, por exemplo, tem que primeiro fazer o sinal publico na certidao, em um cartorio que fica no centro do Rio, alguem aqui fez e pode te dizer aonde, e ai eh soh levar no Consulado do Rio para legalizacao.
Sao 4 documentos para atribuicao :
1. certidao de nascimento de inteiro teor do seu pai, legalizada no itamaraty e consulado.
2. certidao de nascimento do seu avo.
3. formulario 1c assinado PRESENCIALMENTE pelo seu pai, em cartorio ou consulado.
4. copia autenticada do rg do seu pai, legalizada no consulado.
Somente isso, o pagamento de 175 euros voce deve fazer no correio.
Como são complicados esses Consulados de Portugal no Brasil... só gente de má vontade de explicar as coisas....nossaaa....
tanta coisa sem lógica... porque devo ser atendido obrigatoriamente no Consulado em Belo Horizonte, se aqui no Sul de Minas fica mais próximo de São Paulo... afff, que burocracia.. afinal de contas o consulado é de Portugal, que tem ser atendido em SP...mas disseram para fazer lá em BH...e foi unânime...
Mas Cibele, o meu medo é os dizeres do formulário C1 que diz... casa haja algo que indefira o processo, o valor não será devolvido ao emissor...
isso foi uma pedrada no meu telhado...imagina enviar tudo e acabar eles dizendo que tá errado, que deveria ter feito os procedimentos no consulado.... o meu único medo é esse...
acredito que funcione diretamente para o CRC, só queria uma garantia...
Outra coisa... vou ter que ir em BH de todo jeito, porque o Sinal público do cartório do interior de Minas, só é feito lá...então já vou no Itamaraty no mesmo dia e no outro no Consulado... de todo jeito acho q vou fazer via consulado... mesmo cheio de burocracia de transcrição de casamento de óbito...etc... vou fazer por lá mesmo... pelo menos tenho mais garantias.....
obrigado pela ajuda...e vou continuar postando até conseguir... depois deixo o caminho para as outras pessoas... passo a passo... um abç!!!
a garantia sou eu ! rsssss.
Fica sossegado, pelo correio eh muito mais simples, o Consulado nao passa de um atravessador, acredite, so ver quantos aqui na comunidade conseguiram, nenhum processo eh indeferido a torto e a direito, principalmente de atribuicao, se precisarem de mais informacoes, sera notificado, e tem um prazo estendido pra isso, nunca vi ninguem perder dinheiro com processo de atribuicao.
It's up to you ! Nos te mostramos o atalho, mas quem decide o caminho eh voce.
esqueci de dizer, o consulado nao garante nada, eles sequer tem algum poder de decisao, quem decide tudo eh a CRC.
Gostaria de vos dizer que a chance de indeferimento de um processo e quase nulo, se houver algum problema no processo vc sera notificado e te darao tempo suficiente para resolve-lo( meu caso), so interessa a advogados os termos indeferimento pois eles ganham com nossos medos( foi meu caso tambem rss) e o pior que cai em exigencia por um erro dele, alertado por mim antes mesmo do processo comecar,
pode confiar nos conselhos do pessoal da comunidade, pois muitos fizeram dessa forma e conseguiram e nao lembro de nenhum caso de indeferimento definitivo citados aqui. mas esteja tranquilo nnao importa tua decisao de por onde comecar seu processo vc em breve sera portugues.
através do Portal do Cidadão, em apenas 10 dias corrido chegou a certidão de nascimento, direto de Portugal...
pode confiar no portal do cidadão que é 10, bom atendimento e barato... lá o correio azul é barato e rápido pra caramba... levou 03 dias para chegar aqui.... olha que só recebi hoje porque onde moro não há carteiro.... e os Correios aqui, são uma merd*
pois bem, até janeiro vou correr atrás dos documentos para transcrição de casamento... e vou colocando os passos aqui....OK...
antes tarde, do que nunca!!!!
mas se seu avo eh declarante do seu pai, nao precisa da transcricao.
Depois de muito raciocinar sobre o meu caso, decidi enviar como havia me dito, direto ao CRC....
e fiz assim...
primeiro, a naturalização do meu pai, filho de português:
Peguei a certidão de inteiro teor do meu pai; fiz ele assinar presencialmente no cartório o modelo 1C da CRC (pedido de atribuição de naturalização); tirei cópia autenticada da Carteira de Habilitação; e coloquei em anexo a certidão de nascimento narrativa de meu avô português, que havia pedido em out via Portal do Cidadão.
Pois bem, levei os documentos no cartório do 10 ofício em BH, reconheci firma do cartório da cidade do interior de origem, no caso São Lourenço, e reconheceram a firma do cartório na certidão de inteiro teor, na cópia autenticada da CNH e no modelo 1C.
Levei os documentos no Prédio da Ereminas, e foi dado o caribo de reconhecimento (selo branco) para validade em Portugal da Certidão de inteiro teor e da cópia da CNH.
Pois bem, juntei todos os documentos com uma cópia autenticada do pagamento da taxa de 175 euros, via vale posta, encaminhei tudo para a CRC em Lisboa via EMS dos correios, com direito a rastreamento e Aviso de Recebimento.
Agora é só esperar..... código da correspondência para rastrear EB062605850BR
Todos os gastos ficaram em aproximadamente R$800,00, contando a viagem.
quando chegar alguma resposta, posto para vc´s acompanharem meu caso passo a passo.
Um abç!!!!
Que legal!!! Fiquei contente em saber que vc já enviou!!!
Agora é só esperar....BOA SORTE!!!
Nao eh naturalizacao, seu pai eh filho de portugues , entao eh ATRIBUICAO.
DE QUALQuer maneira vc tomou a decisao mais acertada, > enviar diretamente eplo correio evitando os consulados.
Agora eh so esperar sair do seu pai. Caso o $$ esteja sobrando vai aos poucos adiantando os seus documentos. depois que eles levam o selo Branco nao perdem a validade.
desta forma assim q o numero do asse nto de seu pai sair vc ja coloca o seu processo pra rodar.
abs
boa sorte
fatima
Hoje, ao ler as cópias dos documentos enviados, constatei um erro infantil que estou morrendo de preocupação por aqui...
no formulário 1C, ele colocou assim nos campos...
Naturalidade-brasileira
País-Brasil
Nacionalidade-brasileira
olha o erro que passou desapercebido.... a naturalidade é São Lourenço e não brasileira...
por favor, me ajudem.... o que posso fazer... já mando uma outra via por correio corretamente preenchida ou espero que eles me informem o erro...
aguardo contato!!!
eu mesmo quando preenchi um dos papeis fiz um erro semelhante, e nao teve problema algum.
valeu Carlos, já estava querendo mandar outro.... vou aguardar para ver no que vai dar...
obrigado companheiro...
Bom dia, só pra tirar a dúvida mesmo... aguardo quanto tempo para ligar pra CRC e saber sobre o processo de naturalização...
creio que em Abril ou Maio, já terei uma posição...
Dependendo do tempo que vc´s disserem, vou me organizar por aqui...
um abç!!!
você pode ligar depois de um mês do envio, pra saber se já tem o número do processo, e depois de uns 4 meses do envio pra ter algum posicionamento.
Liguei hoje para 351213817655 e peguei o número de processo: 63XX/2010
agora é só esperar Maio, lá saberei o andamento....
Um abç!!!
O processo do seu pai foi por atribuicao, nao é?
foi por atribuição.... agora é só aguardar e saber o resultado.
Abraço
36**/2010,
ainda em análise... não identificaram nenhum problema ainda, mas tbm não informam o que está sendo analisado...
vamos aguardando...e ligando...